SEJA BEM VINDO

Apoiadores

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O que está faltando?

Cidade investe na coleta seletiva
01/10/2011

Um projeto da Secretaria de Meio Ambiente começa a ser colocado em  prática em Cacoal. Desde a semana passada um caminhão faz a coleta de materiais recicláveis no município – a chamada coleta seletiva. O secretário de Meio Ambiente, Jorge Murer, que assumiu a pasta há menos de um mês, explicou que o procedimento é necessário e importante para tirar do lixão, já desativado, as famílias que viviam da separação do lixo, e trabalhavam em condições precárias. “Foi feita uma reunião com os catadores de resíduos sólidos e lixo e o caminhão fica a disposição deles a partir de então”, explicou. Desde então a Secretaria tem disponibilizado grandes sacos para separação do lixo reciclável (não orgânico), que corresponde principalmente a materiais plásticos, papel, papelão, latas e outros materiais.
Em uma casa no bairro centro, mais especificamente na rua Antônio de Paula Nunes, um morador tomou a iniciativa de colocar tambores para cada tipo de lixo em frente a casa. O ato de protesto ou consciência ecológica chamou a atenção dos vizinhos. O dono da casa, o empresário Antônio Marangoni, explicou que apesar da iniciativa diferente um fato inusitado aconteceu. “Depois que eu separei eles não cataram mais”, disse, referindo-se aos garis. Segundo ele até os vizinhos aderiram a causa e todos passaram a separar o lixo na rua, o que não adiantou. Indignado com a situação ele se disse decepcionado. O empresário disse que o ideal seria se todos os caminhões coletores já viessem com separação na parte traseira, onde o lixo é processado. “Fiz isso pensando nos garis e nos catadores, imagina se eu fosse um gari e na hora de separar o lixo estivesse tudo já separado, é bem melhor”, argumentou.

CATADORES

A Cooperativa Municipal dos Catadores de Cacoal (Coopermarca), é responsável pelo recolhimento nas casas. As pessoas que não tenham recebido o saco para separação do lixo também podem fazê-lo por conta própria, conforme explicou o secretário. “É uma boa iniciativa incentivar as pessoas a separarem seu lixo, mesmo em sacolas plásticas, para podermos fazer a reciclagem”, disse Jorge Murer. Em Cacoal o lixão municipal foi desativado totalmente, com a utilização do aterro municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada, deixe o seu e-mail e contato.