SEJA BEM VINDO

Apoiadores

sexta-feira, 4 de março de 2016

Você pratica a Responsabilidade Socioambiental em sua empresa?

Prezados amigos, fiz essa resenha para esclarecer ao público sobre, a responsabilidade de uma empresa, produto e ou serviço, o desemprenho dela perante o público alvo e, o meio em que vivemos. Ao consumir de forma mais responsável, o consumidor final, qualifica o mercado para atender as exigências estabelecidas que vão de encontro a um ambiente equilibrado e consequentemente a melhor qualidade de vida. leia uma breve explanação sobre alguns conceitos que norteiam o entendimento sobre sustentabilidade. Espero que gostem!
Um grande abraço da eco amiga Samantha Lêdo, sempre á sua disposição na luta para esclarecer, educar e realizar ações positivas para o bem comum e, para o meio ambiente!
Samantha Lêdo

O que é Responsabilidade Social?

A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).

créditos da imagem:Instituto Akatu
A responsabilidade social corporativa tem um peso de 41% nas avaliações dos consumidores sobre a reputação de uma empresa.  É o que revela um estudo realizado pelo Reputation Institute entre janeiro e fevereiro deste ano e divulgado recentemente(revista Exame.com).

Educação Socioambiental
O caminho para a Sustentabilidade
(Creditos da imagem: timeoast.com.br)


Mais do que um conceito, responsabilidade socioambiental é uma postura. É adotar, individual ou coletivamente, práticas em benefício da sociedade e do meio ambiente, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Atentas a isso, algumas empresas têm apostado em práticas para um desenvolvimento sustentável. Pode ser um apoio a um projeto social, uma política de redução de resíduos, 
reutilização de recursos naturais. Os exemplos são muitos e devem ser multiplicados. No Anuário de Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, você encontra alguma dessas iniciativas, espalhadas em diferentes cantos do Brasil. Ideias que podem ser copiadas na sua empresa, na sua comunidade ou mesmo na sua casa.
É só a partir de práticas de responsabilidade socioambiental que conseguiremos um desenvolvimento sustentável, com menos danos ao meio ambiente e mais igualdade social.


Imagem créditos: www.fadisma.com.br

Nas empresas, é preciso criar uma política corporativa de responsabilidade socioambiental. O primeiro passo é elaborar um documento, com os princípios e valores que devem ser seguidos. As diretrizes devem ser compartilhadas com todos os funcionários.
Na hora de definir a política, as práticas da empresa devem estar em consonância com seus valores e necessidades internas e com os valores e necessidades do mercado, dos governos, da sociedade e do ambiente.
Além de trazer vantagens para a natureza e o meio ambiente, essas medidas de responsabilidade socioambiental podem melhorar os negócios. Os consumidores do mundo inteiro estão procurando organizações compromissadas com a responsabilidade social e ambiental.
A ideia é que empresas e poder público criem estratégias de desenvolvimento econômico em sintonia com as demandas e questões sociais, utilizando, de forma consciente, os recursos disponíveis no meio ambiente. Uma forma de usufruir o presente sem comprometer a vida das gerações futuras.
                                                                                Instituto Akatu: Créditos da imagem)
Responsabilidade socioambiental abrange vários aspectos: social, ambiental, cultural, econômico, todos interligados. É importante que o conceito seja difundido em empresas, escolas, comunidades. Multiplicar os bons exemplos ajuda a desmistificar a ideia de que não há saída. O desequilíbrio social e ambiental é sim, motivo de preocupação. Mas há casos reais que mostram as tendências de reversão, conscientização e responsabilidade pelo planeta e sua sustentabilidade.

O que é Responsabilidade Socioambiental nas Empresas?
por Vanessa Nóbrega 

Muito se diz hoje sobre meio ambiente, efeito estufa, uso racional dos recursos não-renováveis, em reaproveitamento e reciclagem de materiais. Ótimo! Mas, pouco (ou nada) se fala em responsabilidade socioambiental, que nada mais é do que fazermos a nossa parte englobando todos os itens citados acima. E, principalmente, dentro das empresas, sendo os escritórios com maior potencial em se discutir e 
(creditos da Imagem: Grupo Comunique Sustentável)
responsabilidade empresarial frente ao meio ambiente é centrada na análise de como as empresas interagem com o meio em que habitam e praticam suas atividades fazendo com que sua imagem se fortaleça de forma positiva diante dos mercados em que atuam, dos seus colaboradores, concorrentes e fornecedores, representando o seu compromisso contínuo com a ética e o desenvolvimento econômico promovendo, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida como um todo.
                                    
Porém, a empresa só terá sucesso socioambiental se for capaz de ouvir os interesses das diferentes partes (sócios, funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente) e conseguir incorporá-los na sua realidade local, tornando-se, assim, mais bem preparadas para assegurar a sustentabilidade em longo prazo dos negócios, por estarem sincronizadas com as novas dinâmicas que afetam a sociedade e o mundo empresarial.
                                     
Para tal, basta que a responsabilidade socioambiental seja aplicada não somente ao produto final e sim ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo, ou seja, do atendimento telefônico à entrega dos documentos ao cliente, do responsável pela limpeza ao diretor-executivo da empresa.





Fonte:
http://www.vitrinepublicitaria.net/opiniao.asp?menucodigo=100
revistaexame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada, deixe o seu e-mail e contato.