A empresas são importantes agentes de promoção do desenvolvimento
econômico de um país, assim como de seu avanço tecnológico desde que não impactem o meio ambiente com suas ações antrópicas.
O conceito de responsabilidade social é bastante amplo, referindo- se à
ética como principal balizadora das ações e das relações com os diversos
segmentos com os quais as empresas interagem: acionistas, funcionários,
consumidores, rede de fornecedores, meio ambiente, governo, mercado e
comunidade.
Assim, a questão da responsabilidade social empresarial diz
respeito à postura legal da empresa, à prática filantrópica por ela exercida ou
ao apoio dado à comunidade, significando, dessa forma, uma mudança de
atitude voltada para uma perspectiva de gestão empresarial com foco na
qualidade dessas relações e na geração de valor para todos.
Ao adicionar às suas competências básicas, um comportamento ético e
socialmente responsável, as empresas adquirem o respeito das pessoas e
comunidades que sofreram o impacto de suas atividades, sendo assim
gratificadas com o reconhecimento por parte de seus consumidores e com o
engajamento de seus colaboradores, fatores esses cruciais para conquistar
vantagem competitiva e sucesso empresarial.
Conjuntamente, a
responsabilidade empresarial como estratégia de gestão contribui para a
construção de uma sociedade mais justa, próspera e onde a preservação
ambiental é, acima de tudo, um dever de todos.
Dessa forma, a questão da responsabilidade empresarial frente ao meio
ambiente é centrada na análise de como as empresas interagem com o meio
em que estas habitam e praticam suas atividades. Tal atuação (seja esta
responsável ou não) é que irá definir a tomada de decisões por parte da
empresa, a definição de sua estratégia de gestão, se esta irá respeitar ou não a
legislação ambiental vigente e quais os ganhos e perdas daí advindos (como,
por exemplo, perda de competitividade e mercado externo).
Valores e Ética
Valores e princípios éticos formam a base da cultura de uma empresa,
orientando sua conduta e fundamentando sua missão social. A noção de
responsabilidade social empresarial decorre da compreensão de que a ação
das empresas deve, necessariamente, procurar trazer benefícios para os
parceiros e para o meio ambiente, além de retorno para os investidores.
A
adoção de uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos
e compromissos éticos da empresa fortalece a legitimidade social de suas
atividades, refletindo- se positivamente no conjunto de suas relações.
Com relação a este aspecto podemos destacar as seguintes implicações:
a) Compromissos Éticos – o código de ética ou de compromisso social é um
instrumento de realização da visão e da missão da empresa, orienta suas
ações e explicita sua postura social a todos com quem mantêm relações.
Dessa forma, o comprometimento da alta gestão com sua disseminação e
cumprimento são as bases de sustentação da empresa socialmente
responsável.
b) Atuação dos Stakeholders – o envolvimento dos parceiros na definição das
estratégias de negócios da empresa gera compromisso mútuo com as metas
estabelecidas. Ele será tanto mais eficaz quanto sejam assegurados canais de
comunicação que viabilizem o diálogo estruturado.
c) Balanço Social - o registro das ações voltadas para a responsabilidade
social permite avaliar seus resultados e direcionar os recursos para o futuro.
O Balanço Social da empresa deve explicitar as iniciativas de caráter social,
resultados atingidos e investimentos realizados, o que será abordado
detalhadamente mais adiante.
A empresa socialmente responsável não se limita a respeitar os direitos
dos trabalhadores, consolidados na legislação trabalhista, ainda que isso seja
um pressuposto indispensável. Deve, também, ir além e investir no
desenvolvimento pessoal e profissional de seus empregados, bem como na
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melhoria das condições de trabalho e no estreitamento dessas relações.
Ademais, deve estar atenta para o respeito às culturas locais, revelado por um
relacionamento ético e responsável com as minorias e instituições que
representam seus interesses.
Tal política interna pressupõe os seguintes princípios:
a) Participação nos Lucros e Resultados – o justo reconhecimento da
contribuição dos funcionários para os resultados da empresa é um poderoso
instrumento de envolvimento e compromisso com o sucesso dos negócios. Os
programas de participação acionária e de bonificação relacionada ao
desempenho são componentes importantes dos programas de gestão
participativa, e como tais incentivam o envolvimento dos empregados na
solução dos problemas da empresa. Esta prática também favorece o
desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos.
b) Compromisso com o Futuro das Crianças – para ser reconhecida como
socialmente responsável, a empresa não deve utilizar- se, direta ou
indiretamente, do trabalho infantil (de menores de 14 anos), conforme
determina a legislação brasileira. Por outro lado é positiva a iniciativa de
empregar menores entre 14 e 16 anos como aprendizes.
c) Valorização da Diversidade – a empresa não deve permitir qualquer tipo
de discriminação em termos de recrutamento, acesso a treinamento,
remuneração, avaliação ou promoção de seus empregados. Devem ser
oferecidas oportunidades iguais a pessoas com diferenças relativas a sexo,
raça, idade, origem, orientação sexual, religião, deficiência física, condições de
saúde, etc.
d) Comportamento Frente a Demissõe s – as demissões de pessoal não
devem ser utilizadas como primeiro recurso de redução de custos. Quando
forem inevitáveis, a empresa deve realizá - las com responsabilidade,
estabelecendo critérios para executá - las (empregados temporários, facilidade
de recolocação, idade do empregado, etc.) e assegurando os benefícios que
estiverem a seu alcance.
e) Compromisso com o Desenvolvimento Profissional e a Empregabilidade
– cabe à empresa comprometer- se com o investimento na capacitação e
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desenvolvimento profissional de seus empregados, oferecendo apoio a
projetos de geração de empregos e fortalecimento da empregabilidade para a
comunidade com que se relaciona.
f) Preparação para Aposentadoria – a empresa socialmente responsável tem
forte compromisso com o futuro de seus funcionários. Assim, deve criar
mecanismos de complementação previdenciária, visando reduzir o impacto da
aposentadoria no nível de renda, e estimular a participação dos aposentados
em seus projetos sociais.
Meio Ambiente
A empresa relaciona - se com o meio ambiente causando impactos de
diferentes tipos e intensidades. Dessa maneira, uma empresa ambientalmente
responsável procura minimizar os impactos negativos e ampliar os positivos.
Deve, portanto, agir visando a manutenção e melhoria das condições
ambientais, minimizando ações próprias potencialmente agressivas ao meio
ambiente e disseminando em outras empresas as práticas e conhecimentos
adquiridos nesse sentido.
Dentre os parâmetros a serem seguidos com relação a este aspecto,
destaco:
a) Conhecimento sobre o Impacto no Meio Ambiente – um critério
importante para uma empresa consciente de sua responsabilidade ambiental é
um relacionamento ético e dinâmico com os órgãos de fiscalização, com vistas
à melhoria do sistema de proteção ambiental, pois a conscientização
ambiental é base para uma atuação pró- ativa na defesa do meio ambiente. E
como tal deve ser acompanhada pela disseminação dos conhecimentos e
intenções de proteção e prevenção ambiental para toda a empresa, cadeia
produtiva e comunidade.
b) Minimização de Entradas e Saídas do Processo Produtivo – uma das
formas de atuação ambientalmente responsável da empresa é o cuidado com
as entradas de seu processo produtivo, estando entre os principais
parâmetros, comuns a todas as empresas, a utilização racional de energia,
água e insumos necessários à produção e prestação de serviços.
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c) Responsabilidade Sobre o Ciclo de Vida dos Produtos e Serviços –
dentre as principais saídas do processo produtivo estão as mercadorias, suas
embalagens e os materiais não utilizados, convertidos em potenciais agentes
poluidores do ar, da água e do solo. Assim, são aspectos importantes na
redução do impacto ambiental o desenvolvimento e a utilização de insumos,
produtos e embalagens recicláveis ou biodegradáveis e a redução da poluição
gerada.
d) Educação Ambiental – cabe à empresa ambientalmente responsável apoiar
e desenvolver campanhas, projetos e programas educativos voltados a seus
empregados, à comunidade e a públicos mais amplos e também envolver- se
em iniciativas de fortalecimento da educação ambiental no âmbito da
sociedade como um todo.
Fornecedores
A empresa que tem compromisso com a responsabilidade social
envolve- se com seus fornecedores e parceiros, cumprindo os contratos
estabelecidos e trabalhando pelo aprimoramento de suas relações de parceria.
Cabe à empresa transmitir os valores de seu código de conduta a todos os
participantes de sua cadeia de fornecedores. Deve, também, conscientizar- se
de seu papel no fortalecimento dessa cadeia, atuando no desenvolvimento dos
elos mais fracos e na valorização da livre concorrência.
Com relação a este aspecto, duas são as mais importantes implicações:
a) Critério de Seleção de Fornecedores – a empresa deve incentivar seus
fornecedores a aderir aos compromissos que ela adota perante a sociedade.
Também deve utilizar critérios voltados à responsabilidade social na escolha
de seus fornecedores, exigindo, por exemplo, certos padrões de conduta nas
relações com os trabalhadores ou com o meio ambiente.
b) Apoio ao Desenvolvimento de Fornecedores – a empresa pode auxiliar no
desenvolvimento de pequenas empresas ou cooperativas, priorizando - as na
escolha de seus fornecedores e ajudando - as a desenvolverem seus processos
produtivos e de gestão. Esta pode também oferecer treinamento aos
fornecedores, transferindo a estes conhecimentos técnicos, valores éticos e de
responsabilidade social.
Consumidores
A responsabilidade social em relação aos clientes e consumidores exige
da empresa um investimento permanente no desenvolvimento de produtos e
serviços confiáveis, que minimizem os riscos de danos à saúde dos usuários e
das pessoas em geral.
Dessa forma, informações detalhadas devem estar
incluídas nas embalagens e deve ser assegurado ao cliente um suporte antes,
durante e após o consumo, de modo a satisfazer suas necessidades.
Disso deriva as seguintes práticas:
a) Política de Marketing e Comunicação – a empresa é um produtor de
cultura e influencia o comportamento da sociedade. Por isso, suas campanhas
publicitárias devem ter uma dimensão educativa, evitando a criação de
expectativas que extrapolem o que é efetivamente oferecido pelo produto ou
serviço, não devendo, de forma alguma, constranger nem causar desconforto
a quem recebê- las, e também informando os riscos potenciais dos produtos
ou serviços oferecidos.
Comunidade
A comunidade em que a empresa está inserida fornece - lhe infra -
estrutura e capital social, contribuindo, decisivamente, para a viabilização de
seus negócios. Dessa forma, o investimento por parte da empresa em ações
que tragam benefícios para a comunidade é uma contrapartida justa, além de
reverter em ganhos para o ambiente interno e na percepção que os clientes
possuem da própria empresa.
Também o respeito aos costumes e cultura
locais e o empenho na educação e na disseminação dos valores sociais devem
fazer parte de uma política de envolvimento comunitário da empresa,
resultado da compreensão de seu papel de agente de melhorias sociais.
Segundo esta idéia, as políticas de responsabilidade social
imprescindíveis seriam:
a) Mecanismos de Apoio a Projetos Sociais – a destinação de verbas e
recursos a projetos sociais terá resultados mais efetivos na medida em que
esteja baseada numa política estruturada da empresa. Um aspecto relevante é
a garantia de continuidade das ações, que pode ser reforçada pela criação de
um instituto, fundação ou fundo social.
b) Estratégias de Atuação na Área Social – a atuação social da empresa pode
ser potencializada pela adoção de estratégias que valorizem a qualidade dos
projetos sociais beneficiados, a multiplicação de experiências bem sucedidas,
a criação de redes de atendimento e o fortalecimento das políticas públicas da
área social.
c) Reconhecimento e Apoio ao Trabalho Voluntário dos Empregados – o
trabalho voluntário tem sido considerado um fator de motivação e satisfação
das pessoas em seu ambiente profissional. Assim, a empresa pode incentivar
essa atividade, liberando seus funcionários em parte do horário de expediente
para estes ajudarem organizações da comunidade ou incentivando aqueles
que participam de projetos de caráter social.
Governo e Sociedade
A empresa deve relacionar- se de forma ética e responsável com os
poderes públicos, cumprindo leis e mantendo interações dinâmicas com seus
representantes, visando a constante melhoria das condições sociais e políticas
do país.
Tal comportamento ético pressupõe que as relações entre a empresa
e os governos sejam transparentes à sociedade, acionistas, empregados,
clientes, fornecedores e distribuidores. Com isso, cabe à empresa responsável
manter uma atuação política coerente com seus princípios éticos e que
evidencie seu alinhamento com os interesses da sociedade.
Para tanto, a empresa socialmente responsável deve observar os
seguintes aspectos:
a) Práticas Anti- corrupção e Propina – o compromisso formal com o
combate à corrupção e propina explicita a posição contrária da empresa ao
recebimento e oferta, aos parceiros comerciais ou a representantes do
governo, de qualquer quantia em dinheiro ou coisa de valor, além do
determinado por contrato.
b) Contribuição à Campanhas Políticas – a transparência nos critérios e nas
doações a candidatos ou partidos políticos é um importante fator de
preservação do caráter ético da empresa. A empresa pode ser, também, um
espaço de desenvolvimento da cidadania, viabilizando a realização de debates
democráticos que atendam aos interesses de seus funcionários.
c) Liderança Social – cabe à empresa socialmente responsável buscar
participar de associações, sindicatos e fóruns empresariais, impulsionando a
elaboração conjunta de propostas de interesse público e caráter social.
São Paulo - A reponsabilidade social corporativa tem um peso de 41% nas avaliações dos consumidores sobre a reputação de uma empresa. É o que revela um estudo realizado pelo Reputation Institute entre janeiro e fevereiro deste ano e divulgado recentemente.
A pesquisa ouviu cerca de 55 mil consumidores de 15 mercados diferentes no mundo todo para descobrir quais são as cem companhias com melhor reputação, na opinião deles. Clique nas fotos e descubra as dez empresas melhor avaliadas no quesito resposabilidade social corporativa:
FONTE;http://www.ie.ufrj.br/gema/pdfs/empresas_meio_ambiente_e_responsabilidade_social_um_olhar_sobre_o_rio_de_janeiro.pdf
Tópicos: Consumidores, Empresas, Pesquisas, Reputação de empresas, Gestão
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