SEJA BEM VINDO

Apoiadores

sexta-feira, 15 de julho de 2016

A bacia hidrográfica dos rios Meriti, iguaçú, sapuí... e a Bahia de Guanabara

Ecologia em São João de Merití
“Nossos Rios” 

As bacias dos rios Meriti, Sarapui, Iguaçu, Inhomirim, Estrela e Magé foram as primeiras a serem ocupadas. Em suas margens nascem os portos de embarque. Bastante movimentados com a presença de tropeiros e de embarcações que subiam e desciam levando mercadorias da Europa para os engenhos e destes com seus produtos para a cidade do Rio de Janeiro, além dos excedentes para o Reino. Os próprios portos eram transformados em importantes celeiros. 
Resultado de imagem para Bacia Hidrográfica dos rios meriti
Após a penetração na sesmaria(baixada fluminense)Com o crescimento de uma vila próximo ao Rio Meriti (atualmente centro da Pavuna e da cidade de Meriti), mandou-se construir em 1660 uma outra de pedra e cal (na Pavuna), transferindo inclusive a pia batismal, o que demonstraria a importância que este sítio assumia junto ao porto da Pavuna, que naquele momento já contava com uma grande quantidade portos, que escoavam a produção agrícola como o milho, a mandioca, o feijão, o arroz, legumes, o açúcar e a aguardente e ao mesmo tempo recebia os produtos importados, já que a localidade da Pavuna e Meriti, além de serem portos fluviais era também o melhor ponto onde se entrava na Baixada pelos caminhos de terra firme. 
Resultado de imagem para Bacia Hidrográfica dos rios meriti
A localidade da Pavuna e do Meriti um verdadeiro entreposto comercial com toda a infra-estrutura com armazéns, trapiches, vendas e hospedarias. Por aqui passaram as pedras, azulejos, santos, móveis, pratarias, e outras quinquilharias que serviriam para ornamentar igrejas e fazendas que se construíram nas freguesias de Meriti e Jacutinga. O município é conhecido como "Formigueiro das Américas", pois sua densidade demográfica (número de habitantes dividido pela área em quilômetros quadrados) é uma das mais altas do continente, cerca de 13.024, 56 (hab/km²), segundo dados do IBGE. O bairro jardim Metrópoles surgiu da extensão do melhor bairro do município: Vilar dos Telles.

                                   Resultado de imagem para Bacia Hidrográfica dos rios meritiMário Moscatteli, Biólogo R.J
 A Baía de Guanabara pode ser considerada como um estuário de inúmeros rios que levam a ela, em média, mais de 200 mil litros de água a cada segundo. Essa água é captada pelas bacias hidrográficas desses rios que, somados, formam a Região Hidrográfica da Baía de Guanabara. 
Hoje a região está ocupada, em grande parte, pela Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e pelo segundo maior parque industrial do país, com todas as oportunidades e problemas inerentes.1 1 ___________________________________________________________________ 

Instituto Baía de Guanabara – Nossos Rios – A Região Hidrográfica da Baía de Guanabara 5 A maioria dos empregos está no setor de comércio e serviços (turismo, cultura, bancos, órgãos públicos etc.) e, em segundo lugar, vem o setor industrial. Mas a agricultura, a pecuária e a pesca também são atividades econômicas importantes.1 Estima-se que 1/3 da população da região resida em favelas e outro 1/3 em áreas com condições precárias de urbanização e saneamento.1 A importância da proteção ao ambiente das bacias hidrográficas está, não só na conservação das suas riquezas naturais - os rios, a mata atlântica, os manguezais e a própria baía, mas também na melhoria da qualidade de vida dos 8,2 milhões de habitantes dos 16 municípios que nelas estão localizados.1

GEOGRAFIA:

Municípios no entorno de São João de Meriti


O MUNICÍPIO
A cidade de São João de Meriti está localizada na Baixada Fluminense. É cortada pela Via Dutra, localizando-se a 25 km do centro da cidade do Rio de Janeiro. Sua posição geográfica é privilegiada e estratégica, pois faz divisa com cinco municípios: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nilópolis, Belford Roxo e Mesquita.

Leiam:
http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/8904/8904_4.PDF

Fonte: 
Rosa, Mara da Silva. Baía de Guanabara: Programa de Revitalização.2001. 
http://www.comitebaiadeguanabara.org.br/publication/nossos-rios-estudo-do-instituto-baia-de-guanabara-ibg/wppa_open/
 www.mma.gov.br/ANA/ CicloHidrológico 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada, deixe o seu e-mail e contato.