SEJA BEM VINDO

Apoiadores

domingo, 16 de outubro de 2016

2017: o ano do turismo sustentável

O WWF-Brasil marca presença no Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS) que acontece entre os dias 14 e 15 de outubro em São Paulo, como parte da programação da Adventure Sports Fair – o mais importante evento da América Latina dedicado ao mercado de esportes e turismo de aventura. O FITS foi criado como resposta a uma necessidade identificada pelas principais entidades ambientalistas de organizar um fórum de discussão sobre temas relacionados à sustentabilidade da atividade turística.

Neste ano, o FITS tem como proposta estudar os avanços na sustentabilidade no turismo no cenário nacional e internacional, contemplando os programas de capacitação envolvendo o tema, assim como o andamento dos processos de certificação. Serão dois dias de palestras, mesas e debates com o objetivo de definir se o ano de 2017 será mesmo o ano do turismo sustentável.


O WWF-Brasil estará representado em duas mesas de debate que acontecem no dia 15 de outubro, pelo Programa Mata Atlântica e Marinho. O primeiro debate tem como objetivo discutir os avanços na implementação de boas práticas para a sustentabilidade do turismo, em que será apresentado o Projeto Destino Costeiro Sustentável. Um projeto piloto no Brasil que busca promover a implantação de uma gestão orientada para a qualidade e sustentabilidade de um destino turístico situado na costa brasileira.


O destino selecionado contará com assessoria técnica para monitorar o quanto o destino atende o GSTC D – Critérios de Turismo Sustentável para Destinações, uma iniciativa do Conselho Global de Turismo Sustentável, bem como para definir um plano de ação e estruturação/melhoria da governança, para melhores resultados. O GSTC é um grupo de requisitos mínimos que qualquer autoridade responsável pela gestão de um destino turístico deve almejar, de modo a proteger e sustentar os recursos naturais e culturais enquanto garante que o turismo atenda seu potencial enquanto ferramenta para alívio da pobreza.



Participam desta mesa o  Conselho Global de Turismo Sustentável e o Ministério do Turismo, entre outras instituições.
A segunda mesa tem como tema o Turismo em Unidades de Conservação: como a visitação pode melhorar a gestão, o apoio social e o desenvolvimento do entorno e o WWF-Brasil irá apresentar o Projeto Caminho da Mata Atlântica – que tem como objetivo ligar áreas protegidas existentes, por meio de uma trilha de longo percurso e do engajamento da sociedade, com a criação do Movimento Social Borandá. Ele busca promover atividades ao ar livre na região da Serra do Mar, por meio de três componentes: implementação de trilha, engajamento da sociedade e desenvolvimento de empreendimentos locais. Ao todo,  são mais de 2 mil quilômetros de trilhas que passam pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro – em torno de setenta unidades de conservação públicas e privadas da Mata Atlântica.



Mais informações sobre a participação do WWF-Brasil no FITS



15/10/16
Horário: 9h40
Tema: 2017: O ano do Turismo Sustentável (Mesa e debate)
Avanços na implementação de boas práticas para a sustentabilidade do turismo




Horário: 14h00
Tema: Turismo em Unidades de Conservação (Debate)
Como a visitação pode melhorar a gestão, o apoio social e o desenvolvimento do entorno





Curiosidade sobre o Movimento Borandá



“O nome ‘Borandá’ é um neologismo usado para convidar as pessoas para fazerem parte dessa experiência de caminhar pela trilha de longo percurso. Une as palavras “bora e andar”. A ideia é trazer o bioma para a vida das pessoas e as pessoas para o coração da Mata. A implementação do chamado Caminho da Mata Atlântica é muito importante para provocar a mudança de cultura das pessoas, despertando o sentimento de pertencimento pelo bioma.

ATUALIZAÇÃO 27/02/2018
Colaboradora: Karina Bruno

O turismo sustentável está crescendo tanto entre os viajantes e empresas do setor que a Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidas, declarou 2017 como o ano internacional do turismo sustentável para desenvolvimento. No Brasil, o Ministério do Turismo e a BrazToa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) criaram o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que elege, desde 2012, as melhores iniciativas na área. Para quem está planejando o lazer do próximo feriado ou final de semana ou pensando em passar as próximas férias no interior, selecionamos alguns destinos que têm tudo a ver com quem procura um lugar para descansar mais próximo da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada, deixe o seu e-mail e contato.