SEJA BEM VINDO

Apoiadores

segunda-feira, 20 de março de 2017

Educação, Cidadania e Preservação em Patos de Minas. MG

Cerca de 50 voluntários participaram do plantio, que aconteceu em três pontos da cidade


PATOS DE MINAS MG Neste último domingo 19.03.2017, ocorreu o início do Plantio Global uma ação mundial de voluntariado com participação  de entidades de classe, entidades ambientais, órgãos públicos e cidadãos de varias localidades. O Plantio Global reuniu inscrições de 45 cidades em nosso país e  cidades de outras partes do mundo.  As diretrizes que norteiam esta AÇÃO GLOBAL são:
1 - Planejar os procedimentos do plantio com a devida antecedência, como limpeza das áreas, corte nas calçadas e remoção do entulho, abertura dos berços, disponibilizar as estacas e as fitas para tutorar as mudas, hidrogel, adubo orgânico, cobertura vegetal, etc.

2 - Obter mudas de espécies nativas do bioma local em quantidade adequada e realizar o plantio de acordo com as normas técnicas de cada localidade. No caso de solicitação de mudas a prefeitura, polícia ambiental, órgãos públicos, etc, encaminhar ofício de solicitação das mudas com a devida antecedência, precedida de contato se possível. (Sugerimos mudas com pelo menos 1,5 m)

3 - Garantir a freqüência da rega e o acompanhamento pelo tempo necessário, com condução e poda se necessário.

4 - Manter uma comunicação integrada com todos os envolvidos, cabendo a cada um dos grupos realizar a divulgação de seus eventos e ainda registrar e publicizar as ações realizadas.

5 - O acesso ao plantio deve ser gratuito para todas as pessoas interessadas.
.
Na cidade de Patos de minas, o programa  inciou-se  com ato voluntário da Sra. Marilda (foto 03), dona de casa, amante da natureza e dedicada ao bem estar coletivo, em inscrever o  município no programa global, juntamente com participação dos demais voluntários escolherem os locais: os canteiros e rotatórias das avenidas Tomaz de Aquino (no Bairro Alvorada) e das Paineiras (próximo à Praça CEU) e a Praça Monsenhor Fleury Curado (em frente ao Campo do Vila) receberam mudas de árvores diversas.

Foram plantadas 39 mudas de ipês amarelos, brancos, rosas e roxos na Avenida Tomaz de Aquino; 51 de palmeira imperial, pau-brasil, quaresmeiras e algodão da praia na Rotatória da Avenida das Paineiras, em frente à praça CEU, no bairro Alta da Colina e canteiros centrais em direção à Avenida Marabá e 4 mudas de cássia rosa na praça do Campo do Vila, onde o plantio foi finalizado, durante a feira do Produtor Rural que acontece no Bairro Vila Garcia todos os domingos. 

Foram plantadas ao todo 94 novas árvores pelos envolvidos no evento, que são voluntários da ONG Organização de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Movimento Ecológico Patense (MEP);  Conselho de Defesa de Meio Ambiente (Codema); Conselho Integrado do Meio Ambiente (CIMA); Instituto Estadual de Floresta (IEF); Precisa Agroambiental; Rotary Clube e Casa da Amizade de Patos de Minas; Mamoré Esporte Clube e pessoas da sociedade civil como a Associação de Moradores do Bairro Nova Floresta e a do Vila Garcia. 
Apos este primeiro ato será identificado novos lugares na cidade que receberão a cada mês novos plantios, sempre tornando participativo o evento co ma comunidade local, envolvendo escolas, entidades e poder publico juntamente com a entidades ambientais locais.

Dionísio Alberto de BritoConsultor Juridico e AmbientalGestor Ong ODS Org, Desenv. SustentávelConsultor Inst. Socioambiental Chico MendesMembro Comite Cultivando Água Boa - Binacional ItaipuCel 34 9 9224 5928

Os voluntários do Plantio Global de Patos de Minas levantaram cedo, no domingo (19), para participar do projeto mundial de arborização. Na cidade, os canteiros e rotatórias das avenidas Tomaz de Aquino (no Bairro Alvorada) e das Paineiras (próximo à Praça CEU) e a Praça Monsenhor Fleury Curado (em frente ao Campo do Vila) receberam mudas de árvores diversas.


O plantio, marcado para começar nos dois primeiros pontos às 8 horas, os voluntários de diversas entidades, instituições, empresas, clubes de serviço e ONGs colocaram a mão na terra e colaboraram para a melhoria do microclima da cidade e da qualidade do ar. Foram plantadas 39 mudas de ipês amarelos, brancos, rosas e roxos na Avenida Tomaz de Aquino; 51 de palmeira imperial, pau-brasil, quaresmeiras e algodão da praia na Rotatória da Avenida das Paineiras, em frente à praça CEU, no bairro Alta da Colina e canteiros centrais em direção à Avenida Marabá e 4 mudas de cássia rosa na praça do Campo do Vila, onde o plantio foi finalizado, durante a feira do Produtor Rural que acontece no Bairro Vila Garcia todos os domingos. Os voluntários plantaram, espalharam o adubo doado pela Precisa Agroambiental e ainda recolheram o lixo que estava jogado pelos locais.

Foram plantadas ao todo 94 novas árvores pelos envolvidos no evento, que são voluntários do Movimento Ecológico Patense (MEP); Organização de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Conselho de Defesa de Meio Ambiente (Codema); Conselho Integrado do Meio Ambiente (CIMA); Instituto Estadual de Floresta (IEF); Precisa Agroambiental; Rotary Clube e Casa da Amizade de Patos de Minas; Mamoré Esporte Clube e pessoas da sociedade civil como Associação de Moradores do Bairro Nova Floresta. 

A Prefeitura realizou o apoio logístico do evento com o transporte de mudas, orientações técnicas e a abertura das covas para o plantio. O diretor de Meio Ambiente, César Caixeta, juntamente com o presidente do Codema, Ivanildo Zica e o conselheiro do Cima, Civuca Costa, trabalharam no sábado para a execução das covas nos locais. Além disso, no domingo de madrugada, César e Ivanildo, levaram todas as mudas para os locais determinados.

O prefeito de Patos de Minas José Eustáquio Rodrigues Alves participou do plantio, juntamente com o vice, Paulo Mota e o vereador Isaías Martins. Ele destacou a importância da ação que vai se estender por outros meses a partir de setembro. “A ideia é realizarmos, todo mês a partir de setembro que é quando as chuvas voltam a cair, mais árvores pela cidade, deixando –a mais arborizada”, revelou o prefeito aos voluntários. Chamada de Plantio Municipal, a ação, aos moldes do Plantio Global, pretende reunir mais voluntários e se tornar permanente.

Na avenida Tomaz de Aquino, foi solicitada a retirada de briquetes do canteiro central para o plantio de árvores. A indicação será do vereador Isaías Martins e o prefeito José Eustáquio reutilizará o material retirado para reformar as praças dos distritos de Areado e Alagoas.

Na avaliação dos participantes do evento, o Plantio Global foi muito positivo para a cidade e o envolvimento de pessoas de diversos setores da sociedade leva à conclusão de que a cidade deveria ser mais arborizada e que existem pessoas comprometidas com essa causa e querem fazer a diferença.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada, deixe o seu e-mail e contato.