SEJA BEM VINDO

Apoiadores

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Guia de coleta seletiva - Reciclagem

(Por que reciclar o lixo?), a reciclagem é fundamental para a sobrevivência da espécie humana e para aproveitamento sustentável de nossos espaços de convivência e produção; em outro momento, apontamos também as Cores da Coleta Seletiva de forma simples e prática.


(Samantha Lêdo) prefiro as coletoras seletivas de apenas duas cores, uma  para o resíduo domiciliar e outra para o consumidor primário e eu particularmente prefiro o sistema sólido e orgânico para que as cooperativas sigam fazendo o seu trabalho.




Hoje simplificaremos uma das questões que mais geram perguntas de nossos clientes: os materiais que podem ou não ser reciclados.



Evidentemente, estamos tratando aqui da reciclagem em ambiente doméstico, de condomínios, clubes e pequenas empresas; visto que grandes indústrias que geram resíduos específicos devem responder às normas específicas de seus setores, como ocorre com indústrias químicas e fabricantes de eletrônicos, telefonia, informática pilhas e baterias por exemplo.


Quais são os materiais que podem ser reciclados?


Primeiramente temos de diferenciar os 3 Rs da SustentabilidadeReduzirReciclar Reutilizar.



 Reduzir - O princípio de sustentabilidade indica que para o desenvolvimento sustentável temos de reduzir a quantidade de material desperdiçado ou descartado, seja por meio de consumo consciente ou reutilização de materiais.

  • Reutilizar - Materiais como madeira, restos de material de construção, entre outros, não podem ser reciclados tão facilmente quanto é possível com plástico e vidro, por exemplo. Entretanto há um grande mercado de materiais "de demolição"; materiais reutilizados em construções por princípio de sustentabilidade, economia ou mesmo por questões decorativas, sejam elas "retrô" ou não. Esse foi apenas um exemplo de reutilização de materiais outrora nomeados como não-recicláveis.
  • Reciclar - "Reaproveitamento de algo para a elaboração de novos produtos ou para a sua própria recuperação em boas condições (reciclagem de água poluída, reciclagem de lixo)." Dicionário Aulete online



Em geral, é possível reciclar papéis, vidros, plásticos e metais. Para mais detalhes, consulte a tabela no fim deste artigo.


Quais são os materiais que não podem ser reciclados?

Temos que atualizar as informações em torno das alternativas de reaproveitamento e reciclagem pois a cada dia surge uma nova tecnologia e novos recicladores, inventores, materiais que anulam os efeitos de outros,,,(Samantha Lêdo).


Segundo a definição de reciclagem acima, estes são os materiais que não podem ser reciclados (na reciclagem doméstica ou em empresas de pequeno e médio porte):


  • Lixo Orgânico: restos de comida, cascas de legumes, frutas, cascas de ovos, etc.
  • Os chamados Rejeitos: lenços, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel sujos, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana, tijolos etc.
  • Resíduos contaminantes específicos como pilhas e baterias.
  • Resíduos hospitalares: algodão, seringas, agulhas, gaze, ataduras etc.
  • Lixo químico ou tóxico: embalagens de agrotóxicos, latas de verniz, solventes, inseticidas etc.


E o que fazer com esses resíduos que não podem ser reciclados?


Compostagem doméstica, em restaurantes e refeitórios.

Hoje nós temos industrias e um cilco completo em torno de reaproveitamento de gorduras de animais descartados em restaurantes. (Samantha Lêdo).





Para os resíduos orgânicos (lixo orgânico), como restos de alimentos, folhas secas etc. há a opção da compostagem, que além de Reduzir o lixo jogado nos aterros e estações de tratamento, produz adubo limpo e sustentável, podendo gerar economia e até mesmo uma fonte alternativa de renda. 



... é importante destacar que os resíduos orgânicos não devem mais ser considerados "lixo", pois esse tipo de resíduo pode ser uma importante fonte de energia de material para jardinagem e aprimoramento do solo para hortas, como uma forma de  Reutilizar o alimento que, de outra forma, seria desperdiçado.

Coletor para material hospitalar; resíduos contaminantes

Descarte de Resíduos Hospitalares (material infectante)






Profissionais da saúde que trabalham em hospitais, clínicas e consultórios em geral estão familiarizados com coletores para lixo hospitalar e resíduos contaminantes; portanto não é necessário apresentar aqui muitas instruções a esse respeito. 



Os coletores para essa finalidade devem ser identificados com o símbolo de material infectante, padrão global, e geralmente são fornecidos nas cores branca ou preta.






Coletor para pilhas bateria e celulares - Natural Limp

Descarte adequado de resíduos químicos, tóxicos e contaminantes




Há coletores específicos para cada tipo de resíduo a ser descartado.

Para pilhas e bateias, por exemplo, há coletores como este na imagem ao lado e que podem ser utilizados em empresas, condomínios e locais de grande circulação.



Esse tipo de coletor é obrigatório em pontos de vendas de pilhas, baterias e eletrônicos em geral em diversos países e em alguns municípios brasileiros.

Jamais descarte produtos eletrônicos juntamente com o lixo residencial, pois esse tipo de resíduo contém substâncias tóxicas que contaminam o solo e a água. Procure sempre o revendedor, que deve receber esse material e realizar o descarte adequado do material.

Confira a seguir uma lista simplificada de materiais recicláveis e não-recicláveis:


 

Tabela de produtos recicláveis e não-recicláveis




                                                               PLÁSTICO  
Reciclável:Não Reciclável:
CoposCabos de Panelas
Sacos/ SacolasAdesivos
Frascos de produtosEspuma
TampasAcrílico
PotesEmbalagens Metalizadas (Biscoitos e Salgadinhos)
Canos e Tubos de PVC
Embalagens Pet (Refrigerantes, Suco, Óleo, Vinagre, etc.)





                                                               METAIS 
Reciclável:Não Reciclável:
Tampinhas de GarrafasClipes
LatasGrampos
Panelas sem caboEsponja de Aço
FerragensAerossóis
AramesLatas de Tinta Latas de Verniz, Solventes Químicos, Inseticidas
Chapas
Canos
 Pregos / Parafusos / Ferramentas



                                                               PAPEL 
Reciclável:Não Reciclável:
Jornais e RevistasEtiquetas Adesivas
Listas TelefônicasPapel Carbono
Papel Sulfite/RascunhoPapel Celofane
Papel de FaxFita Crepe
Folhas de CadernoPapéis Sanitários
Formulários de ComputadorPapéis Parafinados
Caixas em Geral (papelão ondulado)Papéis Plastificados
Aparas de PapelGuardanapos
FotocópiasBitucas de Cigarros
EnvelopesPapel fotográfico
Rascunhos
Cartazes





                                                               VIDRO 
Reciclável:Não Reciclável:
GarrafasEspelhos
Potes de ConservasBoxes Temperados
EmbalagensLouças
Frascos de RemédiosCerâmicas
CoposÓculos
Cacos dos Produtos Citados Pirex
Caixas em Geral (papelão ondulado) Porcelanas
Para-brisas Vidros Especiais (tampa de forno e micro-ondas)
Vamos tratar aqui dos recicláveis mais encontrados no lixo doméstico.

Quais são recicláveis ? E quais não são ?

Veja alguns exemplos.

Papel : Aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral.

Não são : adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados, plastificados.


Metal : 

Latas de alumínio (ex. latas de bebidas),

latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate),

tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros...
Não são : clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas e pilhas.

Plástico : Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes.

Não são : cabos de panela, tomadas, embalagens metalizadas (ex. alguns salgadinhos), isopor, adesivos, espuma.


Vidro : Podem ser inteiros ou quebrados.

Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens.

Não são : espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.
Todos os materiais devem estar separados, limpos e secos.



 O problema A atividade hospitalar gera uma grande quantidade e variedade de resíduos, alguns classificados como perigosos, que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Os resíduos recicláveis, por sua vez, se não separados e destinados adequadamente, resultam em desperdício de matéria-prima, diminuem o tempo de vida dos aterros, quando poderiam gerar renda e outros benefícios sociais na cadeia de reciclagem. Solução adotada Foram estabelecidos locais e procedimentos mais adequados para o descarte de materiais provenientes de manutenção hospitalar e dos resíduos recicláveis. O valor obtido com a venda é doado para a Entidade de Assistência Social Anna Marcelina, que atua desde 1993 na assistência social para possibilitar um tratamento mais humanizado e aumentar as chances de cura de pacientes carentes em tratamento no Hospital Amaral Carvalho prestando assistência integral aos pacientes abrangendo aspectos físicos, psicossociais, religiosos, econômicos, ambientais e nutricionais. A entidade Anna Marcelina possui um bazar que funciona diariamente vendendo artesanato desenvolvido pelas voluntárias, além de roupas, calçados e móveis recebidos em doação. Todo o mobiliário que não é mais utilizado dentro do hospital é enviado para o bazar e o valor arrecadado com a venda beneficia a entidade.
Tubo de TV

Colaboração:
Fontes:
http://www.naturallimp.com.br/blog/guia-de-coleta-seletiva/quais-sao-os-materiais-reciclaveis-e-nao-reciclaveis.
Natural Limp desenvolveu e fabrica um produto de alto desempenho e simples de usar para viabilizar a compostagem doméstica, em condomínios, restaurantes e refeitórios. Saiba mais no link a seguir: http://www.naturallimp.com.br/composteira/produto/composteira-para-compostagem-seca-de-residuos-organicos

https://www.google.com.br/search?q=conhecendo+os+materiais+recicl%C3%A1veis&oq=conhecendo+os+materiais+recicl%C3%A1veis&aqs=chrome..69i57j0l5.6457j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada, deixe o seu e-mail e contato.