SEJA BEM VINDO

Apoiadores

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Em nosso dia a dia será que estamos sendo sustentáveis?

Basta ter pequenas atitudes conscientes ao longo de sua existência. Assim, o “ser sustentável” transforma-se numa legião de formiguinhas que juntas podem mudar o mundo e a forma como a humanidade afeta negativamente a vida em nosso mundo. Medidas simples como economizar e reciclar papel. Reciclar latas e embalagens; não queimar lixo; economizar água e energia elétrica através de um uso mais racional desses recursos; garantir que as empresas que fornecem bens e serviços para você tenham também a mesma preocupação e recusando-se a consumir produtos de origem ilícita ou que tenham sido obtidos (extraídos ou fabricados) através de meios prejudiciais a natureza.
Agindo desta forma, você acabará por criar “uma onda” que se propagará ao seu redor e provocará novas mudanças em outras pessoas que, por sua vez, gerarão ondas em torno de si em uma pirâmide do bem que se espalhará por toda a sociedade.
É claro que ser sustentável num mundo de altíssimo consumo e onde as pessoas valem pelo que podem consumir e pelo que tem e não pelo que são e pelos exemplos que produzem; esse modo de vida tem lá os seus percalços e seus inconvenientes. Mas, com o passar do tempo e com a evolução da mentalidade geral e da educação ambiental que for fornecida para as pessoas comuns; essa forma de vida será aceita por toda a sociedade como a única forma realmente possível de prolongarmos a nossa existência nessa nossa ínfima e adorável bola de pedra que chamamos de Terra.
Muito em breve; o “ser sustentável” estará colocado para a humanidade de uma forma até mesmo forçosa. Pois, no ritmo em que a degradação ambiental e a exploração dos recursos naturais ocorrem; o ser humano colocará sua própria existência em perigo, caso não mude seus conceitos e nem reveja a forma de encarar sua presença e sua interferência na natureza. As alterações climáticas e os problemas que só vemos aumentar a cada dia; deixarão bem claro que a mudança será uma questão de vida ou de morte.

Iniciativa Sustentável

Após entender sobre a necessidade deste sistema, cada indivíduo precisa conscientizar sobre a importância de suas atitudes refletirem a sustentabilidade. Mas, como ajudar? Veremos que agir de forma sustentável é muito simples, mas seu impacto no meio ambiente é muito significativo. Portanto, é preciso o interesse de toda sociedade.
Evitar o desperdício de água é uma iniciativa simples e sustentável. Muitas pessoas desperdiçam água diariamente. Entretanto, a atitude de controlar o consumo é vital para um mundo melhor. Evita-se o desperdício ao fechar a torneira no momento da escovação dos dentes. No banho, ao ensaboar o corpo sem o chuveiro ligado. Nas atividades domésticas, lavar a louça sem a torneira ligada e evitar lavagens demoradas, como terreiro e passeio.
Consertar vazamentos, evitar o desperdício de energia elétrica, não jogar lixo na rua, utilizar sacolas ecológicas ou recicláveis, reutilizar plásticos e outros materiais na confecção de produtos artesanais, todas essas ações são benéficas para o meio ambiente. Se cada indivíduo proceder baseando-se nessas orientações, certamente o planeta terá outro fim.

Falta de Consciência

Algumas pessoas agem completamente contrárias a essas orientações. Desrespeitam o ambiente e desconsideram a atual situação do planeta. Esses indivíduos jogam lixo no chão das ruas, tomam banhos demorados, dispensam telefones celulares e pilhas em lixos comuns, e fazem muitas outras degradações. Vale lembrar: para um mundo mais sustentável é necessário o empenho de todos, e não de determinados grupos.
Ser uma pessoa sustentável é estar constantemente provendo o melhor para você, para as outras pessoas e para o meio ambiente, não só para o momento presente e sim visando o futuro.

Se não estamos, podemos começar com pequenas e simples atitudes, que farão uma grande diferença para meio ambiente como diminuir ou até banir de vez o uso de sacola plástica. Para isso, basta guardar os objetos da compra em sua bolsa ou levar de casa uma sacola de tecidos ou de qualquer outro material que caiba o que você pretende comprar.
Também é importante fechar bem as torneiras e não usar além do tempo necessário a água em sua higiene pessoal, evitar o máximo que puder o uso de detergentes e produtos químicos na limpeza de casa e definir o dia ou os dias para lavagem de roupas, isso poupará desperdício de água. Além disso, a água da lavagem de roupa poderá ser aproveitada para lavar quintal ou frente de casa.
Evite lavar as calçadas, separe os objetos recicláveis dos não recicláveis. Nunca jogue nenhum tipo de lixo na rua, lugar de lixo é no lixo.
Trocar as lâmpadas comuns pelas lâmpadas fluorescentes mais compactas também ajuda muito a economizar energia e preservar o ambiente. Não deixe as lâmpadas acessas sem necessidade. Mantenha fora das tomadas os eletrodomésticos após usá-los.
Deixe sempre o carro em casa quando tiver que ir a lugar perto de sua casa, for caminhando a pé ou de bicicleta é além de tudo muito mais saudável. Outra forma de ajudar é combinar com os amigos e fazer rodízio com os carros para ir ao trabalho, escola, ou levar os filhos para escola ou passeio. Se isso não for possível use sempre que puder os transportes coletivos.
Ensine as crianças o quanto é importante cuidar da natureza e incentive seus vizinhos a terem os mesmos cuidados que você está tendo.
Não provoque queimadas.
Se ficar hospedado em hotéis, deixe claro que não precisa trocar as suas roupas de cama e banho todos os dias. Se não fazemos isto em casa porque tem que ser feito lá?
É simples e fácil ser uma pessoa sustentável, basta agir com coerência e ter consciência de que as atitudes embora pareçam pequeninas são importantíssimas no processo de socorro a todos os seres vivos desse planeta. Vale sempre lembrar que a possibilidade de alcançarmos o desenvolvimento sustentável depende de cada um de nós.
Fonte:
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/como-agir-favor-sustentabilidade/
http://www.ecologiaurbana.com.br/atitudes-sustentaveis/sustentabilidade-pequenas-atitudes-podem-fazer-a-diferenca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada, deixe o seu e-mail e contato.