SEJA BEM VINDO

Apoiadores

quarta-feira, 7 de junho de 2017

A Reciclagem de forma mais ampla nas escolas...

reciclagem na escola-1
É muito comum, quando convivemos com crianças pequenas, ouvir que elas estão fazendo algum trabalhinho escolar que envolve reciclagem. Mas quanto desses trabalhos consiste, de fato, no ato de reciclar?
O que muitas pessoas na verdade não sabem – ou não levam em consideração – é que a reciclagem deve reutilizar um material completamente, fazendo com que ele ganhe novo uso, seja virando matéria prima para alguma peça nova, ou mesmo apenas sendo reutilizado no mesmo tipo de material – como latinhas de alumínio, por exemplo.
Raramente os trabalhos que as crianças em idade escolar fazem com potinhos de iogurte, garrafas PET e papel são considerados, de fato, reciclagem.
Não apenas estes matérias estão sendo reciclados impropriamente – já que, uma vez em casa, raramente um potinho decorado de PET dura muito no balcão do quarto da criança, ou na cozinha da casa, mas antes de ser jogado novamente no lixo – o fato de ele estar cortado e, muitas vezes, acrescido de outros materiais, como cola, glitter, EVA, tinta e tantas outras decorações, impossibilita seu uso como material de reciclagem de PET comum
O trabalho de reciclagem correto deve prezar pela manutenção da integridade do material base, para que ele possa passar por um processo de reciclagem mais integral, ou então pela durabilidade do material que está sendo feito em sala de aula, ou em oficinas, para que o material usado não seja apenas estragado como material de reciclagem, e vá parar no lixo novamente em apenas alguns dias.
Iniciativas de reciclagem na escola podem – e devem – ser tomadas, mas elas precisam ir além de apenas reutilizar potinhos para artesanato. Uma boa dica – que além de ajudar no processo de reciclagem, ainda gera renda para as escolas – é a separação de lixo, principalmente papel e latinhas de alumínio. Esse lixo pode ser vendido diretamente para as recicladoras – seja por uma comissão formada por alunos, ou mesmo pela direção da escola em si – e este dinheiro pode, então,vir a ser utilizado em melhorias para a própria escola, o que incentiva os alunos a continuarem reciclando em suas casas, já que eles percebem o benefício do que estão fazendo.
 preciso que as escolas e, através delas, a nova geração de seres humanos, perceba que reciclagem é assunto sério, e que glitter e cola quente raramente contribuem para a natureza e a preservação ambiental. Atitudes conscientes são necessárias durante a formação das crianças, para que, quando adultos, elas saibam o valor da reciclagem verdadeira, e tornem dela um hábito em suas vidas.
http://meioambiente.culturamix.com/projetos/projetos-de-reciclagem-na-escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada, deixe o seu e-mail e contato.