SEJA BEM VINDO

Apoiadores

quarta-feira, 30 de março de 2011

Navio MS Oliva encalha - Outro desastre ambiental?

Uma tragédia ambiental se desenha no meio do Atlântico sul.


LONDRES - Um grande vazamento de óleo de um cargueiro que naufragou no arquipélago de Tristão da Cunha, no Atlântico Sul, atingiu aproximadamente 20 mil pinguins-de-penacho-amarelo, espécie ameaçada de extinção, informaram autoridades locais e grupos de ambientalistas na última terça-feira. O navio maltês estava carregando 66 mil toneladas de soja do Brasil para Cingapura. Os 22 membros da tripulação foram resgatados.
Os pinguins foram cobertos de óleo combustível depois que o navio de carga encalhou na ilha Nightingale e partiu ao meio no território britânico remoto do Atlântico Sul. Mais de 800 toneladas de líquido vazaram depois que o cargueiro encalhou na manhã do dia 16 de março, de acordo com informações oficiais.

"A cena é terrível, há uma mancha de óleo ao redor da ilha", informou Trevor Glass, oficial de conservação, num comunicado. Apenas uma equipe de salvamento chegou da África do Sul, e sua capacidade de conter o vazamento e resgatar as aves é limitada. Um segundo navio, melhor equipado, é esperado para partir na quinta-feira.
Grupos ambientalistas disseram que o acidente pode representar uma ameaça ecológica diferente para a cadeia do local, já que ratos que estavam na embarcação poderiam ter chegado à costa. Muitas ilhas do arquipélago não têm roedores e uma infestação poderia causar mais danos às aves da região do que qualquer óleo, dizem especialistas.

O arquipélago de Tristão da Cunha fica a 2. 735 quilômetros da terra habitada mais próxima, a África do Sul, sendo o conjunto de ilhas inabitadas mais remoto do mundo. As ilhas têm muitos animais e abrigam cerca de 200 mil pinguins, incluindo cerca de metade da população mundial do pinguim-de-penacho-amarelo, cuja população recente diminuiu nas últimas décadas por razões desconhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada, deixe o seu e-mail e contato.