SEJA BEM VINDO

Apoiadores

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Vamos compostar?

Canoas – , promovida pela Diretoria de Educação Ambiental, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada no Parque Municipal Getúlio Vargas, no dia 25 de agosto. O engenheiro agrônomo da Emater de Canoas, Roberto Scenkel, foi quem ministrou o curso. Os participantes aprenderam que compostagem é o processo que transforma matéria orgânica em adubo e receberam orientações sobre como montar hortas e jardins em pequenos espaços.
O público foi recepcionado pelo secretário do Meio Ambiente, Carlos Todeschini, que destacou a importância de ações que colaboram com o equilíbrio do meio ambiente. A diretora da Educação Ambiental da SMMA, Clarice Lazzarin, relatou que o Projeto Compostagem está presente em 60 escolas municipais e 17 estaduais. Há também composteiras em outros 33 locais, entre eles os parques Municipais Getúlio Vargas e Eduardo Gomes, o Centro Olímpico, o Centro de Bem-Estar Animal, além de condomínios residenciais e associações de moradores. Após a oficina, os participantes foram convidados a conhecer as composteiras do Getúlio Vargas.
O que é compostagem
A compostagem consiste no depósito de restos de vegetais (matéria-prima) na composteira (recipiente ou lugar) para a transformação da matéria orgânica em adubo. Esta transformação ocorre através do processo de fermentação, que resulta na formação de composto orgânico (húmus) que é utilizado como fonte de nutrientes para as plantas. Aos resíduos orgânicos não podem ser acrescentados restos com sal, nem papel higiênico usado.
Moradores interessados podem solicitar composteiras (caixas de madeira) que são distribuídas, gratuitamente, à comunidade pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, n o Parque Municipal Getúlio Vargas (Rua Dona Rafaela, 900), telefones 3427.1666 e 9240.2978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada, deixe o seu e-mail e contato.