SEJA BEM VINDO

Apoiadores

sexta-feira, 18 de março de 2016

Dicas para uma páscoa Sustentável: Samantha Lêdo


Imagem: Programa tem criança na cozinha(Canal Gloob)

Nesta páscoa, pegue as crianças e produza os seus ovos de páscoa, ainda poderão ser mais saudáveis que os tradicionais, mais sustentáveis, pois, a maioria das fábricas de chocolate utilizam da mão de obra infantil na extração do cacau.  Seja um consumidor consciente, entre para o grupo de pessoas que tem como conceito, outros valores mais voltados para a qualidade de vida, a justiça social, e a solidariedade, e coloque uma pitada de arte e no final, você se surpreenderá com os resultados.

As crianças adoram fazer coisas, e quando o assunto é colocar a mão na massa, e nesse caso no chocolate com arte, Com ingredientes saudáveis e naturais, embalagens e fitas que você guardou, e deixe a criançada empreender a minifábrica de ovos de páscoa naturais em sua casa, Eu peguei algumas dicas, para que você ainda tenha tempo de colocá-las em prática.

você pode saborear seu ovo de Páscoa sem culpas e sem problemas com a balança, com sua saúde ou dieta.
Neste período especial do ano, prefira ovos com chocolate sem lactose, sem glúten, zero açúcar e com 70% de cacau.
Comemore a sua Páscoa com a família, com os amigos e não perca o espírito de união e o foco pela sustentabilidade.

Faça uma pascoa diferente, seja um consumidor consciente, e faça um mundo diferente!
Samantha Lêdo



Como tingir cascas de ovos com ingredientes da sua cozinha

by PAT FELDMAN on 14/03/2016 · 0 COMMENTS
Screen Shot 2016-03-14 at 2.49.44 PMEm tempos de ovos de Páscoa a preço de ouro, uma boa pedida é aproveitar as cascas dos ovos de galinha para uma grande brincadeira com as crianças. Além de ser mais saudável para o corpo, a brincadeira une a família e é mais saudável para o bolso!
No recheio podemos colocar amendoins caramelizados (eu confesso que detesto amendoim, mas sei que sou minoria) ou qualquer outra gostosura – de preferência caseira – que sua imaginação mandar.
Para o preparo da Receita – Recheio para os ovos de Páscoa
Para essa atividade é fundamental disponibilizar, pelo menos uma casca de ovo para cada criança e/ou adulto na turma, mas com algumas sobras para garantir substituição em possíveis situações de quebra. As cascas deverão ser lavadas e secas previamente, como explicado no vídeo no meu canal do YouTube:
O ideal é que os ovos sejam quebrados só no topo, para que sobre bastante espaço para a arte das crianças nas cascas.
Mães e Pais: Quando forem usar ovos não cozidos em receitas diversas, como bolos, tortas e omeletes, quebre o ovo só na extremidade e guarde a casca para o uso das crianças.
No dia de realizar essa atividade em casa, para que eles aprendam como fazer, basta mostrar com um ovo como exemplo ou mostrar o vídeo acima. Eu acho interessante mostrar ao vivo, certamente prenderá mais a atenção das crianças!
Os corantes naturais nem sempre produzirão cores tão vibrantes como corantes artificiais, mas a opção natural é sempre melhor para a saúde de todos e para a saúde do meio ambiente. Alguns alimentos  que podem colorir as cascas de ovos: cúrcuma ou açafrão da terra, casca de cebola, espinafre, mirtilos, beterraba, urucum, entre outros.
Inicie a atividade mostrando os corantes que você tem disponível em casa e que serão usados para colorir os ovos e assim criar uma tonalidade vibrante.
Veja algumas possibilidades de corantes naturais, dependendo da cor que desejarem:
  • Ovo amarelo – podem usar açafrão, água e vinagre branco;
  • Ovo azul – podem usar repolho roxo, água e vinagre branco;
  • Ovo roxo vibrante – podem usar oxicoco, suco de oxicoco e vinagre branco;
  • Ovo verde-limão vibrante – exigirá espinafre picado, água e vinagre branco;
  • Ovo vermelho ou rosa – será necessário beterraba e vinagre.
Às vezes, apenas embebê-los no corante durante vários minutos não é o suficiente para que o ovo adquira fortemente a cor, ficando apenas com um tom pastel. Para reforçar a cor e criar cores vibrantes para o ovo, deixe os ovos mergulhados em um copo cheio de qualquer corante caseiro durante a noite, na geladeira. Lembrar ainda que quanto maior a concentração de corante, mais forte a cor.
Quando os ovos secarem, poderão ser colados adesivos ou outros enfeites para personalizá-los.
Para preparar o recheio de amendoins, nozes, castanhas ou amêndoas caramelizadas, siga as orientações do vídeo acima. É importante que um adulto manuseie a panela no fogo, especialmente porque o caramelo atinge temperaturas bem altas e pode causar queimaduras graves. Lembre ainda que é preciso lavar muitos bem as mãos e antebraços antes do início da atividade com as crianças.
Ao final, quando as casquinhas já estiverem recheadas, recortar círculos de papel ou fita crepe ou micropore e colar ao redor da borda de cada casquinha. Para finalizar podem acomodar as mesmas conforme a figura a seguir:
Screen Shot 2016-03-14 at 2.48.04 PM

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada, deixe o seu e-mail e contato.