SEJA BEM VINDO

Apoiadores

quarta-feira, 21 de junho de 2017

MÁRIO MOSCATELLI BIÓLOGO E GESTOR AMBIENTAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO COBRA MEDIDAS DO PREFEITO MARCELO CRIVELLA

Resultado de imagem para Mário MoscatelliIndignado com a inércia  e a gestão política da cidade nada parceira do meio ambiente, e cidadania e, com a falta de  competência para preservar os nossos ecossistemas e os complexos lagunares da cidade do Rio de Janeiro Mário Moscatelli fala ao prefeito da cidade..

"Gestor no  Projeto Olho Verde,  
Mestre em ecologia, especialista em gestão de ecossistemas costeiros, responsável pela recuperação de 2.500 metros quadrados em manguezais nas baías de Guanabara, Ilha Grande e Sistema Lagunar de Jacarepaguá.
Foi professor de gerenciamento de ecossistemas e atualmente é sócio diretor da empresa de consultoria ambiental Mang lares e presidente do Instituto Manguezal.  Com sua experiência monitora a baia de Guanabara há mais de 20 anos e reflorestou as margens da lagoa Rodrigo de Freitas." 

Mário Moscatelli já fez diversas incursões de helicóptero sobrevoando a baia, lagoas, e rios da cidade do Rio de Janeiro denunciando a gravidade e abrangência da poluição nesses ecossistemas,  ele mobiliza artistas, gestores, ambientalistas, profissionais de todos os setores, cidadãos em sua rede social.

Na matéria anterior no link:https://revistasamanthaledo.blogspot.com.br/2017/06/mario-moscatelli-biologo-brasileiro.html fez solicitações á Gisele Bundchen modelo Representante Global  do meio ambiente  com diversas solicitações e hoje soltou essa nota para o prefeito da cidade Marcelo Crivella.


"SENHOR PREFEITO DO RIO DE JANEIRO MARCELO CRIVELLA
No início do ano estive com seus técnicos alertando-os sobre a situação terminal das lagoas da baixada de Jacarepaguá. Inclusive sobrevoei com seu secretário e sub-secretário o litoral de nosso município.
Resultado de imagem para Mário MoscatelliDiante de tamanho fiasco ambiental pós-olímpico e preocupado em agir de alguma forma no sistema lagunar, sugeri um encontro entre os técnicos da secretaria estadual de ambiente e da secretaria municipal visando otimizar recursos e principalmente colocar em prática, ao menos o projeto já existente de ecobarreiras. Este projeto tem por objetivo reter os resíduos provenientes dos quatro principais rios que despejam todo tipo de resíduo (lixo doméstico, móveis, eletrodomésticos, etc, etc) nas lagoas.
Enquanto ainda nos rios, a coleta de resíduos é muito mais simples e menos onerosa, evitando dessa forma assorear e degradar ainda mais as lagoas da região em estado terminal.
Pois bem, em razão da falta de recursos estaduais bem como municipais, o assunto ainda não decolou .
No entanto a chuva ocorrida em 20/21/06 em nossa cidade mais uma vez demonstrou a necessidade urgente de implementação desse projeto já existente e devidamente orçado pela secretaria de ambiente e conservação. A atual ecobarreira existente na lagoa da Tijuca, simplesmente rompeu e boa parte do lixo misturado com gigogas rumou para a praia da Barra, aumentando ainda mais os gastos com a limpeza da praia e o passivo ambiental existente na região.
A primeira ecobarreira instalada anos atrás composta de flutuantes de ferro, jaz morta no fundo da lagoa da Tijuca, assoreando-a ainda mais. A segunda ecobarreira, proveniente da baía de Guanabara, recentemente rompida já demonstra claramente sinais de colapso.
Resultado de imagem para Mário MoscatelliEm resumo senhor prefeito, já passou da hora do município assumir uma postura "pró-ativa" no caso das lagoas da baixada de Jacarepaguá que hoje representam a maior vergonha e o maior passivo ambiental de nossa cidade, uma verdadeira bomba relógio sócio-ambiental prestes a explodir.
Fica novamente meu convite, o terceiro que lhe faço, para uma vistoria embarcado nas lagoas.
Agradecido pela atenção.
Biólogo Mario Moscatelli"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada, deixe o seu e-mail e contato.