Compre com nosso afliado!

sábado, 8 de julho de 2017

ESCOTISMO: Exemplo de cidadania e sustentabilidade!

_MF_3184No Brasil, a União dos Escoteiros do Brasil, Um movimento para jovens, feito por jovens. Essa é principal engrenagem do Movimento Escoteiro: a vitalidade das crianças, adolescentes e jovens que passam por nossos caminhos e renovam nossas energias, aliada à experiência dos adultos voluntários.
O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
IMG_7435 - Copia
 É verdadeiramente no grupo escoteiro que o escotismo acontece. Os jovens são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho. O apoio político não leva em conta partidos, mas o compromisso do parlamentar que se une à União Parlamentar Escoteira do Brasil de atuar de acordo com os princípios e propostas do Escotismo.única organização reconhecida e certificada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, é a instituição que dirige e acompanha as práticas escoteiras adotadas no país.

Atualmente somos mais de 80 mil escoteiros: são 607 cidades que reúnem 1265 grupos escoteiros. Levamos o Escotismo para mais de 60 mil jovens por meio do trabalho voluntário de cerca de 20 mil adultos, o que equivale a um adulto para cada três jovens. Nos últimos 10 anos, nosso efetivo cresceu cerca de 35%, alcançando todos os estados brasileiros.Se considerarmos o valor da hora/aula do Ministério da Educação (R$ 11,98/2015), no ano de 2015, a atuação de nossos voluntários contribuiu com o equivalente a R$ 75,8 milhões.
Ferramenta de educação não formal, o Escotismo ultrapassa as barreiras e se firma como um movimento educacional por proporcionar aos jovens desenvolvimento em diferentes áreas, de forma sempre contemporânea e variada.

Por mais de 100 anos, temos aperfeiçoamos técnicas, ações e conteúdos para que possamos nos manter como o maior movimento de jovens do mundo. O Escotismo alcança sua proposta educativa por meio de dois pontos-chave: o Método Escoteiro e o Programa Educativo.

Quem precisa de G20?? Por Samantha Lêdo

Hoje eu quero falar sobre essa cúpula de poder entre lideranças mundiais que vem trocando de nome há décadas discutindo sem êxito a preservação do planeta, basta olhar a volta na maior parte das cidades no mundo para ver que nada foi feito em escala global com, expressivo impacto sobre os passivos socioambientais tratado já desde 1987 quando a ONU Organização das Nações Unidas, criou o relatório Brundtland.

Líderanças partidárias, governamentais decadentes, adiam e remediam por gerações as causas de extrema importância para a maioria da população.
Essa elite, se acha dona das decisões práticas já ultrapassadas que determinam como devemos tratar o planeta?  Quem introduz as embalagens  e a poluição no planeta são os mesmos que se propõem a discutir sobre tais temas e se tornam autoridades? Os lideres políticos, governantes que mantem essa forma insustentável de governo?  
Agora eu pergunto aos ambientalistas, não queremos criar o novo modelo, e não são a partir de práticas, e projetos realizáveis que mudaremos esse formato?  Então quem disse que precisamos de G qualquer coisa?

Temos que formar o nosso G Dia, quem regula o mercado do consumo é o consumidor.

Não podemos esquecer que, a poluição é consequência do homem e, a remediação consiste em ajustar as praticas de consumo que está nas mãos de, cada um de nós.

Se o consumo muda, as formas de produção já ultrapassadas também mudarão, hoje já estão sendo observadas, estabelecidas de forma bastante independente e autônoma por uma diversidade incrível de adeptos, profissionais, ambientalistas, pesquisadores, cientistas, principalmente entre os consumidores que vem aderindo mais e mais aos encantos da natureza e consequentemente de sua preservação e isso é muito mais profundo do que imagina suas vãs filosofias, eu também tenho uma MEI, Micro empresa e uma revista em torno dessas demandas ambientais,  o consumidor não precisa de lei se, assim ele entender que tem que mudar   simples habitos diários de escolhas sustentáveis. 

O mercado está mudando isso é fato, não só diante das tecnologias e desenvolvimento socioambiental assim como, na ciência,  na informática e nos procedimentos em toda a cadeia produtiva industrial e comercial em geral.  Todos os procedimentos adotados até ontem já não nos serve e já existem leis e  regras claras que  normatizam e, a falta de gestão governamental atrasa a implementação dessas políticas internas e governamentais  como um todo. 

Descartar corretamente e reciclar o "SEU LIXO" é LEI, PRESERVAR OS RECURSOS É LEI,  faz parte de uma política nacional de resíduos que é base e alicerce na implementação de todas as políticas ambientais, e todas elas em consonância com a politica nacional de meio ambiente.  Portanto brigar por metas que persistem num modelo retrógrado é dar voltas em torno da cabeça.

Preservar os recursos, reduzir e substituir a matéria prima são ações, criar novos produtos e tecnologias compatíveis com a sustentabilidade deveria ser a meta. Noções  básicas para esse retrocesso em qualquer processo produtivo e,  as comunidades devem com apoio governamental e empresarial ser preparadas para a sustentabilidade e as práticas nela em si. Se essa cúpula fosse séria, o discurso seria totalmente outro e os lideres que decidem também. E a meta para os próximos anos seria num pensamento bem mais elevado e mais biodinâmico.  Temos que acordar e criar fóruns populares e independentes, até que ele cresça e comece a incomodar no bolso deles numa drástica redução do consumo desses produtos insustentáveis e um crescimento exponencial para a industria, produtos e serviços sustentáveis, e equilibrar essa balança quando as práticas sustentáveis superarem as ultrapassadas e tenhamos enfim uma mudança drástica no conceito de consumo do planeta.

Sendo assim, a partir do momento que  a população se conscientiza do valor e do cuidado daquilo que pertence a ela também, ela cuida e participa na resolução dos problemas.  E para o quê nos serve, uma cúpula que não promove a educação ambiental e não vança em nada,  enxugando gelo até hoje?

As populações indígenas, quilombolas, ribeirinhas, urbanas legítimas não são representadas de forma alguma nessa cúpula, estou ficando velha e continuo vendo as mesmas reivindicações, mesmas lutas, mesmos mártires e quem  está realizando transformações Brasil não é reconhecido temos que acabar com isso.

Queremos mudanças já, queremos inclusão, discussão e participação nos processos políticos entre todos os atingidos e integrantes do meio, queremos educação e isso é direito adquirido para cada cidadão.  

Quando damos educação e mudamos um local, precisamos de quem, além de nós mesmos?

  Se estamos nos decepcionando com essa forma de governo devemos mostrar dando exemplo e não cruzando os braços, então vamos realizar a mudança, ocupar as praças, locais públicos e escolas pois, pertencem a comunidade, a  cada um de nós e claro, sempre com ordem e decência vamos, avançar para o progresso com sustentabilidade Brasil?
 Samantha Lêdo: Revista Samantha Lêdo - texto original

2017 G 20 resultados:
G20 chega ao fim com impasse sobre questão climática




















IMPASSE E MANIFESTAÇÃO DE AMBIENTALISTAS MARCAM O EVENTO DA G 20 2017
Hamburgo, Alemanha (AP) - Ativistas antiglobalização se amotinaram para uma terceira noite consecutiva em Hamburgo, mesmo depois de Grupo dos 20 líderes já haviam deixado a cidade Alemanha norte.

A polícia usou caminhões canhão de água novamente no domingo contra manifestantes atacando-os com barras de ferro e blocos de pavimento. Eles prenderam 144 manifestantes e detiveram temporariamente mais de 144 pessoas. Mais de 200 policiais foram feridos na violência desde quinta-feira. O número de manifestantes feridos não o que claro.

Ministro do Exterior alemão, Sigmar Gabriel condenou a violência, dizendo que "a reputação da Alemanha está a ser gravemente afectado internacionalmente pelos eventos em Hamburgo."
O comunicado oficial final da cúpula do G20, reunida em Hamburgo, na Alemanha, foi liberado durante uma coletiva de imprensa, na manhã deste sábado (08/07). A chanceler alemã Angela Merkel disse que 19 membros do Grupo de 20 reafirmaram o acordo climático de Paris, classificando-o como "irreversível".
http://exame.abril.com.br/mundo/tusk-denuncia-hipocrisia-do-g20-em-crise-migratoria/
http://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2017/07/cupula-do-g20-libera-comunicado-oficial-da-reuniao-com-impasse-sobre-questao-climatica.html?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=post

Para que serve a G20?
http://exame.abril.com.br/mundo/para-que-serve-o-g20/

...e toca o enterro!
Para lembrar...há 34 anos atrás

Nosso futuro em comum: conheça o relatório de Brundtland


Criado em 1987 pela ONU sob liderança de médica norueguesa, o documento foi o primeiro a trazer o conceito de desenvolvimento sustentável ao debate público e político








O meio ambiente e as transformações do planeta fazem parte da agenda política de dirigentes de todo o mundo. Mas, até chegarmos ao ponto em que a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável tivessem tanta atenção foi trilhado um considerável caminho. E o relatório Brundtland, também conhecido como relatório Nosso Futuro Comum, é um dos principais marco desta trajetória.
Em 1983, a médica Gro Harlem Brundtland, mestre em saúde pública e ex-Primeira Ministra da Noruega, foi convidada pela Secretaria Geral da Organização das Nações Unidas para estabelecer e presidir a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. A escolha da médica deveu-se ao fato de ela realizar um trabalho pioneiro para a época, enxergando a saúde para além das barreiras do mundo médico e abrangendo em suas ações atividades ligadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento humano.
O relatório Brundtland, porém, só ficaria pronto em 1987, após dezenas de reuniões da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, liderada por Gro Harlem Brundtland e composta por especialistas de diversas áreas. Considerado altamente inovador para aquela época, o relatório foi o primeiro a trazer para o discurso público o conceito de desenvolvimento sustentável.

http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/nosso-futuro-em-comum-conheca-o-relatorio-de-brundtland/

quinta-feira, 6 de julho de 2017

O que o consumo de carne tem a ver com impactos ao meio ambiente?

O desmatamento é o maior fator de emissão de gases-estufa no BrasilO Brasil é o maior exportador de carnes do mundo, o que corresponde a 24% da sua produção. Nosso país possuía, em 2006, cerca de 190 milhões de cabeças de gado e a demanda por carne bovina não é só externa, mas interna também. Com certeza, isso gera muitos lucros para o nosso país.
Mas, o que dizer dos impactos sobre o meio ambiente? Será que o consumo de carne agrava problemas ambientais, tais como o efeito estufa e o aquecimento global?
Estudos mostram que a pecuária bovina é responsável pela emissão de pelo menos50% dos gases-estufa, principalmente do gás carbônico (CO2) e do metano (CH4).O aumento da concentração desses e de outros gases na atmosfera é o que intensifica o efeito estufa, pois eles absorvem uma parcela da radiação infravermelha, aumentando a temperatura do planeta e causando o chamado aquecimento global.
Mas, como é possível que o gado contribua mais do que as indústrias e os veículos automotivos para agravar o aquecimento global?
A seguir, estão as principais formas em que isso ocorre:
As queimadas lançam gases-estufa na atmosfera1. Desmatamento: As florestas são derrubadas a fim de abrir pastagens para os rebanhos. Para limpar os terrenos, são realizadas queimadas, o que emite os gases-estufa e representa o maior fator de emissão desses gases no Brasil. Em terras brasileiras, isso ocorre na Amazônia e no Cerrado, sendo que 75% do desmate na Amazônia e 56% do desmate no Cerrado estão associados à pecuária.
Além de gerar esses gases, o desmatamento destrói habitats naturais, provoca a extinção de espécies, causa a degradação ou erosão dos solos, desencadeia inundações, diminui os recursos hídricos (porque possuirá menos tamponamento florestal), diminui a ocorrência de chuvas, entre outros problemas.
2. Queimadas: As queimadas também são realizadas periodicamente para renovar a vegetação das pastagens, emitindo mais gases-estufa.
A digestão do gado emite metano na atmosfera3. Digestão dos animais: A fermentação entérica, isto é, a formação de gases no sistema digestivo do boi, emite metano para a atmosfera, por via oral e fecal.
4. Outros: Existem outros fatores que são mais difíceis de serem mensurados, mas que também contribuem em muito para o aquecimento global, tais como o transporte da carne, do gado, de rações para os rebanhos, emissões dos solos de pastagens degradadas ou mal manejadas, emissões vindas da produção da ração, emissões do processamento industrial primário da carne que será consumida e assim por diante.
Tudo isso representou um total de 812,9 toneladas de CO2 emitidos pela pecuária brasileira no ano de 2008.
Assim, quanto maior for o consumo de carne, maior será o rebanho criado e, consequentemente, maior o prejuízo para o meio ambiente.
Então, faça uma autoanálise sobre os seus hábitos alimentares e se pergunte:
“Será que eu poderia diminuir o meu consumo de carne?”
Comer muita carne não faz bem à saúde e ainda prejudica o meio ambiente
Uma ação positiva sobre essa questão não só ajudará o meio ambiente, mas também fará bem à sua saúde, porque o consumo excessivo de carne pode levar ao desenvolvimento de algumas doenças, como doenças cardiovasculares e obesidade.




http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/consumo-carne-aquecimento-global.htm

terça-feira, 4 de julho de 2017

Estudantes podem desenvolver potencialidades empreendedoras, confira...

SEBRAE Estudantes podem desenvolver potencialidades empreendedoras por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.
Sobre o programa

Empreendedores com competências múltiplas que atuam em equipe, aplicam suas competências múltiplas, aprendem e adaptam-se constantemente a situações novas e complexas, bem como  enfrentam desafios e promovem transformações, são esperados a ocupar um papel protagonista na sociedade contemporânea.
Diante desse contexto, a Educação Empreendedora passou a ocupar uma posição estratégica no campo econômico e social no cenário brasileiro. É fundamental aprender sobre empreendedorismo!
É a partir desse cenário que o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae foi criado com o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação.

Frentes de ação


    O Programa trabalha com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.


No primeiro aspecto, ele destaca a valorização dos processos educacionais que estimulam o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões. O objetivo é estimular o desejo de buscar mudanças, reagir a elas, inclusive explorá-las como oportunidade de negócios. Assim, no presente e no futuro, o estudante pode contribuir com ideias para o mundo do trabalho e para o ambiente em que está inserido.

A segunda frente de ação aborda, com os participantes, a possibilidade do auto emprego. O mundo está em constante mudança e aprender a lidar com a impermanência das coisas na vida significa, também, fazer um contraponto com a necessidade de estabilidade que, muitas vezes, aponta para um emprego fixo.


Áreas de atuação

Pautado em um modelo de educação que favorece metodologias criativas, linguagem adequada e reconhecimento das realidades locais, o Programa atua em todos os âmbitos da educação formal: Ensino Fundamental, Médio, bem como a Educação Profissional e Superior.  


Por isso, para atender o seu público-alvo principal – o estudante –, o Programa oferece soluções, produtos e serviços educacionais para serem utilizadas na escola, universidade ou , sala de aula e ONGs que atuam com jovens por meio de disciplinas ou projetos.



Ele também atua intensamente na capacitação do professor, protagonista do ensino do empreendedorismo, contribuindo para estimular um novo perfil do profissional de educação. 



Se você é professor, gestor de educação ou empreendedor, navegue no menu Sou Professor para  conhecer e entender as propostas das soluções educacionais do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae para todos os níveis de ensino e saiba como fazer parte das iniciativas. 



Se você é estudante de qualquer um dos níveis de ensino atendidos pelo Programa, navegue no menu Sou Estudante e conheça as vantagens e os benefícios da educação empreendedora para sua vida e seu futuro; saiba também o que as diversas soluções educacionais do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae podem lhe oferecer.









https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Programas/educacao-empreendedora-para-todos-os-niveis-de-ensino,76681a9d36d95410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Sustentabilidade, um diferencial para empreendedores

O elo entre o empreendedorismo e a liderança sustentável representa um diferencial competitivo para os jovens empreendedores que desejam ser donos do próprio negócio.

SEBRAE: Realiza hoje o Seminário Internacional de Educação, assista agora:

Empreender é liderar. Sem liderança, dificilmente alguém vai conseguir mobilizar pessoas, investidores e recursos para tornar sua ideia realidade. E uma ideia, por melhor que pareça, se não contemplar soluções que visem ao desenvolvimento equilibrado da economia, da sociedade e do planeta, terá cada vez menos chances de sair do papel. Nesse contexto, o elo entre empreendedorismo e liderança sustentávelrepresentará um diferencial competitivo inegável para os 71% dos jovens brasileiros que desejam ser donos do próprio negócio.
Para entender o que chamamos de liderança sustentável, no entanto, primeiro é preciso compreender o conceito de sustentabilidade. Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega, foi quem cunhou o termo, há quase 30 anos, em uma comissão da ONU, ao introduzir, no relatório Nosso Futuro Comum (1987), a ideia de um desenvolvimento que, para ser pleno, deveria satisfazer as necessidades das presentes gerações sem comprometer a capacidade das futuras de satisfazer as suas.
Já o consultor britânico John Elkington foi quem aplicou o conceito ao mundo corporativo e criou uma das definições mais aceitas até hoje, ao definir, no livro Canibais de Garfo e Faca (2001), o “tripé da sustentabilidade” (ou Triple Bottom Line). Segundo o especialista, uma empresa sustentável deve ser financeiramente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável.
De lá para cá, muita gente opinou sobre o conceito, algumas pessoas o questionaram e inúmeros adendos e ideias foram debatidos. Aqui na consultoria Ideia Sustentável, porém, procuramos condensar os vários apontamentos. Assim, quando ressaltamos a necessidade de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade caminharem juntos, propomos resumidamente que, para se empreender um negócio, ele vai precisar: ter a ética como premissa e condição de todas as suas atividades; estabelecer relações baseadas em transparência com todos seus públicos de interesse; assegurar o respeito à diversidade de gênero, etnia, raça, classe social, religião, orientação sexual, entre outras; e apresentar o mínimo possível de impactos ao meio ambiente, sempre considerando compensar aqueles inevitáveis.
Ética, transparência, respeito à diversidade e cuidado ecológico são alguns dos valores que, na nossa visão, estruturam o chamado conceito de sustentabilidade e diferenciam líderes sustentáveis dos convencionais. Amparadas em princípios sólidos, essas lideranças sairão na frente na corrida por empreender os negócios de destaque no século XXI, pois: têm coragem, paixão e resiliência para promover mudanças e romper com padrões aparentemente inabaláveis; são empáticas e capazes de desenvolver fortes relações de sinergia; conseguem realizar amplas leituras de cenário para identificar oportunidades de negócio e inovar; dedicam-se a formar novos líderes por meio de seus exemplos e histórias; e compreendem a interdependência entre os sistemas produtivo, ambiental e social.
Essas competências se sobressaem nas trajetórias de CEOs e executivos integrantes da Plataforma Liderança Sustentável, movimento criado pela Ideia Sustentável em 2011, com a missão de inspirar e educar jovens líderes e empreendedores para os valores da sustentabilidade a partir dos relatos de profissionais que vêm inserindo o tema na estratégia e na cultura de suas organizações. De acordo com os participantes da iniciativa, em especial aqueles ouvidos no livro Sustentabilidade como Fonte de Inovação, do consultor Ricardo Voltolini, desenvolver novos produtos e serviços (ou incrementá-los) implica necessariamente estabelecer (ou aprimorar) critérios socioambientais para eles. São fatores indissociáveis. Assim, tanto quem já se encontra no mercado quanto quem pretende ingressar – seja abrindo seu próprio negócio, seja compondo o quadro de qualquer empresa –, terá invariavelmente de enfrentar os desafios socioambientais. E os líderes sustentáveis estarão, sem dúvida, mais preparados para essa jornada, que tem de complexa o que tem de inspiradora.
Fábio Congiu, jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é consultor na Ideia Sustentável – Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade.
Veja também: 



Por: Fábio Congiu, consultor da Ideia Sustentável

https://www.santandernegocioseempresas.com.br/detalhe-noticia/sustentabilidade-um-diferencial-para-empreendedores.html

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Somos o segundo maior gerador de resíduos eletrônicos do Planeta Terra

“Somos o segundo maior gerador de resíduos eletrônicos do Planeta Terra e não reciclamos ou reutilizamos nem 2 a 3% de tudo o que geramos. Para onde vai tudo isso?”, questiona Ronaldo Stabile.


Portal E-Cycle com fundador da Recicladora Urbana Fundador da Recicladora Urbana e pioneiro da economia circular no Brasil fala sobre desafios para setor de reaproveitamento de eletrônicos.

A velocidade na rotatividade de equipamentos eletrônicos que consumimos gera uma quantidade absurda de resíduos, que poderiam ser reutilizados ou reciclados. O destino, na maioria das vezes, é o pior possível: os aterros sanitários e lixões. Contudo, antes de chegar ao fim de sua vida útil, os eletrônicos podem passar pelo processo de logística reversa, para remanufatura e reinserção na cadeia. Quando isso não é possível, a reciclagem deve ser feita..
logística reversa consiste no controle do fluxo do pós-venda e pós-consumo desses equipamentos. Ou seja, ações, procedimentos e meios destinados para viabilização da coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial. Dessa forma, há o reaproveitamento ou outra destinação final ambientalmente adequada. Ela é um importante instrumento no reaproveitamento do descarte de equipamentos eletrônicos e ferramenta para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A PNRS determina que fabricantes, varejistas e usuários sejam legalmente responsabilizados pelo descarte de equipamentos em desuso.
Para Ronaldo Stabile, diretor e fundador da Recicladora Urbana, importante empresa de logística reversa de resíduos eletrônicos, falta consciência sobre o impacto do descarte, “seja na imagem das empresas que descartam, seja diretamente na vida de todos do país e do planeta”.
De acordo com Ronaldo, os principais obstáculos enfrentados no cumprimento da legislação e da viabilidade da logística reversa são: a falta de conhecimento, de conscientização e de respeito no cumprimento da Legislação Ambiental (PNRS); a concorrência com empresas que vivem na informalidade; os custos elevados que a reciclagem e todo o processo de logística reversa têm; além da tributação na atividade de reciclagem e principalmente de remanufatura. “Não temos créditos na entrada e só débitos na saída de produtos. Peças e componentes obsoletos, que já foram amplamente tributados em toda a cadeia de produção e comercialização, são tributados novamente! Ou seja, somos equiparados a grandes fabricantes de equipamentos de TI”.
Além disso, Ronaldo relata que outro problema é no compartilhamento dos custos destas operações. “Todos, sem exceção, são responsáveis, pois usufruíram destes bens até se tornarem obsoletos e têm obrigações no descarte, como fazemos hoje com nosso lixo urbano”, comenta Ronaldo.
Após 35 anos de atuação no segmento de embalagens industriais, em uma empresa em que foi implementada a logística reversa nas embalagens de polietileno de alta densidade (PEAD), Ronaldo decidiu exercer esse tipo de atividade em outro segmento.
Da necessidade não só de viabilidade econômica, mas da busca por um impacto positivo na sociedade, surgiu a Recicladora Urbana e posteriormente o projetoRemakker. O projeto da Recicladora Urbana se baseou no modelo do CEDIR/LASSU-USP.
Recicladora Urbana é uma empresa que facilita a adequação de empresas à PNRS. A empresa coleta resíduos eletrônicos que passam pelo processo de logística reversa para garantir o máximo aproveitamento do material, aumentando seu ciclo de vida, além de proporcionar reciclagem para os resíduos que não são remanufaturados. ”Assim, garantimos que estes equipamentos tenham nova utilidade dentro da economia e não se tornem simplesmente lixo”, explica Ronaldo.
Na Recicladora Urbana, os equipamentos considerados impróprios para a remanufatura passam por processamento (desmanufatura), gerando matérias-primas como metais ferrosos e não ferrosos que são introduzidos na cadeia produtiva (aço, cobre, etc). Componentes como baterias chumbo/ácido também seguem para empresas certificadas e voltam a ser baterias novamente. De acordo com Ronaldo, “nenhum destes materiais ou componentes são descartados em aterros sanitários, o objetivo é resíduo ou lixo zero"!
Já a 
Remakker
 é uma marca que oferece computadores com custo acessível, que atendem à legislação ambiental, a ações ambientais, à economia circular e ao consumo consciente (saiba mais sobre a
Remakker
 aqui).

Recicladora Urbana é associada à Ellen McCarthur Foundation, principal organização mundial na promoção da economia circular (saiba mais sobre economia circular aqui). Para Ronaldo, o conceito “é mais do que uma mudança no modelo econômico atual que já esta exaurido, é uma questão de sobrevivência do planeta. Continuar só retirando da natureza, transformar materiais em bens de consumo com obsolescência programada e apenas descartar está levando o modelo atual ao colapso”.
 Fonte: http://www.recicladoraurbana.com.br/index.php/news/67-materia-portal-e-cycle-com-fundador-da-recicladora-urbana

Excesso de químicos prejudica solos e agricultura em todo o mundo, diz ONU


Segundo a FAO, a qualidade biológica dos solos é fundamental para o equilíbrio ecológico e uma agricultura sustentávelFoto: ONU/Logan Abassi














A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, está chamando a atenção da comunidade internacional para o problema da poluição dos solos, causada principalmente pelo excesso de produtos químicos usados na agricultura. Cerca de um terço dos solos do mundo está degradado devido a problemas de manejo, diz a FAO. As informações são da ONU News.
A agência da ONU organizou recentemente em sua sede em Roma, na Itália, uma conferência sobre o assunto, onde foi ressaltado que dezenas de bilhões de toneladas de solos são perdidas por ano devido a poluição. A FAO explica que o excesso de nitrogênio e traços de chumbo, de mercúrio e de outras substâncias na terra prejudicam o metabolismo das plantações e as colheitas.
Quando esses poluentes entram na cadeia alimentar, existem riscos para a segurança dos alimentos, para fontes de água e para a saúde humana e animal.  A FAO destaca que combater a poluição dos solos é essencial para tratar o problema da mudança climática. Na reunião sobre o assunto, foram propostas iniciativas para facilitar a troca de informações entre especialistas e países, incluindo a criação de uma rede global de laboratórios de solos.
Edição: Graça Adjuto

domingo, 2 de julho de 2017

Designer chinesa cria talheres biodegradáveis feitos a partir de amido de milho

Peças são feitas com ajuda de impressora 3D


Portal e-Cycle
Que tal colocar em sua mesa talheres inspirados em plantas? E se eles forem, além de tudo, descartáveis, mas biodegradáveis?
Sua linha de talhares é toda de amido de milho e possui cores e formas que lembram frutas e vegetais.
“As formas da natureza são utilizadas com outra finalidade: a haste de salsão vira garfo, a pétala de alcachofra, uma colher. A harmonia entre a sensação visual e tátil traz junto uma pergunta: Você conseguirá jogá-los fora facilmente?”, escreve em seu site oficial.
Para tornar realidade seu projeto, ela desenvolveu um processo de duas etapas. Na primeira, utilizou resina para encontrar o melhor formato e aplicação. Depois contou com uma impressora 3D para reproduzir as características dos alimentos nos objetos.
Embora ainda seja um protótipo, a designer já procura patrocinadores para financiar sua invenção.
Esta é a ideia da coleção Graft, criada pela designer chinesa Qiyan Deng para seu projeto de mestrado.
“O objetivo é apresentar o bioplástico. É um material lindo que merece concepção de design de ponta – não apenas exploração moral”, explica Deng.A Problemática da Geração de Resíduos no Ambiente Urbano Os resíduos sólidos são, basicamente o resultado das diversas atividades humanas. De acordo com Leão (1995), resíduo é algo que faz parte do processo produtivo ou não, e que eventualmente não está sendo aproveitado, mas que apresenta ainda utilização em potencial. 

Por outro lado, lixo seria algo sem serventia alguma que necessita apenas ser disposto de uma maneira atóxica e não poluente que, se possível, não seja notada pela atual e futura geração. O lixo seria mais rejeito que resíduo.

O Manual de Gerenciamento Integrado – CEMPRE (2002, p. 29), afirma que “lixo e resíduo sólido é a mesma coisa”. E denomina lixo ou resíduo sólido como sendo “restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis”.



http://www.ecycle.com.br/component/content/article/42-eco-design/4895-designer-chinesa-cria-talheres-biodegradaveis-feitos-a-partir-de-amido-de-milho.html
http://en.bloggif.com/output/4/4/44ae33ed491d2c42b63672e20abdf2d6.gif?1499019062


DIA DO INDIO?

Apoie a Rede consuma com nossos afiliados.

DIA DAS BOAS AÇÕES

DIA DAS BOAS AÇÕES
CIEP 115

Proteja os Corais da Amazônia

Proteja os Corais da Amazônia
Greenpeace, eu te apoio!

Adsense

Alimentos Monsanto

Baixe o aplicativo:

Vamos Reciclar? Samantha Lêdo

Filme de Eduard Snowden

Comercio Digital para produtos Sustentáveis

Comercio Digital para produtos Sustentáveis
Sua loja e aplicativo: Promoção!

O EMBURRECIMENTO: ASSISTA AGORA!

CONSUMED COMPLETO:Legendado

Loja Comunique

Modelo de Inclusão Local: representação física Primeira abordagem: Informática

Somos todos contra a PEC 241

Somos todos contra a PEC 241
DIGA NÃO AO SUCATEAMENTO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO!

Aplicativo: Vamos Reciclar?

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - ECO CAMPING

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Vista Panorâmicado espaço NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Os alquimistas estão chegando!!

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Oficinas

Brechó da Filó = ESPAÇO NAVE

ECOLOGIA RURAL COM CONEXÃO URBANA

ECOLOGIA RURAL COM  CONEXÃO URBANA
Lumiar/Friburgo - Estrada da Toca da Onça/Sítio da Jabuticaba

Todo o espaço NAVE será ornamentado, reaproveitado , reciclado, restaurado,,,,

Todo o espaço NAVE será ornamentado, reaproveitado , reciclado, restaurado,,,,
NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência ecológica

Vamos plantar? multiplicar? vem pro NAVE

NAVE...

NAVE...
Educação Ambiental, Coleta Seletiva de Materiais, Reaproveitamento Artesanal (Oficinas de Arte em Reciclagem), Reciclagem, Compostagem Orgânica, Horta Familiar Orgânica, “Restaurante Caseiro Personalizado Temperança, Empório (produtos locais), Brechó alternativo (trocas), Camping, Sustentável, Pouso Familiar Ecológico, Vivências Ecológicas!

NAVE

NAVE

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica, venha para NAVE...

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica, venha para NAVE...
Você gosta de pássaros? Então plante árvores, e convide-os para ceiar com você, assista de longe, e respire o ar puro e ouça o canto dos nossos pássaros...

Matéria revista VISÃO SOCIAL 2008

Matéria revista VISÃO SOCIAL 2008
Há muitos anos atuando efetivamente na mesma direção...sustentabilidade....

NAVE: BANDEIRA DA CRUZADA DA ECOLOGIA...

NAVE: BANDEIRA DA CRUZADA DA ECOLOGIA...
A luta é grande...

Reciclar é simples assim...

Reciclar é simples assim...

NÓS RECICLAMOS, E VOCÊ?

NÓS RECICLAMOS, E VOCÊ?

Selo da Oficina de Reaproveitamento

Selo da Oficina de Reaproveitamento
Gestão: Samantha Lêdo

Auditorias

Auditorias
Qualidade é: Executar corretamente mesmo que, não seja observado...

A Educação é apenas o começo de um ciclo produtivo limpo E SUSTENTA´VEL.

A Educação é  apenas o começo de um ciclo produtivo limpo E SUSTENTA´VEL.
Educação para a cidadania do descarte adequado!

RAIZ DO PROBLEMA...

RAIZ DO PROBLEMA...
A FALTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL...

RESUMO DA ATA DO ATO PÚBLICO DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2012

ATA do ato público: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 05 DE JUNHO DE 2012

COLABORADORES:

GT RIO, CÚPULA DOS POVOS, INSTITUTO MAIS DEMOCRACIA, SINDPETRO R.J, SEPE R.J, MTD, MAB, CAMPANHA CONTRA OS AGROTÓXICOS, LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE, MST, MST-R.J, COMITÊ POPULAR DA COPA E OLIMPÍADAS, GRUPO AMBIENTALISTA DA BAHIA, SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, REDE BRASILEIRA DE JUSTIÇA AMBIENTAL, PACS, REDE JUBILEU SUL BRASIL, FÓRUM DE SAÚDE DO RIO, FRENTE CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE, VIA CAMPESINA, APEDEMA-REGIONAL BAIXADA, RIO MENOS 20, MNLM, AMP VILA AUTÓDROMO, CONSULTA POPULAR, ABEEF, DACM/ UNIRIO, REDE DE GRUPOS DE AGROECOLOGIA DO BRASIL, REGA, PLANETA ECO, SAMANTHA LÊDO E FAFERJ.

Gilvenick: discussão que a ONU em diversas convenções, citando a de Estocolmo, e nada de concreto, ele declara que, o cumpra-se não está sendo cumprido na legislação ambiental e no que diz respeito a participatividade social no fórum.

Sergio Ricardo: Um dos principais objetivos é, dar voz e fortalecer as populações e trabalhadores impactados com a má gestão empresarial acobertada por autoridades competentes, lagoa de marapendí,...ele fala sobre o processo de despejo nas lagoas, SOBRE AS EMPREITEIRAS, ELE FALA TAMBÉM SOBRE AS AMEAÇAS AO Mangue De Pedra, pois só existem 3 no Planeta, e que há um a história sobre a áfrica que abrange aspectos geológicos, antropológicos e arqueológicos para a localidade, precisa se pensar no modelo de ocupação dos solos, Sergio declara sobre os documentos enviados ao ministério público hoje e sempre, ele fala das irregularidades nos licenciamentos ambientais,”fast food”.

Marcelo Freixo: Precisamos de estratégias consistentes e que uma delas importante neste dia de hoje é, de luta e alerta, sobre a ação direta que está sendo encaminhada para o supremo tribunal federal para a cassação de algumas licenças concedidas de forma irregular, contra a TKCSA, contra empresas que não se preocupam com a dignidade humana, e a luta vem a tender os recursos que afetam desde o pescador artesanal até a dona de casa, ele fala do parlamento europeu, sobre os investimentos sociais, sobre isenções fiscais mascaradas de deferimento, uma vez que uma lhes dá o direito de usar o dinheiro público para obras e interesses privados...e que no final sempre os maiores prejudicados são, as populações de risco social gerando um looping social descendente.

Hertz: Hoje nós temos um modelo de desenvolvimento que, privilegia as grandes empresas, as licenças estão sendo realizadas sem os devidos EIAs/RIMAs E SUA CONFORMIZAÇÃO Á LEGISLAÇÃO AMBIENTAL CONFORME: 6.938 – SLAM – 9605 – 9795 e outras...temos que nos unir para exigir mais critérios nos licenciamentos, nós é que temos que tomar conta do Planeta, ele declara que continuaremos discutindo durante todo o movimento.

Vânir Correa: Morador da Leopoldina pergunta o que nós moradores ganharemos com as obras da transcarioca, que tem um traçado que vai da barra da tijuca até a Penha?

Carlos Tautz: Declara que o BNDS, um banco para o desenvolvimento econômico do povo brasileiro, não tem critérios definidos de forma técnica e socioambiental para a liberação de recursos, apesar de declarar o contrário, é um banco que está trabalhando para emprestar aos ricos e multiplicar suas riquezas, que todas as grandes obras no Brasil contaram com recursos de BNDES, e que sempre maqueada em dispositivos legais, burlando a legalidade e que se reparar-mos, são sempre os mesmos conglomerados, mesmos donos, sempre pegando o mesmo dinheiro (DO POVO). Ele convoca a todos a participar da cúpula dos povos, pois na, RIO + 20 NÃO TEREMOS VOZ E NEM DIREITOS, JÁ ESTÁ TUDO FECHADO, MARCADO ECARIMBADO. A CÚPULA DOS PVOS TRATA-SE DO ÚNICO ESPAÇO REAL EM QUE A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA OU NÃO PODERÁ SE MANIFESTAR, CONTRIBUIR, COLABORAR, APOIAR, CRIAR E IMPLEMENTAR IDÉIAS,,,

CARLOS DO IBAMA DECLARA QUE AS ATIVIDADES ESTARÃO SUSPENSAS ATÉ O DIA 23, UMA POSIÇÃO TOMADA POR ELE E OUTROS COMPANHEIROS DO SETOR, QUE NÃO COMPACTUAM COM O DESCASO E INCOMPETÊNCIA DO ORGÃO EM QUE ATUA.

FUNCIONÁRIO DO SINDICATO DOS SERVIDORES DA FIOCRUZ DECLARAM-SE SLIDÁRIOS E ATIVISTAS NO MOVIMENTO.

GRUPO HOMENS DO MAR DECLARA O DESCASO GERAL COM A BAÍA DE GUANABARA UM CARTÃO POSTAL E PARAÍSO ECOLÓGICO DO RIO DE JANEIRO.

RENATO 5(NÚCLEO DE LUTAS URBANAS): AMLUTA PELA JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL É FUNDAMENTAL NESTE MOMENTO, O PLANETA ESTÁ REPLETO DE INJUSTIÇAS AMBIENTAIS, VIVEMOS NUMA CIDADE NÃO PODE DISSEMINAR A SEGREGAÇÃO. ELE FALA QUE A INJUSTIÇA É VALIDADA DESDE A, DIVISÃO ESPACIAL DO SOLO, OS ESPAÇOS SOCIAIS E QUE SOMOS UMA CIDADE QUE NÃO PODE COMPACTUAR COM OS DISCURSOS HIPÓCRITAS DA RIO + 20.

ALEXANDRE PESSOA (SINDICATO DOS TRABALHADORES DA FIOCRUZ): EM FRENTE AO INSTITUTO DO AMBIENTE, COM A MISSÃO DE GARANTIR ATRAVÉS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL A JUSTIÇA, O QUE NÃO ACONTECE COM ESTE ÓRGÃO. ELE APRESENTA NO AMBIENTE ACADÊMICO AS FFALSAS SOLUÇÕES DE ECONOMIA VERDE, SÃO INÚMEROS OS, DESCASOS NA ÁREA DA SAÚDE DEVIDO A MÁ GESTÃO AMBIENTAL DE, NOSSA CIDADE, DE NOSSO BRASIL DESDE, BELO MONTE AOS AGROTÓXICOS, DESTA FORMA NÃO HAVERÁ HOSPITAIS QUE POSSAM ATENDER SE A POLUIÇÃO E A FALTA DE COMPROMETIMENTO CONTINUAREM DESTA FORMA QUE ESTÁ. O POVO NÃO QUER PAGAR UMA CONTA NA QUAL NÃO NOS CONSULTAM PARA FAZÊ-LA. HOJE, MESMO COM TANTOS DESCASOS DE GOVERNOS PASSADOS COM A QUESTÃO AM IENTAL, UNICA FOI TÃO FÁCIL CONSEGUIR UM LICENCIAMENTO AM BIENTAL. ACORDA BRASIL!!!

HELENA DE BÚZIOS CLAMA PELA PRESERVAÇÃO DO MANGUE DE PEDRA E O REFERIDO PROJETO LOCAL.

PAULO NASCIMENTO: DECLARA QUE É CONTRA QUALQUER GOVERNO DO SERGIO CABRAL, POIS HOJE OS MILITARES SÃO ESCURRAÇADOS DENTRO DOS QUARTÉIS, E QUE PASSAMOS POR UMA DITADURA LIVRE, DISFARÇADA, ELE DECLARA TAMBÉM QUE O ESTADO NÃO LHES FORNECE UNIFORME, OU SEJA, ELES UTILIZAM O MESMO UNIFORME MESMO NA TROCA DE TURMA, OU SEJA, 24/24 E A FILA ANDA,,,,SÃO VÍTIMAS DE DIVERSAS DOENÇAS DE PELE, COMPROVADAMENTE, E QUE OS QUE SE MANIFESTAM SÃO EXCLUÍDOS.Peço desculpas aos companheiros por alguma falha de interpretação e ou nomenclaturas, ficarei grata com as correções e críticas.

Cartão Postal Ecológico - Ilha Grande

Cartão Postal Ecológico - Ilha Grande
Clieke aqui e acesse a página.

Click Talentos Ambientais

Click Talentos Ambientais
Rogèrio Peccioli - Macaé/R.J-Brasil

ONG Beija Flor

ONG Beija Flor
Amor, às crianças, à natureza, à vida!!

CONHEÇA MAIS AS LEIS E NORMAS AMBIENTAIS

LEIS:
6938 de 31/08/81 - Política Nacional do Meio Ambiente
7804 de 18/07/89 - Lei alteração da lei 6938
10.165 de 27/12/00 - Lei dispõe sobre a taxa de fiscalização ambiental.
7679 de 23/11/88 - Pesca predatória
9605 de 12/02/98 - Crimes Ambientais
Art. 29 - CONTRA A CAÇA A ANIMAIS
4191 de 30/09/2003 - Política Estadual de resíduos Sólidos
4074 de 04/01/2002 - Regulamenta a produção de Embalagens, rotulagem.
3239 de 02/08/99 - Política Estadual de Recursos Hídricos.
11.445 de 05/01/07 - Lei de Saneamento Básico
9433 de 08/01/97 - Política Nacional de Recursos Hídricos
9985 de 18/07/2000 - Unidades de Conservação
1898 DE 26/11/91 - Lei de Auditoria Ambiental Anual
5438 de 17/04/09 -Institui o Cadastro Técnico Estadual
9795 de 27/04/99 - Políca Nacional de Educação Ambiental
4771 de 15/09/65 - Manguezais
10.257/01 direto - Estatuto das Cidades
6.766 de 19/12/79 - Parcelamento do Solo Urbano
4132 de 10/09/62 - Desapropriação
7735 art. 2º - Determina a autarquia no IBAMA
___________________________________________ INEA
5101 DZ 0041 R 13 EIA/RIMA
DZ - 056 - R2 Diretriz para a realização de Auditorias Ambientais.
DZ 215 Grau de Classificação de carga orgânica

____________________________________________ 42.159/09 - Licenciamento Ambiental Simplificado - Classe 2 Tab. 01
__________________________________________ CONAMA
313/2002 - Resíduos Industriais
008/84 - Reservas Ecológicas
237 - Utilização dos Recursos Naturais
__________________________________________ SASMAQ 202005 - Reduzir os riscos de acidentes nas operações de transporte de distribuição de produtos químicos
9001 - Gestão da Qualidade
14001 - Gestão Meio Ambiente
10004 - gestão de Resíduos
_______________________________________
SLAM - (sistema de Licenciamento ambiental)
SLAP - (Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras)
PEGIRs - Plano Diretor de gestão Integrada de Resíduos Sólidos
__________________________________________

PENSE SUSTENTÁVEL...

REDUZA, REAPROVEITE, RECICLE!!!

Projeto O meu rio que se foi...

Projeto O meu rio que se foi...
Samantha ledo - Escola Engenho da Praia - Lagomar - Macaé...

Adquira as camisetas do projeto Comunidade Sustentável

Adquira as camisetas do projeto Comunidade Sustentável
Recicle! Apoie! clique na foto e adquira a sua já!

Educação e Coleta Seletiva

Educação e Coleta Seletiva
ONG Beija Flor

Visita de Samantha Lêdo e Professor Feijó ao Galpão das Artes Urbanas/R.J

Visita de Samantha Lêdo e Professor Feijó ao Galpão das Artes Urbanas/R.J
Samantha Lêdo, Professor Feijó, Alfredo Borret e Ana Cristina Damasceno

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
EMPRESAS

EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO!!

EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO!!
CATADORES CONHECEDORES TÉCNICOS DA MATÉRIA PRIMA.

CAMISETA RECICLE

CAMISETA RECICLE
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE SUSTENTÁVEL

luminária produzida a partir da caixa de amortecedores para veículos.

luminária produzida a partir da caixa de amortecedores para veículos.
EMBALAGEM DE PAPELÃO - ARTES PLÁSTICAS PARA TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA

ATO PÚBLICO - CÚPULA DOS POVOS

ATO PÚBLICO - CÚPULA DOS POVOS
05 DE JUNHO DE 2012, DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, VÉSPERAS DA RIO + 20 - MANIFESTAÇÃO CONTRA O FORMATO DO EVENTO EM NOSSO PAÍS,

Oficina de Arte em Reciclagem - Planeta Eco Arte

Oficina de Arte em Reciclagem - Planeta Eco Arte
Evento de Responsabilidade Socioambiental: Escola Engenho da Praia.

Reaproveitamento papelão, pet, vidros, madeira, e outros...

Reaproveitamento papelão, pet, vidros, madeira, e outros...
REAPROVEITAMENTO E RECUPERAÇÃO...2º e 4º Rs

Revenda Samantha Lêdo

Revenda Samantha Lêdo
Produtos Naturais e Ecológicos Ama Terra

Arte de reaproveitar...

Arte de reaproveitar...
Reaproveitamento de papelão

Enquanto os "Legumes e Verduras" são, a "fonte da saúde, da beleza e da sonhada qualidade de vida!!"

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Não desista nunca!

Não desista nunca!
Siga em frente, força!

Grupo Comunique Sutentável

Grupo Comunique Sutentável
Pratique essa idéia!

Horta Orgânica

Horta Orgânica
Mais fácil e simples do que imaginamos...

RECICLAGEM DE RETALHOS - Homenagem aos petroleiros da Bacia de Campos.

RECICLAGEM DE RETALHOS - Homenagem aos petroleiros da Bacia de Campos.
Sentinela! Não pode relaxar ...Arte, Criação, Curadoria: Samantha Lêdo - Planeta Eco Arte

Vamos reciclar?

Vamos reciclar?
NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica

Peixe de Garrafa PET

Peixe de Garrafa PET
Educação e Ecologia com Arte

EM que posso lhe ajudar?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Lojinha e Oficina: Planeta Eco Arte

Lojinha  e Oficina: Planeta Eco Arte
Papel reciclado: Samantha Lêdo e a ONG PORTADORES DA ALEGRIA/Macaé..

Utensílios a partir da Arte Reciclada!

Utensílios a partir da Arte Reciclada!
Reduza, reaproveite, recicle...

Vamos Reciclar? Posso ajudar, cadastre-se...

Revista Samantha Lêdo

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Integrando todas as tribos - chorinho e um cardápio diversificado para todos os hábitos alimentares - integrar para conhecer -considerando que a mudança deve ser de livre arbítrio!

Confie e busque os seus ideais, estude!

Confie e busque os seus ideais, estude!
Só o conhecimento poderá te levar onde o seu sonho quer!

Faça parte do Clube Eco Social

Faça parte do Clube Eco Social
Grupo Comunique Sustentável

APlicativo Vamos Reciclar no Twiter:

Natureza!

a "Natureza" nos ensina a "Reciclar", a "Reciclagem" nos ensina a "Produzir", as duas coisas nos ensina a "Consumir"!
(Samantha Lêdo)
Bem vindo(a) ao meu blog e Saudações Ecológicas da
eco amiga Sam

CONTATO

+55(0)21-2753-8061

Japão declara crise Nuclear

A Inovação da Solidão: Excelente!

Salve os oceanos!

Vamos Reciclar?

Conheça o nosso aplicativo e cadastre-se:

Programa de agroecologia: André Cajarana

Programa de agroecologia: André Cajarana
Boas iniciativas ja ocorrem no alto sertão sergipano.

Nossos parceiros!

Calcule a sua pegada ecológica

Calcule a sua pegada ecológica
Revista Samantha Lêdo

Aquífero Guarany

ASSINE A PETIÇÃO

ASSINE A PETIÇÃO

 O que o mau uso do plástico pode gerar


Embora quase todos os plásticos utilizados para as embalagens sejam mecanicamente recicláveis, é comum a banalização de seu uso e descarte inadequado. Esse descarte, gera enormes impactos ambientais, desde o acumulo  em locais indevidos nas cidades à contaminação de rios e mares.

       

SANEAMENTO JÁ

SANEAMENTO JÁ

Lixo Eletrônico na China!

A SERVIDÃO MODERNA : EDITADO

Pegada Ecológica

Mas tudo começa no individual. O que você comeu hoje? Tem feito muitas compras? Todas necessárias? Como andam suas viagens? Quando trocou seu celular pela última vez? Tudo faz parte da sua Pegada. Conheça-a com mais detalhes e engaje-se numa nova corrente, baseada em valores que permitam o desfrute do melhor que o planeta nos oferece com responsabilidade. Nós do Grup Comunique Sustentável juntamente com Samantha Lêdo apoiamos essa causa!

Calcule já a sua!

Calcule já a sua!
Pegada Ecológica, eu apoio!

Taxa de crescimento da produção industrial do plástico.

Taxa de crescimento da produção industrial do plástico.

Morrendo por não saber...

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE -

Evento a Praça é Nossa!

Evento a Praça é Nossa!

Exposição Reciclos

Faça parte dessa Trupe...

Faça parte dessa Trupe...
Trupe da Sustentabilidade

Parceiros na responsabilidade socioabiental

Parceiros  na responsabilidade socioabiental
Criando força para a a sustentabilidade!

Imagem captada em um passeio em São Pedro da Serra!!

Imagem captada em um passeio em São Pedro da Serra!!
Friburgo/R.J

Macaé de Cima - A natureza literalmente em nossas mãos...

Macaé de Cima - A natureza literalmente em nossas mãos...
NAVE - NÚCLEO AMBIENTAL DE VIVÊNCIA ECOLÓGICA: EM BREVE!!

ESTA É A HORA DE AGIR!!!

ESTA É A HORA DE AGIR!!!
A INVIABILIDADE É TOTAL, NÃO HÁ ARGUMENTOS PARA A ENERGIA NUCLEAR

Valores, quais são os seus?

Valores, quais são os seus?

Apoie o Projeto Comunidade Sustentável

Patrocinio

Patrocinio
Financeiro

Atividades Outubro

Atividades Outubro
Trupe da Reciclagem

Para os líderes mundiais e os Ministros da Agricultura:

Pedimos-lhe para proibir imediatamente o uso de pesticidas neonicotinóides. O drástico declínio em colônias de abelhas é susceptível de pôr em perigo toda a nossa cadeia alimentar. Se você tomar medidas urgentes com cautela agora, poderia salvar as abelhas da extinção. Samantha Lêdo apoia a petição, e você?
 
Já Avaaz membro? Digite seu endereço de e-mail e clique em "Enviar".
Nova para a Avaaz? Por favor, preencha os campos abaixo.
Avaaz.org protegerá sua privacidade e mantê-lo informado sobre isso e campanhas semelhantes.

Trupe da Reciclagem

Trupe da Reciclagem
Produção do PUFF

Google

MSOL< Planeta Eco Arte e UNIGRANRIO:Semana do meio Ambiente

MSOL< Planeta Eco Arte e UNIGRANRIO:Semana do meio Ambiente

Goiaba brotando internamente...

Goiaba brotando internamente...
centenas de mudas numa embalagem orgânica....

Parcerias Integradas para a gestão dos seus resíduos.

Parcerias Integradas para a gestão dos seus resíduos.
Faça a sua parte como gerador e faremos a nossa como gestores e recicladores.

Talentos da "Fotografia Ambiental."

Talentos da "Fotografia Ambiental."
Bacurau Chitão - Fotografia: Rogèrio Peccioli

Consórcio para o compartilhamento de responsabilidades...párticipe!!

Consórcio para o compartilhamento de responsabilidades...párticipe!!
Na prática, todo mundo sabe na teoria!!

Luminária papelão - caixa de casquinhas Kibon

Luminária papelão - caixa de casquinhas Kibon
Arte e Criação: Samantha Lêdo

Uso e reuso!! E você?

Uso e reuso!! E você?
Re aproveitamento de àgua...Pense nisto...

Não adquira se, não for madeira legal

Não adquira se, não for madeira legal
Faça parte do Grupo Comunique Sustentável

Apoio

Apoio
Institucional

Classificação de Resíduos Sólidos

Selo de Responsabilidade Socioambiental "Eu Apoio"

Selo de Responsabilidade Socioambiental "Eu Apoio"
Garanta o seu!

Lojinha Socio Ambiental - PLANETA ECO ARTE

Lojinha Socio Ambiental - PLANETA ECO ARTE
Móbile de PET - Buterfly - Samantha Lêdo

Reciclagem de caixotes de Madeira

Reciclagem de caixotes de Madeira

A educação agrega todos na mesma causa...

A educação agrega todos na mesma causa...
Colaboradores e Empresa conscientes.

Fotos ambientais brasileiras

Fotos ambientais brasileiras
Esquilo - Fotografia: Rogério Peccioli - Macaé-R.J/Brasil

EDUCAÇÃO E CONSCIENCIA DA RECICLAGEM

EDUCAÇÃO E CONSCIENCIA DA RECICLAGEM

Palestras para escolas, empresas e condomínios.

Palestras para escolas, empresas e condomínios.
Grupo Comunique Sustentável

Assine pela criação do santuário das baleias

753538 pessoas no mundo inteiro já assinaram, e você?