Compre com nosso afliado!

sábado, 21 de outubro de 2017

Denúncias de violência sexual contra crianças chegam a quase 50 por dia...

Denúncias de violência sexual contra crianças chegam a quase 50 por dia

Atenta para o crescente número de casos de tráfico e exploração sexual de crianças e adolescentes, envolvendo vítimas de faixa etária cada vez menor, causando, por conseguinte, grande repulsa à sociedade. Ressalta que, não obstante a existência de normas jurídicas garantidoras do desenvolvimento saudável da criança e do adolescente, sua efetiva aplicação ainda se verifica bastante precária. Afirma ser “inquietante” a situação econômica em que se inserem os menores explorados, considerados “excluídos” do processo de socialização, a quem se nega o acesso à alimentação adequada, moradia, escola e saúde. Por fim, atribui ao Estado e às organizações internacionais o dever de buscar soluções, por meio do estabelecimento de metas conjuntas, no sentido de prevenir e coibir o tráfico e a exploração sexual infanto-juvenil, mormente no tocante ao Brasil e aos países europeus.

A violência sexual contra crianças e adolescentes é mais frequente do que anunciam os dados estatísticos, graças a um silêncio das vítimas (justificada pelo medo e vergonha), de familiares, vizinhos, agentes de saúde, educadores, e outros profissionais que ao saberem e não denunciarem contribui para o mascaramento desta realidade. De certa forma autorizam a violência perpetrada tornando-se co-responsáveis pela violência. Sendo assim, a violência sexual configura-se enquanto uma violência contra a sexualidade de crianças e adolescentes, em diferentes sociedades verificou-se a existência da violência sexual, ou seja, um fenômeno que sempre existiu, em maior ou menor grau, assim, podemos assegurar que sempre houve a prevalência na história humana de uma interdição moral à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Mais de 17,5 mil crianças e adolescentes podem ter sido vítimas de violência sexual no Brasil em 2015, quase 50 por dia durante um ano inteiro. Os números são relativos às denúncias feitas ao Disque-Denúncia Nacional, Disque 100, e foram divulgados hoje (18), Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
As denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Disque 100 foram apenas uma parcela das 80.437 registradas em 2015 contra essas faixas etárias. Negligência e violência psicológica são outras violações registradas. As meninas são as maiores vítimas, com 54% dos casos denunciados. A faixa etária mais atingida é a de 4 a 11 anos, com 40%. Meninas e meninos negros/pardos somam 57,5% dos atingidos.
No Rio de Janeiro, os dados do Núcleo de Violência Doméstica (NVD), do Disque-Denúncia, indicam redução de 30% nas denúncias sobre esses assuntos, 558 sobre abuso sexual e 574 sobre exploração sexual. Em 2014, ocorreram 810 denúncias de abuso sexual e 801 de exploração sexual. Apesar da redução, o número de casos de exploração sexual infantil em relação ao de abuso registrou aumento de quase 3%.
Para a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), a população precisa estar alerta ao problema, que é preocupante. “Temos de participar das ações direcionadas a esse grave problema, mobilizando os vários setores da sociedade e proteger nossas crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. É um problema grave, que precisa ser enfrentado de forma sistemática, trazendo maior visibilidade”, comentou a vice-presidente da Soperj, Anna Tereza Soares de Moura.
“Vale ressaltar que esses números são apenas a ponta de um iceberg, já que existe um muro de silêncio em torno desses casos de violência contra criança e adolescente, dificultando ainda mais a compreensão da magnitude real do problema”, acrescentou Anna Tereza.
No Rio de Janeiro, nos quatro primeiros meses de 2016, o NVD registrou 77 denúncias sobre abuso, sendo 97 sobre exploração sexual. Assim como em anos anteriores, a zona oeste foi a região com maior volume de denúncias, sobretudo os bairros de Campo Grande, Realengo, Padre Miguel, Santa Cruz, Bangu, Jacarepaguá.

Como denunciar?
Para denunciar qualquer caso de violência sexual infantil, é necessário procurar o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, autoridades policiais ou ligar para o Disque-Denúncia Nacional, o Disque 100, vinculado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
No Rio de Janeiro, também estão disponíveis os telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local). As informações são monitoradas e têm encaminhamento diferenciado às autoridades.
O serviço funciona de segunda à sábado, das 7h às 23h30, e têm parceria com Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) e conselhos tutelares, enviando as denúncias e solicitando providências.

A Data
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado. Os agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.
A data ficou instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a partir da partir da aprovação da Lei Federal 9.970/2000.
Edição: Armando Cardoso
Violência sexual contra criança e adolescente e a inserção do tema na agenda da política de saúde. A discussão será apresentada a partir de uma abordagem qualitativa, mediante análise de conteúdo das entrevistas realizadas com profissionais de saúde que atuam no atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência sexual nas Unidades de Saúde referenciadas nesse atendimento no município de Boa Vista - Roraima. Os resultados apontam os desafios e limites enfrentados no cotidiano dos profissionais na garantia da integralidade na atenção à saúde de crianças em situação de violência sexual.

Quando se trata do tema “tráfico e da exploração sexual de meninos e meninas”, é comum haver preocupação com as vítimas, que precisam ser resgatadas, e com os que lucram de alguma forma, os quais devem ser punidos. No entanto tem muita responsabilidade no incremento dessa atividade criminosa aquele que não sente pudor de alimentar o comércio de seres humanos em formação, com fins libidinosos. É culpado dessa prática aviltante o homem comum que paga, para manter rela- ções com crianças, R$ 1,99, quantia que faz referência às lojas que vendem qualquer produto a esse preço

Em Boa Vista, de 2013 até abril deste ano, 3.526 crianças e adolescentes sofreram algum tipo de abuso ou violência sexual. A informação foi dada pelo secretário Municipal de Gestão Social, Moacir Carlos Collini, durante audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 19, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), com o tema “Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual e Tráfico de Crianças e Adolescentes em Roraima”.
Com base no Serviço de Enfrentamento ao Abuso, Exploração Sexual de crianças e adolescentes (SEV), Moacir relatou números alarmantes de crianças e adolescentes que já foram abusadas e violentadas sexualmente. O SEV é um serviço disponibilizado no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Durante o ano de 2013 na capital, 1.824 crianças e adolescentes sofreram algum tipo de abuso ou violência sexual, sendo que as crianças foram maioria (1.205). No ano seguinte, esses tipos de registros diminuíram para 1.205 crianças e 619 adolescentes. Nos quatro primeiros meses deste ano, são 311 crianças e 104 adolescentes. Dos 3.526 registros, 72,31% são com crianças.
“Nós precisamos de alguma maneira atuar, principalmente nas causas que estão provocando esses dados. Temos que refletir sobre penas, como a erotização precoce das crianças que estão sofrendo com essa situação e ao mesmo tempo nos adultos que estão se portando como crianças”, frisou Moacir, ao destacar que não adianta só comentar números, mas também provocar uma reflexão na sociedade e diante disto ter uma atitude clara pra coibir esse tipo de violência.
Outro tema destacado por ele foi a questão de procedimentos de investigações e processos, tanto na área de segurança como na área de justiça. Falou do constrangimento de uma criança ao ter que ser submetida a um questionamento para ter que provar sua inocência. “Falar de sexualidade não é algo simples. Se para um adulto é constrangedor, imagine para uma criança. Então é algo que temos que refletir, não só em números, mas também nas causas e nos procedimentos adotados ao abordar uma criança ou adolescente”, disse o secretário, ao chamar atenção das autoridades para a problemática para que sejam tomadas providências urgentes nessa situação.
SAÚDE
A técnica do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Criança, Valentina de Araújo, da Secretaria Estadual da Saúde, disse que o Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth é referência estadual no atendimento à mulher e adolescente na situação de violência sexual. Ela explicou que em casos da vítima precisar de procedimento cirúrgico, a mesma é encaminhada para maternidade, como também, o Hospital da Criança por não dispor de ginecologista em situação de emergência.
Valentina destacou a necessidade de as instituições de organizarem enquanto rede. “Cada um saber o seu papel e seu universo. A saúde está se organizando, estamos aqui para somar junto aos demais órgãos e com intuito de sair daqui com propostas na prevenção da violência, exploração e tráfico de crianças”, disse Valentina.

Quatro décadas após o dia18/05/73, quando no Estado do Espirito Santo, uma menina de 8 anos, chamada Araceli, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada (seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado) e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. Institui-se esta data como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, Lei Federal nº. 9.970/2000, mas infelizmente, a barbárie e situações absurdas de violência contra crianças continuam a se repetir.
Gestores municipais e estaduais, diretores e professores de instituições de educação, profissionais e conselhos municipais/estadual dos direitos da Criança e do Adolescente; Tutelares; de Assistência Social; Esporte e lazerSaúde; Deficiência, Psicologia, Policias civil e militar, Igrejas, o que tem feito? Não basta repetir um dia no ano, uma palestra, um evento, um mini-curso etc. A realidade não tem se modificado! O que Fazer? Conhecer para poder combater.
O abuso sexual envolve contato sexual entre um adulto ou pessoa significativamente mais velha e com poder com uma criança/adolescente. Pelas próprias características do seu estágio de desenvolvimento, as crianças muitas vezes, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica, afetiva e/ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga/explora para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.
Já foi o tempo que o “Bicho Papão” vinha na escuridão em lugares inseguros. A violência e o abuso estão em todos os lugares, em todas as classes sociais. Como explicar tamanha barbárie? Basta assistir vários programas televisivos e músicas que enaltecem a malandragem, a corrupção, a sedução, mulheres (crianças e adolescentes) “vendidas/apresentadas” como mercadorias, objetos sexuais e de prazer, em novelas, shows, programas musicais etc.
No Brasil, a violência sexual é a quarta violação mais recorrente contra crianças e adolescentes segundo o Disque Direitos Humanos, (Disque 100). Nos três primeiros meses de 2015, foram denunciados 4.480 casos de violência sexual, representando 21% das mais de 20 mil demandas relacionadas a violações de direitos da população infanto-juvenil. No histórico das violações, de mar/2003 a mar/2011, foram recebidas 52 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, sendo 80% das vítimas do sexo feminino.
Os casos de abuso sexual estão presentes em 85% do total de denúncias de violência sexual. Este crime ocorre quando o agressor, por meio da força física, ameaça ou seduz, usa crianças ou adolescentes para a própria satisfação sexual. As denúncias de violência sexual também envolvem casos de pornografia infantil, grooming (assédio sexual na Internet), sexting (troca de fotos e vídeos de nudez, eróticas ou pornográficas), exploração sexual no turismo, entre outros.
Em números absolutos entre jan e mar/2015 registrou-se, São Paulo (737), Rio de Janeiro (404), Minas Gerais (389) e Bahia (352) concentraram os maiores quantitativos de denúncias sobre exploração sexual de crianças e adolescentes. Os menores registros foram: Roraima (9), Amapá(12) e Tocantins(14)
Em relação ao perfil, 45% das vítimas eram meninas e 20% tinham entre 4 e 7 anos. Em mais da metade dos casos (58%), o pai e a mãe são os principais suspeitos das agressões, que ocorrem principalmente na casa da vítima. As denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes registradas em 2015 foram apenas uma parcela das 80.437 contra esta população.
Negligência e violência psicológica são outras violações registradas. As meninas são as maiores vítimas, com 54% dos casos denunciados. A faixa etária mais atingida é a de 4 a 11 anos, com 40%. Meninas e meninos negros/pardos somam 57,5% dos atingidos. Os números são apenas a ponta de um iceberg, pois há um muro de silêncio em torno desses casos de violência.
Em 2016, nos primeiros quatro meses, 4.953 denúncias sobre exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, em 2015, foram 6.203 denúncias. Estados com maior incidência: São Paulo, (796), 16% do total nacional. Em seguida, a Bahia, com 447; Minas Gerais, 432; e o Rio de Janeiro, com 407, (SDH, 2016).
A maior parte das vítimas é do sexo feminino: 31% das denúncias indicam violência sexual contra adolescentes de 12 a 14 anos, 20% das denúncias se referem a adolescentes entre 15 e 17 anos, e outros 5,8% de crianças entre 0 e 3 anos. Há relatos em todas as faixas etárias.
Os suspeitos, em sua maioria, são homens (60%). Grande parte das denúncias indicam casos que aconteceram no ambiente familiar: os denunciados são a mãe (12,7%), o pai (10,54%), o padrasto (11,2%) ou um tio da vítima (4,9%). Das relações menos recorrentes entre o suspeito e a vítima são listados também: professores, cuidadores, empregadores, líderes religiosos e outros graus de parentesco.
Precisamos: 1) dar a conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente/90, aproximar Conselhos Tutelares, de Direitos, Assistência Social, Saúde, as ONGs e Policias Militar e Civil, dos profissionais da Educação e dos familiares de alunos. Dialogar com o(a)s aluno(a)s; 2) Efetivar a implantação dos Planos Municipais de Enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes, integralidade das políticas públicas e posicionamento baseado nos princípios dos Direitos Humanos.
(*) Reginaldo de Souza Silva é professor e coordenador do Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente – DFCH/UESB.
Campanha alerta para tráfico de crianças e adolescentes para exploração sexual

Publicado em: 06/05/2015 09:01 Atualizado em:
A Rede de Enfrentamento à violência sexual Crianças e Adolescentes do Estado de Pernambuco lança nesta quarta-feira a Campanha do 18 de maio de 2015 - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Pernambuco. A entrevista coletiva está marcada para as 9h, na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA-PE), no bairro das Graças, no Recife.

Este ano, a iniciativa traz o tema “Tráfico de Crianças e Adolescentes pra fins de Exploração Sexual”, um fenômeno em expansão que, pelo caráter criminoso e velado, conta com poucas informações sobre o número de vítimas e a dinâmica de operação das redes que o mantêm. Estimativas apontam para números extremamente altos de seres humanos traficados pelas fronteiras internas e internacionais, chegando a quatro milhões por ano, de acordo com a Organização Internacional da Migração.

Peças publicitárias especialmente produzidas vão informar sobre as atividades que serão realizadas no Estado para refletir sobre o tema. Participam do lançamento representantes da Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, CEDCA-PE, entre outras instituições, que apresentarão informações sobre o que está sendo feito para combater o crime.


Embora não representem o cenário exato da questão no país, os dados do Disque Denúncia apontam diretrizes importantes para a formulação de políticas e ações de enfrentamento da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes.
No Brasil, o principal canal de denúncias de crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes é o Disque Denúncia Nacional, ou Disque 100, coordenado e efetuado pela SEDH (Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República) em parceria com a Petrobras e o Cecria (Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes).

Por seu caráter permanente, o Disque 100 se configura, ainda, como uma importante fonte de estatísticas sobre o problema. Embora não representem o cenário exato da questão no país, os dados do Disque Denúncia apontam diretrizes importantes para a formulação de políticas e ações de enfrentamento da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes.

Entre maio de 2003 e fevereiro de 2008 o Disque 100 – que também recebe denúncias sobre abuso sexual, tráfico de pessoas, negligência e maus-tratos – recebeu e encaminhou mais de 57 mil denúncias de todo o país. Desse total, 49.599 foram classificadas segundo o tipo de violência e 13% dos casos foram identificados como sendo de exploração sexual comercial. 
20/05/2016 13:35

Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: conhecer para combater

Por Reginaldo de Souza Silva (*)
  • Imprimir
  •  
  •  


http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/pdfs/eixo7/saude-e-violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes-em-boa-vista--roraima-limites-e-desafios.pdf

https://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/8620/trafico_exploracao_sexual_naves.pdf
http://www.compromissoeatitude.org.br/mais-de-35-mil-casos-de-abuso-ou-violencia-sexual-sao-registros-em-boa-vista-bv-news-20052015/
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/05/06/interna_vidaurbana,575025/campanha-alerta-para-trafico-de-criancas-e-adolescentes-para-exploracao-sexual.shtml
http://www.direitosdacrianca.gov.br/midiateca/publicacoes/onde-denunciar

http://www.andi.org.br/sites/default/files/legislacao/Tr%C3%A1fico%20de%20Pessoas%20e%20Viol%C3%AAncia%20Sexual%20(livro_Violes_UnB).pdf
https://www.campograndenews.com.br/artigos/abuso-e-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes-conhecer-para-combater

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

A floresta Amazônica desempenha um papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos

desmatamento da Floresta Amazônica é um dos principais problemasambientais do mundo atual, em função de sua grande importância para o meio ambiente. Este desmatamento causa extinção de espécies vegetais e animais, trazendo danos irreparáveis para o ecossistema amazônico.

A floresta Amazônica desempenha um papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos. Abriga mais da metade da biodiversidade mundial, representa um terço das florestas tropicais do globo, ajuda a manter o equilíbrio climático com o processo de evaporação e transpiração das árvores, funciona como grandes armazéns de carbono, etc. Entretanto, fatores como corte ilegal de árvores, queimadas, expansão de pastagem e aumento populacional trazem sérias consequências à floresta e a todos os seres humanos.
O desmatamento na Amazônia levou o Ministério do Meio Ambiente (MMA) a monitorar a região desde 1988, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Outras organizações, como o instituto Imazon, também atuam no mesmo sentido e atualizam os dados mensalmente.
As consequências dessa degradação na Amazônia podem levar a extinção de espécies de animais e vegetais, causa sério desequilíbrio no ecossistema, contribui com o aumento da poluição – oriunda, sobretudo, das queimadas – e acarreta erosão do solo, que passa a ficar desprotegidos com o corte de árvores.
Outro problema apontado no ano passado por pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra, e do Centro de Ecologia e Hidrologia do Conselho de pesquisa Ambiental Britânico, é uma redução das chuvas nos trópicos em regiões próximas à Amazônia, como Paraguai, Argentina, Uruguai e sul do Brasil. Estimativas desse estudo apontam que a destruição da floresta pode reduzir as chuvas na Amazônia em 21% até 2050, durante o período de seca.
Desmatamento na Amazônia
Foto: streetlife
Boa parte da energia solar é absorvida pela floresta para o processo de fotossíntese e evapotranspiração, processo combinado de evaporação da água do solo e transpiração dos vegetais. Com a degradação, as temperaturas locais e regionais tendem a subir, contribuindo com as mudanças climáticas.
O desmatamento provoca também a proliferação de pragas e doenças, desertificação, assoreamento de rios e lagos. Antropólogos chamam ainda a atenção para perda de conhecimento específico de populações indígenas e tradicionais que vivem na região há décadas e que contribuem diretamente com o desenvolvimento dos serviços ecológicos da Amazônia.

As doenças causadas pela poluição de solo

SIMPLES ASSIM:
Resultado de imagem para rOEDORES E ISETOS POLUIÇÃOOs roedores que estão nas lixeiras, assim como os insectos que as rodeiam, constituem um grande perigo público. São esses animais que, ao estarem próximos dos humanos, podem afectar os mesmo com doenças como a hepatite. O Homem está, assim, sujeito a várias doenças provenientes da contaminação do solo, que estão listadas abaixo:
  • Ancilostomose (amarelão)
  • Teníase e verminoses como a ascaridíase (áscaris ou lombrigas)
  • Xiurose causada pelo oxiúro.
  • Cancro (alguns pesticidas são cancerígenos)
  • Nas crianças há um elevado risco de danos no desenvolvimento cerebral (por exemplo: o chumbo)
  • Defeitos neurológicos e congénitos
  • Precursores para a leucemia
  • Leptospirose e cólera
Resultado de imagem para rOEDORES E ISETOS POLUIÇÃO


https://poluicaosolo.wordpress.com/2009/05/29/as-doencas-causadas-pela-poluicao-de-solo/

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

A IMPORTÂNCIA DA VIDA NA AMAZÔNIA PARA, A MANUTENÇÃO DA VIDA NAS CIDADES!

No Peru, este rio recebe os seguintes nomes: Tunguragua (em sua parte superior) e Maraftón (até a foz do Ucayali). No Brasil, situado entre as bocas dos rios Javari e Negro, é conhecido pelo nome de Solimões. O Amazonas é o segundo rio mais extenso da Terra. Sua extensão é de 5.825 km.








O equilíbrio desses ecossistemas é sensível, e a manutenção de florestas nas margens dos rios é essencial para evitar assoreamento, erosão. Além disso, como citado acima, contribui para o transporte de alimentos para os organismos aquáticos.

O Rio Amazonas

O Rio Amazonas nasce no Peru, na cordilheira dos Andes – onde recebe o nome de Vilcanota –, e percorre 7 mil quilômetros até chegar à sua foz, no Pará, onde ele despeja suas águas no oceano atlântico. Quando entra no território brasileiro ele recebe o nome de rio Solimões, e só depois de juntar-se com o rio negro é que ele recebe o nome de rio amazonas.

Principais rios afluentes da Bacia amazônica

  • Rio Javari
  • Rio Juruá
  • Rio Tapajós
  • Rio Purus
  • Rio Madeira
  • Rio Içá
  • Rio Negro
  • Rio Solimões
  • Rio Paru
  • Rio Trombetas
  • Rio Iriri
  • Rio Jari
  • Rio Xingu
Esses são apenas alguns dos principais rios da bacia, mas existem muitos outros rios menores. Juntos, todos esses rios fornecem água para mais de 7,6 milhões de pessoas.


O Brasil tem 12% da reserva de água doce do mundo, e mais de 70% das reservas hídricas do País se concentram na Amazônia. Devido a essa aparente abundância, muitas vezes, o recurso é tratado com se jamais fosse acabar. Entretanto, a importância da preservação dos rios e nascentes é indiscutível.
Nas últimas décadas, o desmatamento de encostas, das matas ciliares e o uso inadequado dos solos tem contribuído para a diminuição dos volumes e da qualidade da água, um bem natural insubstituível na vida do ser humano.
Os cuidados devem se iniciar com a preservação das nascentes, pois, são as origens dos rios que abastecem nossas casas. Elas são manifestações superficiais de água armazenadas em reservatórios subterrâneos, chamados de aquíferos ou lençóis, que dão início a pequenos cursos d’água, que formam os córregos, se juntando para originar os riachos e dessa forma surgem os rios.
Para a conservação de nascentes e mananciais em propriedades rurais, podem ser adotadas algumas medidas de proteção do solo e da vegetação, que vão desde a eliminação das práticas de queimadas até o enriquecimento das matas nativas.
Além disso, outros cuidados também são importantes para a preservação delas. Por exemplo, evitar a construção de currais, chiqueiros, galinheiros e fossas sépticas nas proximidades acima das nascentes, pois, com a chuva, os dejetos podem contaminá-las. Da mesma maneira, o desmatamento no entorno das nascentes e o acúmulo de lixo nas regiões próximas a elas também precisam de atenção.
O desmatamento e a ocupação irregular do solo devastam as áreas de cabeceira ou de recarga, responsáveis pelo reabastecimento dos lençóis freáticos, aquíferos e nascentes, o que contribui em grande parte com a redução da quantidade e da qualidade de água disponível no planeta. Essas localidades são cruciais para o reabastecimento dos lençóis freáticos, aquíferos, das nascentes e, consequentemente, dos rios.

shutterhackPoluição.
De tal maneira, a preservação dos rios é igualmente importante. E algumas simples mudanças de hábitos ajudam a mantê-los sempre em bom estado. Você já chegou a pensar que o lixo jogado nas rodovias quase sempre é conduzido para os rios? Portanto, não custa nada guardá-lo em dentro do veículo. O hábito de jogar bitucas de cigarro nas estradas também é outro problema, uma vez que provoca queimadas que podem atingir as matas ciliares, que são de vital importância para a preservação dos nossos rios.
Dessa forma, é preciso entender que precisamos das nascentes e, portanto, o cuidado com os bens que nos são essenciais cabe somente a nós.

O Brasil comporta uma vasta rede bacias hidrográficas, áreas de captação do fluxo de água para um rio principal. Estas bacias estão espalhadas ao longo da extensão territorial dos estados brasileiros. Segundo o IBGE, o país possui 12 bacias hidrográficas, sendo 14% da quantidade de água doce.
Dentre as bacias hidrográficas, a bacia Amazônica é considerada uma das maiores, com 6.868 milhões de quilômetros quadrados e comporta quase 1/5 de toda a água do globo terrestre. De acordo com um grupo de pesquisadores europeus e peruanos da expedição Amazon Source (1996), a nascente do rio Amazonas se localiza em Cailloma, região de Arequipa, sul andino do Peru.
Da nascente formam-se os afluentes, extensões de rio capazes de irrigar as demais regiões. Um dos principais é o rio Negro que banha três países da América do Sul e percorre cerca de 1.700 km. Quando o rio Negro chega na região de Manaus, capital do Amazonas, encontra o Solimões, rio barrento que não se mistura ao rio Negro, e então denomina-se por fim rio Amazonas.
Entre junho e julho, ocorrem as cheias que podem chegar até quase 30 metros acima do nível do mar. O rio Amazonas é usado como meio de transporte das comunidades ribeirinhas. Também fazem parte como afluentes o rio Branco, Juruá e Japurá.
Rio Amazonas
Rio Amazonas. Foto: aposada
Outra extensão notável é a bacia do rio Paraná, localizada na região sudeste do país. Segundo o Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH), esta bacia possui 800 mil km² e abriga a Usina de Itaipú, capaz de gerar 17,3% da energia do Brasil, cerca de 14 mil megawatts de potência.

Distribuição da água

De acordo com a ANA, Agência Nacional de Águas, o país mantém 13% das reservas hídricas, um reservatório que comporta uma parte da água dos rios para torná-la potável através do tratamento. Mas o problema que o Brasil enfrenta não é quanto a quantidade das reservas, mas sim a distribuição da água.
Rio São Francisco
Rio São Francisco. Foto: dariosanches
O rio Amazonas, por exemplo, mesmo com o maior volume de água do globo, concentra-se em uma região com baixo índice de densidade demográfica, cerca de 2 habitantes por km², segundo informações do IBGE. Já os 152 municípios do Ceará utilizam carros-pipa para levar água potável à aproximadamente 24 mil moradores das áreas rurais.
A quantidade de água potável do rio São Francisco, que nasce no norte de Minas Gerais e liga o centro-oeste é capaz de suprir a população da região nordeste dos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe.
A bacia Tocantis-Araguaia, outro importante conjunto de fluxo de rios que ocupa 11% do território nacional, tem como seus principais afluentes os rios Tocantins, Araguaia e a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo com 20 mil Km² de extensão territorial.
rio Amazonas, localizado na América do Sul, é um dos rios mais extensos do mundo (o mais extenso segundo alguns estudos, ver abaixo) com 6 992,06 km de comprimento e mais de mil afluentes,[2] sendo que alguns deles, como o Madeira, o Negro e o Japurá, estão entre os 10 maiores rios do planeta.[3] É, de longe, o rio com maior fluxo de água por vazão, com uma média superior que a dos próximos sete maiores rios combinados (excluindo Madeira e rio Negro, que são afluentes do próprio Amazonas). A Amazônia, que tem a maior bacia hidrográfica do mundo, com mais de 7 milhões de quilômetros quadrados, é responsável por cerca de um quinto do fluxo fluvial total do mundo,[4][5] sendo que a água que flui pelos rios amazônicos equivale a 20% da água doce líquida da Terra.[3]
O Amazonas tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no delta do Amazonas, no norte brasileiro. Ao longo de seu percurso recebe, ainda no Peru, os nomes de CarhuasantaLloquetaApurímacrio Enerio TamboUcayali e Amazonas. Ele entra no território brasileiro com o nome de rio Solimões e finalmente, em Manaus, após a junção com o rio Negro, assim que suas águas se misturam ele recebe o nome de Amazonas e como tal segue até a sua foz no oceano Atlântico. Sua foz é classificada como mista, por apresentar uma foz em estuário e em delta. O rio Amazonas é o único com uma foz mista no mundo.
A maior parte do rio está inserida na planície sedimentar Amazônica, embora a nascente em sua totalidade seja acidentada e de grande altitude. Marginalmente, a vegetação ribeirinha é, em sua maioria, exuberante, predominando as florestas equatoriais da Amazônia.[6] A área coberta por água no rio Amazonas e seus afluentes mais do que triplica durante as estações do ano. Em média, na estação seca, 110 000 km² estão submersos, enquanto que na estação das chuvas essa área chega a ser de 350 000 km². No seu ponto mais largo atinge na época seca 11 km de largura, que se transformam em 50 km durante as chuvas. Suas águas são barrentas e frias, alcançando a profundidade de 100m. Por ser um rio de planície, é navegável em toda sua extensão.

bacia do rio Amazonas é a maior do mundo, com uma superfície de aproximadamente sete milhões de km². O Amazonas é de longe o rio mais caudaloso do mundo, com um volume de água cerca de 60 vezes o do rio Nilo. O caudal de água doce lançado pelo rio no Atlântico é gigantesca: cerca de 209 000 m³/s,[7][carece de fontes] ou um quinto de toda a água fluvial do planeta. Na verdade, o Amazonas é responsável por um quinto do volume total de água doce que deságua em oceanos em todo o mundo. Diz-se[quem?] que a água ainda é doce mesmo a quilômetros de distância da costa, e que a salinidade do oceano é bem mais baixa que o normal 150 km mar adentro.
O rio Amazonas, cujo curso é muito plano (20 m de desnível nos últimos 1500 km) antes da sua desembocadura, constitui um caso muito especial de marés oceânicas. Na região do rio Amazonas, tais marés são conhecidas como pororoca, constituindo uma atração turística. Os primeiros resultados de uma investigação realizada por instituições brasileiras associadas no marco do programa HiBAm (Hidrologia da bacia amazônica) permitem entender melhor a influência da maré no funcionamento hidrodinâmico do Amazonas ao se aproximar ao oceano e, de maneira mais particular, medir seu impacto nas pulsações do caudal do rio e no transporte de sedimentos em direção ao oceano.
Além do encontro das águas do Amazonas com o mar, que faz a pororoca no delta do Amazonas, outro fenômeno incomum é o encontro das águas de cores diferentes dos rios Negro e Amazonas que não se misturam e há séculos desafia os pesquisadores.[8] É muito comum[carece de fontes] os pescadores retornarem ao cais do porto de Manaus com o pescado ainda vivo num aquário e ao meio duas águas que não se misturam.
Introdução 

O rio Amazonas se origina no lago Lauri (também conhecido como Lauricocha), que se localiza nos Andes do Peru. Ele segue em direção geral do sul-norte até Pongo de Manseriche, região em que seu curso segue o caminho oeste-leste, indo até a foz, no Atlântico. 

Informações sobre o rio Amazonas 

No território brasileiro, este grande e importante rio desce de 65m de altitude, em Benjamin Constant, dirigindo-se ao oceano depois de uma trajetória superior a 3.000 km.

O curso médio deste imenso rio vai do Pongo de Manseriche (Peru) até a cidade de Óbidos (Brasil), por volta de 1.000 km da foz, local onde já se nota os efeitos iniciais das marés.  
Os países que são banhados diretamente pelo rio Amazonas são: Peru, Colômbia e Brasil. Em suas bacias estão: Bolívia, Equador, Venezuela (apenas alguns trechos) e Guiana. No Peru, este rio recebe os seguintes nomes: Tunguragua (em sua parte superior) e Maraftón (até a foz do Ucayali). No Brasil, situado entre as bocas dos rios Javari e Negro, é conhecido pelo nome de Solimões.  
O Amazonas é o segundo rio mais extenso da Terra. Sua extensão é de 5.825 km. Perde para o Mississipi-Missouri (6.418 km) se considerarmos como o seu principal formador o Missouri, caso contrário, fica somente atrás do rio Nilo (7.400 km) que é realmente mais extenso que o Amazonas.

O Amazonas recebe os seguintes afluentes: Tapajós, Xingu, Paru e Jari. Estima-se que o Amazonas mande uma descarga equivalente a 11% de toda a massa de águas continentais para o oceano. Nas águas baixas, tem uma imensa largura que é camuflada por muitas ilhas, que dividem o rio em braços chamados paranás.

Suas águas são constantemente navegadas por navios de alto mar, numa distância de 3.700 km (desde a embocadura até a cidade de Iqijitos). Entre a enorme quantidade de afluentes que recebe, os mais importantes da margem direita são: Huallaga, Ucayali (Peru); Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu (Brasil). Através de sua margem esquerda recebe: Pastaza, Napo (Peru); Içá, Japurá, Negro, Trombetas, Paru e Jari (Brasil).
Este importante rio possui muitos fenômenos naturais, como, por exemplo, a conhecida pororoca (que é o encontro violento das águas do rio com as do mar).

O declive entre o divisor de água e o rio principal, por onde correm as águas dos afluentes, chama-se vertente. As águas são depositadas no leito do rio que, em época de cheia, pode transbordar para as margens baixas planas que o acompanham, que constituem a sua várzea.De acordo com a divisão de relevo de Jurandyr Ross, os principais dispersores de água das maiores bacias brasileiras estão situados na parte centro-oriental do Brasil:

* A Cordilheira dos Andes, onde nascem os formadores do rio Amazonas;

* Os Planaltos Norte-amazônicos, origem dos rios da margem esquerda do rio Amazonas;
* Planalto de Chapada dos Parecis, separa a bacia Amazônica de rios da Bacia Platina ( rio Paraguai );

* Planaltos e serras de Goiás-Minas e Planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba, que são divisores de água das bacias do Tocantins e São Francisco;
* Planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste, onde nascem o rio São Francisco, os rios formadores do Paraná ( Paranaíba e Grande ) e os seus afluentes da margem esquerda.
De modo geral, os rios brasileiros recebem águas das chuvas. Por isso, em sua maioria, são caracterizados pelo regime pluvial.

Bacia do Tocantins-Araguaia: está ligada ao mesmo ecossistema da Bacia Amazônica e os seus rios também tem grande importância na organização do espaço regional da Amazônia Oriental. A sua maior extensão drena terrenos elevados, que garante boas possibilidades para geração de energia. Nela está situada a usina de Tucuruí, no rio Tocantins, no Pará - a maior hidrelétrica totalmente brasileira. É ela que alimenta os grandes projetos minerais implantados nesse estado, como o Grande Carajás, e, principalmente, as grande industrias de alumínio, como a Alcoa; a Albras ( Alumínio Brasileiro S/A ), pertencente à Companhia Vale e a Nippon, entre outros. A linha de transmissão de Tucuruí tem mais de 1 200 quilômetros de extensão e abastece, além dos projetos minerais, várias cidades do Pará e do Nordeste.
Os rios são fontes de um dos recursos naturais indispensáveis aos seres vivos: a água. Além disso, têm grande importância cultural, social, econômica, histórica…
A vazão do rio, em termos de representatividade na renovação dos recursos hídricos, “é o componente mais importante do ciclo hidrológico. Exerce um efeito pronunciado sobre a ecologia da superfície da terra e sobre o desenvolvimento econômico humano. É a vazão do rio que é mais amplamente distribuída sobre a superfície da terra e fornece o maior volume de água para consumo no mundo.” (SHIKLOMANOV, 1998, p. 6,tradução nossa[1].
Sustentabilidade da vida
Milhares de espécies da flora e fauna, inclusive a espécie humana, consomem água de rios, que precisam ter uma qualidade adequada para os diversos usos.
Dos rios provem grande parte da água consumida pela humanidade para beber, cozinhar, lavar, conservar alimentos, cultivar plantas, criar animais, navegação, dentre outros usos.
A água corresponde a 70% da composição do corpo humano, sendo o principal componente da saliva, do suor, das lágrimas, do sangue… Ela é parte essencial dos fluidos dos sistemas digestivo, respiratório, circulatório, nervoso, muscular, urinário, reprodutor e ósseo. Auxilia, por exemplo: o transporte de oxigênio e alimentos, o controle da pressão sanguínea e da temperatura do corpo, a eliminação de substâncias tóxicas, a lubrificação dos olhos, das narinas, das juntas e da pele, além de ajudar a absorver impactos e proteger os órgãos, dentre outras funções.
“A disponibilidade e uso de água potável, assim como a conservação de recursos hídricos, são chave para o bem estar humano.” (ARTHURTON et al, 2007, p. 116, tradução nossa[2].
De acordo com o Comentário Geral N. 15 / 2002 do Comitê dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais das Nações Unidas, “O direito humano à água é indispensável para conduzir a vida humana com dignidade”, entendendo-se o direito à água como “o direito de toda pessoa à água suficiente, segura, aceitável, fisicamente acessível e que propicie usos pessoais e domésticos”. (UNITED NATIONS OFFICE, 2012, p. 5, tradução nossa[3].
Aproximadamente 97,5% da água da Terra é salgada, e apenas 2,5% é doce. E a água dos rios e lagos correspondem a cerca de 0,3% do volume total de água doce do planeta. (SHIKLOMANOV, 1998, p. 4, tradução nossa). [4]
“A água de rio é de grande importância no ciclo hidrológico global e para o suprimento de água para a humanidade. Isto porque o comportamento de componentes individuais no retorno da água na Terra depende tanto do tamanho do reservatório quanto da dinâmica do movimento da água. As diferentes formas de água na hidrosfera são inteiramente reabastecidas durante o ciclo hidrológico, mas com taxas muito diferentes.” (SHIKLOMANOV, 1998, p. 6, tradução nossa). [5]
Os tempos aproximados de recarga completa de águas são os seguintes (SHIKLOMANOV, 1998, p. 6, tradução nossa[5]:
- de pergelissolo e gelo: 10.000 anos
- oceânicas: 2500 anos
- subterrâneas e glaciares montanhosas: 1500 anos
- de lagos: 17 anos
- de rios: 16 dias

A quantidade de água efetivamente disponível para uso humano corresponde a aproximadamente 0,007%, uma parcela relativamente pequena. (LIMA, 2001, p.09). [6]
Embora aproximadamente 70% do planeta Terra seja composto de água, há no mundo, atualmente, mais de 780 milhões de pessoas sem acesso à água potável. (UNICEF; WHO, 2012, p.2-5). [7]
Fenômenos como a migração da população de áreas rurais para urbanas, o crescimento demográfico e o processo de industrialização, dentre outros, têm, por um lado, ampliado a demanda de recursos hídricos. E, por outro lado: “Os decréscimos nos suprimentos de água potável estão comprometendo a saúde humana e a atividade econômica.” (ARTHURTON et al, 2007, p. 6, tradução nossa). [8]
Os rios também fornecem alimentos aos seres humanos, com especial destaque aos peixes, de variadas espécies e valores nutricionais. No entanto, “reduções drásticas nos estoques de peixes estão criando tanto perdas econômicas quanto uma perda de suprimento de comida”(ARTHURTON et al, 2007, p. 6, tradução nossa[8], sendo a poluição das águas uma das principais causas da contaminação e morte de seres aquáticos, o que tem acarretado também a redução de estoques de peixes para o consumo humano.
Salienta-se, assim, a importância dos rios para a sustentabilidade da vida e a necessidade de um conjunto de ações para a sua conservação, melhoria e recuperação, nos casos em que se encontram degradados.

Irrigação
Os rios são muito importantes para a irrigação de terras em atividades agrícolas e para que a sustentabilidade da vegetação natural.
Um exemplo na história é o rio Nilo. Localizado em uma região desértica do continente africano, foi graças a ele que se pôde irrigar as terras para a agricultura no Egito Antigo. Após as cheias do rio, as terras das margens ficavam forradas de húmus, um lodo fértil.
O consumo médio de água no mundo pelo setor agrícola corresponde a cerca de 70%, sendo o restante consumido pelo setor industrial (20%) e pelo abastecimento (10%).
No Brasil, a captação de água doce para irrigação do setor agrícola corresponde a 33,5 Km3/ano, ou seja, 72,5% do volume total. (BRASIL…, 1998). [9]

Consumo pelo setor industrial
Estima-se que, atualmente, “a quantidade total de água, demandada pelo setor industrial, é de 139 m3/s, o que corresponde a um volume de aproximadamente 4,4 km3/ano” (BRASIL…, 1999) [10], o que corresponde a 9,5% da captação total de água doce no Brasil.
De acordo com a UNESCO (2012, p. 4, tradução nossa[11]“a operação efetiva de uma indústria requer um fornecimento sustentável de água na quantidade certa, com a qualidade certa, no lugar certo, no tempo certo e com um preço correto”.

Cultura e Identidade
Os rios trazem referências culturais muito importantes sobre a sociedade humana, expressando modos de vida e implicações no cuidado e/ou falta de cuidado com o meio ambiente do qual fazem parte, os recursos tecnológicos e tipos de usos de suas águas, significados, dentre outras.
Eles fazem parte da biografia de muitas pessoas, compondo memórias e perspectivas do presente e futuro, que se alinhavam na tessitura de sua cultura e identidade.

Energia
“Energia e água estão intrinsicamente conectadas.” Há diversos tipos de fontes de energia que necessitam da água em processos produtivos. “Por outro lado, a energia é requerida para tornar disponíveis recursos d’água para uso e consumo humanos, por meio de bombeamento, transporte, tratamento, dessalinização e irrigação.” (UNESCO, 2012, p. 4, tradução nossa). [11]
Os rios são importante fonte de energia elétrica. A bacia do rio Paraná, por exemplo, possui um grande potencial de geração de energia elétrica. Nela encontra-se a maior usina do Brasil, a de Itaipú, além da usina Porto Primavera. E no rio Tocantins, um outro exemplo, localiza-se a usina de Tucuruí.
Cabe salientar a importância da abordagem sistêmica na instalação de usinas hidrelétricas, na medida em que estas trazem uma série de implicações ao meio ambiente, em termos de ecossistema e dimensões socioculturais e econômicas.

História
Os rios têm sido marcantes na história da humanidade. Exemplo disto é o rio Nilo, segundo rio do mundo em extensão, que foi determinante para o desenvolvimento do Egito antigo. Localizado em uma região desértica do continente africano, foi graças ao rio Nilo (denominado de Iteru“o grande rio”, na época do Egito Antigo) que a sociedade egípcia teve acesso à água para beber, irrigar as terras para a agricultura (após as cheias do rio, as terras das margens ficavam forradas de húmus, um lodo fértil), pescar, cultivar peixes (Sarotherodon niloticus, popularmente conhecida como “tilápia-do-nilo”) e transportar mercadorias e pessoas (navegação fluvial).
Ao longo da história, registram-se alterações nas características e na qualidade das águas dos rios, do ecossistema e, em certos casos, de sua configuração e percurso, alguns sendo, inclusive, parcialmente retificados e escondidos pela sua canalização.
Os rios compõem espaços de cidades, que, por sua vez, formam-se “por processos urbanos que tanto se sucedem na história quanto se inter-relacionam em uma mesma época e, com princípios diversos, forjam a cidade múltipla. A cidade é policrônica: seu tempo não é linear, [...]“(DUARTE, 2006, p. 120) [12].

Lazer
Os rios têm se prestado também ao lazer de muitas pessoas, possibilitando atividades como: nadar, pescar, velejar, dentre outras. Estas atividades também dependem da qualidade das águas dos rios.

Paisagem rural e urbana
Os rios compõem paisagens rurais e urbanas, com seus leitos de larguras, extensões, volumes, movimentos e águas de cores diversas, refletindo e refratando a luz, que varia ao longo dos dias e das noites, e conforme as condições climáticas e outros fatores como tipos de solo, vegetação, dentre outras, as quais influenciam também o movimento de suas águas, sendo umas mais ligeiras e turbulentas, enquanto que outras mais lentas, calmas.
As configurações e movimentos dos rios, fauna e flora que compõem o ecossistema, auxiliam a suavizar a composição geométrica e predominantemente estática das construções humanas, principalmente de contextos urbanos.

Psicultura
A psicultura, ou seja, o cultivo de peixes, é uma das atividades econômicas propiciadas pelos rios.
No rio Parnaíba, por exemplo, que se localiza na região Nordeste do Brasil, entre os estados do Ceará, Maranhão e Piauí, a principal atividade econômica desenvolvida é a psicultura.
Um dos fatores fundamentais para a psicultura é a qualidade das águas, que necessita estar em uma condição adequada para a manutenção da vida saudável dos peixes e em equilíbrio dinâmico com o ecossistema.

Transporte hidroviário 
Os rios foram e têm sido bastante utilizados para a o transporte hidroviário, tanto de mercadoria quanto de pessoas.
Em termos de custo e de capacidade de carga, o transporte hidroviário é cerca de oito vezes mais barato que o rodoviário e três vezes menor que o ferroviário. (GODOY; VIEIRA, 1999). [13]
Há rios que se prestam à navegação, enquanto que outros não. São exemplos de bacias com rios navegáveis: a bacia Amazõnica (composta pelo rio Amazonas e afluentes como o Branco, Japurá, Juruá, Negro, Solimões, Xingu, dentre outros, apresenta cerca de 23 mil km de rios navegáveis); a bacia do rio São Francisco; a bacia do rio Paraná (composta por afluentes como o Grande, Paranapanema, Tietê, e cuja hidrovia Tietê-Paraná é uma importante rota de navegação); dentre outras.

Rio Barigui

O Rio Barigui é um afluente do Rio Iguaçu, situado em sua margem direita. Com 66 km de extensão, é o rio principal da bacia que leva o seu nome. Sua nascente localiza-se no município de Almirante Tamandaré, e sua foz no município de Araucária, junto ao rio Iguaçu. Em seu percurso, atravessa também Curitiba, percorrendo 18 bairros, destacando-se na paisagem urbana, como se pode observar, por exemplo, nos parques Barigui, Tanguá e Tingui.
Seus principais afluentes são: a) da margem direita: Pacotuba, Tanguá, Uvu, RIbeirão dos Muller, Campo Comprido; b) da margem esquerda: Vila Formosa, Passo do França, Arroio do Andrada, Arroio da Ordem e Arroio Pulador.

Memórias e perspectivas do presente e futuro do Rio Barigüi

LEGENDA Vídeo 1: Banho no rio Barigui: entrevista com Élio Ricardo Cagnato; Figura 1: Parque Barigui / Foto de: Mariana Tanaka; Figura 2: RIo Barigui no Parque Tanguá / Foto de: Maristela Ono

Rio Belém

O Rio Belém nasce e deságua no município de Curitiba (Paraná, Brasil). Sua nascente localiza-se no bairro Cachoeira, e sua foz no bairro do Boqueirão. Tem uma extensão de aproximadamente 17,13km e percorre 14 bairros de Curitiba, com distintas características urbanas, sociais, econômicas e culturais.
É o rio principal da bacia que leva o seu nome, que é uma das sub-bacias do Alto Iguaçu. São seus afluentes os rios: Água Verde, Fany, Ivo e Parolin.
A bacia hidrográfica do Rio Belém compreende 37 bairros e abrange 42km2 de extensão. Ela banha uma área intensamente urbanizada, um dos principais motivos pelos quais o Rio Belém foi “quase que totalmente canalizado para dar espaço a construções” (IAP, 2009, p. 51) [14], além de para minimizar problemas com enchentes em algumas áreas urbanas, como no caso da Rua Mariano Torres.

Memórias e perspectivas do presente e futuro do Rio Belém



















LEGENDA Vídeo 1: Memórias e perspectivas do presente e futuro do Rio Belém: entrevista com Adelaide A. E. Diniz; Vídeo 2: Memórias e perspectivas do presente e futuro do Rio Belém: entrevista com Adelaide A. E. Diniz / Em Libras por: Ana Paula F. de Almeida; Vídeo 3: Memórias e perspectivas do presente e futuro do Rio Belém: entrevista com Maclovia C. da Silva; Vídeo 4: Memórias e perspectivas do presente e futuro do Rio Belém: entrevista com Maclovia C. da Silva / Em Libras por: Ana Paula F. de Almeida; Vídeo 5: Memórias e perspectivas do presente e futuro do Rio Belém: entrevista com Fabiana de N. Andreoli; Vídeo 6: Memórias e perspectivas do presente e futuro do Rio Belém: entrevista com Fabiana de N. Andreoli / Em Libras por: Ana Paula F. de Almeida; Vídeo 7: Peixes da bacia do rio Iguaçu e da sub-bacia do rio Belém: passado, presente e perspectiva futura / Por: Vinícius Abilhoa; Vídeo 8: Memórias e perspectivas do presente e futuro do rio Belém: entrevista com Luciano da Silva Messias; Vídeo 9: Memórias e perspectivas do presente e futuro do rio Belém: entrevista com Luciano da Silva Messias / Em Libras por: Ana Paula Ferreira de Almeida; Foto 1: Representação do Rio Belém no presente / Desenho de Luiz Gabriel, 11 anos, morador da Vila das Torres, Curitiba/PR (2010); Foto 2: Representação de como gostaria que fosse o Rio Belém / Desenho de Luiz Gabriel, 11 anos, morador da Vila das Torres, Curitiba/PR (2010): Foto 3: Representação de como gostaria que fosse o Rio Belém / Desenho de Dandara, 8 anos, moradora da Vila das Torres, Curitiba/PR (2010)

Passagens do Rio Belém na história

O rio Belém sofreu várias alterações em sua hidrodinâmica e configuração ao longo de sua história, sendo exemplos de intervenções urbanas : a retificação e a canalização de trechos, a ocupação irregular de margens, além de lançamentos de lixo e esgoto sem o devido tratamento, o que se reflete da atual condição de degradação da qualidade de suas águas. Em 1972, foi inaugurado o Parque São Lourenço, que foi criado com o objetivo de contenção de cheias do rio Belém e de recuperação de uma enchente ocorrida na área em 1970, que atingiu uma fábrica de cola e um curtume, dentre outros, paralisando suas atividades. As obras de retificação e canalização do rio Belém no bairro Centro Cívico iniciaram-se em 1975 e foram concluídas em julho de 1980. Uma ação importante para a proteção ambiental de sua nascente foi a criação, em 24 de novembro de 2001, do Parque Municipal Nascentes do Rio Belém, localizado no bairro Cachoeira, na cidade de Curitiba/PR.







LEGENDA Vídeo 1: Parque Municipal Nascentes do Rio Belém (Curitiba / PR): Foto 1: Inundação na Av. Cândido de Abreu, no bairro Centro Cívico, em 1976 / Fonte: Diário do Paraná, 1976. Disponível no acervo da Casa da Memória (Curitiba/PR); Foto 2: Trecho da canalização do RIo Belém no bairro Centro Cívico, na época de sua conclusão, em 1980 / Fonte: Jornal Gazeta do Povo, 13 jul. 1980. Disponível no acervo da Casa da Memória (Curitiba / PR)

Rio Belém na paisagem urbana

O Rio Belém destaca-se na paisagem urbana da cidade de Curitiba, integrando espaços públicos como os parques da Barreirinha e São Lourenço, a Universidade Livre do Meio Ambiente, o bosque do Papa, dentre outros.







LEGENDA Rio Belém na Universidade Livre do Meio Ambiente (Curitiba / PR) / Foto de: Maristela Ono; Foto 2: Rio Belém no Bosque do Papa (Curitiba / PR) / Foto de: Maristela Ono; Foto3: Rio Belém no Parque São Lourenço (Curitiba / PR) / Foto de: Maristela Ono; Foto 4: Rio Belém no Parque da Barreirinha (Curitiba / PR) / Fo
http://www.cuidedosrios.eco.br/importancia-dos-rios/

http://geoconceicao.blogspot.com.br/2011/08/bacias-hidrograficas-do-brasil.html

http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/importancia-da-preservacao-dos-rios-e-nascentes/

DIA DO INDIO?

Apoie a Rede consuma com nossos afiliados.

DIA DAS BOAS AÇÕES

DIA DAS BOAS AÇÕES
CIEP 115

Proteja os Corais da Amazônia

Proteja os Corais da Amazônia
Greenpeace, eu te apoio!

Adsense

Alimentos Monsanto

Baixe o aplicativo:

Vamos Reciclar? Samantha Lêdo

Filme de Eduard Snowden

Comercio Digital para produtos Sustentáveis

Comercio Digital para produtos Sustentáveis
Sua loja e aplicativo: Promoção!

O EMBURRECIMENTO: ASSISTA AGORA!

CONSUMED COMPLETO:Legendado

Loja Comunique

Modelo de Inclusão Local: representação física Primeira abordagem: Informática

Somos todos contra a PEC 241

Somos todos contra a PEC 241
DIGA NÃO AO SUCATEAMENTO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO!

Aplicativo: Vamos Reciclar?

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - ECO CAMPING

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Vista Panorâmicado espaço NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Os alquimistas estão chegando!!

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Oficinas

Brechó da Filó = ESPAÇO NAVE

ECOLOGIA RURAL COM CONEXÃO URBANA

ECOLOGIA RURAL COM  CONEXÃO URBANA
Lumiar/Friburgo - Estrada da Toca da Onça/Sítio da Jabuticaba

Todo o espaço NAVE será ornamentado, reaproveitado , reciclado, restaurado,,,,

Todo o espaço NAVE será ornamentado, reaproveitado , reciclado, restaurado,,,,
NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência ecológica

Vamos plantar? multiplicar? vem pro NAVE

NAVE...

NAVE...
Educação Ambiental, Coleta Seletiva de Materiais, Reaproveitamento Artesanal (Oficinas de Arte em Reciclagem), Reciclagem, Compostagem Orgânica, Horta Familiar Orgânica, “Restaurante Caseiro Personalizado Temperança, Empório (produtos locais), Brechó alternativo (trocas), Camping, Sustentável, Pouso Familiar Ecológico, Vivências Ecológicas!

NAVE

NAVE

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica, venha para NAVE...

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica, venha para NAVE...
Você gosta de pássaros? Então plante árvores, e convide-os para ceiar com você, assista de longe, e respire o ar puro e ouça o canto dos nossos pássaros...

Matéria revista VISÃO SOCIAL 2008

Matéria revista VISÃO SOCIAL 2008
Há muitos anos atuando efetivamente na mesma direção...sustentabilidade....

NAVE: BANDEIRA DA CRUZADA DA ECOLOGIA...

NAVE: BANDEIRA DA CRUZADA DA ECOLOGIA...
A luta é grande...

Reciclar é simples assim...

Reciclar é simples assim...

NÓS RECICLAMOS, E VOCÊ?

NÓS RECICLAMOS, E VOCÊ?

Selo da Oficina de Reaproveitamento

Selo da Oficina de Reaproveitamento
Gestão: Samantha Lêdo

Auditorias

Auditorias
Qualidade é: Executar corretamente mesmo que, não seja observado...

A Educação é apenas o começo de um ciclo produtivo limpo E SUSTENTA´VEL.

A Educação é  apenas o começo de um ciclo produtivo limpo E SUSTENTA´VEL.
Educação para a cidadania do descarte adequado!

RAIZ DO PROBLEMA...

RAIZ DO PROBLEMA...
A FALTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL...

RESUMO DA ATA DO ATO PÚBLICO DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2012

ATA do ato público: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 05 DE JUNHO DE 2012

COLABORADORES:

GT RIO, CÚPULA DOS POVOS, INSTITUTO MAIS DEMOCRACIA, SINDPETRO R.J, SEPE R.J, MTD, MAB, CAMPANHA CONTRA OS AGROTÓXICOS, LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE, MST, MST-R.J, COMITÊ POPULAR DA COPA E OLIMPÍADAS, GRUPO AMBIENTALISTA DA BAHIA, SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, REDE BRASILEIRA DE JUSTIÇA AMBIENTAL, PACS, REDE JUBILEU SUL BRASIL, FÓRUM DE SAÚDE DO RIO, FRENTE CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE, VIA CAMPESINA, APEDEMA-REGIONAL BAIXADA, RIO MENOS 20, MNLM, AMP VILA AUTÓDROMO, CONSULTA POPULAR, ABEEF, DACM/ UNIRIO, REDE DE GRUPOS DE AGROECOLOGIA DO BRASIL, REGA, PLANETA ECO, SAMANTHA LÊDO E FAFERJ.

Gilvenick: discussão que a ONU em diversas convenções, citando a de Estocolmo, e nada de concreto, ele declara que, o cumpra-se não está sendo cumprido na legislação ambiental e no que diz respeito a participatividade social no fórum.

Sergio Ricardo: Um dos principais objetivos é, dar voz e fortalecer as populações e trabalhadores impactados com a má gestão empresarial acobertada por autoridades competentes, lagoa de marapendí,...ele fala sobre o processo de despejo nas lagoas, SOBRE AS EMPREITEIRAS, ELE FALA TAMBÉM SOBRE AS AMEAÇAS AO Mangue De Pedra, pois só existem 3 no Planeta, e que há um a história sobre a áfrica que abrange aspectos geológicos, antropológicos e arqueológicos para a localidade, precisa se pensar no modelo de ocupação dos solos, Sergio declara sobre os documentos enviados ao ministério público hoje e sempre, ele fala das irregularidades nos licenciamentos ambientais,”fast food”.

Marcelo Freixo: Precisamos de estratégias consistentes e que uma delas importante neste dia de hoje é, de luta e alerta, sobre a ação direta que está sendo encaminhada para o supremo tribunal federal para a cassação de algumas licenças concedidas de forma irregular, contra a TKCSA, contra empresas que não se preocupam com a dignidade humana, e a luta vem a tender os recursos que afetam desde o pescador artesanal até a dona de casa, ele fala do parlamento europeu, sobre os investimentos sociais, sobre isenções fiscais mascaradas de deferimento, uma vez que uma lhes dá o direito de usar o dinheiro público para obras e interesses privados...e que no final sempre os maiores prejudicados são, as populações de risco social gerando um looping social descendente.

Hertz: Hoje nós temos um modelo de desenvolvimento que, privilegia as grandes empresas, as licenças estão sendo realizadas sem os devidos EIAs/RIMAs E SUA CONFORMIZAÇÃO Á LEGISLAÇÃO AMBIENTAL CONFORME: 6.938 – SLAM – 9605 – 9795 e outras...temos que nos unir para exigir mais critérios nos licenciamentos, nós é que temos que tomar conta do Planeta, ele declara que continuaremos discutindo durante todo o movimento.

Vânir Correa: Morador da Leopoldina pergunta o que nós moradores ganharemos com as obras da transcarioca, que tem um traçado que vai da barra da tijuca até a Penha?

Carlos Tautz: Declara que o BNDS, um banco para o desenvolvimento econômico do povo brasileiro, não tem critérios definidos de forma técnica e socioambiental para a liberação de recursos, apesar de declarar o contrário, é um banco que está trabalhando para emprestar aos ricos e multiplicar suas riquezas, que todas as grandes obras no Brasil contaram com recursos de BNDES, e que sempre maqueada em dispositivos legais, burlando a legalidade e que se reparar-mos, são sempre os mesmos conglomerados, mesmos donos, sempre pegando o mesmo dinheiro (DO POVO). Ele convoca a todos a participar da cúpula dos povos, pois na, RIO + 20 NÃO TEREMOS VOZ E NEM DIREITOS, JÁ ESTÁ TUDO FECHADO, MARCADO ECARIMBADO. A CÚPULA DOS PVOS TRATA-SE DO ÚNICO ESPAÇO REAL EM QUE A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA OU NÃO PODERÁ SE MANIFESTAR, CONTRIBUIR, COLABORAR, APOIAR, CRIAR E IMPLEMENTAR IDÉIAS,,,

CARLOS DO IBAMA DECLARA QUE AS ATIVIDADES ESTARÃO SUSPENSAS ATÉ O DIA 23, UMA POSIÇÃO TOMADA POR ELE E OUTROS COMPANHEIROS DO SETOR, QUE NÃO COMPACTUAM COM O DESCASO E INCOMPETÊNCIA DO ORGÃO EM QUE ATUA.

FUNCIONÁRIO DO SINDICATO DOS SERVIDORES DA FIOCRUZ DECLARAM-SE SLIDÁRIOS E ATIVISTAS NO MOVIMENTO.

GRUPO HOMENS DO MAR DECLARA O DESCASO GERAL COM A BAÍA DE GUANABARA UM CARTÃO POSTAL E PARAÍSO ECOLÓGICO DO RIO DE JANEIRO.

RENATO 5(NÚCLEO DE LUTAS URBANAS): AMLUTA PELA JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL É FUNDAMENTAL NESTE MOMENTO, O PLANETA ESTÁ REPLETO DE INJUSTIÇAS AMBIENTAIS, VIVEMOS NUMA CIDADE NÃO PODE DISSEMINAR A SEGREGAÇÃO. ELE FALA QUE A INJUSTIÇA É VALIDADA DESDE A, DIVISÃO ESPACIAL DO SOLO, OS ESPAÇOS SOCIAIS E QUE SOMOS UMA CIDADE QUE NÃO PODE COMPACTUAR COM OS DISCURSOS HIPÓCRITAS DA RIO + 20.

ALEXANDRE PESSOA (SINDICATO DOS TRABALHADORES DA FIOCRUZ): EM FRENTE AO INSTITUTO DO AMBIENTE, COM A MISSÃO DE GARANTIR ATRAVÉS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL A JUSTIÇA, O QUE NÃO ACONTECE COM ESTE ÓRGÃO. ELE APRESENTA NO AMBIENTE ACADÊMICO AS FFALSAS SOLUÇÕES DE ECONOMIA VERDE, SÃO INÚMEROS OS, DESCASOS NA ÁREA DA SAÚDE DEVIDO A MÁ GESTÃO AMBIENTAL DE, NOSSA CIDADE, DE NOSSO BRASIL DESDE, BELO MONTE AOS AGROTÓXICOS, DESTA FORMA NÃO HAVERÁ HOSPITAIS QUE POSSAM ATENDER SE A POLUIÇÃO E A FALTA DE COMPROMETIMENTO CONTINUAREM DESTA FORMA QUE ESTÁ. O POVO NÃO QUER PAGAR UMA CONTA NA QUAL NÃO NOS CONSULTAM PARA FAZÊ-LA. HOJE, MESMO COM TANTOS DESCASOS DE GOVERNOS PASSADOS COM A QUESTÃO AM IENTAL, UNICA FOI TÃO FÁCIL CONSEGUIR UM LICENCIAMENTO AM BIENTAL. ACORDA BRASIL!!!

HELENA DE BÚZIOS CLAMA PELA PRESERVAÇÃO DO MANGUE DE PEDRA E O REFERIDO PROJETO LOCAL.

PAULO NASCIMENTO: DECLARA QUE É CONTRA QUALQUER GOVERNO DO SERGIO CABRAL, POIS HOJE OS MILITARES SÃO ESCURRAÇADOS DENTRO DOS QUARTÉIS, E QUE PASSAMOS POR UMA DITADURA LIVRE, DISFARÇADA, ELE DECLARA TAMBÉM QUE O ESTADO NÃO LHES FORNECE UNIFORME, OU SEJA, ELES UTILIZAM O MESMO UNIFORME MESMO NA TROCA DE TURMA, OU SEJA, 24/24 E A FILA ANDA,,,,SÃO VÍTIMAS DE DIVERSAS DOENÇAS DE PELE, COMPROVADAMENTE, E QUE OS QUE SE MANIFESTAM SÃO EXCLUÍDOS.Peço desculpas aos companheiros por alguma falha de interpretação e ou nomenclaturas, ficarei grata com as correções e críticas.

Cartão Postal Ecológico - Ilha Grande

Cartão Postal Ecológico - Ilha Grande
Clieke aqui e acesse a página.

Click Talentos Ambientais

Click Talentos Ambientais
Rogèrio Peccioli - Macaé/R.J-Brasil

ONG Beija Flor

ONG Beija Flor
Amor, às crianças, à natureza, à vida!!

CONHEÇA MAIS AS LEIS E NORMAS AMBIENTAIS

LEIS:
6938 de 31/08/81 - Política Nacional do Meio Ambiente
7804 de 18/07/89 - Lei alteração da lei 6938
10.165 de 27/12/00 - Lei dispõe sobre a taxa de fiscalização ambiental.
7679 de 23/11/88 - Pesca predatória
9605 de 12/02/98 - Crimes Ambientais
Art. 29 - CONTRA A CAÇA A ANIMAIS
4191 de 30/09/2003 - Política Estadual de resíduos Sólidos
4074 de 04/01/2002 - Regulamenta a produção de Embalagens, rotulagem.
3239 de 02/08/99 - Política Estadual de Recursos Hídricos.
11.445 de 05/01/07 - Lei de Saneamento Básico
9433 de 08/01/97 - Política Nacional de Recursos Hídricos
9985 de 18/07/2000 - Unidades de Conservação
1898 DE 26/11/91 - Lei de Auditoria Ambiental Anual
5438 de 17/04/09 -Institui o Cadastro Técnico Estadual
9795 de 27/04/99 - Políca Nacional de Educação Ambiental
4771 de 15/09/65 - Manguezais
10.257/01 direto - Estatuto das Cidades
6.766 de 19/12/79 - Parcelamento do Solo Urbano
4132 de 10/09/62 - Desapropriação
7735 art. 2º - Determina a autarquia no IBAMA
___________________________________________ INEA
5101 DZ 0041 R 13 EIA/RIMA
DZ - 056 - R2 Diretriz para a realização de Auditorias Ambientais.
DZ 215 Grau de Classificação de carga orgânica

____________________________________________ 42.159/09 - Licenciamento Ambiental Simplificado - Classe 2 Tab. 01
__________________________________________ CONAMA
313/2002 - Resíduos Industriais
008/84 - Reservas Ecológicas
237 - Utilização dos Recursos Naturais
__________________________________________ SASMAQ 202005 - Reduzir os riscos de acidentes nas operações de transporte de distribuição de produtos químicos
9001 - Gestão da Qualidade
14001 - Gestão Meio Ambiente
10004 - gestão de Resíduos
_______________________________________
SLAM - (sistema de Licenciamento ambiental)
SLAP - (Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras)
PEGIRs - Plano Diretor de gestão Integrada de Resíduos Sólidos
__________________________________________

PENSE SUSTENTÁVEL...

REDUZA, REAPROVEITE, RECICLE!!!

Projeto O meu rio que se foi...

Projeto O meu rio que se foi...
Samantha ledo - Escola Engenho da Praia - Lagomar - Macaé...

Adquira as camisetas do projeto Comunidade Sustentável

Adquira as camisetas do projeto Comunidade Sustentável
Recicle! Apoie! clique na foto e adquira a sua já!

Educação e Coleta Seletiva

Educação e Coleta Seletiva
ONG Beija Flor

Visita de Samantha Lêdo e Professor Feijó ao Galpão das Artes Urbanas/R.J

Visita de Samantha Lêdo e Professor Feijó ao Galpão das Artes Urbanas/R.J
Samantha Lêdo, Professor Feijó, Alfredo Borret e Ana Cristina Damasceno

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
EMPRESAS

EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO!!

EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO!!
CATADORES CONHECEDORES TÉCNICOS DA MATÉRIA PRIMA.

CAMISETA RECICLE

CAMISETA RECICLE
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE SUSTENTÁVEL

luminária produzida a partir da caixa de amortecedores para veículos.

luminária produzida a partir da caixa de amortecedores para veículos.
EMBALAGEM DE PAPELÃO - ARTES PLÁSTICAS PARA TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA

ATO PÚBLICO - CÚPULA DOS POVOS

ATO PÚBLICO - CÚPULA DOS POVOS
05 DE JUNHO DE 2012, DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, VÉSPERAS DA RIO + 20 - MANIFESTAÇÃO CONTRA O FORMATO DO EVENTO EM NOSSO PAÍS,

Oficina de Arte em Reciclagem - Planeta Eco Arte

Oficina de Arte em Reciclagem - Planeta Eco Arte
Evento de Responsabilidade Socioambiental: Escola Engenho da Praia.

Reaproveitamento papelão, pet, vidros, madeira, e outros...

Reaproveitamento papelão, pet, vidros, madeira, e outros...
REAPROVEITAMENTO E RECUPERAÇÃO...2º e 4º Rs

Revenda Samantha Lêdo

Revenda Samantha Lêdo
Produtos Naturais e Ecológicos Ama Terra

Arte de reaproveitar...

Arte de reaproveitar...
Reaproveitamento de papelão

Enquanto os "Legumes e Verduras" são, a "fonte da saúde, da beleza e da sonhada qualidade de vida!!"

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Não desista nunca!

Não desista nunca!
Siga em frente, força!

Grupo Comunique Sutentável

Grupo Comunique Sutentável
Pratique essa idéia!

Horta Orgânica

Horta Orgânica
Mais fácil e simples do que imaginamos...

RECICLAGEM DE RETALHOS - Homenagem aos petroleiros da Bacia de Campos.

RECICLAGEM DE RETALHOS - Homenagem aos petroleiros da Bacia de Campos.
Sentinela! Não pode relaxar ...Arte, Criação, Curadoria: Samantha Lêdo - Planeta Eco Arte

Vamos reciclar?

Vamos reciclar?
NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica

Peixe de Garrafa PET

Peixe de Garrafa PET
Educação e Ecologia com Arte

EM que posso lhe ajudar?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Lojinha e Oficina: Planeta Eco Arte

Lojinha  e Oficina: Planeta Eco Arte
Papel reciclado: Samantha Lêdo e a ONG PORTADORES DA ALEGRIA/Macaé..

Utensílios a partir da Arte Reciclada!

Utensílios a partir da Arte Reciclada!
Reduza, reaproveite, recicle...

Vamos Reciclar? Posso ajudar, cadastre-se...

Revista Samantha Lêdo

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Integrando todas as tribos - chorinho e um cardápio diversificado para todos os hábitos alimentares - integrar para conhecer -considerando que a mudança deve ser de livre arbítrio!

Confie e busque os seus ideais, estude!

Confie e busque os seus ideais, estude!
Só o conhecimento poderá te levar onde o seu sonho quer!

Faça parte do Clube Eco Social

Faça parte do Clube Eco Social
Grupo Comunique Sustentável

APlicativo Vamos Reciclar no Twiter:

Natureza!

a "Natureza" nos ensina a "Reciclar", a "Reciclagem" nos ensina a "Produzir", as duas coisas nos ensina a "Consumir"!
(Samantha Lêdo)
Bem vindo(a) ao meu blog e Saudações Ecológicas da
eco amiga Sam

CONTATO

+55(0)21-2753-8061

Japão declara crise Nuclear

A Inovação da Solidão: Excelente!

Salve os oceanos!

Vamos Reciclar?

Conheça o nosso aplicativo e cadastre-se:

Programa de agroecologia: André Cajarana

Programa de agroecologia: André Cajarana
Boas iniciativas ja ocorrem no alto sertão sergipano.

Nossos parceiros!

Calcule a sua pegada ecológica

Calcule a sua pegada ecológica
Revista Samantha Lêdo

Aquífero Guarany

ASSINE A PETIÇÃO

ASSINE A PETIÇÃO

 O que o mau uso do plástico pode gerar


Embora quase todos os plásticos utilizados para as embalagens sejam mecanicamente recicláveis, é comum a banalização de seu uso e descarte inadequado. Esse descarte, gera enormes impactos ambientais, desde o acumulo  em locais indevidos nas cidades à contaminação de rios e mares.

       

SANEAMENTO JÁ

SANEAMENTO JÁ

Lixo Eletrônico na China!

A SERVIDÃO MODERNA : EDITADO

Pegada Ecológica

Mas tudo começa no individual. O que você comeu hoje? Tem feito muitas compras? Todas necessárias? Como andam suas viagens? Quando trocou seu celular pela última vez? Tudo faz parte da sua Pegada. Conheça-a com mais detalhes e engaje-se numa nova corrente, baseada em valores que permitam o desfrute do melhor que o planeta nos oferece com responsabilidade. Nós do Grup Comunique Sustentável juntamente com Samantha Lêdo apoiamos essa causa!

Calcule já a sua!

Calcule já a sua!
Pegada Ecológica, eu apoio!

Taxa de crescimento da produção industrial do plástico.

Taxa de crescimento da produção industrial do plástico.

Morrendo por não saber...

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE -

Evento a Praça é Nossa!

Evento a Praça é Nossa!

Exposição Reciclos

Faça parte dessa Trupe...

Faça parte dessa Trupe...
Trupe da Sustentabilidade

Parceiros na responsabilidade socioabiental

Parceiros  na responsabilidade socioabiental
Criando força para a a sustentabilidade!

Imagem captada em um passeio em São Pedro da Serra!!

Imagem captada em um passeio em São Pedro da Serra!!
Friburgo/R.J

Macaé de Cima - A natureza literalmente em nossas mãos...

Macaé de Cima - A natureza literalmente em nossas mãos...
NAVE - NÚCLEO AMBIENTAL DE VIVÊNCIA ECOLÓGICA: EM BREVE!!

ESTA É A HORA DE AGIR!!!

ESTA É A HORA DE AGIR!!!
A INVIABILIDADE É TOTAL, NÃO HÁ ARGUMENTOS PARA A ENERGIA NUCLEAR

Valores, quais são os seus?

Valores, quais são os seus?

Apoie o Projeto Comunidade Sustentável

Patrocinio

Patrocinio
Financeiro

Atividades Outubro

Atividades Outubro
Trupe da Reciclagem

Para os líderes mundiais e os Ministros da Agricultura:

Pedimos-lhe para proibir imediatamente o uso de pesticidas neonicotinóides. O drástico declínio em colônias de abelhas é susceptível de pôr em perigo toda a nossa cadeia alimentar. Se você tomar medidas urgentes com cautela agora, poderia salvar as abelhas da extinção. Samantha Lêdo apoia a petição, e você?
 
Já Avaaz membro? Digite seu endereço de e-mail e clique em "Enviar".
Nova para a Avaaz? Por favor, preencha os campos abaixo.
Avaaz.org protegerá sua privacidade e mantê-lo informado sobre isso e campanhas semelhantes.

Trupe da Reciclagem

Trupe da Reciclagem
Produção do PUFF

Google

MSOL< Planeta Eco Arte e UNIGRANRIO:Semana do meio Ambiente

MSOL< Planeta Eco Arte e UNIGRANRIO:Semana do meio Ambiente

Goiaba brotando internamente...

Goiaba brotando internamente...
centenas de mudas numa embalagem orgânica....

Parcerias Integradas para a gestão dos seus resíduos.

Parcerias Integradas para a gestão dos seus resíduos.
Faça a sua parte como gerador e faremos a nossa como gestores e recicladores.

Talentos da "Fotografia Ambiental."

Talentos da "Fotografia Ambiental."
Bacurau Chitão - Fotografia: Rogèrio Peccioli

Consórcio para o compartilhamento de responsabilidades...párticipe!!

Consórcio para o compartilhamento de responsabilidades...párticipe!!
Na prática, todo mundo sabe na teoria!!

Luminária papelão - caixa de casquinhas Kibon

Luminária papelão - caixa de casquinhas Kibon
Arte e Criação: Samantha Lêdo

Uso e reuso!! E você?

Uso e reuso!! E você?
Re aproveitamento de àgua...Pense nisto...

Não adquira se, não for madeira legal

Não adquira se, não for madeira legal
Faça parte do Grupo Comunique Sustentável

Apoio

Apoio
Institucional

Classificação de Resíduos Sólidos

Selo de Responsabilidade Socioambiental "Eu Apoio"

Selo de Responsabilidade Socioambiental "Eu Apoio"
Garanta o seu!

Lojinha Socio Ambiental - PLANETA ECO ARTE

Lojinha Socio Ambiental - PLANETA ECO ARTE
Móbile de PET - Buterfly - Samantha Lêdo

Reciclagem de caixotes de Madeira

Reciclagem de caixotes de Madeira

A educação agrega todos na mesma causa...

A educação agrega todos na mesma causa...
Colaboradores e Empresa conscientes.

Fotos ambientais brasileiras

Fotos ambientais brasileiras
Esquilo - Fotografia: Rogério Peccioli - Macaé-R.J/Brasil

EDUCAÇÃO E CONSCIENCIA DA RECICLAGEM

EDUCAÇÃO E CONSCIENCIA DA RECICLAGEM

Palestras para escolas, empresas e condomínios.

Palestras para escolas, empresas e condomínios.
Grupo Comunique Sustentável

Assine pela criação do santuário das baleias

753538 pessoas no mundo inteiro já assinaram, e você?