Compre com nosso afliado!

sábado, 27 de maio de 2017

Alunos passam de ano sem, saber ler nem escrever:

Crianças passam de ano sem, saber 
ler e escrever.
Educação vive drama no Brasil e prepara maus profissionais.
Aos 8 anos, João terminou a alfabetização em uma escola pública. Passou de ano, 
Resultado de imagem para crianças estudandomas, ao contrário do que se esperava, só conseguia ler bem textos curtos, não sabia escrever e a matemática era um problema gigante. João cresceu e seguiu estudando, passando de ano, apesar de um ou outro percalço. Prestes a entrar no mercado de trabalho, o agora rapaz teve uma surpresa: foi reprovado na sua primeira entrevista de emprego. O motivo: problemas de leitura, escrita e matemática, que poderiam ter sido resolvidos ou nem existir se tivesse uma alfabetização melhor.
(Imagem: google).
João é um personagem fictício, mas representa milhões de crianças que saem da alfabetização sem aprender a ler, escrever ou calcular adequadamente.
Segundo dados de 2014 da Avaliação Nacional da Alfabetização, do MEC, 22% dos alunos de 8 anos não sabiam ler adequadamente, 35% não sabiam escrever e 57% não sabiam o básico de matemática. Crianças que levam para suas trajetórias escolar e profissional o problema silencioso da educação brasileira.

Para a doutora em educação e professora da Ufes Cleonara Schwartz, é preciso entender que alfabetizar não é só ensinar a decodificar um texto. Ela defende que a escola forme leitores críticos e que entendam que o que se está lendo não serve apenas para passar de ano. “Esse não vai ser um jovem que vai se contentar com o texto. Vai ser capaz de contrapor, criticar, entender melhor, de ir além do que está sendo oferecido”, diz.
Cleonara ressalta que muitas vezes o aluno acaba passando de ano porque consegue “captar” o que é preciso para passar nas provas. “Se a escola cobra que ele aja assim ou assado, o aluno vai passar porque ele é esperto. Ele passa, mas lá fora ele não consegue porque a coisa muda de figura”, diz.
Sem “decoreba”
O professor doutor Ítalo Curcio, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, aponta uma questão semelhante em matemática. “A matemática nesse nível é uma linguagem. A memorização de técnicas pode funcionar com um ou outro, mas não está sendo condicionado a assimilar o conceito. Ele sabe que 3 vezes 2 é 6, mas não que isso é o mesmo que dois feijões, mais dois feijões, mais dois feijões”, diz.

Infográfico Educação
Foto: A Gazeta
A coordenadora-geral do movimento Todos Pela Educação, Alejandra Meraz Velasco, destaca que um olhar mais detalhado sobre os dados traz outra constatação preocupante: “A desigualdade social já está presente nesse momento. Quando a criança é pobre, negra... Só reduzindo a desigualdade que a gente vai conseguir ter um desempenho melhor como país e conseguir melhorar outros indicadores. O crescimento econômico é altamente dependente da educação”, frisa.
Consequências
Para a mestre em educação e comentarista da Rede CBN, Ilona Becskeházy, a preocupação com a educação é invisível no dia a dia diante das urgências que se têm na sociedade, como a crise econômica.
“A gente já sente as consequências de uma educação de péssima qualidade em várias coisas, como com o desalento dos jovens, a baixa produtividade da mão de obra brasileira e o desemprego entre os jovens – que mesmo quando a gente estava em um período de crescimento tinha 25% dos jovens que nem estudavam e nem trabalhavam. A geração nem nem vem disso, de você não saber o que fazer com os seus dotes mentais”, ressalta.
“Isso faz com que a gente sofra em vários sentidos, na economia, nas relações humanas. Na capacidade de produção e de escolha profissional dos brasileiros. Há os que chegam na faculdade assim”, completa Ilona.
Alejandra Meraz Velasco, revela que uma pesquisa realizada pelo Todos Pela Educação – que ouviu jovens acima da média no Enem, além de professores de ensino superior e empregadores desses jovens – constatou que muitas das habilidades que faltam a eles foram abordadas no ensino fundamental, como a capacidade de escrever para diferentes públicos com vários objetivos, a capacidade de comunicação e outros assuntos.
Secretário: “Escola de hoje já não dá conta”
“Do jeito que a escola funciona hoje ela não dá conta. É preciso mudar a organização da escola, e isso começa pelo currículo”. É o que defende o secretário de Estado da Educação Haroldo Rocha.
Ele destaca que, num passado recente, a preocupação do Brasil era construir escolas para atender a todos. Hoje deve ser com a qualidade do ensino. Citando exemplos como o programa Escola Viva, do governo do Estado, ele destaca que o começo dessa reorganização deve ser feito pelo currículo.
O secretário frisa que o Estado implantou o programa Sedu Digital que inclui uma plataforma com videoaulas, apresentações e jogos educativos, entre outras atividades. Para ele, isso torna o aprendizado mais agradável.
“A tendência da escola é evoluir nesse sentido. Antes o professor dava a aula e passava uma pesquisa. Hoje, temos plataformas que juntam o conteúdo que faz sentido, ou seja, o realmente útil para o aluno, e o alinham. Também criam planos de estudos personalizados. A ideia é que com uma orientação básica o menino estude e debata na escola o que pesquisou. Isso muda a organização da sala de aula. Essa é a visão da escola do futuro. A sala de aula invertida”, diz.
Sobre a alfabetização, Haroldo destacou o Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa, que também é aplicado no Estado. “É um programa de material didático adequado, formação intensiva de professores pelos próprios professores e um regramento da escola de como as coisas têm que funcionar, e os meninos aprendem. Não demanda gigantescos investimentos. É um jeito de trabalhar com materiais adequados e professores treinados para isso”.
Professor deve conhecer como é a família do aluno, diz especialista
Para ter melhores resultados na alfabetização e também nas outras etapas do ensino, o professor deve conhecer o perfil dos seus alunos e, se possível, também o da família deles. É o que diz o doutor em educação e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ítalo Curcio.
“Talvez por falta de preparo, alguns professores pecam em elementos básicos. Não conhecer o perfil dos alunos, por exemplo. Primeiro de tudo, ele tem que conhecer. É uma estratégia. Se possível ter informações também do perfil familiar e aplicar uma avaliação diagnóstica para saber com que tipo de aluno ele vai trabalhar, de que forma ele deve receber o conteúdo”, explica.
Segundo Curcio, isso traz vantagens, entre elas a de saber que vocabulário e exemplos o educador pode usar. “O professor não deve usar vocabulário chulo, que escandalize a classe, mas tem que ser popular para que o aluno o entenda”, detalha.
Ele diz que é preciso adotar também aulas experimentais e dinâmicas de grupo. “Não pode ficar na teoria e o aluno ficar memorizando. Mesmo a criança quer saber para o que que serve”.
Para Curcio, um dos problemas que existe na educação é a falta de capacitação constante do professor. “Infelizmente nas redes públicas, a maioria tem carga elevada de aula. Tem pouco tempo para se atualizar. O professor parou no tempo. Saiu da universidade, não se atualiza mais. Imagina um médico que se formou e não se atualiza?”, compara o professor universitário.
Na avaliação de Curcio, é preciso saber o quanto o professor pode contar com a família. Ele elogiou atividades como as do projeto “Mala Viajante”, da Escola Laranjeiras, mas disse que é preciso contar com os pais.
“Algumas escolas aqui em São Paulo fazem reunião de pais no final de semana. Algumas oferecem inclusive EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, aí, pais que não eram escolarizados, voltam a estudar”, destaca.
Formação
Na avaliação da mestre em educação e comentarista da CBN Ilona Becskeházy, é preciso exigir mais dos cursos que formam professores no Brasil. Para ela é necessário tomar uma decisão política importante depois da aprovação da Base Nacional Comum Curricular.
“Temos que fazer uma nova diretriz na formação de professores. Temos que reestruturá-la por completo. Os instrumentos de repasse de verba, como o Fies e o Prouni, devem ser usados para apertar as universidades privadas para que formem profissionais excelentes. Além disso, não pode deixar mais espaço no mercado para existir curso noturno. Se for necessário dar bolsa para as pessoas estudarem para serem professores, vamos fazer esse investimento”, defende.
“É uma decisão política, econômica e técnica. O professor vai ser formado lendo muito, escrevendo muito, acabando com a educação básica de má qualidade que ele teve até que a educação básica seja de boa qualidade”, completa.

http://www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2016/06/criancas-passam-de-ano-sem-saber-ler-e-escrever-1013951504.html

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Em nosso dia a dia será que estamos sendo sustentáveis?

Basta ter pequenas atitudes conscientes ao longo de sua existência. Assim, o “ser sustentável” transforma-se numa legião de formiguinhas que juntas podem mudar o mundo e a forma como a humanidade afeta negativamente a vida em nosso mundo. Medidas simples como economizar e reciclar papel. Reciclar latas e embalagens; não queimar lixo; economizar água e energia elétrica através de um uso mais racional desses recursos; garantir que as empresas que fornecem bens e serviços para você tenham também a mesma preocupação e recusando-se a consumir produtos de origem ilícita ou que tenham sido obtidos (extraídos ou fabricados) através de meios prejudiciais a natureza.
Agindo desta forma, você acabará por criar “uma onda” que se propagará ao seu redor e provocará novas mudanças em outras pessoas que, por sua vez, gerarão ondas em torno de si em uma pirâmide do bem que se espalhará por toda a sociedade.
É claro que ser sustentável num mundo de altíssimo consumo e onde as pessoas valem pelo que podem consumir e pelo que tem e não pelo que são e pelos exemplos que produzem; esse modo de vida tem lá os seus percalços e seus inconvenientes. Mas, com o passar do tempo e com a evolução da mentalidade geral e da educação ambiental que for fornecida para as pessoas comuns; essa forma de vida será aceita por toda a sociedade como a única forma realmente possível de prolongarmos a nossa existência nessa nossa ínfima e adorável bola de pedra que chamamos de Terra.
Muito em breve; o “ser sustentável” estará colocado para a humanidade de uma forma até mesmo forçosa. Pois, no ritmo em que a degradação ambiental e a exploração dos recursos naturais ocorrem; o ser humano colocará sua própria existência em perigo, caso não mude seus conceitos e nem reveja a forma de encarar sua presença e sua interferência na natureza. As alterações climáticas e os problemas que só vemos aumentar a cada dia; deixarão bem claro que a mudança será uma questão de vida ou de morte.

Iniciativa Sustentável

Após entender sobre a necessidade deste sistema, cada indivíduo precisa conscientizar sobre a importância de suas atitudes refletirem a sustentabilidade. Mas, como ajudar? Veremos que agir de forma sustentável é muito simples, mas seu impacto no meio ambiente é muito significativo. Portanto, é preciso o interesse de toda sociedade.
Evitar o desperdício de água é uma iniciativa simples e sustentável. Muitas pessoas desperdiçam água diariamente. Entretanto, a atitude de controlar o consumo é vital para um mundo melhor. Evita-se o desperdício ao fechar a torneira no momento da escovação dos dentes. No banho, ao ensaboar o corpo sem o chuveiro ligado. Nas atividades domésticas, lavar a louça sem a torneira ligada e evitar lavagens demoradas, como terreiro e passeio.
Consertar vazamentos, evitar o desperdício de energia elétrica, não jogar lixo na rua, utilizar sacolas ecológicas ou recicláveis, reutilizar plásticos e outros materiais na confecção de produtos artesanais, todas essas ações são benéficas para o meio ambiente. Se cada indivíduo proceder baseando-se nessas orientações, certamente o planeta terá outro fim.

Falta de Consciência

Algumas pessoas agem completamente contrárias a essas orientações. Desrespeitam o ambiente e desconsideram a atual situação do planeta. Esses indivíduos jogam lixo no chão das ruas, tomam banhos demorados, dispensam telefones celulares e pilhas em lixos comuns, e fazem muitas outras degradações. Vale lembrar: para um mundo mais sustentável é necessário o empenho de todos, e não de determinados grupos.
Ser uma pessoa sustentável é estar constantemente provendo o melhor para você, para as outras pessoas e para o meio ambiente, não só para o momento presente e sim visando o futuro.

Se não estamos, podemos começar com pequenas e simples atitudes, que farão uma grande diferença para meio ambiente como diminuir ou até banir de vez o uso de sacola plástica. Para isso, basta guardar os objetos da compra em sua bolsa ou levar de casa uma sacola de tecidos ou de qualquer outro material que caiba o que você pretende comprar.
Também é importante fechar bem as torneiras e não usar além do tempo necessário a água em sua higiene pessoal, evitar o máximo que puder o uso de detergentes e produtos químicos na limpeza de casa e definir o dia ou os dias para lavagem de roupas, isso poupará desperdício de água. Além disso, a água da lavagem de roupa poderá ser aproveitada para lavar quintal ou frente de casa.
Evite lavar as calçadas, separe os objetos recicláveis dos não recicláveis. Nunca jogue nenhum tipo de lixo na rua, lugar de lixo é no lixo.
Trocar as lâmpadas comuns pelas lâmpadas fluorescentes mais compactas também ajuda muito a economizar energia e preservar o ambiente. Não deixe as lâmpadas acessas sem necessidade. Mantenha fora das tomadas os eletrodomésticos após usá-los.
Deixe sempre o carro em casa quando tiver que ir a lugar perto de sua casa, for caminhando a pé ou de bicicleta é além de tudo muito mais saudável. Outra forma de ajudar é combinar com os amigos e fazer rodízio com os carros para ir ao trabalho, escola, ou levar os filhos para escola ou passeio. Se isso não for possível use sempre que puder os transportes coletivos.
Ensine as crianças o quanto é importante cuidar da natureza e incentive seus vizinhos a terem os mesmos cuidados que você está tendo.
Não provoque queimadas.
Se ficar hospedado em hotéis, deixe claro que não precisa trocar as suas roupas de cama e banho todos os dias. Se não fazemos isto em casa porque tem que ser feito lá?
É simples e fácil ser uma pessoa sustentável, basta agir com coerência e ter consciência de que as atitudes embora pareçam pequeninas são importantíssimas no processo de socorro a todos os seres vivos desse planeta. Vale sempre lembrar que a possibilidade de alcançarmos o desenvolvimento sustentável depende de cada um de nós.
Fonte:
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/como-agir-favor-sustentabilidade/
http://www.ecologiaurbana.com.br/atitudes-sustentaveis/sustentabilidade-pequenas-atitudes-podem-fazer-a-diferenca/

SESI Resende desafio de Robótica VEX para alunos do ensino fundamental.

VEX IQ Challenge Crossover

Local: SESI Resende (Avenida Marcílio Dias, 468 – Jardim Jalisco, 
Resende, Rio de Janeiro)
A Educação Maker foi apresentada no dia 30 e 31 de março de 2017 em
 workshops sobre as tecnologias que vem inovando à educação, transformando a vida de milhares de pessoas, motivando crianças de todas as idades à aprenderem colocando a mão na massa. 
Durante o evento foi realizado o Desafio de Robótica Educacional VEX IQ,
 idealizado e desenvolvido por cientistas da NASA e outros grande centros de
 ensino, considerada hoje a maior competição de robótica educacional do mundo.

Uma revolução para quem conheceu as novas ferramentas educacionais, que estão mudando a forma de educar, por meio de atividades cognitivas e transversais, geradoras de modelos que proporcionam para alunos e educadores uma experiência de aprendizado inovadora.
VEX Robotics
Hackathon
Workshops

quinta-feira, 25 de maio de 2017

CORRUPÇÃO E MEIO AMBIENTE

Unidos contra a corrupção 
para o desenvolvimento, a paz 
ea segurança 

A corrupção é um crime grave que pode minar o desenvolvimento social e econômico em todas as sociedades. 


Nenhum país, região ou comunidade está imune. 


em 2016, o UNODC e o PNUD desenvolveram uma campanha global conjunta, focada em como a corrupção afeta a educação, a saúde, a justiça, a democracia, a prosperidade eo desenvolvimento.

Em 9 de dezembro de 2016, no Dia Internacional da Luta contra a Corrupção, vários eventos foram organizados por escritórios do UNODC, organizações da sociedade civil, governos e indivíduos para aumentar a conscientização sobre a corrupção.
O UNODC eo PNUD informaram as pessoas como a questão afeta muitas áreas e que é imperativo combater a corrupção para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Com o slogan 'Unidos Contra a Corrupção', eles pediram às pessoas que enfrentassem essa questão em conjunto, mudando suas atitudes em relação ao crime.
Desloque-se para baixo para saber mais sobre os destaques das atividades online e on-the-ground deste ano.

A corrupção gera um sério impacto sobre o meio ambiente. 

Uma série de setores são particularmente vulneráveis à corrupção, incluindo a silvicultura, a proteção de espécies ameaçadas de extinção, o abastecimento de água, a exploração de petróleo, a pesca e a gestão de resíduos perigosos. 

Seja o peculato durante a implementação de programas ambientais, a grande corrupção na emissão de permissões e licenças para a exploração de recursos naturais, ou os pequenos subornos de oficiais, a corrupção ocorre em todo e qualquer nível. 

A corrupção também torna possível que proteções ambientais e sociais sejam ignoradas. Sendo devastadoras do ponto de vista ambiental, as conseqüências dessas ações também tem impacto sobre os modos de vida das comunidades locais cuja existência está ligada ao meio ambiente. 

Quando a corrupção leva à perda de recursos e de habitats, e os ecossistemas dos quais bilhões de pessoas ao redor do mundo dependem são destruídos, tanto as sociedades quanto o meio ambiente sofrem. 
Este folheto informativo ilustra como duas áreas – as florestas e a água – que são tão importantes para o equilíbrio ambiental e bem-estar social estão em constante risco por causa de práticas corruptas. 

Caso 1: Corrupção e tráfico de madeira O tráfico de madeira é um grande negócio, com a maior parte da exploração criminosa acontecendo no Sudeste Asiático. Abrigando cerca de 7% das florestas mais antigas do mundo e várias espécies únicas de árvores, a região está enfrentando a taxa de desmatamento mais rápida da Terra, com a exploração madeireira ilícita como fator contribuinte. Redes de crime organizado estão causando danos ambientais irreversíveis, incluindo uma perda sem precedentes de biodiversidade, ameaça a espécies em extinção e aumento das emissões de carbono das florestas que contribuem significativamente para a mudança climática. Estas redes criminosas também acabam com fontes de renda e meios de subsistência de populações locais, agravando as diferenças entre os poderosos e os impotentes, e restringindo o acesso a recursos e terra.

O crime organizado também alimenta a corrupção na região. Estes traficantes muitas vezes dependem de documentos fraudados para mover a madeira ilegalmente através das fronteiras. Às vezes uma madeira protegida por lei é declarada como uma variedade comum ou um certificado de origem é falsificado; às vezes a papelada necessária para mover a madeira ilegal é comprada de funcionários corruptos em países que são fonte de madeira. 

Criminosos desta área dependem fortemente da corrupção para permanecer no negócio e exploram a cumplicidade de oficiais ao longo de toda a cadeia de produção, da floresta ao porto, incluindo guardas florestais, oficiais governamentais locais, autoridades de transporte, policiais e alfândegas. Um país atingido particularmente por traficantes de madeira é a Indonésia. A crescente demanda global e a queda no fornecimento de madeira significa que a Indonésia tornou-se uma das maiores fontes de madeira extraída ilegalmente. 

A exploração madeireira ilegal na Indonésia prejudica as indústrias legítimas por oferecer preços inferiores aos de madeira no mercado global, o que representa bilhões de dólares perdidos em receita fiscal. Novos mecanismos de colaboração como UN-REDD+ (redução de emissões por desmatamento e degradação de florestas em países em desenvolvimento) pode criar incentivos financeiros suficientes para custear uma melhor aplicação das leis florestais, se estas forem concebidas e implementadas com medidas apropriadas de redução do risco de corrupção. Caso 2: Corrupção e o setor de água A corrupção aumenta os custos de construção de infra-estrutura hídrica até 40% - isto equivale a um custo adicional de US$12 bilhões por ano para fornecer água potável e saneamento em todo o mundo. A corrupção no setor de água é uma grande preocupação. Não importa se falamos de água para energia, para fins de consumo ou para saneamento, a água como uma mercadoria é uma necessidade humana básica. Infelizmente, é também algo que milhões de pessoas lutam diariamente para receber. Quando dinheiro é desviado para 

ganho pessoal, as pessoas continuam a depender de fontes de água inseguras e poluídas para higiene, bebida e preparação de alimentos. O setor de água é particularmente vulnerável à corrupção por várias razões, a mais proeminente delas sendo o grande número de atores nessa área, incluindo aqueles de vários níveis do serviço público e do setor privado. Quando uma grande quantia de dinheiro está envolvida e existe uma falta de transparência, a negociação de contratos, verbas, acordos e licenças são afetadas. A corrupção no setor de água também tem um impacto direto sobre o meio ambiente. Quando subornos são pagos, o acobertamento de impactos sobre o meio ambiente em avaliações de projetos pode acontecer. 

Da mesma forma, o suborno e o nepotismo podem afetar a atribuição de licenças para a eliminação de lixo que polui águas abertas. A corrupção vai além do simples pagamento de subornos. O exemplo da produção de alimentos destaca as vastas repercussões da corrupção. Uma vez que a água é essencial para o crescimento de lavouras, quando existe uma falta de prestação de contas, poderosos negócios e operações agro-industriais podem desviar recursos hídricos de pequenos agricultores, que dependem da irrigação dos rios para cultivar suas plantações e ganhar a vida. Enquanto isso, grandes projetos de infra-estrutura de água, como barragens, canais, túneis, poços e drenos também são altamente lucrativos e muito cobiçados. 

A energia hidroelétricas«, por exemplo, que requer grandes investimentos e obras de engenharia de alta complexidade, é uma área que pode atrair operadores sem escrúpulos e dar origem a corrupção em processos de licitação. O que pode ser feito? A corrupção não prejudica só o meio ambiente, mas também atinge severamente a sociedade menos privilegiada. Embora os recursos e benefícios sejam trocados entre os ricos e bem conectados, a distribuição desigual dos recursos naturais agrava uma situação já terrível para muitas pessoas.
Combater a corrupção irá ajudar a criar um acesso equitativo a recursos essenciais, como a água e um ambiente limpo. Ao confrontar este crime, é necessário um comprometimento de ação de todas as frentes, incluindo comunidades, empresas e governo, enquanto as políticas que promovem transparência, prestação de contas e integridade são desenvolvidas simultaneamente. 

Governos Em nível internacional, convenções importantes têm sido assinadas para combater a corrupção, como a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e a Convenção da OECD para o Combate da Corrupção de Oficiais Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais. Em nível nacional, há uma necessidade de compreender e lidar com a subjacente vulnerabilidade à corrupção nas instituições-chave e nas políticas e práticas governamentais. Os sistemas de regulação precisam ser melhorados pelas autoridades, de modo a promover uma padronização de controles e balanços para evitar os abusos. 

Ao disponibilizar publicamente os critérios, as estruturas e os procedimentos aplicados a contratos e licitações de projetos de infraestrutura de larga escala, a corrupção pode ser contida. A impunidade também precisa ser combatida. Um poder judicial independente é vital para a implementação, o desenvolvimento e a aplicação de leis e legislações ambientais. Juízes, promotores públicos e auditores têm a responsabilidade – e a habilidade – de enfatizar a necessidade de leis para alcançar o desenvolvimento sustentável e ajudar a tornar as instituições eficazes.

 Os governos podem também aumentar a responsabilidade e a integridade das instituições e daqueles que tomam decisões, inclusive através do engajamento ativo de auditoria e fiscalização ambiental. O surgimento de novos mecanismos de financiamento climático, tais como o REDD+, também deve ser encarado pelos governos como uma oportunidade para projetar sistemas transparentes, inclusivos e responsáveis que inspirem confiança tanto de partes interessadas nacionais quanto de investidores internacionais.
Setor privado O setor privado pode desempenhar um papel fundamental ao evitar negócios com oficiais ou agentes antiéticos ou corruptos e incentivar licitações transparentes. As empresas devem adotar códigos voluntários de conduta que sejam éticos e sustentáveis, e que tenham disposições para combater a corrupção, bem como para proteger o meio ambiente. Não é apenas a coisa certa a se fazer, mas é também bom para os negócios – tais códigos de conduta podem ser um ótimo caminho para inspirar confiança pública e reforçar a reputação de uma marca. Cidadãos e sociedade civil 

Organizações de base e da sociedade civil podem se mobilizar para fazer pressão “de baixo para cima” para reformas nos governos. Isto ajuda a fomentar a prestação de contas, ao responsabilizar oficiais e servidores públicos pelo seu desempenho e obrigá- los a responder perante colegas, autoridades, clientes e eleitorados. Aviso Esta é uma tradução livre. 
O objectivo da campanha de comunicação anticorrupção UNODC / PNUD 2016 é apoiar uma postura positiva e pró-activa contra a corrupção. A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção será promovida como o instrumento chave para combater a corrupção no mundo e como o ímpeto para um movimento global e vigoroso. 

Sobre a Campanha

Combater a corrupção é uma preocupação global, porque a corrupção é encontrada tanto nos países ricos como nos pobres, e as evidências mostram que isso prejudica as pessoas pobres de forma desproporcional. Contribui para a instabilidade, a pobreza e é um fator dominante que impulsiona os países frágeis para o fracasso do Estado.
Os governos, o sector privado, as organizações não governamentais, os meios de comunicação social e os cidadãos de todo o mundo estão a unir forças para combater este crime. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) eoEscritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) estão na vanguarda desses esforços.
A campanha internacional conjunta de 2016 centra-se na corrupção como um dos maiores impedimentos à consecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG). Para assinalar o Dia Internacional contra a Corrupção de 2016 (AICD), o UNODC desenvolveu uma ampla campanha focada em diferentes SDGs e sobre como combater a corrupção é vital para alcançá-los.
Esperamos que você venha junto com o PNUD eo UNODC para lutar contra a corrupção:
  • Organizar atividades criativas em sua comunidade para marcar 9 de dezembro;
  • Utilizando a "Matriz de Chamada para a Ação" ;
  • Usando o logotipo Anti-Corrupção em publicações e em eventos;
  • Enviando uma mensagem para suas redes sobre a campanha;
  • Tweeting sobre o Dia Internacional Anti-Corrupção para deixar o mundo saber o que você está fazendo para 
    enfrentar este flagelo  (e lembre-se de usar #UnitedAgainstCorruption e incluir @UNDP e @UNODC em sua mensagem para que possamos ajudar a compartilhar isso);
  • Como nossa página do Facebook , adote o logotipo como sua foto de perfil e incentive os outros a fazerem o mesmo.
http://www.anticorruptionday.org/actagainstcorruption/en/about-the-campaign/index.html

http://www.unodc.org/documents/lpo-brazil/Topics_corruption/Campanha-2013/Corrupcao_e_o_meio_ambiente_PDF_traducao.pdf

O conteúdo desta ficha não foi revisto pelos serviços de edição. Seu conteúdo não reflete necessariamente as opiniões ou políticas do UNODC ou das organizações parceiras, nem envolve endosso de suas partes. As designações empregadas nesta ficha e a apresentação de dados que nela figuram não implicam, por parte do UNODC, nenhum posicionamento quanto ao status legal dos países, territórios, cidades, zonas ou de suas autoridades, nem quanto à delimitação de suas fronteiras ou limites.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

VÍDEO: FPI do São Francisco apreende quase meia tonelada de agrotóxicos

Por Gazetaweb | com assessoria    23/05/2017 08h14


A Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI) novamente faz um alerta sobre os cuidados necessários ao trabalhador para o manuseio de agrotóxicos e também reforça a proibição da venda fracionada desse tipo de produto, que pode, inclusive, acarretar uma série de problemas de saúde, a exemplo do câncer. Desde o início desta 7ª etapa, iniciada no último dia 15, meia tonelada de defensivos agrícolas já foram apreendidos. 

Sabendo que essa é uma prática no interior de Alagoas, especialmente nas regiões do Agreste e Sertão, a FPI do São Francisco estabeleceu como uma de suas principais metas a fiscalização sobre o uso e a venda de defensivos agrícolas. "Na verdade, a FPI atua em três frentes: explica que para vender o agrotóxico é preciso que o comerciante tenha registro na Adeal e a licença ambiental em mãos; depois, explicamos que os produtos não podem ser vendidos de forma fracionada e devem ficar armazenados em um depósito seguro; e, por último, apelamos para que eles façam o controle das embalagens, já que, também por lei, elas não podem ser reaproveitadas de forma alguma", explicou o promotor de Justiça  Alberto Fonseca. 
FPI do São Francisco interdita quase meia tonelada de agrotóxicos
FOTO: DIVULGAÇÃO/MPE




























Uso de EPIs
É o Decreto-Lei nº 4.074/2002 que disciplina, no Brasil, a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins. E é ele também que fala da necessidade do uso dos EPIs, os equipamentos de proteção individual. 
As regras estão no inciso X e dizem que "equipamento de proteção Iindividual (EPI) é todo vestuário, material ou equipamento destinado a proteger pessoa envolvida na produção, manipulação e uso de agrotóxicos". 
"Eles são indispensáveis à segurança do trabalhador porque evitam que o produto seja inalado ou caia sobre o seu corpo. Se isso acontecer, a depender da classificação toxicológica, pode ocorrer a morte da vítima. Por isso não se pode descuidar", alertaram os técnicos do Ministério Público do Trabalho em Alagoas  (MPT).
FPI do São Francisco interdita quase meia tonelada de agrotóxicos
FOTO: DIVULGAÇÃO/MPE




























"A principal regra é que, para manusear qualquer tipo de agrotóxico, é obrigatório o uso dos EPIs. O trabalhador precisa estar protegido com respirador, luvas, botas de borracha, jaleco, avental, óculos e boné árabe (que protege cabeça e pescoço)", detalharam os fiscais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). 
E o assunto é tão importante que, apesar do Decreto-Lei nº 4.074/2002, o Ministério do Trabalho também regulamentou o assunto na Instrução Normativa nº 6. 
A venda fracionada
Os defensivos agrícolas não devem ser vendidos de forma fracionada. Ou seja, quem tiver interesse em comprar o produto, deverá fazê-lo adquirindo o frasco inteiro.
FPI do São Francisco interdita quase meia tonelada de agrotóxicos
FOTO: DIVULGAÇÃO/MPE




























"A venda fracionada é proibida por alguns motivos. Por exemplo, se por descuido  um trabalbador não estiver com todos os EPIs e o produto cair sobre a sua pele, um banho forte, com bastante água, é a primeira medida a ser tomada. Mas, se o acidente envolver inalação, a vítima deverá procurar com a máxima urgência, levando o recipiente do agrotóxico, o hospital mais próximo para que uma equipe médica faça o processo de desintoxicação. E aí, caso o defensivo tenha sido vendido realmente de maneira retalhada, a embalagem original não estará com a vítima e isso dificultará o socorro médico.  Nessa embalagem constam as substâncias químicas presentes naquele produto, o que vai facilitar a escolha do medicamento a ser aplicado no paciente. E nela ainda tem um telefone de contato para tirar dúvidas", detalhou André Batalhini, coordenador da equipe. 
"Quando essas substâncias contidas nos produtos entram no corpo humano, elas passam a produzir uma série de danos à saúde. Podem ser problemas respiratórios, doença de Alzheimer e até variados tipos de câncer. E a depender, por exemplo, da quantidade inalada num acidente envolvendo o agrotóxico, a traqueia fecha e, sem conseguir respirar, a pessoa vai a óbito", acrescentou ele. 
"E ainda é preciso atentar para o risco de crianças confundirem o líquido do agrotóxico com refrigerante, já que muitos estabelecimentos vendem os defensivos agrícolas em garrafas pets", completou Batalhini.

DIA DO INDIO?

Apoie a Rede consuma com nossos afiliados.

DIA DAS BOAS AÇÕES

DIA DAS BOAS AÇÕES
CIEP 115

Proteja os Corais da Amazônia

Proteja os Corais da Amazônia
Greenpeace, eu te apoio!

Adsense

Alimentos Monsanto

Baixe o aplicativo:

Vamos Reciclar? Samantha Lêdo

Filme de Eduard Snowden

Comercio Digital para produtos Sustentáveis

Comercio Digital para produtos Sustentáveis
Sua loja e aplicativo: Promoção!

O EMBURRECIMENTO: ASSISTA AGORA!

CONSUMED COMPLETO:Legendado

Loja Comunique

Modelo de Inclusão Local: representação física Primeira abordagem: Informática

Somos todos contra a PEC 241

Somos todos contra a PEC 241
DIGA NÃO AO SUCATEAMENTO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO!

Aplicativo: Vamos Reciclar?

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - ECO CAMPING

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Vista Panorâmicado espaço NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Os alquimistas estão chegando!!

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Oficinas

Brechó da Filó = ESPAÇO NAVE

ECOLOGIA RURAL COM CONEXÃO URBANA

ECOLOGIA RURAL COM  CONEXÃO URBANA
Lumiar/Friburgo - Estrada da Toca da Onça/Sítio da Jabuticaba

Todo o espaço NAVE será ornamentado, reaproveitado , reciclado, restaurado,,,,

Todo o espaço NAVE será ornamentado, reaproveitado , reciclado, restaurado,,,,
NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência ecológica

Vamos plantar? multiplicar? vem pro NAVE

NAVE...

NAVE...
Educação Ambiental, Coleta Seletiva de Materiais, Reaproveitamento Artesanal (Oficinas de Arte em Reciclagem), Reciclagem, Compostagem Orgânica, Horta Familiar Orgânica, “Restaurante Caseiro Personalizado Temperança, Empório (produtos locais), Brechó alternativo (trocas), Camping, Sustentável, Pouso Familiar Ecológico, Vivências Ecológicas!

NAVE

NAVE

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica, venha para NAVE...

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica, venha para NAVE...
Você gosta de pássaros? Então plante árvores, e convide-os para ceiar com você, assista de longe, e respire o ar puro e ouça o canto dos nossos pássaros...

Matéria revista VISÃO SOCIAL 2008

Matéria revista VISÃO SOCIAL 2008
Há muitos anos atuando efetivamente na mesma direção...sustentabilidade....

NAVE: BANDEIRA DA CRUZADA DA ECOLOGIA...

NAVE: BANDEIRA DA CRUZADA DA ECOLOGIA...
A luta é grande...

Reciclar é simples assim...

Reciclar é simples assim...

NÓS RECICLAMOS, E VOCÊ?

NÓS RECICLAMOS, E VOCÊ?

Selo da Oficina de Reaproveitamento

Selo da Oficina de Reaproveitamento
Gestão: Samantha Lêdo

Auditorias

Auditorias
Qualidade é: Executar corretamente mesmo que, não seja observado...

A Educação é apenas o começo de um ciclo produtivo limpo E SUSTENTA´VEL.

A Educação é  apenas o começo de um ciclo produtivo limpo E SUSTENTA´VEL.
Educação para a cidadania do descarte adequado!

RAIZ DO PROBLEMA...

RAIZ DO PROBLEMA...
A FALTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL...

RESUMO DA ATA DO ATO PÚBLICO DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2012

ATA do ato público: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 05 DE JUNHO DE 2012

COLABORADORES:

GT RIO, CÚPULA DOS POVOS, INSTITUTO MAIS DEMOCRACIA, SINDPETRO R.J, SEPE R.J, MTD, MAB, CAMPANHA CONTRA OS AGROTÓXICOS, LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE, MST, MST-R.J, COMITÊ POPULAR DA COPA E OLIMPÍADAS, GRUPO AMBIENTALISTA DA BAHIA, SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, REDE BRASILEIRA DE JUSTIÇA AMBIENTAL, PACS, REDE JUBILEU SUL BRASIL, FÓRUM DE SAÚDE DO RIO, FRENTE CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE, VIA CAMPESINA, APEDEMA-REGIONAL BAIXADA, RIO MENOS 20, MNLM, AMP VILA AUTÓDROMO, CONSULTA POPULAR, ABEEF, DACM/ UNIRIO, REDE DE GRUPOS DE AGROECOLOGIA DO BRASIL, REGA, PLANETA ECO, SAMANTHA LÊDO E FAFERJ.

Gilvenick: discussão que a ONU em diversas convenções, citando a de Estocolmo, e nada de concreto, ele declara que, o cumpra-se não está sendo cumprido na legislação ambiental e no que diz respeito a participatividade social no fórum.

Sergio Ricardo: Um dos principais objetivos é, dar voz e fortalecer as populações e trabalhadores impactados com a má gestão empresarial acobertada por autoridades competentes, lagoa de marapendí,...ele fala sobre o processo de despejo nas lagoas, SOBRE AS EMPREITEIRAS, ELE FALA TAMBÉM SOBRE AS AMEAÇAS AO Mangue De Pedra, pois só existem 3 no Planeta, e que há um a história sobre a áfrica que abrange aspectos geológicos, antropológicos e arqueológicos para a localidade, precisa se pensar no modelo de ocupação dos solos, Sergio declara sobre os documentos enviados ao ministério público hoje e sempre, ele fala das irregularidades nos licenciamentos ambientais,”fast food”.

Marcelo Freixo: Precisamos de estratégias consistentes e que uma delas importante neste dia de hoje é, de luta e alerta, sobre a ação direta que está sendo encaminhada para o supremo tribunal federal para a cassação de algumas licenças concedidas de forma irregular, contra a TKCSA, contra empresas que não se preocupam com a dignidade humana, e a luta vem a tender os recursos que afetam desde o pescador artesanal até a dona de casa, ele fala do parlamento europeu, sobre os investimentos sociais, sobre isenções fiscais mascaradas de deferimento, uma vez que uma lhes dá o direito de usar o dinheiro público para obras e interesses privados...e que no final sempre os maiores prejudicados são, as populações de risco social gerando um looping social descendente.

Hertz: Hoje nós temos um modelo de desenvolvimento que, privilegia as grandes empresas, as licenças estão sendo realizadas sem os devidos EIAs/RIMAs E SUA CONFORMIZAÇÃO Á LEGISLAÇÃO AMBIENTAL CONFORME: 6.938 – SLAM – 9605 – 9795 e outras...temos que nos unir para exigir mais critérios nos licenciamentos, nós é que temos que tomar conta do Planeta, ele declara que continuaremos discutindo durante todo o movimento.

Vânir Correa: Morador da Leopoldina pergunta o que nós moradores ganharemos com as obras da transcarioca, que tem um traçado que vai da barra da tijuca até a Penha?

Carlos Tautz: Declara que o BNDS, um banco para o desenvolvimento econômico do povo brasileiro, não tem critérios definidos de forma técnica e socioambiental para a liberação de recursos, apesar de declarar o contrário, é um banco que está trabalhando para emprestar aos ricos e multiplicar suas riquezas, que todas as grandes obras no Brasil contaram com recursos de BNDES, e que sempre maqueada em dispositivos legais, burlando a legalidade e que se reparar-mos, são sempre os mesmos conglomerados, mesmos donos, sempre pegando o mesmo dinheiro (DO POVO). Ele convoca a todos a participar da cúpula dos povos, pois na, RIO + 20 NÃO TEREMOS VOZ E NEM DIREITOS, JÁ ESTÁ TUDO FECHADO, MARCADO ECARIMBADO. A CÚPULA DOS PVOS TRATA-SE DO ÚNICO ESPAÇO REAL EM QUE A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA OU NÃO PODERÁ SE MANIFESTAR, CONTRIBUIR, COLABORAR, APOIAR, CRIAR E IMPLEMENTAR IDÉIAS,,,

CARLOS DO IBAMA DECLARA QUE AS ATIVIDADES ESTARÃO SUSPENSAS ATÉ O DIA 23, UMA POSIÇÃO TOMADA POR ELE E OUTROS COMPANHEIROS DO SETOR, QUE NÃO COMPACTUAM COM O DESCASO E INCOMPETÊNCIA DO ORGÃO EM QUE ATUA.

FUNCIONÁRIO DO SINDICATO DOS SERVIDORES DA FIOCRUZ DECLARAM-SE SLIDÁRIOS E ATIVISTAS NO MOVIMENTO.

GRUPO HOMENS DO MAR DECLARA O DESCASO GERAL COM A BAÍA DE GUANABARA UM CARTÃO POSTAL E PARAÍSO ECOLÓGICO DO RIO DE JANEIRO.

RENATO 5(NÚCLEO DE LUTAS URBANAS): AMLUTA PELA JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL É FUNDAMENTAL NESTE MOMENTO, O PLANETA ESTÁ REPLETO DE INJUSTIÇAS AMBIENTAIS, VIVEMOS NUMA CIDADE NÃO PODE DISSEMINAR A SEGREGAÇÃO. ELE FALA QUE A INJUSTIÇA É VALIDADA DESDE A, DIVISÃO ESPACIAL DO SOLO, OS ESPAÇOS SOCIAIS E QUE SOMOS UMA CIDADE QUE NÃO PODE COMPACTUAR COM OS DISCURSOS HIPÓCRITAS DA RIO + 20.

ALEXANDRE PESSOA (SINDICATO DOS TRABALHADORES DA FIOCRUZ): EM FRENTE AO INSTITUTO DO AMBIENTE, COM A MISSÃO DE GARANTIR ATRAVÉS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL A JUSTIÇA, O QUE NÃO ACONTECE COM ESTE ÓRGÃO. ELE APRESENTA NO AMBIENTE ACADÊMICO AS FFALSAS SOLUÇÕES DE ECONOMIA VERDE, SÃO INÚMEROS OS, DESCASOS NA ÁREA DA SAÚDE DEVIDO A MÁ GESTÃO AMBIENTAL DE, NOSSA CIDADE, DE NOSSO BRASIL DESDE, BELO MONTE AOS AGROTÓXICOS, DESTA FORMA NÃO HAVERÁ HOSPITAIS QUE POSSAM ATENDER SE A POLUIÇÃO E A FALTA DE COMPROMETIMENTO CONTINUAREM DESTA FORMA QUE ESTÁ. O POVO NÃO QUER PAGAR UMA CONTA NA QUAL NÃO NOS CONSULTAM PARA FAZÊ-LA. HOJE, MESMO COM TANTOS DESCASOS DE GOVERNOS PASSADOS COM A QUESTÃO AM IENTAL, UNICA FOI TÃO FÁCIL CONSEGUIR UM LICENCIAMENTO AM BIENTAL. ACORDA BRASIL!!!

HELENA DE BÚZIOS CLAMA PELA PRESERVAÇÃO DO MANGUE DE PEDRA E O REFERIDO PROJETO LOCAL.

PAULO NASCIMENTO: DECLARA QUE É CONTRA QUALQUER GOVERNO DO SERGIO CABRAL, POIS HOJE OS MILITARES SÃO ESCURRAÇADOS DENTRO DOS QUARTÉIS, E QUE PASSAMOS POR UMA DITADURA LIVRE, DISFARÇADA, ELE DECLARA TAMBÉM QUE O ESTADO NÃO LHES FORNECE UNIFORME, OU SEJA, ELES UTILIZAM O MESMO UNIFORME MESMO NA TROCA DE TURMA, OU SEJA, 24/24 E A FILA ANDA,,,,SÃO VÍTIMAS DE DIVERSAS DOENÇAS DE PELE, COMPROVADAMENTE, E QUE OS QUE SE MANIFESTAM SÃO EXCLUÍDOS.Peço desculpas aos companheiros por alguma falha de interpretação e ou nomenclaturas, ficarei grata com as correções e críticas.

Cartão Postal Ecológico - Ilha Grande

Cartão Postal Ecológico - Ilha Grande
Clieke aqui e acesse a página.

Click Talentos Ambientais

Click Talentos Ambientais
Rogèrio Peccioli - Macaé/R.J-Brasil

ONG Beija Flor

ONG Beija Flor
Amor, às crianças, à natureza, à vida!!

CONHEÇA MAIS AS LEIS E NORMAS AMBIENTAIS

LEIS:
6938 de 31/08/81 - Política Nacional do Meio Ambiente
7804 de 18/07/89 - Lei alteração da lei 6938
10.165 de 27/12/00 - Lei dispõe sobre a taxa de fiscalização ambiental.
7679 de 23/11/88 - Pesca predatória
9605 de 12/02/98 - Crimes Ambientais
Art. 29 - CONTRA A CAÇA A ANIMAIS
4191 de 30/09/2003 - Política Estadual de resíduos Sólidos
4074 de 04/01/2002 - Regulamenta a produção de Embalagens, rotulagem.
3239 de 02/08/99 - Política Estadual de Recursos Hídricos.
11.445 de 05/01/07 - Lei de Saneamento Básico
9433 de 08/01/97 - Política Nacional de Recursos Hídricos
9985 de 18/07/2000 - Unidades de Conservação
1898 DE 26/11/91 - Lei de Auditoria Ambiental Anual
5438 de 17/04/09 -Institui o Cadastro Técnico Estadual
9795 de 27/04/99 - Políca Nacional de Educação Ambiental
4771 de 15/09/65 - Manguezais
10.257/01 direto - Estatuto das Cidades
6.766 de 19/12/79 - Parcelamento do Solo Urbano
4132 de 10/09/62 - Desapropriação
7735 art. 2º - Determina a autarquia no IBAMA
___________________________________________ INEA
5101 DZ 0041 R 13 EIA/RIMA
DZ - 056 - R2 Diretriz para a realização de Auditorias Ambientais.
DZ 215 Grau de Classificação de carga orgânica

____________________________________________ 42.159/09 - Licenciamento Ambiental Simplificado - Classe 2 Tab. 01
__________________________________________ CONAMA
313/2002 - Resíduos Industriais
008/84 - Reservas Ecológicas
237 - Utilização dos Recursos Naturais
__________________________________________ SASMAQ 202005 - Reduzir os riscos de acidentes nas operações de transporte de distribuição de produtos químicos
9001 - Gestão da Qualidade
14001 - Gestão Meio Ambiente
10004 - gestão de Resíduos
_______________________________________
SLAM - (sistema de Licenciamento ambiental)
SLAP - (Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras)
PEGIRs - Plano Diretor de gestão Integrada de Resíduos Sólidos
__________________________________________

PENSE SUSTENTÁVEL...

REDUZA, REAPROVEITE, RECICLE!!!

Projeto O meu rio que se foi...

Projeto O meu rio que se foi...
Samantha ledo - Escola Engenho da Praia - Lagomar - Macaé...

Adquira as camisetas do projeto Comunidade Sustentável

Adquira as camisetas do projeto Comunidade Sustentável
Recicle! Apoie! clique na foto e adquira a sua já!

Educação e Coleta Seletiva

Educação e Coleta Seletiva
ONG Beija Flor

Visita de Samantha Lêdo e Professor Feijó ao Galpão das Artes Urbanas/R.J

Visita de Samantha Lêdo e Professor Feijó ao Galpão das Artes Urbanas/R.J
Samantha Lêdo, Professor Feijó, Alfredo Borret e Ana Cristina Damasceno

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
EMPRESAS

EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO!!

EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO!!
CATADORES CONHECEDORES TÉCNICOS DA MATÉRIA PRIMA.

CAMISETA RECICLE

CAMISETA RECICLE
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE SUSTENTÁVEL

luminária produzida a partir da caixa de amortecedores para veículos.

luminária produzida a partir da caixa de amortecedores para veículos.
EMBALAGEM DE PAPELÃO - ARTES PLÁSTICAS PARA TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA

ATO PÚBLICO - CÚPULA DOS POVOS

ATO PÚBLICO - CÚPULA DOS POVOS
05 DE JUNHO DE 2012, DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, VÉSPERAS DA RIO + 20 - MANIFESTAÇÃO CONTRA O FORMATO DO EVENTO EM NOSSO PAÍS,

Oficina de Arte em Reciclagem - Planeta Eco Arte

Oficina de Arte em Reciclagem - Planeta Eco Arte
Evento de Responsabilidade Socioambiental: Escola Engenho da Praia.

Reaproveitamento papelão, pet, vidros, madeira, e outros...

Reaproveitamento papelão, pet, vidros, madeira, e outros...
REAPROVEITAMENTO E RECUPERAÇÃO...2º e 4º Rs

Revenda Samantha Lêdo

Revenda Samantha Lêdo
Produtos Naturais e Ecológicos Ama Terra

Arte de reaproveitar...

Arte de reaproveitar...
Reaproveitamento de papelão

Enquanto os "Legumes e Verduras" são, a "fonte da saúde, da beleza e da sonhada qualidade de vida!!"

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Não desista nunca!

Não desista nunca!
Siga em frente, força!

Grupo Comunique Sutentável

Grupo Comunique Sutentável
Pratique essa idéia!

Horta Orgânica

Horta Orgânica
Mais fácil e simples do que imaginamos...

RECICLAGEM DE RETALHOS - Homenagem aos petroleiros da Bacia de Campos.

RECICLAGEM DE RETALHOS - Homenagem aos petroleiros da Bacia de Campos.
Sentinela! Não pode relaxar ...Arte, Criação, Curadoria: Samantha Lêdo - Planeta Eco Arte

Vamos reciclar?

Vamos reciclar?
NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica

Peixe de Garrafa PET

Peixe de Garrafa PET
Educação e Ecologia com Arte

EM que posso lhe ajudar?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Lojinha e Oficina: Planeta Eco Arte

Lojinha  e Oficina: Planeta Eco Arte
Papel reciclado: Samantha Lêdo e a ONG PORTADORES DA ALEGRIA/Macaé..

Utensílios a partir da Arte Reciclada!

Utensílios a partir da Arte Reciclada!
Reduza, reaproveite, recicle...

Vamos Reciclar? Posso ajudar, cadastre-se...

Revista Samantha Lêdo

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Integrando todas as tribos - chorinho e um cardápio diversificado para todos os hábitos alimentares - integrar para conhecer -considerando que a mudança deve ser de livre arbítrio!

Confie e busque os seus ideais, estude!

Confie e busque os seus ideais, estude!
Só o conhecimento poderá te levar onde o seu sonho quer!

Faça parte do Clube Eco Social

Faça parte do Clube Eco Social
Grupo Comunique Sustentável

APlicativo Vamos Reciclar no Twiter:

Natureza!

a "Natureza" nos ensina a "Reciclar", a "Reciclagem" nos ensina a "Produzir", as duas coisas nos ensina a "Consumir"!
(Samantha Lêdo)
Bem vindo(a) ao meu blog e Saudações Ecológicas da
eco amiga Sam

CONTATO

+55(0)21-2753-8061

Japão declara crise Nuclear

A Inovação da Solidão: Excelente!

Salve os oceanos!

Vamos Reciclar?

Conheça o nosso aplicativo e cadastre-se:

Programa de agroecologia: André Cajarana

Programa de agroecologia: André Cajarana
Boas iniciativas ja ocorrem no alto sertão sergipano.

Nossos parceiros!

Calcule a sua pegada ecológica

Calcule a sua pegada ecológica
Revista Samantha Lêdo

Aquífero Guarany

ASSINE A PETIÇÃO

ASSINE A PETIÇÃO

 O que o mau uso do plástico pode gerar


Embora quase todos os plásticos utilizados para as embalagens sejam mecanicamente recicláveis, é comum a banalização de seu uso e descarte inadequado. Esse descarte, gera enormes impactos ambientais, desde o acumulo  em locais indevidos nas cidades à contaminação de rios e mares.

       

SANEAMENTO JÁ

SANEAMENTO JÁ

Lixo Eletrônico na China!

A SERVIDÃO MODERNA : EDITADO

Pegada Ecológica

Mas tudo começa no individual. O que você comeu hoje? Tem feito muitas compras? Todas necessárias? Como andam suas viagens? Quando trocou seu celular pela última vez? Tudo faz parte da sua Pegada. Conheça-a com mais detalhes e engaje-se numa nova corrente, baseada em valores que permitam o desfrute do melhor que o planeta nos oferece com responsabilidade. Nós do Grup Comunique Sustentável juntamente com Samantha Lêdo apoiamos essa causa!

Calcule já a sua!

Calcule já a sua!
Pegada Ecológica, eu apoio!

Taxa de crescimento da produção industrial do plástico.

Taxa de crescimento da produção industrial do plástico.

Morrendo por não saber...

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE -

Evento a Praça é Nossa!

Evento a Praça é Nossa!

Exposição Reciclos

Faça parte dessa Trupe...

Faça parte dessa Trupe...
Trupe da Sustentabilidade

Parceiros na responsabilidade socioabiental

Parceiros  na responsabilidade socioabiental
Criando força para a a sustentabilidade!

Imagem captada em um passeio em São Pedro da Serra!!

Imagem captada em um passeio em São Pedro da Serra!!
Friburgo/R.J

Macaé de Cima - A natureza literalmente em nossas mãos...

Macaé de Cima - A natureza literalmente em nossas mãos...
NAVE - NÚCLEO AMBIENTAL DE VIVÊNCIA ECOLÓGICA: EM BREVE!!

ESTA É A HORA DE AGIR!!!

ESTA É A HORA DE AGIR!!!
A INVIABILIDADE É TOTAL, NÃO HÁ ARGUMENTOS PARA A ENERGIA NUCLEAR

Valores, quais são os seus?

Valores, quais são os seus?

Apoie o Projeto Comunidade Sustentável

Patrocinio

Patrocinio
Financeiro

Atividades Outubro

Atividades Outubro
Trupe da Reciclagem

Para os líderes mundiais e os Ministros da Agricultura:

Pedimos-lhe para proibir imediatamente o uso de pesticidas neonicotinóides. O drástico declínio em colônias de abelhas é susceptível de pôr em perigo toda a nossa cadeia alimentar. Se você tomar medidas urgentes com cautela agora, poderia salvar as abelhas da extinção. Samantha Lêdo apoia a petição, e você?
 
Já Avaaz membro? Digite seu endereço de e-mail e clique em "Enviar".
Nova para a Avaaz? Por favor, preencha os campos abaixo.
Avaaz.org protegerá sua privacidade e mantê-lo informado sobre isso e campanhas semelhantes.

Trupe da Reciclagem

Trupe da Reciclagem
Produção do PUFF

Google

MSOL< Planeta Eco Arte e UNIGRANRIO:Semana do meio Ambiente

MSOL< Planeta Eco Arte e UNIGRANRIO:Semana do meio Ambiente

Goiaba brotando internamente...

Goiaba brotando internamente...
centenas de mudas numa embalagem orgânica....

Parcerias Integradas para a gestão dos seus resíduos.

Parcerias Integradas para a gestão dos seus resíduos.
Faça a sua parte como gerador e faremos a nossa como gestores e recicladores.

Talentos da "Fotografia Ambiental."

Talentos da "Fotografia Ambiental."
Bacurau Chitão - Fotografia: Rogèrio Peccioli

Consórcio para o compartilhamento de responsabilidades...párticipe!!

Consórcio para o compartilhamento de responsabilidades...párticipe!!
Na prática, todo mundo sabe na teoria!!

Luminária papelão - caixa de casquinhas Kibon

Luminária papelão - caixa de casquinhas Kibon
Arte e Criação: Samantha Lêdo

Uso e reuso!! E você?

Uso e reuso!! E você?
Re aproveitamento de àgua...Pense nisto...

Não adquira se, não for madeira legal

Não adquira se, não for madeira legal
Faça parte do Grupo Comunique Sustentável

Apoio

Apoio
Institucional

Classificação de Resíduos Sólidos

Selo de Responsabilidade Socioambiental "Eu Apoio"

Selo de Responsabilidade Socioambiental "Eu Apoio"
Garanta o seu!

Lojinha Socio Ambiental - PLANETA ECO ARTE

Lojinha Socio Ambiental - PLANETA ECO ARTE
Móbile de PET - Buterfly - Samantha Lêdo

Reciclagem de caixotes de Madeira

Reciclagem de caixotes de Madeira

A educação agrega todos na mesma causa...

A educação agrega todos na mesma causa...
Colaboradores e Empresa conscientes.

Fotos ambientais brasileiras

Fotos ambientais brasileiras
Esquilo - Fotografia: Rogério Peccioli - Macaé-R.J/Brasil

EDUCAÇÃO E CONSCIENCIA DA RECICLAGEM

EDUCAÇÃO E CONSCIENCIA DA RECICLAGEM

Palestras para escolas, empresas e condomínios.

Palestras para escolas, empresas e condomínios.
Grupo Comunique Sustentável

Assine pela criação do santuário das baleias

753538 pessoas no mundo inteiro já assinaram, e você?