Compre com nosso afliado!

sábado, 15 de outubro de 2016

Assista agora ao filme: Cowspiracy!


Cowspiracy, documentário recém-lançado nos Estados Unidos, tem sido muito elogiado por grandes diretores ligados à causa animal. O filme é fruto de um ano de trabalho do cineasta Kip Andersen, que ficou intrigado com o fato de grandes ONGs ambientalistas ignorarem a causa número um da destruição do planeta.
Ao ler relatórios oficiais da ONU a respeito dos impactos da pecuária sobre o meio ambiente, Andersen descobriu que ela é a principal causa da maioria dos problemas ambientais. Então, decidiu ir até as sedes das principais organizações ambientalistas do mundo para checar porque elas não falam sobre o assunto.
O documentário é rico em entrevistas e dados estatísticos e traz entrevistas surpreendentes com representantes de ONGs e do governo. Cownspiracy é um filme muito corajoso e indispensável aos admiradores de ONGs como Greenpeace, WWF, Amazon Watch e outras do gênero.
Boa parte dos números do filme referem-se ao Brasil, já que aqui temos o maior rebanho comercial do mundo. O documentário é centrado em entrevistas e dados estatísticos, tendo apenas uma cena de abate que pode facilmente ser evitada, pois é anunciada por cenas anteriores. A compaixão pelos animais entra na trama desenrolada por Andersen de forma natural, mudando inclusive a forma como o próprio cineasta vê o tema central de seu filme.
Embora já possa ser encontrado de graça em sites de vídeos com legendas em português de Portugal, optamos por não divulgar os links em respeito ao trabalho de Andersen. Especialmente no início, é importante comprar o DVD para apoiar o trabalho. A Loja Vista-se trará o DVD original legendado em português do Brasil para ajudar Andersen a fazer novos filmes espetaculares como este.
O documentário já está em pré-venda na Loja Vista-se (compre aqui). A entrega está prevista para janeiro de 2015, mas pode acontecer antes (detalhes no link).
Serviço
PRÉ-VENDA: clique aqui e garanta já o seu DVD
Site oficial: www.cowspiracy.com

Sinopse
Cowspiracy: The Sustainability Secret (A Conspiração da Vaca: O Segredo da Sustentabilidade) é um documentário sobre meio ambiente inovador que segue o intrépido cineasta Kip Andersen à medida em que ele revela qual é a indústria mais destrutiva que o planeta enfrenta hoje – e investiga por que as principais organizações ambientalistas do mundo estão com muito medo de falar sobre isso.
A agropecuária é a principal causa do desmatamento, consumo de água e poluição e é responsável por mais gases de efeito estufa do que o setor de transporte. É o principal motor de destruição da floresta, extinção de espécies, perda de habitat, erosão do solo, de “zonas mortas” nos oceanos e praticamente todos os outros problemas ambientais. No entanto, ela continua, quase inteiramente sem contestação.
À medida em que Andersen confronta os líderes do movimento ambiental, ele descobre cada vez mais o que parece ser uma recusa intencional de discutir a questão da pecuária, enquanto denunciantes da indústria e “cães de guarda” o alertam dos riscos para a sua liberdade e até mesmo para a sua vida se ele se atrever a persistir.
Tão revelador como Blackfish: Fúria Animal e tão inspirador como Uma Verdade Inconveniente, este documentário chocante revela o impacto ambiental absolutamente devastador que a pecuária industrial em grande escala tem sobre o nosso planeta e oferece um caminho para a sustentabilidade global para uma população crescente.

O Sertão vai virar MAR: DEPOIS DE SECA HISTÓRICA, REGIÃO SERÁ AFETADA POR CHUVAS



DILÚVIOS NO NORDESTE: DEPOIS DE SECA HISTÓRICA, REGIÃO SERÁ AFETADA POR CHUVAS

Sertão vai virar mar a partir deste mês, informam meteorologistas

Qui, 20 de Outubro de 2016 12:00 | Imprimir | E-mail

O fenômeno climático La Niña já começa a se configurar no Pacífico, e a partir do início da próxima Primavera deve ser tão prejudicial para a agricultura quanto El Niño.


É o que dizem os meteorologistas da Climatempo, apontando que haverá secas no Sul e aumento das chuvas no Norte e Nordeste, por conta de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra.


A previsão dos meteorologistas da Climatempo dão conta de que o fenômeno meteorológico La Niña já esteja presente no Brasil a partir deste mês de Outubro, permanecendo ao longo de 2017, provocando aumento nas chuvas em todo Norte e Nordeste.

La Niña é a fase fria de um fenômeno atmosférico-oceânico. Ela é caracterizada pelo esfriamento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. O especialista projeta que La Niña já esteja presente no Brasil a partir deste mês de Outubro, permanecendo ao longo de 2017.


A segunda parte do refrão  da música Sobradinho (Sá e Guarabyra) já aconteceu em várias localidades do Nordeste, onde rios viraram poeira. A primeira e mais improvável, pode se tornar realidade nas próximas décadas, de acordo com a previsão de estudiosos, sobre prognósticos do clima a médio e longo prazos. Após sofrer com os ciclos de seca, o Nordeste brasileiro pode ir para o outro extremo: o excesso de chuvas, que começariam em 30 anos.


De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), o volume de água previsto será tão grande, que modificará a geografia nordestina, eliminando espécies e fazendo surgir novas. O desastre ambiental será provocado pelo homem,  com a emissão de gases do efeito estufa em altas concentrações e desequilibrará o clima no planeta. O resultado é que as correntes marinhas reduzirão em até 44% sua intensidade, provocando superaquecimento das águas do Atlântico, nas imediações do Nordeste.

“O aquecimento global vai arrefecer as correntes marinhas de duas formas. Uma delas é intensificando as chuvas nas altas latitudes do Atlântico Norte, onde as águas precisam ser mais densas para afundar e retornar ao Sul, realimentando as correntes. Se chove muito, reduz a salinidade da água e consequentemente sua densidade, dificultado o afundamento. A outra forma é derretendo as calotas de gelo sobre a Groenlândia, liberando água doce e também reduzindo a salinidade da água, exatamente nos sítios de formação das águas profundas, onde as correntes marinhas fazem o retorno”, explicou o professor de Ciências da USP, Cristiano Chiessi, coordenador da pesquisa que estuda os efeitos da redução das correntes marinhas.



Pesquisadores afirmam que nordeste terá volume tão grande de chuvas que vai modificar até a geografia

15/05/2016 | 08h44min


"O Sertão vai virar mar... Dá no coração, o medo que algum dia o mar também vire Sertão". A segunda parte do refrão já aconteceu em várias localidades do Nordeste, onde rios viraram poeira. A primeira e mais improvável, pode não ser tão improvável assim e se tornar realidade nas próximas décadas, de acordo com a previsão de estudiosos sobre prognósticos do clima a médio e longo prazo. Após sofrer por várias décadas com a seca, o Nordeste brasileiro pode ir para o outro extremo e sofrer com excesso de chuvas, que começariam em 30 anos, de acordo com as previsões.





De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), ao

Correio Online, chuvas torrenciais trarão um volume de água tão grande, a ponto de modificar a geografia nordestina, eliminando espécies e fazendo surgir novas fauna e flora. O desastre ambiental será provocado pela ação do homem, que resulta em emissão de gases do efeito estufa em atlas concentrações e desequilibram o clima no planeta. O resultado disso é que as correntes marinhas irão reduzir em até 44% sua intensidade, provocando super aquecimento das águas do Atlântico, nas imediações da região Nordeste, produzindo maior evaporação e formação de chuvas em excesso.




“O aquecimento global vai arrefecer as correntes marinhas de duas formas. Uma delas é intensificando as chuvas nas altas latitudes do Atlântico Norte, onde as águas precisam ser mais densas para afundar e retornar ao Sul, realimentando as correntes. Se chove muito, reduz a salinidade da água e consequentemente sua densidade, dificultado o afundamento. A outra forma é derretendo as calotas de gelo sobre a Groenlândia, liberando água doce e também reduzindo a salinidade da água, exatamente nos sítios de formação das águas profundas, onde as correntes marinhas fazem o retorno”, explicou o professor de Ciências da USP, Cristiano Chiessi, coordenador da pesquisa que estuda os efeitos da redução das correntes marinhas.

A seca que atinge a Paraíba e gera problemas de abastecimento de água em Campina Grande deve durar mais do que o esperado, já que a previsão é de mais estiagem para 2017, o que deixaria a região na maior seca dos últimos 100 anos. Por conta disso, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) solicitou uma audiência com o Ministro da Integração, Helder Barbalho (PMDB), para discutir a transposição do São Francisco.
Resultado de imagem para imagens de seca na Paraíba


De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o açude de Boqueirão, responsável por abastecer Campina Grande e outros 19 municípios, tem apenas 6,4% da capacidade total, ou 26,3 milhões de metros cúbicos (m³) do total de 411,6 milhões de m³.

Caso consiga o encontro com o ministro, o deputado confirmou que vai convidar todos os prefeitos de municípios que dependem do abastecimento via Boqueirão para participarem da audiência.

Já o governo federal anunciou que vai promover uma campanha publicitária direcionada ao Nordeste para informar a região sobre a previsão para 2017, que é de mais estiagem.



Caso se confirme, seria o sexto ano seguido de seca na região, o que transformaria o período na maior seca dos últimos 100 anos. 
Correio Online 
http://www.paraiba.com.br/2016/05/15/43979-pesquisadores-afirmam-que-nordeste-tera-volume-tao-grande-de-chuvas-que-vai-modificar-ate-a-geografia
http://correiodaparaiba.com.br/cidades/chuva/diluvios-no-nordeste-depois-de-seca-historica-regiao-sera-afetada-por-chuvas/

Câmara aprova incentivo a termelétricas a carvão

Greenpeace Notícia - 14 - out - 2016

Artigo, que vai contra o Acordo de Paris, foi contrabandeado em Medida Provisória que pode ser votada no Senado na semana que vem
zoom

As termelétricas são altamente poluentes e catalisadoras do aquecimento global (© Lu Guang / Greenpeace)



Menos de um mês após o Brasil ter dado um bom exemplo ao mundo, ratificando em tempo recorde o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, o Congresso Nacional mostra sinais contrários, com a aprovação de um programa de incentivo a usinas termelétricas a carvão. A medida está presente em uma das mais de trinta emendas da MP 735, aprovada nesta terça-feira (11) no plenário da Câmara. O texto caminha agora para a apreciação no Senado Federal e deve ser votado até terça-feira.
De acordo com Ricardo Baitelo, coordenador de Clima e Energia do Greenpeace Brasil, a inserção silenciosa desta emenda teve como objetivo deixar desapercebida uma medida que vai claramente contra os objetivos do país no combate às mudanças climáticas e ao que se comprometeu na ratificação do acordo para o clima. As usinas a carvão são responsáveis por 46% dos gases de efeito estufa emitidos por uso de energia no planeta, mas há uma tendência internacional contrária a este movimento.
Resultado de imagem para Imagem de TermelétricaA China, por exemplo, que possui cerca de 70% de sua energia oriunda de termelétricas a carvão, anunciou investimentos em energias alternativas renováveis e pelo segundo ano consecutivo apresenta queda nas emissões por queima do mineral. No caso do Brasil, as emissões de gases de efeito estufa no setor elétrico aumentaram nove vezes entre 1990 e 2014. Somente entre 2011 e 2014 elas mais do que dobraram (de 30,2 milhões para 82 milhões de toneladas de CO2), como consequência do maior acionamento de térmicas fósseis. Só as térmicas a carvão contribuíram com 22% das emissões do setor elétrico doméstico em 2014.
“Neste momento, em que o mundo todo parece caminhar para um futuro de baixas emissões, o Brasil corre o risco de dar um passo atrás, investindo no setor mais poluente do planeta”, comenta Baitelo.
De acordo com o Artigo 20 da MP aprovada, as novas usinas térmicas devem entrar em operação entre 2023 e 2027 e o programa de incentivo será responsável por garantir o nível de produção de carvão mineral para atender 100% da demanda das termelétricas.
“Além da questão ambiental, o texto traz outras complicações. Ao garantir o abastecimento das térmicas inteiramente com produção nacional, cria-se um programa relacionado ao setor elétrico, mas que busca controlar a política mineral”, comenta André Nahur, coordenador do programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil.
Como compensação ao meio ambiente, a emenda cita a necessidade das novas usinas reduzirem em no mínimo 10% o dióxido de carbono produzido durante a queima do carvão em relação aos níveis atuais. Nahur, no entanto, avalia que esta exigência não é suficiente para eliminar o problema. Ele usa dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para mostrar que as emissões globais do setor de energia precisam ser reduzidas rapidamente e ficar próximas de zero até 2050 para que a meta do Acordo de Paris de estabilizar o aquecimento em menos de 2oC tenha dois terços de chance de ser cumprida. Além disso, estudos mostram que mesmo as usinas mais eficientes são incompatíveis com o cumprimento das metas do Acordo de Paris.
“Para contribuir com a parte que lhe cabe no acordo climático global, o Brasil precisa congelar a expansão das térmicas a carvão e a óleo combustível imediatamente e iniciar uma transição para atingir uma matriz energética 100% renovável em 2050. Construir novas usinas a carvão, mesmo com promessa de redução de 10% nas emissões, vai no sentido oposto do Acordo de Paris, que será lei no Brasil a partir do próximo dia 4”, finaliza o representante do WWF-Brasil. 
Carta aos Senadores
Preocupadas com as possíveis consequências da autorização de criação deste programa, organizações da sociedade civil como WWF-Brasil, Greenpeace e IEMA, entregarão aos senadores nesta segunda-feira uma carta pedindo a supressão do artigo 20 da Medida Provisória.
Além dos argumentos acima citados, está o fato de que no início deste mês o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou um pacote de medidas de financiamento para energia em que exclui a fonte térmica a carvão e óleo de sua carteira.

Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Camara-aprova-incentivo-a-termeletricas-a-carvao/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=facebook

Químico de plásticos Afetam drasticamente a nossa saúde!



Ftalatos na gravidez
Substância utilizada principalmente como aditivos em plásticos para os tornar flexível. sua utilização generalizada em produtos de uso médico e diárias suscitou alguma preocupação!
.Ftalatos são uma classe de substâncias comumente utilizados em produtos de consumo. Os ftalatos causam uma larga série de problemas adversos à saúde, incluindo danos ao fígado, aos rins e ao pulmão bem como anormalidades no sistema reprodutivo e o desenvolvimento sexual. Os ftalatos são classificados como “prováveis carcinogênicos humanos”.

Os ftalatos são um conjunto de substâncias capazes de tornar plásticos rígidos em plásticos maleáveis. Nos cosméticos, eles são responsáveis pelo brilho e pela fixação da cor de esmaltes e permitem que perfumes durem mais tempo; e, em outros produtos, tanto para adultos como para crianças e bebês, como noshidratantes, spray de cabelo, sabonetes líquidos, antitranspirantesdesodorantes,condicionadores e xampus, os ftalatos dão aquele aspecto líquido ou de cremosidade.

P. O que são os ftalatos e como eles são utilizados ?
R. O ftalato é uma classe de substâncias químicas agregadas a uma série de produtos comuns de consumo. Em 1994, perto de 87% de todo o ftalato produzido nos USA foi utilizado como aditivo, na forma de plastificantes ou como agentes amaciadores de produtos de vinil ou PVC. Plastificantes são materiais viscosos como melado que saturam a matriz tridinensional da resina plástica, como uma esponja rija. Ela torna-se flexível mas com o tempo estes materiais viscosos, os aditivos, gradualmente vão saindo, fazendo a esponja ficar novamente ressequida. Os produtos de consumo de PVC, ou vinil,  amaciados podem conter mais de 40% de seu peso em ftalato. A sociedade está largamente exposta aos ftalatos porque o PVC é um plástico amplamente disseminado na fabricação de acessórios domésticos (por exemplo, piso, papel de parede e outros), utensílios médicos (como cateteres, bolsas de sangue e soro), itens infantis (mamadeiras, brinquedos para apertar, colchonetes para troca de fraldas, mordedores) e para embalagens (filme transparente, garrafas descartáveis).

"Este estudo mostrou uma ligação clara entre a exposição de uma mulher grávida ao desregulador endócrino DEHP e anomalias subsequentes nos órgãos reprodutivos do bebê. Descobrimos esta associação recolhendo amostras de urina das mulheres grávidas e testando-as para os ftalatos e então fazendo exames físicos nos recém-nascidos," conta a Dra. Sheela Sathyanarayana, do Instituto de Pesquisa Infantil de Seattle (EUA).

Nas embalagens dos produtos, raramente há a descrição literal "ftalato". Os nomes mais comuns listados são phthalates, dibutylphthalate (DBP), dimethylphthalate (DMP), diethylphthalate (DEP). Podem até aparecer os nomes em português também: butila, benzila, dibutila, diciclohexila, dietila, diisodecila, di-2-etilexila e dioctila.
Além dos cosméticos, os ftalatos podem estar presentes em embalagens para alimentos, copos plásticos, tubos de PVC, aparatos médicos (bolsas de sangue e para aplicação de medicamentos como o soro) e brinquedos para crianças.
Como entramos em contato com os ftalatos?
Os ftalatos não conseguem se ligar quimicamente aos plásticos. Nos cosméticos, eles também são liberados conforme o uso. Isso significa que os ftalatos saem dos plásticos e de outros produtos, como os cosméticos, e entram em contato com o ser humano e com o ambiente.
O ser humano pode ser exposto aos ftalatos por via oral, via aérea (respirar ar com ftalato) e dérmica.
Podemos ingerir ftalatos por conta da presença dessas substâncias em embalagens para alimentos e copos plásticos. Como os ftalatos saem do plástico, eles entram em contato com o alimento que será ingerido por nós. Atenção especial deve ser dada para alimentos gordurosos que vêm acondicionados em embalagens plásticas. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os ftalatos são moléculas parecidas com as de gordura, e podem facilmente ligar-se a elas nos alimentos. Um estudo aponta para a liberação de ftalatos em alimentos que foram acondicionados em filmes de PVC, aquele filme transparente que você normalmente embala o seu lanche. A presença dos ftalatos foi identificada nos alimentos que possuem gordura. 
Para as crianças, o risco de ingestão de ftalatos está associado a presença das substâncias em brinquedos infantis. Também podemos ingerir ftalatos por meio da água. Os tubos de PVC dos encanamentos são fontes de exposição aos ftalatos.
Como existem diversos tipos de plásticos, alguns podem apresentar alto grau de toxicidade para o ser humano e outros não. As embalagens plásticas sempre estão associadas a um número, os plásticos que podem conter e liberar ftalatos são os de número 1, 3 e 6. Os mais seguros para se utilizar porque apresentam características menos tóxicas, são os de número 2, 4 e 5. (Saiba mais aqui sobre os plásticos)  
No ar, os ftalatos podem estar presentes devido à dispersão de produtos, como perfumes. Absorver ftalatos por meio da pele é possível devido ao uso de cosméticos, como hidratantes, desodorantes e outros citados anteriormente.
Efeitos negativos ao ambiente e à saúde humana
Os ftalatos estão associados à ocorrência de problemas reprodutivos em animais silvestres e testados em laboratórios. A presença de ftalatos no organismo desses animais provocou a redução da fertilidade, aborto, defeitos congênitos, câncer de fígado e rins. Em humanos os efeitos foram: surgimento de câncer de mama,desregulação hormonal e diminuição da fertilidade masculina (redução do número de espermatozoides).
Na Europa, o uso dos ftalatos é proibido em cosméticos, além de serem considerados como tóxicos para o sistema reprodutivo.
No Brasil, desde 2009são limitadas as concentrações de ftalatos e seus derivados (não mais que 1% em peso de ftalato), em copos e garrafas plásticas descartáveis, seguindo resolução da ANVISA.
Hidrocele
"A anormalidade mais comum encontrada foi a hidrocele, uma condição na qual se acumula fluido no saco escrotal de um menino. Um menino recém-nascido tem mais que o dobro da probabilidade de desenvolver esta condição se sua mãe tiver altas concentrações de DEHP em sua urina.
"Embora os médicos e pesquisadores saibam que os desreguladores endócrinos interferem com os hormônios, tem sido difícil comprovar impactos claros à saúde. Agora, pela primeira vez, nós mostramos que, quanto maior a concentração de DEHP na urina da mãe, mais provável é que seu filho nasça com uma anomalia genital.
"Embora a hidrocele raramente seja um problema para os meninos que a apresentam, isso é importante porque é a primeira vez que conseguimos mostrar que a exposição a um produto químico do tipo desregulador endócrino pode resultar em alterações no sistema reprodutivo," disse a pesquisadora.
Ela acrescenta que focou apenas em bebês do sexo masculino porque as anomalias genitais são mais fáceis de identificar e registrar. Mais pesquisas são necessárias para entender como os desreguladores endócrinos podem estar afetando o desenvolvimento fetal das meninas.
Ftalatos
Estes produtos químicos, conhecidos genericamente como ftalatos, são comumente encontrados em produtos de higiene pessoal, como xampus, maquiagem e perfumes, e em objetos de plástico, como frascos, embalagens e outros.
A recomendação da pesquisadora é minimizar o uso de produtos de cuidados pessoais que possam conter o composto, usar embalagens de vidro, aço inoxidável, cerâmica ou madeira para armazenar alimentos - em vez de plástico - e não colocar comida no microondas em recipientes de plástico.
Também não se deve aquecer o leite do bebê ou alimentos em plásticos ou colocar líquidos quentes em produtos plásticos, como copinhos.
O estudo foi publicado na revista Environmental Research.


P. Sabemos se o ftalato está presente em nossos corpos ? Como foram absorvidos ?
R. Uma pesquisa feita pelos Centers for Disease Control (nt.: CDC)/Centros de Controle de Doenças dos USA) confirmou, em 2001, a presença de ftalatos nos organismos humanos.
Comer, respirar, contactar pela pele e mesmo pela transfusão de sangue, todas são vias, isolada ou conjuntamente, de acesso de ftalatos a nossos organismos. De acordo com a U.S. Environmental Protection Agency (nt.: EPA/Agência de Proteção Ambiental dos USA) comer seja provavelmente a rota principal para que os humanos sejam contaminados com dietilhexil ftalato (DEHP), o ftalato mais empregado como plastificante. O DEHP migra para os alimentos dos filmes transparentes durante o armazenamento. Similarmente, também somos contaminados com outros ftalatos comumente utilizados como diisononil ftalato (DINP).
Provavelmente as crianças têm índices mais elevados do que a maioria, em razão de que seus brinquedos de levar à boca sejam feitos com maiores quantidades de ftalatos em PVC mais amaciados (como os mordedores). Por exemplo, os níveis mais altos de DINP liberados dos mordedores e outros brinquedos, excedem à dose diária aceitável de acordo com pesquisas, conduzidas na Holanda e Dinamarca, onde se simulava o comportamento de morder feito pelas crianças. Além disso, a pesquisa holandesa confirmou o que a maioria de nós tem observado de que as crianças chupam ou mordem seus dedos e outras coisas que não são feitos para irem aos seus lábios mais do que os mordedores. Este instinto de morder sem dúvida agrega-se a esta sua dose elevada de ftalatos.
A transfusão de sangue é outra via de acesso de ftalato ao corpo humano. Fazem seu caminho dos utensílios médicos feitos de PVC para as soluções e daí para o corpo dos pacientes. Pessoas que estão enfermas, especialmente crianças cujo organismo ainda está em desenvolvimento, podem ser particularmente sensíveis a este tipo de exposição. Em setembro de 2001, a U.S. Food and Drugs Administration (nt.: FDA/Adminstração de Alimentos e Fármacos dos USA) advertiu de que alguns dos utensílios médicos feitos com PVC poderiam estar expondo certos pacientes a quantidades danosas do ftalato DEHP. Mais tarde, a American Medical Association (nt.: AMA/Associação Médica Norte-americana) externou sua preocupação quanto aos utensílios médicos feitos com DEHP. Já o Health Canadá Advisory Panel (nt.: Conselho Consultivo de Saúde do Canadá) da mesma forma recomendou que o sistema de tratamento de saúde não utilize produtos médicos que contenham DEHP em certos grupos de pacientes, incluindo crianças e meninos antes da puberdade. Preocupação de fato foi realçada pelo National Toixicolgy Program (nt.: NTP/Programa Federal de Toxicologia) de que o trato genital masculino humano em desenvolvimento, ainda imaturo, pode ser afetado negativamente por altos níveis de DEHP.
Respirando o ar e a poeira que contenham ftalatos que volatilizaram dos pisos de PVC também se agregam aos volumes de ftalatos em nossos organismos. De novo isto é particularmente perturbador para as crianças já que elas passam longo tempo no interior das casas e respirando próximo ao piso. De fato, um estudo inicial conduzido na Noruega relatou uma alta incidência de obstrução dos brônquios em crianças que residem em casas com pisos de PVC ao contrário daquelas que vivem onde o piso é de madeira. Ftalatos sendo liberados na atmosfera pode ser a conexão entre estas duas observações.
O contato pela pele pode ser a mais importante rota de ingestão de ftalatos originários de produtos de cuidados pessoais como o sabonete. Numa pesquisa feita pelo CDC sobre ftalatos, o metabólito do dietil ftalato (DEP) foi detectado em altíssimos níveis na população testada. O DEP é utilizado em numerosos produtos perfumados como sabonetes, loções e perfumes. Está também presente em produtos plásticos como escovas de dente, brinquedos infantis e para embalar alimentos.

P. Como o ftalato afeta nossa saúde ?
R. Recentemente o NTP manifestou sua preocupação sobre o desenvolvimento irregular de nenês nascidos de mulheres que durante a gravidez tiveram contato com os níveis normais considerados para um adulto. Expressaram sua preocupação de que os meninos e os nenês do sexo masculino que substancialmente excedem a dose de DEHP estimada para adultos, podem apresentam problemas no desenvolvimento de seus sistemas reprodutivos. 
O DEHP foi classificado pela EPA como um provável carcinogênico humano. O Department of Health and Services (nt.: Departamento de Saúde e Serviços Humanos) também classificou o DEHP como cancerígeno potencial. Isto quer dizer que o DEHP é sem dúvida uma substância que gera câncer em humanos. Ratos e camundongos alimentados com DEHP e DINP também mostraram um incremento de cânceres de fígado em comparação com animais que não foram alimentados com estas substâncias.
As proles de ratas separadamente alimentadas com diferentes ftalatos, chamados dietil hexil-, diisononil- e butil benzil ftalato (DEHP, DINP e BBP, respectivamente) não seguiram os processos normais de desenvolvimento sexual. Nos casos das que foram alimentadas com DEHP e BBP também o peso das proles foi reduzido. Outras pesquisas detectaram nos testículos de jovens ratos machos outros efeitos sutis em baixas doses de DEHP.
Altas doses de dietil ftalato (DEP) fornecido a ratas prenhes mostraram que causam o aparecimento de uma costela extra nas suas proles. Adicionalmente as fêmeas expostas ao DEP durante toda sua vida experimentaram um elevado número de nascimento de fetos mortos. De acordo com um relatório, de 1996, da Agency for Toxic Substances and Disease Registry (nt.: ATSDR/Agência sobre Substâncias Tóxicas e Registro de Enfermidades): “Não há informações disponíveis indicando possíveis efeitos causados pelo dietil ftalato caso se respire, coma, beba, e mesmo que esta substância toque na pele”.Esta é uma declaração problemática em razão da diversidade de produtos de consumo nos quais o DEP é adicionado. Além disto, realça as regulamentações inadequadas para substâncias químicas comerciais largamente utilizadas.

P. Como é que o governo regulamenta os ftalatos ?
R. Em 1999, prontamente face as potenciais quantidades de perigosas doses de ftalato ingeridas pelos nenês e os sérios e negativos efeitos sobre a saúde detectados em animais pesquisados, a União Européia emitiu um banimento emergencial do emprego de certos ftalatos em brinquedos feitos para crianças com menos de 03 (três) anos de idade. Recentemente foi novamente renovado. Nos USA, em 1986, a Consumer Product Safety Comission/CPSC (nt.:Comissão de Consumo de Produtos Seguros) e o Toy Manufactures of América/TMA (nt.: Fabricantes de Brinquedos da América) acordam por um limite voluntário em 3% de DEHP para chupetas e mordedores. Mais tarde, em 1998, a CSPC questionou os produtores de brinquedos para retirarem dos mercados, os mordedores e os chocalhos de PVC que contenham DINP. Entretanto, tais acordos voluntários não eliminam a utilização e a exposição pelas crianças a aditivos perigosos não testados. Paralelamente, os adultos estão também expostos a químicos potencialmente perigosos pelo uso de um sem número de produtos que contém ftalatos.
Regulamentações também estão sendo feitas para ftalato para embalagens plásticas que entram em contato com o alimento tanto durante seu processamento, transporte e armazenamento. A Food and Drug Administration/FDA (nt.: Administração de Alimentos e Fármacos) dos USA definiu que butil benzil ftalato (BBP) e diisononil ftalato (DINP) “podem ser utilizados seguramente” em níveis de 01% e 43%, respectivamente. Inspeções mais acuradas, entretanto, revelam que estas cláusulas estão muito próximas de serem quebradas. Por exemplo, as normas definem que os plásticos podem ser utilizados “em temperaturas que não excedam a temperatura ambiente”. Isto implica que aquecer alimentos embalados em plásticos em microondas poderá ser considerado insalubre. E esta é uma prática do dia-a-dia nos USA.

Nota : Especialistas em saúde ambiental recomendam que um caminho para evitar a exposição aos ftalatos é eliminar o aquecimento de alimentos embalados em plásticos no microondas se não se tem a certeza de que aquele plástico não é feito de PVC.

P. Quem está trabalhando para eliminar os ftalatos e como se participa ?  
R. Para saber como se pode eliminar a exposição aos ftalatos e outras substâncias químicas perigosas agregadas ao PVC, visite os websites das organizações listadas abaixo. Não só poderá aprender mais sobre o ciclo-de-vida completo do vinil (nt.: PVC – polivinil cloreto) como também agregar-se a campanhas de consumidores, somando seus brado ao coro de pessoas que clamam pela eliminação dos danos gerados por essa resina plástica.

ESTUDO HIDRODINÂMICO DO COMPORTAMENTO DO DIETIL HEXIL FTALATO (DEHP) NA ZONA VADOSA DO SOLO

Layla Nunes Lambiasi, Fábio Cunha Lofrano, Silvia Marta Castelo de Moura Carrara, Dione Mari Morita

Resumo


Ftalatos são um dos poluentes industriais mais abundantes no meio ambiente. Entre eles o DEHP, um disruptor endócrino, apresenta grandes riscos à humanidade. Observou-se, em testes de infiltração em coluna, que a maior parcela do DEHP introduzido ficou retida na superfície. Tal ensaio, contudo, não permite a visualização do fluxo. A construção de um microdispositivo similar ao solo permitiu a observação da hidrodinâmica do DEHP em meio à infiltração. Verificaram-se que o aprisionamento de DEHP nos poros (devido à sua rápida adsorção), a baixa solubilidade em água e o efeito da molhabilidade (reduzindo sua mobilidade) explicam a recalcitrância do DEHP no solo, mesmo décadas após a contaminação ter se instaurado.

Texto completo:

PDF

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
eISSN 2179-9784 (eletrônico)
ISSN 0101-7004 (impresso)
 https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/27497

Organizações.

 Ftalatos em produtos e acessórios de construção civil:

Healthy Building Network, www.healthybuilding.net


Ftalatos em cosméticos:
Coming Clean, www.comeclean.org

Ftalatos em utensílios médicos:
Health Care Without Harm, www.noharm.org

Ftalatos em esmalte de unhas:
Environmental Working Harm, www.ewg.org

Ftalatos em brinquedos:
Greenpeace, www.greenpeace.org

Websites.
Para mais informações sobre o ftalato, ver:

Para maiores informações sobre os efeitos sobre a saúde gerados pela ftalato e a evidência dos limites orgânicos, ver:
Relatório recente sobre os ftalatos no site “health care without harm” e o relatório sobre o monitoramento do limite orgânico feito pelo US CDC (Centro de Controle sobre Doenças dos USA) no site www.cdc.gov/nceh/dls/report/

Para maiores informações sobre cosméticos, ir para:
Recente relatório sobre “phthalates in cosmetics” e o site www.ewg.org/pub/home/reports/beautysecrets/chap3.html

Para mais informações sobre ftalatos em utensílios médicos, ir para:

Para maiores informações sobre o ftalato em brinquedos e acessórios domésticos de PVC, ir para:

Fonte:http://www.nossofuturoroubado.com.br/old/ftalatos.htm

Não haverá mais peixes nos oceanos em 2050, revela estudo


eias alimentares dos oceanos do mundo estão em risco de colapso devido à liberação de gases de efeito estufa, sobrepesca e poluição localiza

Um estudo publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, revelou, após 632 experimentos, que não há “alcance mínimo” para os animais marinhos no que se refere ao aquecimento das águas e à acidificação dos oceanos. Existem pouquíssimas espécies capazes de escapar do impacto que o CO2 causa nos oceanos.

Os oceanos absorvem cerca de um terço de todo o CO2 que é emitido pela queima de combustíveis fósseis. Isso tem provocado um aquecimento de cerca de 1 grau desde os tempos pré-industriais. A água, hoje, possui 30% mais ácidos.

Mexilhões
Essa profunda acidificação tornará muito complicada a formação de cascas e estruturas de sustentação de coraisostras e mexilhões. A quantidade de plâncton irá aumentar com oaquecimento da água. O plâncton é fonte de alimentos para grande parte da cadeia, mas mesmo assim, o número de animais não conseguirá aumentar com a abundância de alimentos.

“Há mais comida para os pequenos herbívoros, como os peixescaracóis do mar e camarões, mas com a interferência nas taxas de metabolismo o crescimento desses animais está diminuindo. Como há menos presas disponíveis, ou seja, menos oportunidades para os carnívoros, há um efeito cascata na cadeia alimentar”, afirmou Ivan Nagelkerken, professor associado da Universidade de Adelaide ao site Business Insider.

Coral

 

O homem também interfere no processo

Os pesquisadores apontam que esses dados afetam os oceanos de todo o mundo e que atividades humanas como a sobrepesca impedem que os ciclos de vida dos animais se completem e possibilitem uma mínima adaptação das espécies às mudanças climáticas. A pesquisa também alerta para um fenômeno de branqueamento dosrecifes de coral. Já é a terceira vez que esse fenômeno é flagrado.

Desde 2014, uma enorme onda de calor debaixo d’água, impulsionada pela mudança climática, tem causado a perda do brilho e morte de corais em todos os oceanos. Até o final deste ano 38% dos recifes do mundo terá sido afetados. Cerca de 5% terão morrido. Osrecifes de corais são responsáveis pela nutrição de 25% das espécies marinhas do mundo.

A região da grande barreira de corais da Austrália já perdeu metade de sua cobertura de coral ao longo dos últimos 30 anos. A tendência é que eles diminuam maciçamente até 2050 se a emissões de gases do efeito estufa não diminuírem em breve.

Aquecimento da água e sobrepesca contribuem para o fenômeno.
Problemas na cadeia alimentar dos oceanos será uma preocupação direta para centenas de milhões de pessoas que dependem de frutos do mar para o seu sustento, medicamentos e renda. A perda dos recifes de coral também poderá agravar a erosão costeira devido ao seu papel na proteção de linhas costeiras contra tempestades e ciclones.

Nagelkerken aponta que somente com a diminuição da poluição será possível dar uma chance para que as espécies se adaptem e possam se desenvolver novamente. Caso isso não ocorra em breve, os oceanos caminham para um grande colapso.

DIA DO INDIO?

Apoie a Rede consuma com nossos afiliados.

DIA DAS BOAS AÇÕES

DIA DAS BOAS AÇÕES
CIEP 115

Proteja os Corais da Amazônia

Proteja os Corais da Amazônia
Greenpeace, eu te apoio!

Adsense

Alimentos Monsanto

Baixe o aplicativo:

Vamos Reciclar? Samantha Lêdo

Filme de Eduard Snowden

Comercio Digital para produtos Sustentáveis

Comercio Digital para produtos Sustentáveis
Sua loja e aplicativo: Promoção!

O EMBURRECIMENTO: ASSISTA AGORA!

CONSUMED COMPLETO:Legendado

Loja Comunique

Modelo de Inclusão Local: representação física Primeira abordagem: Informática

Somos todos contra a PEC 241

Somos todos contra a PEC 241
DIGA NÃO AO SUCATEAMENTO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO!

Aplicativo: Vamos Reciclar?

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - ECO CAMPING

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Vista Panorâmicado espaço NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Os alquimistas estão chegando!!

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Oficinas

Brechó da Filó = ESPAÇO NAVE

ECOLOGIA RURAL COM CONEXÃO URBANA

ECOLOGIA RURAL COM  CONEXÃO URBANA
Lumiar/Friburgo - Estrada da Toca da Onça/Sítio da Jabuticaba

Todo o espaço NAVE será ornamentado, reaproveitado , reciclado, restaurado,,,,

Todo o espaço NAVE será ornamentado, reaproveitado , reciclado, restaurado,,,,
NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência ecológica

Vamos plantar? multiplicar? vem pro NAVE

NAVE...

NAVE...
Educação Ambiental, Coleta Seletiva de Materiais, Reaproveitamento Artesanal (Oficinas de Arte em Reciclagem), Reciclagem, Compostagem Orgânica, Horta Familiar Orgânica, “Restaurante Caseiro Personalizado Temperança, Empório (produtos locais), Brechó alternativo (trocas), Camping, Sustentável, Pouso Familiar Ecológico, Vivências Ecológicas!

NAVE

NAVE

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica, venha para NAVE...

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica, venha para NAVE...
Você gosta de pássaros? Então plante árvores, e convide-os para ceiar com você, assista de longe, e respire o ar puro e ouça o canto dos nossos pássaros...

Matéria revista VISÃO SOCIAL 2008

Matéria revista VISÃO SOCIAL 2008
Há muitos anos atuando efetivamente na mesma direção...sustentabilidade....

NAVE: BANDEIRA DA CRUZADA DA ECOLOGIA...

NAVE: BANDEIRA DA CRUZADA DA ECOLOGIA...
A luta é grande...

Reciclar é simples assim...

Reciclar é simples assim...

NÓS RECICLAMOS, E VOCÊ?

NÓS RECICLAMOS, E VOCÊ?

Selo da Oficina de Reaproveitamento

Selo da Oficina de Reaproveitamento
Gestão: Samantha Lêdo

Auditorias

Auditorias
Qualidade é: Executar corretamente mesmo que, não seja observado...

A Educação é apenas o começo de um ciclo produtivo limpo E SUSTENTA´VEL.

A Educação é  apenas o começo de um ciclo produtivo limpo E SUSTENTA´VEL.
Educação para a cidadania do descarte adequado!

RAIZ DO PROBLEMA...

RAIZ DO PROBLEMA...
A FALTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL...

RESUMO DA ATA DO ATO PÚBLICO DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2012

ATA do ato público: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 05 DE JUNHO DE 2012

COLABORADORES:

GT RIO, CÚPULA DOS POVOS, INSTITUTO MAIS DEMOCRACIA, SINDPETRO R.J, SEPE R.J, MTD, MAB, CAMPANHA CONTRA OS AGROTÓXICOS, LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE, MST, MST-R.J, COMITÊ POPULAR DA COPA E OLIMPÍADAS, GRUPO AMBIENTALISTA DA BAHIA, SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, REDE BRASILEIRA DE JUSTIÇA AMBIENTAL, PACS, REDE JUBILEU SUL BRASIL, FÓRUM DE SAÚDE DO RIO, FRENTE CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE, VIA CAMPESINA, APEDEMA-REGIONAL BAIXADA, RIO MENOS 20, MNLM, AMP VILA AUTÓDROMO, CONSULTA POPULAR, ABEEF, DACM/ UNIRIO, REDE DE GRUPOS DE AGROECOLOGIA DO BRASIL, REGA, PLANETA ECO, SAMANTHA LÊDO E FAFERJ.

Gilvenick: discussão que a ONU em diversas convenções, citando a de Estocolmo, e nada de concreto, ele declara que, o cumpra-se não está sendo cumprido na legislação ambiental e no que diz respeito a participatividade social no fórum.

Sergio Ricardo: Um dos principais objetivos é, dar voz e fortalecer as populações e trabalhadores impactados com a má gestão empresarial acobertada por autoridades competentes, lagoa de marapendí,...ele fala sobre o processo de despejo nas lagoas, SOBRE AS EMPREITEIRAS, ELE FALA TAMBÉM SOBRE AS AMEAÇAS AO Mangue De Pedra, pois só existem 3 no Planeta, e que há um a história sobre a áfrica que abrange aspectos geológicos, antropológicos e arqueológicos para a localidade, precisa se pensar no modelo de ocupação dos solos, Sergio declara sobre os documentos enviados ao ministério público hoje e sempre, ele fala das irregularidades nos licenciamentos ambientais,”fast food”.

Marcelo Freixo: Precisamos de estratégias consistentes e que uma delas importante neste dia de hoje é, de luta e alerta, sobre a ação direta que está sendo encaminhada para o supremo tribunal federal para a cassação de algumas licenças concedidas de forma irregular, contra a TKCSA, contra empresas que não se preocupam com a dignidade humana, e a luta vem a tender os recursos que afetam desde o pescador artesanal até a dona de casa, ele fala do parlamento europeu, sobre os investimentos sociais, sobre isenções fiscais mascaradas de deferimento, uma vez que uma lhes dá o direito de usar o dinheiro público para obras e interesses privados...e que no final sempre os maiores prejudicados são, as populações de risco social gerando um looping social descendente.

Hertz: Hoje nós temos um modelo de desenvolvimento que, privilegia as grandes empresas, as licenças estão sendo realizadas sem os devidos EIAs/RIMAs E SUA CONFORMIZAÇÃO Á LEGISLAÇÃO AMBIENTAL CONFORME: 6.938 – SLAM – 9605 – 9795 e outras...temos que nos unir para exigir mais critérios nos licenciamentos, nós é que temos que tomar conta do Planeta, ele declara que continuaremos discutindo durante todo o movimento.

Vânir Correa: Morador da Leopoldina pergunta o que nós moradores ganharemos com as obras da transcarioca, que tem um traçado que vai da barra da tijuca até a Penha?

Carlos Tautz: Declara que o BNDS, um banco para o desenvolvimento econômico do povo brasileiro, não tem critérios definidos de forma técnica e socioambiental para a liberação de recursos, apesar de declarar o contrário, é um banco que está trabalhando para emprestar aos ricos e multiplicar suas riquezas, que todas as grandes obras no Brasil contaram com recursos de BNDES, e que sempre maqueada em dispositivos legais, burlando a legalidade e que se reparar-mos, são sempre os mesmos conglomerados, mesmos donos, sempre pegando o mesmo dinheiro (DO POVO). Ele convoca a todos a participar da cúpula dos povos, pois na, RIO + 20 NÃO TEREMOS VOZ E NEM DIREITOS, JÁ ESTÁ TUDO FECHADO, MARCADO ECARIMBADO. A CÚPULA DOS PVOS TRATA-SE DO ÚNICO ESPAÇO REAL EM QUE A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA OU NÃO PODERÁ SE MANIFESTAR, CONTRIBUIR, COLABORAR, APOIAR, CRIAR E IMPLEMENTAR IDÉIAS,,,

CARLOS DO IBAMA DECLARA QUE AS ATIVIDADES ESTARÃO SUSPENSAS ATÉ O DIA 23, UMA POSIÇÃO TOMADA POR ELE E OUTROS COMPANHEIROS DO SETOR, QUE NÃO COMPACTUAM COM O DESCASO E INCOMPETÊNCIA DO ORGÃO EM QUE ATUA.

FUNCIONÁRIO DO SINDICATO DOS SERVIDORES DA FIOCRUZ DECLARAM-SE SLIDÁRIOS E ATIVISTAS NO MOVIMENTO.

GRUPO HOMENS DO MAR DECLARA O DESCASO GERAL COM A BAÍA DE GUANABARA UM CARTÃO POSTAL E PARAÍSO ECOLÓGICO DO RIO DE JANEIRO.

RENATO 5(NÚCLEO DE LUTAS URBANAS): AMLUTA PELA JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL É FUNDAMENTAL NESTE MOMENTO, O PLANETA ESTÁ REPLETO DE INJUSTIÇAS AMBIENTAIS, VIVEMOS NUMA CIDADE NÃO PODE DISSEMINAR A SEGREGAÇÃO. ELE FALA QUE A INJUSTIÇA É VALIDADA DESDE A, DIVISÃO ESPACIAL DO SOLO, OS ESPAÇOS SOCIAIS E QUE SOMOS UMA CIDADE QUE NÃO PODE COMPACTUAR COM OS DISCURSOS HIPÓCRITAS DA RIO + 20.

ALEXANDRE PESSOA (SINDICATO DOS TRABALHADORES DA FIOCRUZ): EM FRENTE AO INSTITUTO DO AMBIENTE, COM A MISSÃO DE GARANTIR ATRAVÉS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL A JUSTIÇA, O QUE NÃO ACONTECE COM ESTE ÓRGÃO. ELE APRESENTA NO AMBIENTE ACADÊMICO AS FFALSAS SOLUÇÕES DE ECONOMIA VERDE, SÃO INÚMEROS OS, DESCASOS NA ÁREA DA SAÚDE DEVIDO A MÁ GESTÃO AMBIENTAL DE, NOSSA CIDADE, DE NOSSO BRASIL DESDE, BELO MONTE AOS AGROTÓXICOS, DESTA FORMA NÃO HAVERÁ HOSPITAIS QUE POSSAM ATENDER SE A POLUIÇÃO E A FALTA DE COMPROMETIMENTO CONTINUAREM DESTA FORMA QUE ESTÁ. O POVO NÃO QUER PAGAR UMA CONTA NA QUAL NÃO NOS CONSULTAM PARA FAZÊ-LA. HOJE, MESMO COM TANTOS DESCASOS DE GOVERNOS PASSADOS COM A QUESTÃO AM IENTAL, UNICA FOI TÃO FÁCIL CONSEGUIR UM LICENCIAMENTO AM BIENTAL. ACORDA BRASIL!!!

HELENA DE BÚZIOS CLAMA PELA PRESERVAÇÃO DO MANGUE DE PEDRA E O REFERIDO PROJETO LOCAL.

PAULO NASCIMENTO: DECLARA QUE É CONTRA QUALQUER GOVERNO DO SERGIO CABRAL, POIS HOJE OS MILITARES SÃO ESCURRAÇADOS DENTRO DOS QUARTÉIS, E QUE PASSAMOS POR UMA DITADURA LIVRE, DISFARÇADA, ELE DECLARA TAMBÉM QUE O ESTADO NÃO LHES FORNECE UNIFORME, OU SEJA, ELES UTILIZAM O MESMO UNIFORME MESMO NA TROCA DE TURMA, OU SEJA, 24/24 E A FILA ANDA,,,,SÃO VÍTIMAS DE DIVERSAS DOENÇAS DE PELE, COMPROVADAMENTE, E QUE OS QUE SE MANIFESTAM SÃO EXCLUÍDOS.Peço desculpas aos companheiros por alguma falha de interpretação e ou nomenclaturas, ficarei grata com as correções e críticas.

Cartão Postal Ecológico - Ilha Grande

Cartão Postal Ecológico - Ilha Grande
Clieke aqui e acesse a página.

Click Talentos Ambientais

Click Talentos Ambientais
Rogèrio Peccioli - Macaé/R.J-Brasil

ONG Beija Flor

ONG Beija Flor
Amor, às crianças, à natureza, à vida!!

CONHEÇA MAIS AS LEIS E NORMAS AMBIENTAIS

LEIS:
6938 de 31/08/81 - Política Nacional do Meio Ambiente
7804 de 18/07/89 - Lei alteração da lei 6938
10.165 de 27/12/00 - Lei dispõe sobre a taxa de fiscalização ambiental.
7679 de 23/11/88 - Pesca predatória
9605 de 12/02/98 - Crimes Ambientais
Art. 29 - CONTRA A CAÇA A ANIMAIS
4191 de 30/09/2003 - Política Estadual de resíduos Sólidos
4074 de 04/01/2002 - Regulamenta a produção de Embalagens, rotulagem.
3239 de 02/08/99 - Política Estadual de Recursos Hídricos.
11.445 de 05/01/07 - Lei de Saneamento Básico
9433 de 08/01/97 - Política Nacional de Recursos Hídricos
9985 de 18/07/2000 - Unidades de Conservação
1898 DE 26/11/91 - Lei de Auditoria Ambiental Anual
5438 de 17/04/09 -Institui o Cadastro Técnico Estadual
9795 de 27/04/99 - Políca Nacional de Educação Ambiental
4771 de 15/09/65 - Manguezais
10.257/01 direto - Estatuto das Cidades
6.766 de 19/12/79 - Parcelamento do Solo Urbano
4132 de 10/09/62 - Desapropriação
7735 art. 2º - Determina a autarquia no IBAMA
___________________________________________ INEA
5101 DZ 0041 R 13 EIA/RIMA
DZ - 056 - R2 Diretriz para a realização de Auditorias Ambientais.
DZ 215 Grau de Classificação de carga orgânica

____________________________________________ 42.159/09 - Licenciamento Ambiental Simplificado - Classe 2 Tab. 01
__________________________________________ CONAMA
313/2002 - Resíduos Industriais
008/84 - Reservas Ecológicas
237 - Utilização dos Recursos Naturais
__________________________________________ SASMAQ 202005 - Reduzir os riscos de acidentes nas operações de transporte de distribuição de produtos químicos
9001 - Gestão da Qualidade
14001 - Gestão Meio Ambiente
10004 - gestão de Resíduos
_______________________________________
SLAM - (sistema de Licenciamento ambiental)
SLAP - (Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras)
PEGIRs - Plano Diretor de gestão Integrada de Resíduos Sólidos
__________________________________________

PENSE SUSTENTÁVEL...

REDUZA, REAPROVEITE, RECICLE!!!

Projeto O meu rio que se foi...

Projeto O meu rio que se foi...
Samantha ledo - Escola Engenho da Praia - Lagomar - Macaé...

Adquira as camisetas do projeto Comunidade Sustentável

Adquira as camisetas do projeto Comunidade Sustentável
Recicle! Apoie! clique na foto e adquira a sua já!

Educação e Coleta Seletiva

Educação e Coleta Seletiva
ONG Beija Flor

Visita de Samantha Lêdo e Professor Feijó ao Galpão das Artes Urbanas/R.J

Visita de Samantha Lêdo e Professor Feijó ao Galpão das Artes Urbanas/R.J
Samantha Lêdo, Professor Feijó, Alfredo Borret e Ana Cristina Damasceno

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
EMPRESAS

EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO!!

EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO!!
CATADORES CONHECEDORES TÉCNICOS DA MATÉRIA PRIMA.

CAMISETA RECICLE

CAMISETA RECICLE
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE SUSTENTÁVEL

luminária produzida a partir da caixa de amortecedores para veículos.

luminária produzida a partir da caixa de amortecedores para veículos.
EMBALAGEM DE PAPELÃO - ARTES PLÁSTICAS PARA TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA

ATO PÚBLICO - CÚPULA DOS POVOS

ATO PÚBLICO - CÚPULA DOS POVOS
05 DE JUNHO DE 2012, DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, VÉSPERAS DA RIO + 20 - MANIFESTAÇÃO CONTRA O FORMATO DO EVENTO EM NOSSO PAÍS,

Oficina de Arte em Reciclagem - Planeta Eco Arte

Oficina de Arte em Reciclagem - Planeta Eco Arte
Evento de Responsabilidade Socioambiental: Escola Engenho da Praia.

Reaproveitamento papelão, pet, vidros, madeira, e outros...

Reaproveitamento papelão, pet, vidros, madeira, e outros...
REAPROVEITAMENTO E RECUPERAÇÃO...2º e 4º Rs

Revenda Samantha Lêdo

Revenda Samantha Lêdo
Produtos Naturais e Ecológicos Ama Terra

Arte de reaproveitar...

Arte de reaproveitar...
Reaproveitamento de papelão

Enquanto os "Legumes e Verduras" são, a "fonte da saúde, da beleza e da sonhada qualidade de vida!!"

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Não desista nunca!

Não desista nunca!
Siga em frente, força!

Grupo Comunique Sutentável

Grupo Comunique Sutentável
Pratique essa idéia!

Horta Orgânica

Horta Orgânica
Mais fácil e simples do que imaginamos...

RECICLAGEM DE RETALHOS - Homenagem aos petroleiros da Bacia de Campos.

RECICLAGEM DE RETALHOS - Homenagem aos petroleiros da Bacia de Campos.
Sentinela! Não pode relaxar ...Arte, Criação, Curadoria: Samantha Lêdo - Planeta Eco Arte

Vamos reciclar?

Vamos reciclar?
NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica

Peixe de Garrafa PET

Peixe de Garrafa PET
Educação e Ecologia com Arte

EM que posso lhe ajudar?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Lojinha e Oficina: Planeta Eco Arte

Lojinha  e Oficina: Planeta Eco Arte
Papel reciclado: Samantha Lêdo e a ONG PORTADORES DA ALEGRIA/Macaé..

Utensílios a partir da Arte Reciclada!

Utensílios a partir da Arte Reciclada!
Reduza, reaproveite, recicle...

Vamos Reciclar? Posso ajudar, cadastre-se...

Revista Samantha Lêdo

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Integrando todas as tribos - chorinho e um cardápio diversificado para todos os hábitos alimentares - integrar para conhecer -considerando que a mudança deve ser de livre arbítrio!

Confie e busque os seus ideais, estude!

Confie e busque os seus ideais, estude!
Só o conhecimento poderá te levar onde o seu sonho quer!

Faça parte do Clube Eco Social

Faça parte do Clube Eco Social
Grupo Comunique Sustentável

APlicativo Vamos Reciclar no Twiter:

Natureza!

a "Natureza" nos ensina a "Reciclar", a "Reciclagem" nos ensina a "Produzir", as duas coisas nos ensina a "Consumir"!
(Samantha Lêdo)
Bem vindo(a) ao meu blog e Saudações Ecológicas da
eco amiga Sam

CONTATO

+55(0)21-2753-8061

Japão declara crise Nuclear

A Inovação da Solidão: Excelente!

Salve os oceanos!

Vamos Reciclar?

Conheça o nosso aplicativo e cadastre-se:

Programa de agroecologia: André Cajarana

Programa de agroecologia: André Cajarana
Boas iniciativas ja ocorrem no alto sertão sergipano.

Nossos parceiros!

Calcule a sua pegada ecológica

Calcule a sua pegada ecológica
Revista Samantha Lêdo

Aquífero Guarany

ASSINE A PETIÇÃO

ASSINE A PETIÇÃO

 O que o mau uso do plástico pode gerar


Embora quase todos os plásticos utilizados para as embalagens sejam mecanicamente recicláveis, é comum a banalização de seu uso e descarte inadequado. Esse descarte, gera enormes impactos ambientais, desde o acumulo  em locais indevidos nas cidades à contaminação de rios e mares.

       

SANEAMENTO JÁ

SANEAMENTO JÁ

Lixo Eletrônico na China!

A SERVIDÃO MODERNA : EDITADO

Pegada Ecológica

Mas tudo começa no individual. O que você comeu hoje? Tem feito muitas compras? Todas necessárias? Como andam suas viagens? Quando trocou seu celular pela última vez? Tudo faz parte da sua Pegada. Conheça-a com mais detalhes e engaje-se numa nova corrente, baseada em valores que permitam o desfrute do melhor que o planeta nos oferece com responsabilidade. Nós do Grup Comunique Sustentável juntamente com Samantha Lêdo apoiamos essa causa!

Calcule já a sua!

Calcule já a sua!
Pegada Ecológica, eu apoio!

Taxa de crescimento da produção industrial do plástico.

Taxa de crescimento da produção industrial do plástico.

Morrendo por não saber...

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE -

Evento a Praça é Nossa!

Evento a Praça é Nossa!

Exposição Reciclos

Faça parte dessa Trupe...

Faça parte dessa Trupe...
Trupe da Sustentabilidade

Parceiros na responsabilidade socioabiental

Parceiros  na responsabilidade socioabiental
Criando força para a a sustentabilidade!

Imagem captada em um passeio em São Pedro da Serra!!

Imagem captada em um passeio em São Pedro da Serra!!
Friburgo/R.J

Macaé de Cima - A natureza literalmente em nossas mãos...

Macaé de Cima - A natureza literalmente em nossas mãos...
NAVE - NÚCLEO AMBIENTAL DE VIVÊNCIA ECOLÓGICA: EM BREVE!!

ESTA É A HORA DE AGIR!!!

ESTA É A HORA DE AGIR!!!
A INVIABILIDADE É TOTAL, NÃO HÁ ARGUMENTOS PARA A ENERGIA NUCLEAR

Valores, quais são os seus?

Valores, quais são os seus?

Apoie o Projeto Comunidade Sustentável

Patrocinio

Patrocinio
Financeiro

Atividades Outubro

Atividades Outubro
Trupe da Reciclagem

Para os líderes mundiais e os Ministros da Agricultura:

Pedimos-lhe para proibir imediatamente o uso de pesticidas neonicotinóides. O drástico declínio em colônias de abelhas é susceptível de pôr em perigo toda a nossa cadeia alimentar. Se você tomar medidas urgentes com cautela agora, poderia salvar as abelhas da extinção. Samantha Lêdo apoia a petição, e você?
 
Já Avaaz membro? Digite seu endereço de e-mail e clique em "Enviar".
Nova para a Avaaz? Por favor, preencha os campos abaixo.
Avaaz.org protegerá sua privacidade e mantê-lo informado sobre isso e campanhas semelhantes.

Trupe da Reciclagem

Trupe da Reciclagem
Produção do PUFF

Google

MSOL< Planeta Eco Arte e UNIGRANRIO:Semana do meio Ambiente

MSOL< Planeta Eco Arte e UNIGRANRIO:Semana do meio Ambiente

Goiaba brotando internamente...

Goiaba brotando internamente...
centenas de mudas numa embalagem orgânica....

Parcerias Integradas para a gestão dos seus resíduos.

Parcerias Integradas para a gestão dos seus resíduos.
Faça a sua parte como gerador e faremos a nossa como gestores e recicladores.

Talentos da "Fotografia Ambiental."

Talentos da "Fotografia Ambiental."
Bacurau Chitão - Fotografia: Rogèrio Peccioli

Consórcio para o compartilhamento de responsabilidades...párticipe!!

Consórcio para o compartilhamento de responsabilidades...párticipe!!
Na prática, todo mundo sabe na teoria!!

Luminária papelão - caixa de casquinhas Kibon

Luminária papelão - caixa de casquinhas Kibon
Arte e Criação: Samantha Lêdo

Uso e reuso!! E você?

Uso e reuso!! E você?
Re aproveitamento de àgua...Pense nisto...

Não adquira se, não for madeira legal

Não adquira se, não for madeira legal
Faça parte do Grupo Comunique Sustentável

Apoio

Apoio
Institucional

Classificação de Resíduos Sólidos

Selo de Responsabilidade Socioambiental "Eu Apoio"

Selo de Responsabilidade Socioambiental "Eu Apoio"
Garanta o seu!

Lojinha Socio Ambiental - PLANETA ECO ARTE

Lojinha Socio Ambiental - PLANETA ECO ARTE
Móbile de PET - Buterfly - Samantha Lêdo

Reciclagem de caixotes de Madeira

Reciclagem de caixotes de Madeira

A educação agrega todos na mesma causa...

A educação agrega todos na mesma causa...
Colaboradores e Empresa conscientes.

Fotos ambientais brasileiras

Fotos ambientais brasileiras
Esquilo - Fotografia: Rogério Peccioli - Macaé-R.J/Brasil

EDUCAÇÃO E CONSCIENCIA DA RECICLAGEM

EDUCAÇÃO E CONSCIENCIA DA RECICLAGEM

Palestras para escolas, empresas e condomínios.

Palestras para escolas, empresas e condomínios.
Grupo Comunique Sustentável

Assine pela criação do santuário das baleias

753538 pessoas no mundo inteiro já assinaram, e você?