Compre com nosso afliado!

sábado, 7 de maio de 2016

Produtos Tóxicos inseridos no meio ambiente e, nos alimentos "Mercúrio" e HFCS.

Prezado leitor,  observando todos os comentários, publicações, discussões sobre os componentes químicos, poluentes e produtos tóxicos inseridos antrópicamente no meio ambiente, eu pude ver pessoas defendendo o seu uso em pequenas doses, eu, Samantha Lêdo sendo totalmente intolerante a ele,  inauguro o acervo "Poluentes Químicos no Meio Ambiente" com o Mercúrio, Ele é líquido, prateado e se divide em bolinhas. Muita gente já brincou com mercúrio, sem saber os males irreversíveis que ele traz à saúde.
Se somarmos a quantidade de mercúrio inseridos no meio ambiente e consequentemente nos alimentos e além disso, ainda, como se não bastasse, os inseridos de forma antrópica  eu garanto que a matemática atingirá a sua saúde como um golpe no estômago. O problema é que nos achamos inteligentes demais para, sermos atingidos por qualquer coisa, o nosso ego nos matará e destruirá esse planeta se, não escutarmos a voz da natureza.
  Muitos minerais e oligoelementos são úteis para o nosso organismo. O mercúrio, ao contrário, faz parte dos metais pesados ​​que absolutamente devem ser evitados. Seu efeito sobre o corpo é tóxico, degenerativo e perigoso porque age de forma sutil e a longo prazo.
Jamais  considerarei o mercúrio em meu organismo, seja qual for a dose permissível ou, não.
Para que fiquem bem informados em relação a isso, espero que gostem da publicação e tenham uma boa leitura.(Samantha Lêdo).

O mercúrio desprende vapores invisíveis e sem cheiro que são inalados sem a pessoa perceba, ele, instala-se nos órgãos, inclusive no cérebro, sem sintomas aparentes, causando demência, problema nos rins e até a morte.
A indústria química é a que mais utiliza o mineral. Além dos consumidores, ela expõe trabalhadores e o meio ambiente ao mercúrio, que pode ser fatal.
A intoxicação crônica, devido à inalação dos vapores de mercúrio. Como não tem cheiro e não se enxerga o vapor no ambiente e os sintomas não são súbitos, exceto na intoxicação aguda, os trabalhadores pensam que o elemento não causa mal algum. Porém, o mercúrio vai se depositando nos vários órgãos e no cérebro causando lesões, que vão gerar vários distúrbios para a saúde. O grande problema é a falta de diagnóstico, que só é estabelecido por profissional que tem um conhecimento mais aprofundado do assunto. Os sinais e sintomas são muito variados e dependem das lesões provocadas nos órgãos e sistemas. Alguns dos mais frequentes são dores de cabeça, irritabilidade, insônia, tremores, gosto metálico na boca, sangramento oral, alterações gengivais, gastrite, fraqueza, dificuldade de memória, de atenção, problemas renais. Nos quadros mais graves surge demência, insuficiência renal e até a morte.

O objetivo principal deve ser a eliminação o uso de mercúrio, substituindo-o por outros produtos ou tecnologias mais seguras, visto que não há como eliminar totalmente o risco, mesmo adotando as proteções preconizadas.
Enquanto isto não ocorre deve-se providenciar a implantação de sistemas de ventilação geral e exaustão local adequadas. Os equipamentos de Proteção Individual (EPI) (uniformes, luvas, proteção de cabeça, calçados de proteção, máscara, óculos) devem ser adotados como medidas complementares à proteção coletiva e de acordo com a atividade a ser desenvolvida.
A indústria química é a que mais utiliza o mineral. Além dos consumidores, ela expõe trabalhadores e o meio ambiente ao mercúrio, que pode ser fatal.
Como o mercúrio não se degrada no meio ambiente, ele contamina as plantas e os animais, inclusive o homem e se dispersa na natureza.(…) quando contamina os animais, como os peixes, o risco de intoxicação é grande podendo causar lesões neurológicas graves e irreversíveis, até a morte. Os resíduos de mercúrio devem ser submetidos a tratamento de modo a recuperar totalmente o mercúrio, que deve ser acondicionado em recipientes rígidos que não se deformam, nem se decompõem, tampados hermeticamente e armazenados adequadamente. Estes procedimentos na grande maioria das vezes não são realizados.
Praticamente para todas as tecnologias há substitutivos. Para as lâmpadas fluorescentes, ainda não temos disponíveis no mercado substitutivas com consumo de energia baixo. Para os termômetros existem os digitais sem mercúrio e que já estão sendo usados na maioria dos países desenvolvidos, Os esfigmomanômetros de coluna de mercúrio podem ser substituídos por aparelhos mecânicos aneróides. Para as pilhas alcalinas também existe tecnologia sem mercúrio. Em medicamentos, vacinas e cosméticos deveriam ser terminantemente proibidos.
O mercúrio é o elemento químico cujos malefícios à saúde é conhecido desde a antiguidade e mesmo assim a legislação praticamente é nula. É preciso que sejam estabelecidas legislações que proíbam, por exemplo, a fabricação de cloro-álcalis com tecnologia de mercúrio e diafragma de amianto; a fabricação, importação, comercialização e uso de aparelhos de medição com mercúrio e de vacinas e medicamentos contendo mercúrio, e assim por diante. O tratamento e destino dos diferentes tipos de resíduos com mercúrio e respectivas punições deveriam ser objeto de lei específica em função das particularidades deste elemento químico.
Entrevista de Dra. Cecília Zavariz ao sindicato dos Químicos ao FETQUIM.

especialista em alterações na saúde pela exposição ao mercúrio. Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), médica e auditora fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego/SRT/SP, ela desenvolve o Programa Nacional de Mercúrio.

Totalmente Nocivo

 O mercúrio no meio ambiente Ciclo biogeoquímico significa o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico. Ao longo do ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado por componentes bióticos (seres vivos) e abióticos (ar, água, solo) da biosfera, e às vezes pode se acumular durante um longo período de tempo em um mesmo lugar. É por meio dos ciclos biogeoquímicos que os elementos químicos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e, globalmente, entre diferentes locais do planeta. O estudo e a compreensão dos ciclos biogeoquímicos pode ajudar a identificar potenciais impactos ambientais causados pela introdução de substâncias potencialmente perigosas nos diversos ecossistemas. 

  Os Impactos na Saúde e no Meio Ambiente 10 Se descartado entre os resíduos comuns, o mercúrio, inevitavelmente, atingirá os compartimentos ambientais, onde poderá sofrer mobilização em rios, lagos ou no solo úmido, e sofrer transformação em mercúrio orgânico (metilmercúrio), altamente tóxico, por organismos aquáticos. 
Esta substância, em níveis extraordinariamente baixos, causa danos ao sistema nervoso, tem alta persistência e se acumula em animais, peixes e no meio ambiente global. A maioria do mercúrio encontrado em lagos, riachos, rios e oceanos vêm da atmosfera. O vento o transporta a grandes distâncias, por isso mercúrio pode ser encontrado no ar. 
Ele é transferido do ar para o solo e águas, principalmente através da precipitação (chuva, neve, granizo etc.) contaminando lugares remotos, a centenas de quilômetros da origem do escape. Algumas das formas de liberação antropogênica do mercúrio são: • quebra de tubos e derramamento de mercúrio líquido dos equipamentos e aparelhos; • quebra de lâmpadas contendo mercúrio; • disposição final indevida de material de consumo domiciliar contendo mercúrio; • manuseio e descarte indevido de resíduos industriais, garimpo, médicos, odontológicos, químicos, militares etc.
  Casos de contaminação de mercúrio no meio ambiente 
 Minamata-Japão Um caso clássico de intoxicação por mercúrio ocorreu, em 1953, na cidade de Minamata, no Japão, quando 79 pessoas morreram em consequência direta da intoxicação por mercúrio. Minamata é uma região de pesca, e a maioria dos doentes vivia dessa atividade, consumindo peixes regularmente. Com o passar do tempo, começaram a sentir sintomas como perda de visão, descordenação motora e muscular. Mais tarde, descobriu-se que as deficiências eram causadas pela destruição dos tecidos do cérebro, em razão da contaminação por mercúrio. Até então, não se sabia de que maneira a contaminação havia ocorrido. Figura 5. Doente contaminado com Hg em Minamata.
Esse mistério só veio a ter solução três anos mais tarde, quando as autoridades japonesas descobriram que uma indústria local utilizava um composto de mercúrio que, ao atingir a baia de Minamata, incorporava-se à cadeia alimentar dos peixes. 
Os compostos orgânicos presentes na carne dos peixes, causava doenças às pessoas que a consumiam. Impactos 
 Garimpeiros de Serra Pelada-Brasil Podem ser citados inúmeros casos de contaminação de mercúrio ocorridos no Brasil principalmente em garimpos da região norte e, em especial, na famosa jazida conhecida mundialmente como Serra Pelada. Figura 6. Serra Pelada anos 80 
Em Serra Pelada, o minério de ouro era garimpado e purificado no próprio local. O garimpeiro, dotado de um tipo de cadinho para derreter o minério, e maçarico, misturava o mercúrio ao minério. O mercúrio reage com o ouro para formar amálgama, e o ouro pode, por aquecimento, ser facilmente separado devido ao baixo ponto de ebulição do mercúrio, que volatilizava totalmente. Neste processo ocorrem três tipos de contaminação/ intoxicação por mercúrio: por inalação (intoxicação por via respiratória), por manuseio sem equipamento de proteção (intoxicação por via cutânea) e contaminação ambiental, pois o mercúrio é volatilizado e restos são descartados no meio ambiente, com potencial para causar sérios danos ambientais e à saúde. 

Encontramos o mercúrio em toda parte inclusive nos alimentos processados.
Frutos do mar e peixes: infelizmente, os nossos mares estão contaminados com mercúrio e é fácil encontrar vestígios desse metal pesado, por exemplo, no atum, no peixe-espada e no marisco.
Amálgamas dentais: as antiga obturações dentárias, aquelas prateadas, foram feitos com mercúrio e muitas pessoas ainda as têm na boca. Mas o assunto é polêmico pois muitos dentistas, não acreditam no perigo das restaurações antigas, em circunstâncias normais.
Vacinas: dentro da mistura de substâncias contidas nas vacinas que são injetadas nas crianças, e também nos adultos, quase sempre se encontra este metal pesado.
Pesticidas: mesmo nos produtos químicos que são comumente usados ​​na agricultura, encontra-se o mercúrio, então é muito fácil que ele chega em nossas mesas.
Infelizmente, a lista não acabou: o mercúrio também pode ser encontrado na água, no ar, em baterias e tintas usadas em tatuagens.
Deste elenco fica evidente que todos nós, desde o nascimento, estamos expostos ao mercúrio, mesmo que em pequenas doses.
Contaminação dos alimentos Uma via frequente de exposição humana ao mercúrio é o consumo de peixes, moluscos, entre outros organismos aquáticos. Esses organismos podem estar contaminados por mercúrio, decorrente de diversas atividades, em especial a mineração de ouro que utiliza mercúrio como insumo de produção. 
 No Brasil, a Portaria 685, de 1998, do Ministério da Saúde, fixou os “níveis máximos de contaminantes químicos em alimentos” registrando, para o mercúrio, os valores de 0,5 mg/Kg para peixes e produtos da pesca (exceto predadores) e 1,0 mg/Kg para peixes predadores. Desde a década de 1990, há dados de diversas pesquisas que demonstram a contaminação mercurial em peixes consumidos na região Amazônica. Em estudos, conduzidos por Lacerda et al. (1994), observou-se que as concentrações de mercúrio total em músculo de 12 espécies de peixes coletadas na região mineira de Carajás, no sul do Pará, estavam relacionadas ao tipo de peixe. Os carnívoros apresentavam maiores concentrações de Hg que os herbívoros e onívoros. Os peixes carnívoros maiores apresentavam maior concentração que os menores. O MeHg (metilmercúrio) correspondeu a cerca de 91,7 % do mercúrio total 

A população ribeirinha do Tapajós, Estado do Pará, encontra no pescado sua principal fonte de alimentação. Nos últimos anos, estudos têm demonstrado que peixes da região apresentam teores de mercúrio acima do recomendável para o consumo humano (500 μg/g, segundo a OMS), tornando essa população um grupo de risco da exposição ambiental pelo metal (Pinheiro et al.,2000). Em amostras de peixes coletadas em Jacareacanga, região de Itaituba, local de intensa atividade garimpeira, observou-se que 12% apresentavam concentrações de mercúrio total superiores ao limite de referência da OMS. Nesse estudo, as espécies de peixes conhecidas por cachorro, pescada, sarda e tucunaré tinham concentrações acima do recomendado para o consumo humano. 
RIO - Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)


 interditar um lote de cação da marca Frescatto no início do mês, por presença de mercúrio acima do permitido, o que pode trazer riscos à saúde, O GLOBO levou à Central Analítica do Departamento de Química da PUC-Rio dez tipos de peixes congelados e três marcas de atum enlatado para teste. Na medição, o mesmo tipo de peixe, mas de outra marca, o Cação Azul posta congelada, da Qualitá, apresentou 20% de mercúrio acima do limite de segurança estabelecido pela Anvisa e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1 mg/kg para espécies predadoras como essa. Todos os demais peixes avaliados (atum, bacalhau, dourado, linguado, merluza, polaca, salmão, tilápia, truta e o crustáceo camarão) apresentaram quantidade de mercúrio dentro da faixa considerada segura, que vai até 0,5 mg/kg.
De acordo com o diretor do departamento de química da universidade e coordenador do teste, o químico José Marcus Godoy, o resultado ficou dentro do esperado, tendo em vista que o mercúrio está presente em maior quantidade nos peixes do topo da cadeia alimentar, como o cação, que é carnívoro e um dos maiores predadores do mar.
— Os peixes acumulam o mercúrio presente em todos os outros dos quais se alimentam, assim como o das algas. Por isso, a presença em maior índice no cação do que nos demais tipos testados, que estão em posição inferior na cadeia alimentar— diz

Os limites de concentração de mercúrio em peixes sugeridos pela Anvisa e pela OMS só fazem sentido se associados à taxa de consumo. O índice de 0,5mg/kg , por exemplo, é calculado para a ingestão de até 400 gramas de peixe por semana por um adulto que pese cerca de 60kg.
Os resultados identificados pela avaliação da PUC-Rio, diz Godoy, são bastante próximos ao do monitoramento de mercúrio em peixes vendidos no mercado americano, que é feito há duas décadas pela Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador dos EUA equivalente à Anvisa.
Para realizar a medição do mercúrio, foram retirados três pedaços de 0,5g de cada peixe. Essas pequenas partes foram cozidas em banho-maria em uma mistura ácida por meia hora. Dissolvido, o peixe em solução foi submetido a uma técnica chamada vapor frio, na qual um gás de arraste leva o mercúrio a uma área de medição.
De acordo com Fernando Barbosa Junior, toxicologista da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, no geral, o resultado do teste feito no Rio não traz preocupações para a saúde dos consumidores.
— Apesar de o mercúrio estar presente nos peixes em sua forma mais tóxica, uma intoxicação só ocorre se a pessoa tiver dieta à base de cação contaminado, comendo o alimento de quatro a sete vezes por semana, em quantidade próxima a meio quilo por refeição ou se ingerir, numa única refeição, perto de 1kg do peixe contaminado — explica o toxicologista, que há dez anos realiza pesquisas na região amazônica sobre exposição da população a peixes contaminados com mercúrio.
Populações ribeirinhas ou que vivem em áreas contaminadas, como as próximas a minas de extração de carvão, são mais suscetíveis aos efeitos nocivos do elemento químico. O mercúrio afeta o sistema nervoso humano, causando problemas na visão e audição, na articulação das palavras, tremores e cansaço, explica Barbosa Junior. Nos EUA, as autoridades de saúde recomendam que grávidas evitem comer cação, pois haveria transferência do metal para o feto, com possíveis danos irreversíveis à formação do sistema nervoso central do bebê.
— Peixes capturados perto da costa tendem a apresentar maior índice de mercúrio, pois as atividades industriais se concentram nas baías. Decerto, se pegássemos peixes na Baía da Guanabara para testar, os índices de mercúrio seriam maiores do que nos capturados em outros locais — diz Godoy.
O Grupo Pão de Açúcar, responsável pela posta de cação Qualitá, contestou o resultado. Segundo a empresa, análise feita no peixe, em 1° de agosto, “demonstrou teor de mercúrio de 0,426 mg/kg, em conformidade com a legislação". A empresa informou que faz análises periódicas de monitoramento em laboratórios certificados por órgãos federais.
Segundo o Ministério da Pesca, a média de consumo de peixe mais do que dobrou em uma década, para 14,5 kg por habitante em 2013. A OMS recomenda a ingestão de, ao menos, 12 kg por habitante/ano. Não há dados sobre consumo específico de cação e, além dele, a pescada branca e o tucunaré, típicos da Bacia Amazônica, são os peixes com maior risco de chegarem contaminados à mesa. Segundo o especialista da PUC-Rio, não há processo industrial capaz de eliminar o metal:


 Enquanto peixe fica a maior parte da má imprensa sobre o mercúrio, outros alimentos também contêm mercúrio. No início de 2009 , Environmental Health Journal relatou em um estudo realizado por uma equipe liderada por Renee Dufault que encontrei xarope de milho rico em frutose tinham altos níveis de mercúrio. Muitos produtos alimentares comercializados em massa contêm xarope de milho devido à prevalência da produção de milho nos Estados Unidos e subsídio de milho do governo. Produtos populares adoçados com xarope de milho incluem a maioria dos refrigerantes, ketchup e até mesmo pão. 

No estudo Dufault , amostras revelou 0,57 microgramas de mercúrio por grama de alta frutose xarope de milho. Quando você considera as grandes quantidades de xarope de milho rico em frutose que ingerir mais americano , o consumo de mercúrio de muitas pessoas excede EPA ou EUA Food and Drug Administration (FDA) recomendações . Para encontrar produtos livres de xarope de milho , leia todos os ingredientes em produtos alimentares. Quanto mais cedo na lista você encontrar xarope de milho rico em frutose , o mais do mesmo que está no produto.

O Xarope de Milho de Alto Teor de Frutose


Veneno é uma "substância que altera ou destrói as funções vitais; peçonha; tóxico". Segundo esta definição, o xarope de milho de alto teor de frutose (conhecido como HFCS, de High Fructose Corn Syrup) é realmente um veneno. O HFCS é um adoçante altamente processado, feito do milho e que é usado desde 1970. Ele continua a substituir o açúcar branco e a sacarose nos alimentos industrializados e atualmente é encontrado na maioria desses alimentos vendidos nos supermercados. Os estudos determinaram que nos EUA, o cidadão mediano consome em média doze colheres por dia do adoçante. Aqui está um gráfico que mostra o crescimento do uso do HFCS em nossa dieta.
Devido às suas propriedades como adoçante, o HFCS é obviamente encontrado em produtos adoçados, como geleias e refrigerantes. Entretanto, muitas pessoas não percebem que ele também é encontrado em muitos outros produtos, incluindo sopas, pães, molho de tomate, sucrilhos de cereais, sorvetes, carnes, molho para salada e condimentos. O HFCS também é encontrado em produtos dietéticos, como barras de proteínas, alimentos com baixo teor de gordura e bebidas energizantes.
Como algo que é tão saboroso pode ser ruim? Aqui estão alguns fatos sobre o HFCS:
  • A pesquisa vincula o HFCS aos índices crescentes de obesidade e diabetes na América do Norte, especialmente entre as crianças. A frutose é convertida em gordura mais do que qualquer outro açúcar. Além disso, por ser um líquido, ela passa muito mais rapidamente para a corrente sanguínea.
  • As bebidas que contêm HFCS têm níveis mais elevados de compostos reativos (carbonilas), que estão vinculados como prejudiciais às células e tecidos, levando ao diabetes.
  • Existem algumas evidências que a frutose do milho é processada de forma diferente no corpo que o açúcar da cana, levando a uma sensação reduzida de satisfação e um maior potencial para o consumo excessivo.
  • Estudos realizados por pesquisadores na Universidade da Califórnia em Davies (UC Davies) e na Universidade de Michigan mostraram que consumir frutose, que é mais prontamente convertida em gordura pelo fígado, aumenta os níveis de gordura na corrente sanguínea na forma de triglicérides.
  • Ao contrário de outros tipos de carboidratos formados de glicose, a frutose não estimula o pâncreas a produzir insulina. Peter Havel, um pesquisador em Nutrição na UC Davies que estuda os efeitos metabólicos da frutose, também mostrou que ela deixa de aumentar a produção de leptina, um hormônio produzido pelas células de gordura do organismo. Tanto a insulina quanto a leptina atuam como sinalizadores para o cérebro reduzir o apetite e controlar o peso do corpo. A pesquisa de Havel também mostra que a frutose parece não suprimir a produção da ghrelina, um hormônio que aumenta a fome e o apetite.
  • Como o organismo processa a frutose do HFCS de forma diferente como faz com o açúcar da cana ou da beterraba, o HFCS altera o modo como os hormônios que controlam o metabolismo funcionam. Ele também força o fígado a injetar mais gordura na corrente sanguínea. O resultado final é que nossos corpos são essencialmente levados a querer comer mais e, ao mesmo tempo, a armazenar mais gordura.
  • Um estudo publicado na revista do Instituto Nacional do Câncer sugeriu que as mulheres cuja dieta era rica em carboidratos e frutose tinham um risco maior para o câncer colorretal.
  • O HFCS interfere com o uso que o coração faz de minerais fundamentais, como o magnésio, cobre e crômio.
  • Descobriu-se que o HFCS exaure o sistema imunológico, inibindo a ação dos glóbulos brancos. O organismo fica então incapaz de se defender contra invasores prejudiciais.
  • A pesquisa sugere que a frutose na verdade promove a doença mais prontamente que a glicose. A glicose é metabolizada em cada célula do organismo, mas toda a frutose precisa ser metabolizada no fígado. Os fígados dos animais de laboratório que receberam grandes quantidades de frutose desenvolveram depósitos de gordura e cirrose, similar aos problemas que acometem o fígado dos alcoólatras.
  • O HFCS é altamente refinado — até mais que o açúcar branco.
  • O milho a partir do qual o HFCS é derivado é quase sempre geneticamente modificado (transgênico), como também as enzimas usadas no processo de refino.
  • Existem preocupações crescentes com as políticas relacionadas com a economia da produção de milho (subsídios, tarifas e normas governamentais) bem como os efeitos da agricultura intensiva do milho sobre o meio ambiente.
Muitos estudos observam uma forte correlação entre o crescimento do HFCS nos últimos anos e o aumento da obesidade durante o mesmo período de tempo. Veja um gráfico aqui.
A obesidade, além de não ser saudável para o corpo, afeta diretamente as funções cerebrais. Alguns pesquisadores até já questionaram o papel da obesidade na degeneração cerebral:
"Há tempos que os cientistas pesquisadores suspeitavam que existia um relacionamento entre a obesidade e um declínio na capacidade cerebral. Novos estudos agora confirmam que estar acima do peso é prejudicial ao cérebro. Os pesquisadores da Universidade da Califórnia em um artigo publicado em Archives of Neurologydemonstraram uma forte correlação entre a obesidade central (isto é, a gordura acumulada na barriga e nos quadris) e a contração de uma parte do cérebro (o hipocampo) que é fundamental para a memória (conforme medido pelos exames de imagens de ressonância magnética). [Fonte]
Isto não significa que as pessoas obesas sejam menos inteligentes. O que significa é que o cérebro delas provavelmente não está processando de forma tão eficiente quanto poderia.
Mas mesmo que o HFCS não o torne mais obeso, ele ainda afetará seu cérebro. Os estudos recentes mostraram que o adoçante contém... você adivinhou... mercúrio!
"Um estudo — publicado na revista Environmental Health — mostra mercúrio em nove de 20 amostras comerciais de xaropes de milho de alto teor de frutose. O segundo estudo — do Instituto para a Agricultura e Política Comercial (IATP) — verificou que um terço dos 55 alimentos produzidos por marcas famosas continham mercúrio, especialmente produtos derivados do leite, molhos de salada e condimentos. As marcas incluíam nomes importantes como Quaker, Hershey, Kraft e Smucker." [Fonte].
Aqui está a tabela encontrada no estudo do IATP, chamado "Not So Sweet: Missing Mercury and High Fructose Corn Syrup", que detalha a quantidade de mercúrio encontrada nos produtos de supermercado que consumimos quase que diariamente.
É claro que as empresas que produzem o HFCS negam os resultados desses estudos, afirmando que o adoçante é "natural". As empresas de refinação de milho produziram recentemente alguns anúncios institucionais estranhos para incentivar o público a continuar ingerindo o produto tóxico que elas fabricam. Assista a um desses anúncios aqui:http://www.youtube.com/watch?v=KVsgXPt564Q.


Mais uma razão para ficar longe do high-fructose corn syrup (HFCS) em sua dieta

07 abr 2013
Um tipo de açúcar derivado do milho, com altíssimo teor de frutose, o HFCS é um “alimento” muito barato e muito doce, que começou a ser usado em meados de 1980 pela indústria alimentícia americana.
Desde então, a indústria partiu de refrigerantes para incluir em  tudo quanto  é “alimento”: cereais, iogurtes, bolachas. Hoje, muitas mães sabem que isso deve ser evitado na alimentação de seus filhos, por estar associado à obesidade e cáries.
Agora, há mais uma razão. Alguns trabalhos mostraram que ao redor de 50% dos produtos que contém HFCS continham mercúrio, um mineral tóxico que está associado a problemas cognitivos, por exemplo.
Gestantes expostas ao mercúrio podem ter problemas com desenvolvimento cognitivo de seus bebês.
Leie sempre o rótulo dos alimentos e evite o consumo de HFCS, que é associado a obesidade, hipertensão, diabetes e síndrome metabólica.
Consulte sempre seu Nutricionista.










Estamos cercados por High Fructose Corn Syrup


E

por ANTHONY GUCCIARDI

Há um monte de bastante preocupantes e verdadeiramente sorrateiros segredos por trás do ingrediente conhecido como xarope de milho. Não só o aditivo infame-insalubre passou por um processo de "rebatismo" pelas corporações em uma tentativa de enganá-lo a comê-lo, mas ele também é conhecido por realizar alguma bagagem tremendamente tóxico.

Agora com a marca 'frutose' em alimentos processados ​​graças a toda a questão do público absolutamente evitando-xarope de milho como uma praga, é importante olhar para trás em um marco estudo que revelou a presença de mercúrio ultra-tóxico dentro do ingrediente.

O mercúrio é, como todos os especialistas admitem, tóxico em todas as suas formas. E, como o estudo do Instituto para Agricultura e Política Comercial encontrado, quase um terço dos 55 produtos alimentares de marca e bebidas populares que listadas HFCS como o primeiro ou segundo ingrediente foram encontrados para contê-lo.

Até mesmo o co-autor do estudo, Dr. David Wallinga, adverte:

"O mercúrio é tóxico em todas as suas formas.Dada a quantidade de xarope de milho de alta frutose é consumida por crianças, pode ser uma fonte adicional significativa de mercúrio nunca antes considerados. Estamos pedindo mudanças imediatas por parte da indústria e do [US Food and Drug Administration] para ajudar a parar esta contaminação por mercúrio evitáveis ​​do fornecimento de alimentos. "

Então por que estamos comendo?

A realidade é que desde 2009, quando este importante estudo foi lançado e distribuído em todo o Washington Post e outros em meio ao ciclo diário de notícias, temos sido conscientemente consumir xarope de milho de alta frutose que está contaminado com mercúrio. Bad suficiente por si só, essa combinação agora coloca-xarope de milho sobre a borda como um dos piores criminosos de alimentos que existe.

Até que a FDA toma medidas, a resposta final é evitar comer alimentos que têm de alta frutose xarope de milho esconder em sua lista de ingredientes. Aqui está uma lista de itens que normalmente contêm xarope de milho (e lembre-se o seu novo nome pode classificá-la simplesmente como "frutose"):
Soda
Suco
Batatas fritas e lanche sacos
Barras de chocolate e doces
Bares Café da manhã
Ingredientes do cozimento e misturas

Enquanto isso, várias empresas como Hershey de ter começado a se afastar de alta frutose xarope de milho, devido à demanda dos consumidores.

Este post foi publicado originalmente na Sociedade Natural

Mercúrio Nos Alimentos De Acordo Com A Regulação Européia

sábado, 12 de janeiro de 2013
MERCÚRIO:

 É particularmente tóxico para o desenvolvimento do sistema nervoso, incluindo a toxicidade cerebral.Para aqueles que consomem peixe frequentemente, a probabilidade de exceder o nível semanal estabelecido é bastante aumentada. O alerta deve ser feito sobremaneira para mulheres grávidas (afeta o desenvolvimento cerebral do feto). O mercúrio inorgânico é menos tóxico e também pode ser encontrado em peixes e frutos do mar assim como em refeições prontas para consumo. A exposição e esta forma de mercúrio não é propensa a exceder  o nível semanal estabelecido para grande parte dos consumidores, a menos que esteja combinada com outras fontes presentes nas refeições feitas durante a semana.



O painel científico da EFSA, considerou  as formas de mercúrio avaliadas em sua toxicidade, analisando-se o estabelecido em 2003 e 2010 pelo comitê da FAO/WHO-Expert Committee on Food Additives.  As "TWIs" (ingesta semanal) vêm a ser: 4 microgramas/Kg  de peso  para o mercúrio inorgânico e para o metilmercúrio 1.3 microgramas/Kg de peso corporal (menor do que o estabelecido pelo JECFA´s, de 1.6 microgramas/Kg). Tal modificação deu-se pelas novas informações científicas  demonstrando efeitos benéficos - prováveis "camufladores"- ao organismo provocado pelas longas cadeias de ácidos graxos ômega 3 presentes na carne de peixes. Tais cadeias podem ter levado a uma subestimação do potencial efeito advesrso do metilmercúrio.

 A coleta de dados mais apurados sobre a exposição humana ao metilmercúrio, pela dieta, foi possibilitada pelas Informações mais precisas sobre o consumo de alimentos e seus níveis de mercúrio presentes. Carne de peixe, principalmente atum, bacalhau, badejo, espadarte e "pike" foram identificados como os maiores contribuintes à exposição ao metilmercúrio, na Europa, para todas as faixas etárias de consumidores, salvo o filé de pescada, que foi apenas relacionado com o consumo ifantil. As mulheres em idade fértil não se diferiram dos adultos analisados, mediante à exposição. Regra geral, a exposição alimentar pelo consumo alto e frequente de peixes apresentou em alguns casos, mais que duas vezes o valor do contaminante em comparação ao total da população.
As opiniões foram acertadas de acordo com os riscos da exposição ao mercúrio inorgânico e ao metilmercúrio pela dieta. Elas não abrangem os benefícios nutricionais ligados a determinados alimentos marítimos. De qualquer forma, o painel CONTAM, como foi chamado, adverte que  o potencial benéfico advindo do consumo de peixes deve ser levado em conta e que para tanto, é necessário uma administração dos riscos para que se consiga um redução da exposição. 




 O mercúrio é um metal liberado pelo meio ambiente, de fontes naturais, como resultado da atividade humana. O elemento mercúrio é encontrado nas formas: 1-mercúrio iônico (cátion) inorgânico (mercurous (Hg22+) and mercuric (Hg2+). 2- mercúrio orgânico metilmercúrio (MeHg) a forma mais comum de mercúrio orgânico na cadeia alimentar.
  • Tanto a ingesta diária tolerável quanto a ingesta semanal (TDI/TWI) são estimativas da quantidade média de contaminante químico que pode ser ingerida diariamente e semanalmente, ao longo da vida, sem que riscos significativos à saúde possam ocorrer. Como resultado da poluição ambiental, a exposição a tais contaminantes, embora não desejável, não pode ser evitada, assim como ocorre com o chumbo e dioxinas. 
    Mercúrio
  • Ômega 3 ou "n-3 ác. graxo polinsaturado de cadeia longa", tem um papel importante no crescimento e desenvolvimento do cérebro, na regulação da pressão sanguínea, na função renal, na coagulação e nas reações inflamatórias e imunológicas. O painel da EFSA sobre produtos dietéticos, nutrição e alergias (NDA Panel) recentemente avaliou a segurança desse ácido graxo.
  • Houve uma chamada anual para recolhimento de contaminantes químicos encontrados em alimentos e rações, incluindo o mercúrio, emitida pela EFSA em Dezembro de 2010. Em resposta, a EFSA recebeu 59.820 resultados de testes da presença do mercúrio em alimentos, vindos de 20 países europeus, realizados no período entre 2002 e 2011. Devido à falta de informações específicas sobre o metilmercúrio e mercúrio inorgânico nos dados recolhidos, a avaliação (exceto para o leite humano) foi baseada nos dados apresentados de mercúrio total.



VACINAS
"A criança recebe cerca de 21 vacinas antes da idade de seis e seis mais antes dos 18 anos, para um total de 27 tiros durante a infância. Muitas destas injeções contêm timerosal, um conservante adicionado à tiros, feitos de mercúrio de 49%. O uso sem precedentes de mercúrio em crianças tem criado uma geração de crianças com comprometimento cognitivo."
 "Os sintomas experimentados por crianças expostas ao mercúrio são reais e podem estar diretamente relacionados com as vacinas que foram dadas quando crianças. É irônico que as vacinas dadas a esses jovens são destinadas a protegê-los, quando na verdade elas estão afetando negativamente o seu desenvolvimento neurológico. "
    - Fonte
Além de causar toda uma geração de bebês que podem ter seus cérebros danificados, o uso de timerosal nas vacinas tem sido associado por muitos cientistas ao aumento impressionante do autismo nas últimas duas décadas. Essa campanha de "emburrecimento da sociedade" está indo longe demais?


    "Em crianças que são totalmente vacinados, até o sexto mês de vida que eles têm recebido mais mercúrio das vacinas do que o recomendado pela EPA. Há muitas semelhanças entre os sintomas de intoxicação por mercúrio eo autismo, incluindo déficits sociais, de linguagem, comportamentos repetitivos, distúrbios sensoriais, déficits cognitivos, distúrbios do movimento, e problemas comportamentais. Há também semelhanças nos sintomas físicos, incluindo a bioquímica do tônus muscular, gastrointestinal, eurochemistry, neurofisiologia, medições de EEG, eo sistema imune / auto-imunidade. "
    
Devido à suspeita de ligação entre vacinas e autismo, mais de 5.000 famílias dos EUA entraram com pedido em um tribunal federal de vacina contra as empresas produtoras de vacinas. Na maioria dos casos os autores não receberam qualquer indenização e todos correlações entre a doença e a vacina foram negadas pelos réus. Uma guerra de relações públicas vem acontecendo há anos, como os estudos e contra-estudos surgiram, provar ou negar a ligação entre vacinas e autismo, dependendo de onde se originam. Os estudos que afirmam que as vacinas são seguras, muitas vezes foram financiados pelas empresas que as produzem.
Apesar das negatividades, o timerosal está lentamente e silenciosamente, sendo eliminado de vacinas para bebês. Não muito tempo depois começou a eliminação progressiva, os casos de autismo caíram acentuadamente no país.
"Considero um crime dar mercúrio a uma criança." [Boyd Haley, Ph.D., Departamento de Química da Universidade do Kentucky].
O mercúrio é encontrado em grandes quantidades nas vacinas compulsórias. Antes de entrarmos nos detalhes, aqui estão alguns fatos sobre as vacinas nos EUA, conforme observados pela Dra. Sherri Tenpenny:
  • O governo dos EUA é o maior comprador de vacinas no país. Na verdade, cerca de 30% do orçamento anual do Centro de Controle de Doenças (CDC) refere-se às aquisições de vacinas e em garantir que a vacinação seja completada para cada criança no país.
  • As empresas seguradoras privadas, que fazem as melhores análises sobre responsabilidades, abandonaram totalmente a cobertura para danos à vida e à propriedade em decorrência de: acidentes e desastres naturais, guerra nuclear, acidentes com usinas nucleares e... vacinações.
  • Leis foram aprovadas para proteger os laboratórios fabricantes de qualquer responsabilidade, enquanto que, ao mesmo tempo, as leis estaduais requerem que os pais inoculem até 100 antígenos em seus filhos com as vacinações, antes de eles ingressarem na escola. Se a vacina produzir alguma consequência, ou até a morte, os pais não podem processar o médico, a companhia farmacêutica ou o governo; eles precisarão entrar com uma ação judicial de danos no Tribunal de Vacinas, um processo que pode levar anos e frequentemente termina com a rejeição da ação.
  • Cada estado americano tem suas próprias leis sobre vacinação na escola que requerem que as crianças de uma determinada idade sejam vacinadas contra diversas doenças transmissíveis. As leis estaduais de vacinação obrigam as crianças a serem vacinadas para poderem ingressar nas escolas públicas ou privadas. Deixar de vacinar as crianças pode resultar não somente na proibição para que elas frequentem a escola, mas seus pais ou responsáveis podem ser multados ou receber uma condenação criminal. Normalmente, as escolas não dizem aos pais que, em cada estado, existe uma dispensa que lhe permite rejeitar as vacinas, mas ao mesmo tempo matricular seus filhos.
  • A indústria médica defende as vacinas, frequentemente exigindo que os pais vacinem seus filhos, para que eles permaneçam sob os cuidados do médico. Uma proporção considerável da renda de um pediatra vem dos reembolsos de seguro pelas vacinações. A escala de vacinações, que está sempre aumentando e incluindo novas vacinas caras, tem sido uma fonte de receitas crescentes para os médicos que aplicam as vacinas.

O Timerosal

Uma criança recebe aproximadamente 21 vacinas antes dos seis anos, e mais 6 antes dos dezoito anos, dando um total de 27 doses durante toda a fase de crescimento. Muitas dessas vacinas contêm o Timerosal (ou Tiomersal), um conservante adicionado nas vacinas e que é composto por 49% de mercúrio. O uso sem precedentes de mercúrio criou uma geração de crianças com a capacidade cognitiva prejudicada.
"Os sintomas experimentados pelas crianças que foram expostas ao mercúrio são reais e podem estar ligados diretamente às vacinas que elas receberam quando eram pequenas. É irônico que as vacinas dadas às crianças e adolescentes tinham o objetivo de protegê-los, mas na verdade estão afetando adversamente seu desenvolvimento neurológico. [Fonte].
Além de fazer toda uma geração de bebês ter seus cérebros danificados, o uso do Timerosal nas vacinas está sendo vinculado por muitos cientistas ao aumento chocante do autismo nas duas últimas décadas. Terá a campanha para a idiotização ido longe demais?
"Nas crianças que recebem todas as vacinas, por volta do sexto mês de vida elas já receberam mais mercúrio pelas vacinas do que é recomendado pela EPA. Existem mais similaridades nos sintomas entre a toxicidade do mercúrio e o autismo, incluindo déficits sociais, déficits na fala, comportamento repetitivo, anormalidades sensoriais, déficits na capacidade cognitiva, distúrbios nos movimentos e problemas no comportamento. Também existem similaridades nos sintomas físicos, incluindo bioquímicos, gastrointestinais, tom muscular, neurofisiológicos, medições eletroencefalográficas, sistema imunológico e na autoimunidade. [Fonte].
Devido à suspeita de um vínculo entre as vacinas e o autismo, mais de 5.000 famílias nos EUA já entraram com ações em um Tribunal de Vacinas contra os laboratórios fabricantes. Na maioria dos casos, as queixas não receberam compensação alguma e todas as correlações entre as doenças e as vacinas foram negadas pelas partes intimadas. Uma guerra de relações públicas está em curso há vários anos, pois estudos e contra-estudos apareceram, provando ou negando os vínculos entre as vacinas e o autismo, dependendo de onde esses estudos se originam. Os estudos que afirmam a segurança das vacinas são frequentemente financiados pelos próprios laboratórios fabricantes.
Apesar das negações, o Timerosal está lenta e caladamente sendo removido das vacinas destinadas aos bebês. Não muito tempo após essa remoção ter se iniciado, os casos de autismo caíram sensivelmente no país.
"Publicados na edição de 10 de março do Journal of American Physicians and Surgeons, os dados mostram que desde que o mercúrio foi removido das vacinas infantis, os índices reportados de autismo e de outros transtornos neurológicos em crianças não somente pararam de aumentar, mas na verdade caíram sensivelmente — em até 35%. Usando os bancos de dados do próprio governo, pesquisadores independentes analisaram os relatórios dos distúrbios neurológicos em crianças, incluindo o autismo, antes e depois da remoção dos conservantes baseados no mercúrio."
"De acordo com uma declaração da Associação Americana de Médicos e Cirurgiões, ou AAPS, os números da Califórnia mostram que os índices reportados de autismo atingiram um ápice de 800 em maio de 2003. Se essa tendência tivesse continuado, os índices reportados teriam subido para mais de 1.000 no início de 2006. Entretanto, o número na verdade caiu para 620, uma redução real de 22% e uma redução da projeção de 35%." [Fonte].
A descontinuidade do uso do Timerosal nas vacinas destinadas às crianças é algo positivo, porém o conservante ainda é encontrado em muitas vacinas destinadas aos adultos. Será se alguém percebeu que o mercúrio nas vacinas é forte demais para as crianças, fazendo-as adoecer e se tornarem improdutivas, mas é perfeito para idiotizar os adultos já plenamente desenvolvidos? A classe governante não quer criar uma geração de pessoas autistas que necessitem de cuidados constantes, mas uma massa de "idiotas úteis" que possa realizar tarefas repetitivas e que não requeiram muita inteligência, ao mesmo tempo que aceitem sem questionar aquilo que lhes é ensinado.
Hoje, o Timerosal ainda é encontrado nas vacinas contra a Influenza, comumente conhecida como vacina contra a gripe. Essas vacinas são dadas de forma sazonal, o que significa que os pacientes são incentivados a retornar no início do inverno de cada ano para receber sua dose anual de vacina com mercúrio. [Veja aqui a bula da vacina contra a Influenza.]
Os fabricantes da vacina contra a gripe Influenza dizem que ela desfruta de um "sólido registro de saúde", querendo dizer que a vacina parece não causar doenças observáveis. Contudo, o que NUNCA é discutido, é a lenta e gradual degeneração dos neurônios cerebrais que a maioria dos indivíduos experimenta, ano após ano, devido ao constante envenenamento pelo mercúrio. Esse processo de redução das funções cerebrais não é facilmente observável ou quantificável, porém está ocorrendo em escala mundial. Se o mercúrio pode afetar a mente frágil das crianças e, possivelmente, causar o autismo, ele irá, no mínimo, interferir com as mentes já totalmente desenvolvidas.
Como se fossem criadas para gerar demanda pelas vacinas, novas doenças aparecem periodicamente em todo o mundo e, com a ajuda das campanhas da mídia de massa para atemorizar, fazem as pessoas implorarem às autoridades por uma vacina milagrosa que, elas ouvem dizer, curará a todos.
A H1N1, também conhecida como Gripe Suína, foi a última dessas doenças e aterrorizou milhões de pessoas durante vários meses. Quando a vacina ficou pronta, campanhas de vacinação em massa foram promovidas fortemente em todo o mundo. Um fato que não foi promovido: a gripe suína frequentemente era curada com facilidade e não era muito diferente de uma gripe "normal". Outro fato que não foi divulgado: a maior parte das vacinas contra a gripe contém o Timerosal.

Redução Populacional?

Além de simplesmente idiotizar a população, as vacinas podem estar ajudando no esforço de reduzir a população. Em um discurso em abril de 2010, o bilionário Bill Gates mencionou o uso das vacinas no esforço para reduzir a população mundial.
"Gates fez seus comentários na Conferência TED2010, em Long Beach, na Califórnia, que era restrita a convidados, em um discurso intitulado "Inovando para Zero!" Junto com a proposição cientificamente absurda de reduzir as emissões de CO2 feitas pelo homem em todo o mundo para zero por volta do ano 2050, aproximadamente quatro minutos e meio após o início da palestra, Gates declarou: 'Primeiro tivemos a população. O mundo tem hoje 6,8 bilhões de habitantes e caminha para aproximadamente 9 bilhões. Agora, se fizermos realmente um bom trabalho com as novas vacinas, com a assistência à saúde e com os serviços de saúde reprodutiva, poderemos reduzir isso talvez em 10 a 15%'".
"De forma bem clara, um dos homens mais poderosos do mundo diz que espera que as vacinas sejam usadas para reduzir o crescimento populacional. Quando Bill Gates fala sobre vacinas, fala com autoridade. Em janeiro de 2010, no elitista Foro Econômico Mundial, em Davos, Suíça, ele anunciou que sua fundação doaria 10 bilhões de dólares ao longo da próxima década para desenvolver e aplicar novas vacinas nas crianças dos países em desenvolvimento." [Fonte].









Para que a medição do mercúrio pudesse ser feita, peixes foram transformados em uma solução na PUC-Rio - Leo Martins / Agência O Globo



Efeitos 

Em altas doses , o mercúrio causa estragos no sistema nervoso central . As mulheres grávidas devem evitar principalmente peixes que podem conter mercúrio. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental , o mercúrio passado para o feto durante a gravidez pode ter conseqüências como perda de memória, habilidades de linguagem diminuída e outras complicações cognitivas duradoura. Se você está grávida , procure Centros de Controle e Prevenção de Doenças ou EPA atualizações sobre o que os alimentos contêm altos níveis de mercúrio e evitá-los para evitar possíveis danos ao desenvolvimento cognitivo da criança. Envenenamento
Mercury < br > 

Em casos raros , algumas pessoas podem consumir muito peixe e outros alimentos ricos em mercúrio que eles experimentam envenenamento por mercúrio. Um dos casos mais divulgados de envenenamento por mercúrio ocorreu em 2008, quando o ator Jeremy Piven teve que sair de um jogo devido a poisoning.Symptoms mercúrio de envenenamento por mercúrio incluem comprometimento de sua visão, audição e tato. Algumas pessoas que sofrem de intoxicação por mercúrio reportar problemas ambulatorial e formigamento ao redor dos lábios . Se você tiver uma dieta rica em peixes e sofrer algum dos sintomas acima , visite um hospital imediatamente para avaliação.
Peixe Baixo Em Mercury 

Uma vez que vários peixes contêm tal nutrientes e óleos saudáveis ​​poderoso , os benefícios do peixe podem superar preocupações genuínas de mercúrio. Se você quiser equilibrar os benefícios de saúde de peixes com os riscos do mercúrio , comer peixe mais abaixo na cadeia alimentar. De acordo com o FDA e EPA , baixa de peixes em mercúrio incluem salmão , bagre e Pollock. Conservas de atum luz também contém uma quantidade relativamente baixa de mercúrio por dose . No entanto , outros tipos de atum , tais como voador tem níveis mais elevados de mercúrio . Enquanto você controlar o tamanho das porções , você provavelmente não vai sofrer qualquer efeito negativo , devido ao mercúrio nos alimentos. Para o tamanho ideal da parcela, comer não mais do que 12 onças (cerca de duas refeições) de peixes baixo teor de mercúrio de uma semana . 

Tudo isso, na verdade, significa que a longo prazo existe o risco de desenvolver doenças como demência, depressão, artrite, fadiga crônica, câncer, problemas cardíacos e reprodutivos.
O que podemos fazer para limitar a exposição ao mercúrio?
Falar com o seu dentista sobre a condição das obturações antigas, caso existam. Usar alguns suplementos específicos para quelar metais pesados ​​tais como a vitamina C. Recentemente, foi demonstrado ser útil comer certos alimentos, como morangos, framboesas e chocolate.





SHARE
O mercúrio e a saúde ocupacional Os derramamentos de mercúrio em hospitais, clínicas e laboratórios expõem médicos, enfermeiros, pacientes e outros trabalhadores da saúde, ao mercúrio elementar. À temperatura ambiente, o mercúrio metálico (líquido), pode se transformar em vapor em quantidades significativas, expondo os trabalhadores ou os pacientes do local a níveis potencialmente altos de exposição. 
Estes vapores são aspirados sem que a pessoa perceba e entra no organismo através do sangue, instalando-se nos órgãos. Segundo a Lista de Doenças Relacionadas com o Trabalho, do Ministério da Saúde (elaborada em cumprimento da Lei 8.080/90 - inciso VII, parágrafo 3º do artigo 6º - disposta segundo a taxonomia, nomenclatura e codificação da CID-10), as doenças ocupacionais relativas ao mercúrio e seus componentes tóxicos são:
 • transtornos mentais decorrentes de lesão e disfunção cerebrais e de doença física (F06.-); 
• transtornos de personalidade e de comportamento decorrentes de doença, lesão e de disfunção de personalidade (F07.-); • transtorno mental orgânico ou sintomático não especificado (F09.-);
 • episódios depressivos (F32.-);
 • neurastenia (inclui “Síndrome de Fadiga”) (F48.0);
 • ataxia cerebelosa (G11.1); 
• outras formas especificadas de tremor (G25.2);
 • transtorno extrapiramidal do movimento não especificado (G25.9);
 • encefalopatia tóxica aguda (G92.1); 
• encefalopatia tóxica crônica (G92.2);
 • arritmias cardíacas (I49.-); • gengivite crônica (K05.1);
 • estomatite ulcerativa crônica (K12.1);
 • dermatite alérgica de contato (L23.-);
 • doença glomerular crônica (N03.-); 
• nefropatia túbulo-intersticial induzida por metais pesados (N14.3) e 
• efeitos tóxicos agudos (T57.1). No âmbito da saúde ocupacional, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) instituiu o Programa Nacional do Mercúrio. 
O programa, em associação com a Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (ESP-USP), realizou, em 2007, a 1º Jornada Nacional de Eliminação de Aparelhos com Mercúrio na Área de Análises Laboratoriais e Diagnóstico. Este evento foi promovido pelo sindicato e pela Federação de Hospitais de São Paulo. Diversas outras atividades foram realizadas em âmbito regional resultando, em 2009, na Campanha Saúde sem Mercúrio, coordenada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. A Figura 8 mostra exemplos de cartazes de divulgação de atividades promovidas pelo programa.
Contaminação desconhecida: Passivo Ambiental
 Cuidados especiais devem ser tomados por aqueles que eventualmente venham a morar em imóvel que tenha sido utilizado para alguma atividade com o mercúrio, como consultório odontológico ou laboratório. Curtis et al. (1987) relataram um caso de um menino de 18 meses que desenvolveu intoxicação mercurial característica a partir de sua exposição num ambiente doméstico contaminado com 10-12 μgHg/m3, em seu quarto. 

Mcneil et al. (1984) descreveu o caso de uma família de quatro pessoas, que cerca de dois meses após a quebra e derrame de um frasco com aproximadamente 250 ml de mercúrio no interior da casa passou a demonstrar sinais claros de intoxicação em três de seus membros e a exibir, em todos, níveis elevados de mercúrio no sangue e urina. Foram necessários cuidados médicos para sua recuperação, assim como a descontaminação da casa, com perda de mobília e carpetes (Azevedo, 2003). 

É grande o número de atividades ou eventos que podem implicar em contaminação doméstica por mercúrio: quebra de lâmpadas; extração do mercúrio de certos tipos de baterias e quebra de brinquedos ou de instrumentos que contém o metal, como termômetros (MCCLANAHAN, 1996). 17 Nos serviços de saúde temos várias fontes e usos do mercúrio. 

O mercúrio pode ser liberado no ambiente pela quebra ou por dano a termômetros, esfigmomanômetros (aparelhos de medir a pressão), dispositivos gastrintestinais, termostatos, interruptores e outros produtos médicos que o contém. O mercúrio também pode estar presente em vacinas, kits de diagnóstico, fixadores, conservantes, produtos químicos de laboratório, limpadores e outros produtos de uso médico que, quando são descartados como resíduos, contribuem à contaminação ambiental. 

Um setor particular na área da saúde é o odontológico, que se utiliza largamente de amálgamas de Hg para reparações dentárias (LACERDA,2010). O gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde tem o objetivo de definir medidas de segurança e saúde para o trabalhador, garantir a integridade física do pessoal direta e indiretamente envolvido, bem como a preservação do meio ambiente. 

Os resíduos de mercúrio devem estar contemplados no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) que deve obedecer a critérios técnicos que conduzam à minimização do risco à saúde pública e à promoção da qualidade ambiental. Desta forma, os cuidados e procedimentos para o adequado gerenciamento dos resíduos de mercúrio são de máxima importância. A gestão de problemas compreende ações referentes às tomadas de decisões nos aspectos administrativo, operacional, financeiro, social e ambiental e tem, no planejamento, um importante instrumento para o gerenciamento dos resíduos de mercúrio em todas as suas etapas – geração, segregação, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem, destinação, até a disposição final - possibilitando que se estab


O gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde tem o objetivo de definir medidas de segurança e saúde para o trabalhador, garantir a integridade física do pessoal direta e indiretamente envolvido, bem como a preservação do meio ambiente. 
Os resíduos de mercúrio devem estar contemplados no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) que deve obedecer a critérios técnicos que conduzam à minimização do risco à saúde pública e à promoção da qualidade ambiental. 
Desta forma, os cuidados e procedimentos para o adequado gerenciamento dos resíduos de mercúrio são de máxima importância. A gestão de problemas compreende ações referentes às tomadas de decisões nos aspectos administrativo, operacional, financeiro, social e ambiental e tem, no planejamento, um importante instrumento para o gerenciamento dos resíduos de mercúrio em todas as suas etapas – geração, segregação, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem, destinação, até a disposição final - possibilitando que se estabeleçam, de forma sistemática e integrada, em cada uma delas, metas, programas, sistemas organizacionais e tecnologias, compatíveis com a realidade local. 


Os serviços de saúde são os responsáveis pelo correto gerenciamento de todos os resíduos por eles gerados, desde a origem até a disposição final, cabendo aos órgãos públicos, dentro de suas competências, a regulamentação e a fiscalização. A RDC ANVISA Nº 306/04, e a Resolução CONAMA Nº 358/05, definem como serviços de saúde:
 • os serviços de assistência domiciliar e de trabalhos de campo; •laboratórios analíticos de produtos para saúde; •necrotérios, funerárias e serviços onde se realizam atividades de embalsamamento (tanatopraxia e somatoconservação);
•serviços de medicina legal; 
• drogarias e farmácias inclusive as de manipulação;
• estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde;
• centros de controle de zoonoses; 
• distribuidores de produtos farmacêuticos, importadores, distribuidores;
• produtores de materiais e controles para diagnóstico in vitro; e •unidades móveis de atendimento à saúde. A 

classificação dos resíduos de saúde se divide em cinco grupos: 

Grupo A - engloba os resíduos com possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção. 

Exemplos: placas e lâminas de laboratório, carcaças, peças anatômicas (membros), tecidos, bolsas transfusionais contendo sangue, dentre outras. 
Grupo B – resíduos que contém substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. 

Exemplos: medicamentos apreendidos, reagentes de laboratório, resíduos contendo metais pesados, dentre eles o mercúrio. 
Grupo C - quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão 

Nacional de Energia Nuclear – CNEN. Exemplos: serviços de medicina nuclear, radioterapia etc. 
Grupo D - não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. Exemplos: sobras de alimentos e do preparo de alimentos, resíduos das áreas administrativas etc. 
Grupo E - materiais perfurocortantes ou escarificantes. Exemplos: lâminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas, espátulas e outros similares. 

Os resíduos de mercúrio estão nos grupos A e B, sendo que, os do grupo A restringem-se às vacinas e kits de diagnóstico contendo mercúrio. Os demais resíduos contaminados com mercúrio - termômetros, esfigmomanômetros, amálgama dentário - pertencem ao grupo B. Ambos são identificados por meio de símbolo de risco associado, e com discriminação de frases de risco: Risco Biológico Figura 9. Símbolo Universal de Substância Infectante Risco Químico 
 Além dos RSS, outros resíduos contendo mercúrio são gerados nos Serviços de Saúde: as pilhas e baterias que possuem legislação específica; as lâmpadas de mercúrio e eletroeletrônicos que estão sendo objeto de estudo para serem elaboradas as respectivas legislações. 3.1. Vacinas e kits de diagnósticos que contenham mercúrio O mercúrio está presente em vacinas através do timerosal ou tiomersal (Etil(2-mercaptobenzoato-(2-)- O,S)mercurato(1-) de sódio) como conservante, para impedir o crescimento de bactérias de fungos durante o armazenamento. As vacinas que contém timerosal (etilmercúrio) são indicadas contra difteria, tétano, pertussis (DTP), e em algumas vacinas para influenza e hepatite B. 

As vacinas com Hg são classificadas como resíduos do Grupo A, devido ao risco biológico desse resíduo ser mais importante que o risco químico. Desta forma, seus resíduos não devem ser considerados como contendo risco químico. Assim, a RDC 306/2004 estabelece que os resíduos de atividades de vacinação contendo microorganismos vivos ou atenuados deve ser submetidos a tratamento antes da disposição. O tratamento mais comum nestes casos é a autoclavação que pode ocorrer no serviço de saúde ou não, quando devem ser recolhidos pela Secretaria de Saúde responsável pela sua distribuição. 

Em relação aos Kits diagnósticos, existem duas possibilidades de geração de resíduos, a do efluente do equipamento após o uso do Kit Diagnóstico ou o caso do produto vencido ou sem uso. Para saber se o efluente pode ser descartado, deve ser verificada a concentração final do efluente do equipamento, para ser comparado ao que está estabelecido na Resolução CONAMA 357/2005, quanto à concentração de mercúrio permitida para o lançamento de efluentes, bem como outras normas locais do órgão ambiental, que podem ser mais restritivas que a norma Federal. 

Para o descarte do Kit Diagnóstico vencido ou sem uso, caso a concentração do Hg não permita o descarte, o kit deve ser encaminhado para processo de recuperação de Hg por empresa licenciada pelo órgão ambiental para tal atividade. Termômetros e aparelhos de medir a pressão Dentre os equipamentos médicos de larga utilização, e que contém quantidades consideráveis de Hg, encontram-se os termômetros e medidores de pressão. Medidores de pressão arterial (Figura 11) podem conter de 70 a 85 g de mercúrio por unidade (Floyd et al., 2002; Skårup et al., 2003), enquanto que os termômetros orais, retais e para bebês contém em média 0,61 g de mercúrio, os termômetros basais podem conter até 2,25 g de mercúrio (EPA, 1997). 

Medidor de pressão de Coluna 20 21 Figura 12. Termômetro Nos casos de acidentes em que ocorre o vazamento ou derramamento do mercúrio do equipamento, devido à alta toxicidade do vapor de mercúrio, é importante limpar o mercúrio da melhor forma possível, especialmente em áreas confinadas. Devem ser utilizadas luvas de borracha nitrílica, avental e óculos de proteção. Um aparelho de respiração autônoma será necessário para o caso de grandes vazamentos/ derramamentos. 

Um aspirador pequeno com um tubo capilar conectado a uma bomba pode ser usado para sugar gotas de mercúrio. Para gotas pequenas em lugares de difícil acesso, deve ser tratado com um kit desenvolvido para essa finalidade. As de mercúrio coletadas devem ser confinadas em uma garrafa de polietileno de alta densidade, com paredes espessas e bem vedada, que deve ser enviada para o departamento central do serviço de saúde, para reclamação ou retorno ao fabricante, ou ainda deve ser encaminhada para reciclagem. A reciclagem dos termômetros se dá pela destilação do mercúrio por meio de retorta a vácuo (destilador de mercúrio). 

No transporte, os termômetros e aparelhos de pressão devem ser embalados cuidadosamente, para que não se quebrem. Segundo Zavaris (1987), em caso de derrame de mercúrio, por exemplo, quebra de coluna de mercúrio de termômetros ou esfigmomanômetros, ou outras situações de derrame de mercúrio, empreender os seguintes procedimentos: •Retirar as pessoas do local onde ocorreu o derrame de mercúrio, fechar portas e janelas do local, desligar o sistema de ventilação ou ar condicionado, se houver, para evitar dispersão de vapores de mercúrio para outros ambientes. 

•Utilizar Equipamentos de Proteção Individual - EPI, tais como luvas de borracha ou látex e máscara respiratória para mercúrio e outros, para proceder à limpeza do local.
 • Recolher com cuidado os restos de vidro em toalha de papel e colocar em recipiente resistente à ruptura, para evitar ferimento e fechar hermeticamente.
 • Localizar as “bolinhas” de mercúrio e juntá-las com cuidado utilizando um papel cartão ou similar. Recolher as gotas de mercúrio com uma seringa sem agulha. 
• Transferir o mercúrio recolhido para o recipiente de plástico duro e resistente, fechar hermeticamente e rotular. • Para coletar as gotas menores pode-se utilizar fita adesiva.
 • Proceder a descontaminação imediata do piso realizando a limpeza com hipoclorito de sódio ou outro produto que retire o mercúrio. Se o piso for de material que permita a penetração do mercúrio, como madeira, cimento e outros, ou possuir rachaduras, reintrâncias e frestas, após os procedimentos de coleta de mercúrio, o piso deve ser removido e substituído. O novo piso deve ser impermeabilizado utilizando-se resina impermeável ao mercúrio.
 • Todos os materiais contaminados utilizados no procedimento, inclusive as luvas, devem ser colocados em recipientes e rotulados. Os EPI utilizados devem ser descontaminados ou descartados acondicionado-os em recipientes apropriados, fechados hermeticamente e rotulados. 
• A rotulagem dos recipientes deve conter a informação de resíduo perigoso contendo Mercúrio. No caso de serviços de saúde, os recipientes rotulados devem ser encaminhados como resíduo perigoso (Grupo B), ou enviados para empresas especializadas e credenciadas para descontaminação de resíduos de mercúrio.
 • Após procedimentos de descontaminação, abrir as portas e janelas e ventilar por um período mínimo de 24 horas após a limpeza. 
• Recipientes que acondicionem mercúrio líquido ou seus resíduos contaminados devem estar armazenados com certa quantidade de água (selo hídrico) que encubram estes resíduos, para minimizar a formação de vapores de mercúrio. 

Além disso, mais um cuidado deve ser tomado, como o mercúrio do piso pode aderir à sola do sapato que pode ser transportado para outros locais e expor outras pessoas aos efeitos tóxicos deste metal. 

 Amálgamas dentários O amálgama de Hg-Ag (Figura 13) é ainda um dos materiais utilizados na reparação dentária, devido às suas excelentes características físicas e mecânicas, custo relativamente baixo e facilidade de manipulação. Assim, os profissionais de saúde bucal estão diariamente expostos ao mercúrio e aos riscos de contaminação, por meio da manipulação do amálgama. 

As vias de contaminação incluem: gotas do metal derramadas acidentalmente, procedimento de remoção do excesso de Hg da massa de amálgama, uso de amalgamadores com vazamento, uso de condensadores ultrassônicos, ocorrência de falhas do sistema de sucção quando da remoção de restaurações antigas (Saquy, 1996), ou ainda devidos aos vapores emanados das “sobras” de amálgama armazenadas inadequadamente nos consultórios (Rupp & Paffenbarger, 1971). 

 Amálgama de Hg-Ag utilizado largamente em próteses e reparações dentárias. O ambiente contaminado dos consultórios constitui risco não só para os profissionais como também para os pacientes, principalmente aqueles submetidos a procedimentos demorados, ou os que necessitam de retornos constantes (Claro et al., 2003). Por outro lado, os resíduos de amálgamas dentários gerados em consultórios odontológicos, centros de saúde e outras unidades correlatas podem gerar contaminação ambiental quando são dispostos impropriamente no lixo, ou se descartados nos sistemas 22 de esgoto que servem esses locais.



Conclusão

Apesar da existência de muitos estudos que descrevem os efeitos negativos do mercúrio sobre o cérebro humano, o governo ainda promove cada vez mais a vacinação da população com vacinas que contêm o Timerosal. Além disso, os governantes protegem as companhias farmacêuticas que produzem as vacinas e as companhias que produzem os alimentos que contém o HFCS contra qualquer tipo de processo. O fato de muitos executivos que dirigem essas empresas também ocuparem postos-chave no governo pode fornecer uma explicação. Existe de fato um pequeno número de pessoas que ocupam posições de grande poder no setor privado e no setor público. Essas pessoas, naquilo que são casos claros de conflitos de interesses, colidem no topo para formar aquilo que este site referencia como "a elite" ou "a classe governante". A maior parte dessas pessoas nunca foi eleita para ocupar os cargos no governo, porém elas criam as políticas públicas que levam adiante sua agenda, independente de qual seja o partido político que esteja no poder. Veja a lista de membros do grupo Bilderberg, do Comitê dos 300 ou do Conselho das Relações Internacionais (o CFR) e você descobrirá os executivos que presidem as companhias que fabricam os alimentos industrializados e os medicamentos... e as mesmas pessoas que fazem o governo aprovar leis para regular sua comida e seus remédios.

Como nenhuma autoridade pública trairá seus pares e financiadores de campanha para se tornar um ativista que soe o apito para alertar a população, é tarefa de cada um de nós aprender sobre aquilo que consumimos. O clichê "sempre leia os rótulos" é bastante verdadeiro, mas se você não tiver a menor ideia do que significa "glutamato monossódico", ler os rótulos não servirá para muita coisa. Esta série de artigos teve o objetivo de apresentar uma compreensão básica sobre as substâncias mais prejudiciais que estão presentes nos produtos que consumimos no dia a dia. Pessoalmente, não posso afirmar que tenho uma dieta perfeita... Cresci nos anos 1980 e gosto do sabor dos alimentos industrializados como balas, refrigerantes e até dos hambúrgueres. Mas, à medida que você encontrar mais informações e começar a entender que cada passo na direção certa realmente o faz se sentir melhor, cada passo subsequente se tornará mais fácil. Ninguém pode fazer isto por você. É você quem precisa dar o próximo passo, seja rumo à desintoxicação, ou à lanchonete mais próxima para comer mais um sanduíche de hambúrguer.

D E S P O V O A M E N T O ?
 Além de simplesmente emburrecer a população, as vacinas poderiam estar ajudando nos esforços de despovoamento. Num discurso proferido em abril de 2010, Bill Gates mencionou o uso de vacinas na tentativa de reduzir a população mundial.



 "Gates fez suas observações ao convite somente à Conferência em Long Beach, Califórnia TED201, em um discurso intitulado" Inovar para Zero!. "Junto com a proposição cientificamente absurda de reduzir as emissões de CO2 feitas pelo homem no mundo a zero até 2050, depois de quatro minutos e meio para a palestra, Gates declara: "Primeiro temos população. O mundo de hoje tem 6,8 bilhão de pessoas. Isso chegará a 9000 milhões. Agora, se nós fizermos um trabalho muito bom sobre novas vacinas, cuidados de saúde, serviços de saúde reprodutiva,  talvez reduziremos em 10 ou 15 por cento.


    Claramente, um dos homens mais poderosos do mundo afirma claramente que ele espera que as vacinas a serem utilizadas reduzam o crescimento populacional. Quando Bill Gates fala sobre as vacinas, ele fala com autoridade. Em janeiro de 2010, na elite do Fórum Econômico Mundial de Davos, Bill Gates anunciou que daria $ 10 bilhões (cerca de ¤ 7.500 milhões) na próxima década para desenvolver e oferecer novas vacinas para crianças nos países em desenvolvimento ".

  despovoamento. Num discurso proferido em abril de 2010, Bill Gates mencionou o uso de vacinas na tentativa de reduzir a população mundial.
Fonte: 
http://varzeanovanews.blogspot.com/2010/06/mineradora-canadensedescobre-dois.html 
Fonte: http://plingrafias.blogspot.com/2006/05/photo-by-w.html 
fonte: http://www.agrov.com/animais/pei_cam_ras/tambaqui.htm

Leia mais sobre esse assunto em  
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 
http://www.jica.go.jp/brazil/portuguese/office/publications/pdf/gerenciamento.pdf
http://www.infowars.com/newly-renamed-high-fructose-corn-syrup-contains-toxic-mercury/



DIA DO INDIO?

Apoie a Rede consuma com nossos afiliados.

DIA DAS BOAS AÇÕES

DIA DAS BOAS AÇÕES
CIEP 115

Proteja os Corais da Amazônia

Proteja os Corais da Amazônia
Greenpeace, eu te apoio!

Adsense

Alimentos Monsanto

Baixe o aplicativo:

Vamos Reciclar? Samantha Lêdo

Filme de Eduard Snowden

Comercio Digital para produtos Sustentáveis

Comercio Digital para produtos Sustentáveis
Sua loja e aplicativo: Promoção!

O EMBURRECIMENTO: ASSISTA AGORA!

CONSUMED COMPLETO:Legendado

Loja Comunique

Modelo de Inclusão Local: representação física Primeira abordagem: Informática

Somos todos contra a PEC 241

Somos todos contra a PEC 241
DIGA NÃO AO SUCATEAMENTO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO!

Aplicativo: Vamos Reciclar?

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - ECO CAMPING

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Vista Panorâmicado espaço NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Os alquimistas estão chegando!!

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Oficinas

Brechó da Filó = ESPAÇO NAVE

ECOLOGIA RURAL COM CONEXÃO URBANA

ECOLOGIA RURAL COM  CONEXÃO URBANA
Lumiar/Friburgo - Estrada da Toca da Onça/Sítio da Jabuticaba

Todo o espaço NAVE será ornamentado, reaproveitado , reciclado, restaurado,,,,

Todo o espaço NAVE será ornamentado, reaproveitado , reciclado, restaurado,,,,
NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência ecológica

Vamos plantar? multiplicar? vem pro NAVE

NAVE...

NAVE...
Educação Ambiental, Coleta Seletiva de Materiais, Reaproveitamento Artesanal (Oficinas de Arte em Reciclagem), Reciclagem, Compostagem Orgânica, Horta Familiar Orgânica, “Restaurante Caseiro Personalizado Temperança, Empório (produtos locais), Brechó alternativo (trocas), Camping, Sustentável, Pouso Familiar Ecológico, Vivências Ecológicas!

NAVE

NAVE

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica, venha para NAVE...

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica, venha para NAVE...
Você gosta de pássaros? Então plante árvores, e convide-os para ceiar com você, assista de longe, e respire o ar puro e ouça o canto dos nossos pássaros...

Matéria revista VISÃO SOCIAL 2008

Matéria revista VISÃO SOCIAL 2008
Há muitos anos atuando efetivamente na mesma direção...sustentabilidade....

NAVE: BANDEIRA DA CRUZADA DA ECOLOGIA...

NAVE: BANDEIRA DA CRUZADA DA ECOLOGIA...
A luta é grande...

Reciclar é simples assim...

Reciclar é simples assim...

NÓS RECICLAMOS, E VOCÊ?

NÓS RECICLAMOS, E VOCÊ?

Selo da Oficina de Reaproveitamento

Selo da Oficina de Reaproveitamento
Gestão: Samantha Lêdo

Auditorias

Auditorias
Qualidade é: Executar corretamente mesmo que, não seja observado...

A Educação é apenas o começo de um ciclo produtivo limpo E SUSTENTA´VEL.

A Educação é  apenas o começo de um ciclo produtivo limpo E SUSTENTA´VEL.
Educação para a cidadania do descarte adequado!

RAIZ DO PROBLEMA...

RAIZ DO PROBLEMA...
A FALTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL...

RESUMO DA ATA DO ATO PÚBLICO DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2012

ATA do ato público: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 05 DE JUNHO DE 2012

COLABORADORES:

GT RIO, CÚPULA DOS POVOS, INSTITUTO MAIS DEMOCRACIA, SINDPETRO R.J, SEPE R.J, MTD, MAB, CAMPANHA CONTRA OS AGROTÓXICOS, LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE, MST, MST-R.J, COMITÊ POPULAR DA COPA E OLIMPÍADAS, GRUPO AMBIENTALISTA DA BAHIA, SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, REDE BRASILEIRA DE JUSTIÇA AMBIENTAL, PACS, REDE JUBILEU SUL BRASIL, FÓRUM DE SAÚDE DO RIO, FRENTE CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE, VIA CAMPESINA, APEDEMA-REGIONAL BAIXADA, RIO MENOS 20, MNLM, AMP VILA AUTÓDROMO, CONSULTA POPULAR, ABEEF, DACM/ UNIRIO, REDE DE GRUPOS DE AGROECOLOGIA DO BRASIL, REGA, PLANETA ECO, SAMANTHA LÊDO E FAFERJ.

Gilvenick: discussão que a ONU em diversas convenções, citando a de Estocolmo, e nada de concreto, ele declara que, o cumpra-se não está sendo cumprido na legislação ambiental e no que diz respeito a participatividade social no fórum.

Sergio Ricardo: Um dos principais objetivos é, dar voz e fortalecer as populações e trabalhadores impactados com a má gestão empresarial acobertada por autoridades competentes, lagoa de marapendí,...ele fala sobre o processo de despejo nas lagoas, SOBRE AS EMPREITEIRAS, ELE FALA TAMBÉM SOBRE AS AMEAÇAS AO Mangue De Pedra, pois só existem 3 no Planeta, e que há um a história sobre a áfrica que abrange aspectos geológicos, antropológicos e arqueológicos para a localidade, precisa se pensar no modelo de ocupação dos solos, Sergio declara sobre os documentos enviados ao ministério público hoje e sempre, ele fala das irregularidades nos licenciamentos ambientais,”fast food”.

Marcelo Freixo: Precisamos de estratégias consistentes e que uma delas importante neste dia de hoje é, de luta e alerta, sobre a ação direta que está sendo encaminhada para o supremo tribunal federal para a cassação de algumas licenças concedidas de forma irregular, contra a TKCSA, contra empresas que não se preocupam com a dignidade humana, e a luta vem a tender os recursos que afetam desde o pescador artesanal até a dona de casa, ele fala do parlamento europeu, sobre os investimentos sociais, sobre isenções fiscais mascaradas de deferimento, uma vez que uma lhes dá o direito de usar o dinheiro público para obras e interesses privados...e que no final sempre os maiores prejudicados são, as populações de risco social gerando um looping social descendente.

Hertz: Hoje nós temos um modelo de desenvolvimento que, privilegia as grandes empresas, as licenças estão sendo realizadas sem os devidos EIAs/RIMAs E SUA CONFORMIZAÇÃO Á LEGISLAÇÃO AMBIENTAL CONFORME: 6.938 – SLAM – 9605 – 9795 e outras...temos que nos unir para exigir mais critérios nos licenciamentos, nós é que temos que tomar conta do Planeta, ele declara que continuaremos discutindo durante todo o movimento.

Vânir Correa: Morador da Leopoldina pergunta o que nós moradores ganharemos com as obras da transcarioca, que tem um traçado que vai da barra da tijuca até a Penha?

Carlos Tautz: Declara que o BNDS, um banco para o desenvolvimento econômico do povo brasileiro, não tem critérios definidos de forma técnica e socioambiental para a liberação de recursos, apesar de declarar o contrário, é um banco que está trabalhando para emprestar aos ricos e multiplicar suas riquezas, que todas as grandes obras no Brasil contaram com recursos de BNDES, e que sempre maqueada em dispositivos legais, burlando a legalidade e que se reparar-mos, são sempre os mesmos conglomerados, mesmos donos, sempre pegando o mesmo dinheiro (DO POVO). Ele convoca a todos a participar da cúpula dos povos, pois na, RIO + 20 NÃO TEREMOS VOZ E NEM DIREITOS, JÁ ESTÁ TUDO FECHADO, MARCADO ECARIMBADO. A CÚPULA DOS PVOS TRATA-SE DO ÚNICO ESPAÇO REAL EM QUE A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA OU NÃO PODERÁ SE MANIFESTAR, CONTRIBUIR, COLABORAR, APOIAR, CRIAR E IMPLEMENTAR IDÉIAS,,,

CARLOS DO IBAMA DECLARA QUE AS ATIVIDADES ESTARÃO SUSPENSAS ATÉ O DIA 23, UMA POSIÇÃO TOMADA POR ELE E OUTROS COMPANHEIROS DO SETOR, QUE NÃO COMPACTUAM COM O DESCASO E INCOMPETÊNCIA DO ORGÃO EM QUE ATUA.

FUNCIONÁRIO DO SINDICATO DOS SERVIDORES DA FIOCRUZ DECLARAM-SE SLIDÁRIOS E ATIVISTAS NO MOVIMENTO.

GRUPO HOMENS DO MAR DECLARA O DESCASO GERAL COM A BAÍA DE GUANABARA UM CARTÃO POSTAL E PARAÍSO ECOLÓGICO DO RIO DE JANEIRO.

RENATO 5(NÚCLEO DE LUTAS URBANAS): AMLUTA PELA JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL É FUNDAMENTAL NESTE MOMENTO, O PLANETA ESTÁ REPLETO DE INJUSTIÇAS AMBIENTAIS, VIVEMOS NUMA CIDADE NÃO PODE DISSEMINAR A SEGREGAÇÃO. ELE FALA QUE A INJUSTIÇA É VALIDADA DESDE A, DIVISÃO ESPACIAL DO SOLO, OS ESPAÇOS SOCIAIS E QUE SOMOS UMA CIDADE QUE NÃO PODE COMPACTUAR COM OS DISCURSOS HIPÓCRITAS DA RIO + 20.

ALEXANDRE PESSOA (SINDICATO DOS TRABALHADORES DA FIOCRUZ): EM FRENTE AO INSTITUTO DO AMBIENTE, COM A MISSÃO DE GARANTIR ATRAVÉS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL A JUSTIÇA, O QUE NÃO ACONTECE COM ESTE ÓRGÃO. ELE APRESENTA NO AMBIENTE ACADÊMICO AS FFALSAS SOLUÇÕES DE ECONOMIA VERDE, SÃO INÚMEROS OS, DESCASOS NA ÁREA DA SAÚDE DEVIDO A MÁ GESTÃO AMBIENTAL DE, NOSSA CIDADE, DE NOSSO BRASIL DESDE, BELO MONTE AOS AGROTÓXICOS, DESTA FORMA NÃO HAVERÁ HOSPITAIS QUE POSSAM ATENDER SE A POLUIÇÃO E A FALTA DE COMPROMETIMENTO CONTINUAREM DESTA FORMA QUE ESTÁ. O POVO NÃO QUER PAGAR UMA CONTA NA QUAL NÃO NOS CONSULTAM PARA FAZÊ-LA. HOJE, MESMO COM TANTOS DESCASOS DE GOVERNOS PASSADOS COM A QUESTÃO AM IENTAL, UNICA FOI TÃO FÁCIL CONSEGUIR UM LICENCIAMENTO AM BIENTAL. ACORDA BRASIL!!!

HELENA DE BÚZIOS CLAMA PELA PRESERVAÇÃO DO MANGUE DE PEDRA E O REFERIDO PROJETO LOCAL.

PAULO NASCIMENTO: DECLARA QUE É CONTRA QUALQUER GOVERNO DO SERGIO CABRAL, POIS HOJE OS MILITARES SÃO ESCURRAÇADOS DENTRO DOS QUARTÉIS, E QUE PASSAMOS POR UMA DITADURA LIVRE, DISFARÇADA, ELE DECLARA TAMBÉM QUE O ESTADO NÃO LHES FORNECE UNIFORME, OU SEJA, ELES UTILIZAM O MESMO UNIFORME MESMO NA TROCA DE TURMA, OU SEJA, 24/24 E A FILA ANDA,,,,SÃO VÍTIMAS DE DIVERSAS DOENÇAS DE PELE, COMPROVADAMENTE, E QUE OS QUE SE MANIFESTAM SÃO EXCLUÍDOS.Peço desculpas aos companheiros por alguma falha de interpretação e ou nomenclaturas, ficarei grata com as correções e críticas.

Cartão Postal Ecológico - Ilha Grande

Cartão Postal Ecológico - Ilha Grande
Clieke aqui e acesse a página.

Click Talentos Ambientais

Click Talentos Ambientais
Rogèrio Peccioli - Macaé/R.J-Brasil

ONG Beija Flor

ONG Beija Flor
Amor, às crianças, à natureza, à vida!!

CONHEÇA MAIS AS LEIS E NORMAS AMBIENTAIS

LEIS:
6938 de 31/08/81 - Política Nacional do Meio Ambiente
7804 de 18/07/89 - Lei alteração da lei 6938
10.165 de 27/12/00 - Lei dispõe sobre a taxa de fiscalização ambiental.
7679 de 23/11/88 - Pesca predatória
9605 de 12/02/98 - Crimes Ambientais
Art. 29 - CONTRA A CAÇA A ANIMAIS
4191 de 30/09/2003 - Política Estadual de resíduos Sólidos
4074 de 04/01/2002 - Regulamenta a produção de Embalagens, rotulagem.
3239 de 02/08/99 - Política Estadual de Recursos Hídricos.
11.445 de 05/01/07 - Lei de Saneamento Básico
9433 de 08/01/97 - Política Nacional de Recursos Hídricos
9985 de 18/07/2000 - Unidades de Conservação
1898 DE 26/11/91 - Lei de Auditoria Ambiental Anual
5438 de 17/04/09 -Institui o Cadastro Técnico Estadual
9795 de 27/04/99 - Políca Nacional de Educação Ambiental
4771 de 15/09/65 - Manguezais
10.257/01 direto - Estatuto das Cidades
6.766 de 19/12/79 - Parcelamento do Solo Urbano
4132 de 10/09/62 - Desapropriação
7735 art. 2º - Determina a autarquia no IBAMA
___________________________________________ INEA
5101 DZ 0041 R 13 EIA/RIMA
DZ - 056 - R2 Diretriz para a realização de Auditorias Ambientais.
DZ 215 Grau de Classificação de carga orgânica

____________________________________________ 42.159/09 - Licenciamento Ambiental Simplificado - Classe 2 Tab. 01
__________________________________________ CONAMA
313/2002 - Resíduos Industriais
008/84 - Reservas Ecológicas
237 - Utilização dos Recursos Naturais
__________________________________________ SASMAQ 202005 - Reduzir os riscos de acidentes nas operações de transporte de distribuição de produtos químicos
9001 - Gestão da Qualidade
14001 - Gestão Meio Ambiente
10004 - gestão de Resíduos
_______________________________________
SLAM - (sistema de Licenciamento ambiental)
SLAP - (Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras)
PEGIRs - Plano Diretor de gestão Integrada de Resíduos Sólidos
__________________________________________

PENSE SUSTENTÁVEL...

REDUZA, REAPROVEITE, RECICLE!!!

Projeto O meu rio que se foi...

Projeto O meu rio que se foi...
Samantha ledo - Escola Engenho da Praia - Lagomar - Macaé...

Adquira as camisetas do projeto Comunidade Sustentável

Adquira as camisetas do projeto Comunidade Sustentável
Recicle! Apoie! clique na foto e adquira a sua já!

Educação e Coleta Seletiva

Educação e Coleta Seletiva
ONG Beija Flor

Visita de Samantha Lêdo e Professor Feijó ao Galpão das Artes Urbanas/R.J

Visita de Samantha Lêdo e Professor Feijó ao Galpão das Artes Urbanas/R.J
Samantha Lêdo, Professor Feijó, Alfredo Borret e Ana Cristina Damasceno

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
EMPRESAS

EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO!!

EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO!!
CATADORES CONHECEDORES TÉCNICOS DA MATÉRIA PRIMA.

CAMISETA RECICLE

CAMISETA RECICLE
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE SUSTENTÁVEL

luminária produzida a partir da caixa de amortecedores para veículos.

luminária produzida a partir da caixa de amortecedores para veículos.
EMBALAGEM DE PAPELÃO - ARTES PLÁSTICAS PARA TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA

ATO PÚBLICO - CÚPULA DOS POVOS

ATO PÚBLICO - CÚPULA DOS POVOS
05 DE JUNHO DE 2012, DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, VÉSPERAS DA RIO + 20 - MANIFESTAÇÃO CONTRA O FORMATO DO EVENTO EM NOSSO PAÍS,

Oficina de Arte em Reciclagem - Planeta Eco Arte

Oficina de Arte em Reciclagem - Planeta Eco Arte
Evento de Responsabilidade Socioambiental: Escola Engenho da Praia.

Reaproveitamento papelão, pet, vidros, madeira, e outros...

Reaproveitamento papelão, pet, vidros, madeira, e outros...
REAPROVEITAMENTO E RECUPERAÇÃO...2º e 4º Rs

Revenda Samantha Lêdo

Revenda Samantha Lêdo
Produtos Naturais e Ecológicos Ama Terra

Arte de reaproveitar...

Arte de reaproveitar...
Reaproveitamento de papelão

Enquanto os "Legumes e Verduras" são, a "fonte da saúde, da beleza e da sonhada qualidade de vida!!"

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Não desista nunca!

Não desista nunca!
Siga em frente, força!

Grupo Comunique Sutentável

Grupo Comunique Sutentável
Pratique essa idéia!

Horta Orgânica

Horta Orgânica
Mais fácil e simples do que imaginamos...

RECICLAGEM DE RETALHOS - Homenagem aos petroleiros da Bacia de Campos.

RECICLAGEM DE RETALHOS - Homenagem aos petroleiros da Bacia de Campos.
Sentinela! Não pode relaxar ...Arte, Criação, Curadoria: Samantha Lêdo - Planeta Eco Arte

Vamos reciclar?

Vamos reciclar?
NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica

Peixe de Garrafa PET

Peixe de Garrafa PET
Educação e Ecologia com Arte

EM que posso lhe ajudar?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Lojinha e Oficina: Planeta Eco Arte

Lojinha  e Oficina: Planeta Eco Arte
Papel reciclado: Samantha Lêdo e a ONG PORTADORES DA ALEGRIA/Macaé..

Utensílios a partir da Arte Reciclada!

Utensílios a partir da Arte Reciclada!
Reduza, reaproveite, recicle...

Vamos Reciclar? Posso ajudar, cadastre-se...

Revista Samantha Lêdo

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Integrando todas as tribos - chorinho e um cardápio diversificado para todos os hábitos alimentares - integrar para conhecer -considerando que a mudança deve ser de livre arbítrio!

Confie e busque os seus ideais, estude!

Confie e busque os seus ideais, estude!
Só o conhecimento poderá te levar onde o seu sonho quer!

Faça parte do Clube Eco Social

Faça parte do Clube Eco Social
Grupo Comunique Sustentável

APlicativo Vamos Reciclar no Twiter:

Natureza!

a "Natureza" nos ensina a "Reciclar", a "Reciclagem" nos ensina a "Produzir", as duas coisas nos ensina a "Consumir"!
(Samantha Lêdo)
Bem vindo(a) ao meu blog e Saudações Ecológicas da
eco amiga Sam

CONTATO

+55(0)21-2753-8061

Japão declara crise Nuclear

A Inovação da Solidão: Excelente!

Salve os oceanos!

Vamos Reciclar?

Conheça o nosso aplicativo e cadastre-se:

Programa de agroecologia: André Cajarana

Programa de agroecologia: André Cajarana
Boas iniciativas ja ocorrem no alto sertão sergipano.

Nossos parceiros!

Calcule a sua pegada ecológica

Calcule a sua pegada ecológica
Revista Samantha Lêdo

Aquífero Guarany

ASSINE A PETIÇÃO

ASSINE A PETIÇÃO

 O que o mau uso do plástico pode gerar


Embora quase todos os plásticos utilizados para as embalagens sejam mecanicamente recicláveis, é comum a banalização de seu uso e descarte inadequado. Esse descarte, gera enormes impactos ambientais, desde o acumulo  em locais indevidos nas cidades à contaminação de rios e mares.

       

SANEAMENTO JÁ

SANEAMENTO JÁ

Lixo Eletrônico na China!

A SERVIDÃO MODERNA : EDITADO

Pegada Ecológica

Mas tudo começa no individual. O que você comeu hoje? Tem feito muitas compras? Todas necessárias? Como andam suas viagens? Quando trocou seu celular pela última vez? Tudo faz parte da sua Pegada. Conheça-a com mais detalhes e engaje-se numa nova corrente, baseada em valores que permitam o desfrute do melhor que o planeta nos oferece com responsabilidade. Nós do Grup Comunique Sustentável juntamente com Samantha Lêdo apoiamos essa causa!

Calcule já a sua!

Calcule já a sua!
Pegada Ecológica, eu apoio!

Taxa de crescimento da produção industrial do plástico.

Taxa de crescimento da produção industrial do plástico.

Morrendo por não saber...

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE -

Evento a Praça é Nossa!

Evento a Praça é Nossa!

Exposição Reciclos

Faça parte dessa Trupe...

Faça parte dessa Trupe...
Trupe da Sustentabilidade

Parceiros na responsabilidade socioabiental

Parceiros  na responsabilidade socioabiental
Criando força para a a sustentabilidade!

Imagem captada em um passeio em São Pedro da Serra!!

Imagem captada em um passeio em São Pedro da Serra!!
Friburgo/R.J

Macaé de Cima - A natureza literalmente em nossas mãos...

Macaé de Cima - A natureza literalmente em nossas mãos...
NAVE - NÚCLEO AMBIENTAL DE VIVÊNCIA ECOLÓGICA: EM BREVE!!

ESTA É A HORA DE AGIR!!!

ESTA É A HORA DE AGIR!!!
A INVIABILIDADE É TOTAL, NÃO HÁ ARGUMENTOS PARA A ENERGIA NUCLEAR

Valores, quais são os seus?

Valores, quais são os seus?

Apoie o Projeto Comunidade Sustentável

Patrocinio

Patrocinio
Financeiro

Atividades Outubro

Atividades Outubro
Trupe da Reciclagem

Para os líderes mundiais e os Ministros da Agricultura:

Pedimos-lhe para proibir imediatamente o uso de pesticidas neonicotinóides. O drástico declínio em colônias de abelhas é susceptível de pôr em perigo toda a nossa cadeia alimentar. Se você tomar medidas urgentes com cautela agora, poderia salvar as abelhas da extinção. Samantha Lêdo apoia a petição, e você?
 
Já Avaaz membro? Digite seu endereço de e-mail e clique em "Enviar".
Nova para a Avaaz? Por favor, preencha os campos abaixo.
Avaaz.org protegerá sua privacidade e mantê-lo informado sobre isso e campanhas semelhantes.

Trupe da Reciclagem

Trupe da Reciclagem
Produção do PUFF

Google

MSOL< Planeta Eco Arte e UNIGRANRIO:Semana do meio Ambiente

MSOL< Planeta Eco Arte e UNIGRANRIO:Semana do meio Ambiente

Goiaba brotando internamente...

Goiaba brotando internamente...
centenas de mudas numa embalagem orgânica....

Parcerias Integradas para a gestão dos seus resíduos.

Parcerias Integradas para a gestão dos seus resíduos.
Faça a sua parte como gerador e faremos a nossa como gestores e recicladores.

Talentos da "Fotografia Ambiental."

Talentos da "Fotografia Ambiental."
Bacurau Chitão - Fotografia: Rogèrio Peccioli

Consórcio para o compartilhamento de responsabilidades...párticipe!!

Consórcio para o compartilhamento de responsabilidades...párticipe!!
Na prática, todo mundo sabe na teoria!!

Luminária papelão - caixa de casquinhas Kibon

Luminária papelão - caixa de casquinhas Kibon
Arte e Criação: Samantha Lêdo

Uso e reuso!! E você?

Uso e reuso!! E você?
Re aproveitamento de àgua...Pense nisto...

Não adquira se, não for madeira legal

Não adquira se, não for madeira legal
Faça parte do Grupo Comunique Sustentável

Apoio

Apoio
Institucional

Classificação de Resíduos Sólidos

Selo de Responsabilidade Socioambiental "Eu Apoio"

Selo de Responsabilidade Socioambiental "Eu Apoio"
Garanta o seu!

Lojinha Socio Ambiental - PLANETA ECO ARTE

Lojinha Socio Ambiental - PLANETA ECO ARTE
Móbile de PET - Buterfly - Samantha Lêdo

Reciclagem de caixotes de Madeira

Reciclagem de caixotes de Madeira

A educação agrega todos na mesma causa...

A educação agrega todos na mesma causa...
Colaboradores e Empresa conscientes.

Fotos ambientais brasileiras

Fotos ambientais brasileiras
Esquilo - Fotografia: Rogério Peccioli - Macaé-R.J/Brasil

EDUCAÇÃO E CONSCIENCIA DA RECICLAGEM

EDUCAÇÃO E CONSCIENCIA DA RECICLAGEM

Palestras para escolas, empresas e condomínios.

Palestras para escolas, empresas e condomínios.
Grupo Comunique Sustentável

Assine pela criação do santuário das baleias

753538 pessoas no mundo inteiro já assinaram, e você?