Com uma absurda aprovação na calada da noite, com todos os holofotes direcionados ao impeachment, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou a PEC 65/2012 que na prática implode o licenciamento ambiental, tornando inócua a regra constitucional que prevê avaliações técnicas de empreendimentos estratégicos.
Senado aprova PEC que acaba licenciamento ambiental
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Nesta quarta-feira (27), sem alarde,
“O Congresso aproveita a confusão criada pela crise política para passar na surdina um projeto cujas consequências podem ser dramáticas”, diz Sérgio Guimarães, presidente do Conselho do ICV (Instituto Centro de Vida). “Os senadores alegam necessidade de ‘segurança jurídica’ para as obras, mas propõem uma emenda que compromete a segurança de toda a sociedade.”
“Vamos perder o único instrumento de controle social que existe atualmente no país. Nenhum outro possibilita que a sociedade acompanhe obras. A justificativa de que o licenciamento atrapalha os empreendimentos é uma desculpa para abrir a porteira da corrupção”, diz Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica."
“Nossos ecossistemas e riquezas naturais já estão feridos por decisões erradas do passado, mas essa PEC é a sentença de morte”, diz Flavia Martinelli, coordenadora de Clima do Engajamundo. “Entendemos que o licenciamento ambiental atual no país não tem conseguido frear empreendimentos poluidores, por causa de jogos de interesse político, mas sem os processos de licenciamento teremos comprometimento de todos serviços ecossistêmicos fornecidos pelas nossas florestas.”
FONTE: OBSERVATÓRIO DO CLIMA
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil |
Licenciamento ambiental: nota de repúdio do MPF à PEC 65
A coordenadora da 4ª Câmara da MPF (Meio Ambiente e Patrimônio Cultural), Sandra Cureau, vai publicar em breve uma nota técnica em repúdio à PEC 65, aprovada anteontem na CCJ do Senado.
Na prática, a PEC extingue a necessidade de licenciamento ambiental para obras públicas.
Para a procuradora, a aprovação da proposta representaria um "indiscutível retrocesso ambiental".
A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente também prepara nota semelhante.
A quem interessa que não haja licenciamento ambiental no Brasil?
Na prática, a PEC extingue a necessidade de licenciamento ambiental para obras públicas.
Para a procuradora, a aprovação da proposta representaria um "indiscutível retrocesso ambiental".
A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente também prepara nota semelhante.
O proponente é o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que, entre outros negócios, é fundador de uma mineradora. O relator é o ex-governador do Mato Grosso Blairo Maggi (PR), que antes de ascender na política já era o maior plantador individual se soja do
A licença ambiental é, portanto, uma
autorização, emitida pelo órgão público
competente, concedida ao empreendedor
para que exerça o seu direito à livre iniciativa,
desde que atendidas as precauções requeridas,
a fim de resguardar o direito coletivo ao meio
ambiente ecologicamente equilibrado.
"O licenciamento ambiental é um instrumento utilizado pelo Brasil com o objetivo de exercer controle prévio e de realizar o acompanhamento de atividades que utilizem recursos naturais, que sejam poluidoras ou que possam causar degradação do meio ambiente."
Essa obrigação é compartilhada pelos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente e pelo Ibama, como partes integrantes do SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente). O Ibama atua, principalmente, no licenciamento de grandes projetos de infra-estrutura que envolvam impactos em mais de um estado e nas atividades do setor de petróleo e gás na plataforma continental.
As principais diretrizes para a execução do licenciamento ambiental estão expressas na Lei 6.938/81 e nas Resoluções CONAMA nº 001/86 e nº 237/97. Além dessas, recentemente foi publicado a Lei Complementar nº 140/2011, que discorre sobre a competência estadual e federal para o licenciamento, tendo como fundamento a localização do empreendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigada, deixe o seu e-mail e contato.