As redes sociais da internet: a revolução na comunicação global.
E mesmo que por osmose, a população avança ganhando com a entrada constante de informação, recuperando culturalmente um pouco do tempo lhe roubado por décadas, centenas e até milhares de anos, encurtou o tempo das coisas que se estabeleceram nesse sistema principalmente as negativas, possibilitando a inserção eficiente para o consenso das coisas que realmente precisamos, ás formas adequadas e sustentáveis de sobrevivermos.
Steve Jobs em um documentário do meu curso da Khan Academy, disse "se quisermos saber como será o futuro, um gari deverá saber sobre programação"! Marck Zuckerberg reafirma que, se tivessemos 10.000 programadores hoje, o facebbok poderia contratar! Essa capacidade global, vem rasgando tudo e jogando fora, todas as formas e padrões antigos de relacionamentos, tribos e ou grupos de interesse, sugerindo um novo mundo, novas formas, novas mentalidades, concepções e um universo que está nas mãos de todos.
Já disse uma vez o escrever afiado de Augusto Cury: “Um homem sem amigos é uma terra sem umidade, uma manhã sem orvalho, um céu sem nuvens”. Isso significa que o cantar dos pássaros é sempre mais bonito àqueles que colecionam centenas de contatos em suas agendas de amizades?
Tirar a prova desta provocação não é lá grande desafio: quantos nomes você armazena em sua preciosa lista de amigos no Facebook? Dezenas? Centenas?
“A força do sentimento coletivo ou do espírito público já é muito séria hoje (...). Nenhum homem, por mais possante que se imagine, jamais terá força para suportar o desprezo unânime da sociedade, ninguém poderia viver sem sentir-se apoiado pelo consentimento e pela estima, ao menos por uma certa parte desta sociedade. É preciso que um homem seja levado por uma imensa e bem sincera convicção, para que encontre coragem de opinar e de marchar contra todos, e nunca um homem egoísta, depravado e covarde terá esta coragem.”
E essa diferença nós sentimos no dia a dia e nas redes sociais fica evidentemente claro,
um “post” pode estar na tela de computadores ou smartphones de diversas pessoas ao redor do mundo, divulgando conhecimento, comovendo indivíduos, incitando-os a exercer sua cidadania e angariando adeptos em todo o globo.
A influência das redes sociais no mercado de trabalho se apresenta cada vez maior nos dias de hoje e, quem busca por uma nova vaga ou almeja posições mais altas na carreira, não pode ignorar este fato. De acordo com uma pesquisa realizada pela publicação Você S/A, menos de 8% das empresas da atualidade afirmam não utilizar as diversas redes sociais como meio de pesquisa de candidatos, provando que ter um perfil atualizado nos dias de hoje é, não só importante mas, também necessário.
Mas, o mercado tem se debatido e discutido exaustivamente o modelo da presença nas redes. Não basta apenas estar na rede. O cliente tem que perceber a empresa - e criar sinergia. Aí, os especialistas propõem um universo muito grande de atitudes, que vão da atualização constante da página da empresa, com assuntos sobre a marca ou relacionados aos serviços e produtos, até mudanças completas na estratégia e cultura organizacional. Exigindo, em muitos casos, quebras de paradigmas. A estratégia fundamental é conversar com o consumidor. Entre as muitas dicas, a linguagem precisa ser mais informal e ganhar agilidade, características, por exemplo, do atendimento. O próprio Ibope diagnostica as mudanças das gerações de consumo, seus hábitos e transformações finais de pontos de contato.
Alguns clientes ainda não estão acostumados a serem atendidos através das redes sociais. Outros, exigem. Por isso, existe o receio de queda no atendimento pelos meios tradicionais. Enquanto alguns defendem a tese de que não implicará alterações no volume de atendimento através do telefone, outros são mais cautelosos e preferem as tendências se consolidarem.
Leia material jornalístico exclusivo da ClienteSA e algumas colaborações que fazem reflexões sobre a presença e impacto das redes sociais na gestão de relacionamento com cliente:
A Revolução das Redes Sociais
- 1. Redes Sociais e Inovação Digital c ir ilo a ld o re in @Foto: FlickR Workshop: SENAC -SP - Dez. 2011
- 2. @reinaldocirilo 32 anos Especialista em Marketing PalestranteApaixonado por Redes Sociais e Estudioso do TemaFundador e editor-chefe dos blogs Amo Marketing e Marketing Blog Mais de 5.000 seguidores no TwitterAtuo em Trade Marketing na MSD com marcas consagradas mundialmente (Coppertone, Claritin, Dr. Scholl’s)
- 3. Queria conhecer vocêse também saber quais redes sociais utilizam no dia-a-dia
- 4. Uma constatação, o mundo mudou, ? alguém discorda
- 5. Mudou e muito...
- 6. A Internet acelerou esse processo...
- 7. Estamos na Era dos Contestadores - Sociais...
- 8. Mas as redes sociais existem desde que o mundo é mundo...
- 9. Pessoas com interesses comuns tendem a se relacionar e se agrupar.
- 10. A diferença hoje em dia esta no alcance...
- 11. Estamos na Era do Marketing 3.0
- 12. Mídia SocialÉ a produção de muitos para muitos... Conteúdo descentralizado e sem ocontrole editorial de grandes grupos. Fonte: Wikipédia
- 13. As Redes Sociais são um subgrupo da Mídia SocialO Nível de Relacionamento é Vertical e não Horizontal
- 14. Nas RedesSociais nãotem Guru!!! Flickr - MrBenjamin
- 15. E a Mídia Tradicional como fica no meio desse furacão?
- 16. A mídia tradicional perde todo o seu encanto, e tem que se reinventar para sobreviver #FATO
- 17. As empresas precisam se comunicar de maneira muito mais inteligente...Volkswagen - The Force - Melhor de 2011
- 18. E isso muda tudo que aprendemos até agora sobre relacionamento, comunicação, marketing e etc...
- 19. Para refletir....
- 20. As marcas perdem força e nós consumidores eusuários ganhamos muito poder...
- 21. Mas tenha calma, antes de se aventurar e quereraparecer e fazer sucesso em redes sociais entenda umpouco mais sobre cada tipo.
- 22. Um vídeo para descontrair - Comunicar é preciso, mas cuidado.
- 23. E como se destacar em um local tão competitivo? As Boas Práticas de Marketing Pessoal são essenciais nesse relacionamento1- Necessidade de Cativar/Serinteressante/Relevante2 - Uma boa apresentação3 - Saber se Posicionar/Atitude4 - Interação e Humanização5 - Diferenciação6 - Fidelização- Estilo e Carisma7 - Satisfação das Expectativas
- 24. E as empresas como ficam no meio desse furacão?
- 25. Foto: Flickr- TanheleneA grande maioria esta completamente perdida
- 26. E morrendo de medo do que escrevemos e falamos nas redes...
- 27. Lembram desse caso?O Nocaute na Brastemp....
- 28. Falta de preparo para lidar com redes sociais e comcosumidor fez um probleminha virar um problemaço... #fail http://www.youtube.com/watch?v=riOvEe0wqUQ
- 29. Meu carro falha - Renault #fail
- 30. E tem empresa sedando bem, nessa Revolução?
- 31. Tem empresa se dando muito bem ... FAMECOUNT.COM
- 32. DESTAQUES...
- 33. Quem não lembra dos Pôneis...
- 34. Vejam os númerosNos 5 primeiros dias da campanha teve 3,5 milhões de visualizações noYou Tube500 comunidades criadas no Orkut na primeira semana - uma com mais de64 mil pessoas178 mil comentários no Twitter em menos de 1 semana34 mil usuários seguindo no Twitter os pôneis nesse períodoMais de 640 posts em blogs de comunicação14 grupos criados no Facebook, um com mais de 1.800 pesoas naprimeira semanaAudiência potencial de mais de 99.961.148 pessoas no Twitter e Facebook Fonte: Portal Exame 05/08
- 35. a s a d rç fo is a ia n c i d s to So re dedo comercial aumentaram 110% c e u a R mês de agosto de 2010E as vendas do carro Frontier comparado ao EE as vendas gerais da Nissan aumentaram 81% nesse mesmo período e bateu recorde... Fonte: Portal Folha -Uol de 10/09/11
- 36. !"#$%& "" ()*+ (%,-./ 0"1 21.#,"# 3-44/ 55567-*816*"9:0+"$";:<+-44,%;-=#:>?>@>?A??:B inova... digital tão Em um mundo competitivo, só sobrevive quem
- 37. A marca tem inovado na comunicação digital. http://www.youtube.com/watch?v=_P-zA90yI64
- 38. Integrar mundo on-line com off-line é essencial parasobrevivência das empresas
- 39. E o que falar da Sim, eles venderam um apartamento de 500 mil reais no Twitter em 2009..algo inédito na rede. Ah e venderam também por um aplicativo no iPhone e também no Facebook...
- 40. E como disseo mestre Seth Godin “Não venda umproduto...conte uma história”
- 41. E nós consumidores/profissionais como ficamos no meio desse furacão?
- 42. Mais de 800 milhões de usuários no Facebook Mais de 200 milhões de usuários do Twitter Mais de 100 milhões de usuários no Linkedin 110 milhões de Tweets por dia 1,5 bilhões de posts no Facebook por diaAs pessoas costumam usar o Facebook em média 37 minutos por dia e o Twitter 23 minutos Bilhões de blogs e comunidades Fonte: Social Revolution - Slideshare
- 43. Em agosto de 2010 o CEO do Google – Eric Schmidt, anunciou que a cada dois dias a humanidade produz tanta informação quanto a que foi produzida em toda a história até 2003.
- 44. Com todos esse números ou piramos, ou nos organizamos...
- 45. Estamos na Era da....
- 46. Isso gera oportunidades
- 47. Esqueça...
- 48. Presença digital, teu novo currículo - divulgar novas - 1 post por dia/5x - Atualizar currículo - add novidadeapresentações imediatamente - mais de 1 escrevendo sempre - se expor após palestra/aula/job - focar nas novidades - linkar com twitter - buscar tendências- postar sempre que possível - criar discussão - add. pessoas da mesma - comentar vídeos área/networking forte -10 tweets/dia - postar sempre que tiver -responder sempre novidades -procurar gente nova - as pessoas tem curiosidade sobre -marcar presença sua vida pessoal(mas nem tanto) (positiva) - cuidado com descontração
- 49. Seja ousado...Féilim Mac An Iomaire desempregado há 09 meses -irlandês de 26 anos... (Save me from Emigration)
- 50. Uso inteligente da ferramentaUma grande sacada é linkar com o Linkedin
- 51. Cases de Sucesso - Lucas CelebridadeRadialista, Cerimonialista, Ator e Professor de Língua Portuguesa. Cidade :Luzilândia-PIAUÍMais de 46.000 seguidores no TwitterUm blog com muita audiênciaVídeos escrachados no YouTubeParticipação em eventos de mídia social no Brasil todoFaz anúncios pagos no blog e no Twitter, blogueiros reformaram sua casaNão tinha nem computador em casa, narra assaltos e tragédias pessoais pelotwitter, sonha em participar de um reality, faz ensaios sensuais para chocarParticipou do Programa Pânico, da Márcia, Revista Trip, vários outros jornais erevistas
- 52. Lucas Celebridade...
- 53. Case: Nair Belo! Outro case fantástico do Twitter! Criado por Gustavo Braun, um gerente comercial de 27 anos que largou a carreira para se dedicar a atriz falecida Nair Belo, e abriu uma consultoria de mídias sociais! Mais de 93 mil seguidores! Criador de um dos mais famosos bordões do Twitter #FicaVaiTerBolo! Ganhou esse ano um programa de TV na MixTv com Paulo Miklos e mais uma blogueira, sobre redes sociais
- 54. E papelão nas Redes? Fique fora dele...Flickr:Apryl Wiese
- 55. O que você escreve fica pra sempre na rede...
- 56. Artista também derrapa...
- 57. Network nas Redes... 7.799 impactos instantâneos 834 4.200 895 Twitter Pessoal Twitter Blog Facebook 664 950 128 128Linkedin Comunidade Facebook FourSquare Instagram Excluindo audiência do blog, slideshare e demais redes
- 58. Slideshare -SellingMobileWeb Onde atingiríamos tanta gente?
- 59. Mas como nem todos nós temos o Carisma do Barack Obama devemos nos esforçar mais ainda para aparecer.
- 60. Uma vez que 95% dosusuários das redes sociais somente observam, 4%repassam as mensagens eapenas 1% gera conteúdo OPORTUNIDADE Fonte: Gil Giardelli
- 61. Resumindo, as Redes Sociais mudaram tudo no nosso mundo (real e virtual).Tudo vai acontecer em torno delas empouco tempo, por isso quando utilizar...
- 62. Esses pontos são essenciais...Escute Gere Conteúdo InoveCompartilhe Conteúdo Participe de conversas Seja membro de Exponha-se comunidades Colabore Dedique-se Aprenda Seja gentil Relacione-se
- 63. É trabalhoso, mas compensa...
- 64. Lembrem-se na Era das Mídias Sociais, você é o que você compartilha!!!
- 65. Gostaram? Perguntas?
- 66. Você me encontra aqui...• Twitter: @reinaldocirilo• Twitter: @amomkt• Facebook: www.facebook.com.br/ reinaldodesacirilo• Slideshare.com/reinaldocirilo• Linkedin: Reinaldo de Sá Cirilo• E-mail: reinaldo.cirilo@gmail.com• Site: www.amomarketing.com.br
http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/colunas/2014/11/1542517-as-redes-sociais-da-internet-a-revolucao-na-comunicacao-global.shtml
http://www.clientesa.com.br/especial/44461/a-revolucao-das-redes-sociais/imprimir.aspx
http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/viewFile/522/446
http://blog.convenia.com.br/a-importancia-das-redes-sociais-no-mercado-de-trabalho-atual/