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segunda-feira, 3 de setembro de 2018

A história da Educação no Brasil até a contemporaneidade!



A história da educação no Brasil começa a partir da colonização pelos portugueses, que viram a necessidade de aculturar os nativos, índios de várias tribos, a fim de torná-los pessoas com o mínimo de civilidade. De fato, há notícias de que o primeiro colégio da colônia tenha sido construído em Salvador pelos jesuítas em 1549. A Companhia de Jesus era comandada pelo Padre Manoel da Nóbrega, cujas cartas enviadas ao Padre Simão Rodrigues, em Portugal, constam como preciosas obras literárias. Elas descrevem o início da História do Brasil. e contribuem para o estudo dos costumes Tupinambás.

Os colégios jesuítas foram modelo de ensino no Brasil por 210 anos. Porém, com o Iluminismo, surgiram as ideias de individualismo e uma nova forma de enxergar a religião. O sujeito passa a ser responsável pelo seu destino, deixando de lado o pensamento de que Deus governava todos os acontecimentos. Assim, as cortes passam a se opor aos ensinamentos dos jesuítas, mesmo porque, começaram a perceber que eles concentravam grande poder e já não atendiam aos interesses da monarquia. Os empenhos jesuíticos então são considerados como ameaça a supremacia monárquica da época. O maior intento dos jesuítas era formar religiosos e seguidores, tanto que as famílias já tinham o compro1Santo Inácio de Loiola, fundador da Companhia de Jesus. www.bocc.ubi.pt 4 Célia Mota misso de encaminhar um dos filhos para a vida religiosa como afirma Ribeiro (2003): A importância social desses religiosos chegou a tal ponto, que se tornaram a única força capaz de influir no domínio do senhor de engenho. Isso foi conseguido não só através dos colégios, como do confessionário, do teatro e, particularmente, pelo terceiro filho, que deveria seguir a vida religiosa, sendo que o primeiro seria herdeiro e o segundo letrado (RIBEIRO. 2003, p. 28). 

Tornava-se urgente a retomada de poder da metrópole sobre a colônia e isso significava expulsar os jesuítas. Os portugueses estavam em situação de dependência e a economia do país enfrentava dificuldades. Pois, através do Tratado de Methuen2 (1703), a industrialização de Portugal é comprometida pela invasão das manufaturas inglesas que canalizavam para aquele país grande parte das riquezas portuguesas. A capital lusitana entrava em franca decadência diante de outras potências europeias e a educação jesuítica não atendia aos interesses comerciais da coroa. Ao contrário, até atrapalhavam. Foi nesse contexto que surgiu o Marquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo), com a tarefa de resolver a situação, ”ou seja, se as escolas da Companhia de Jesus tinham por objetivo servir aos interesses da fé, Pombal pensou em organizar a escola para servir aos interesses do Estado” (BELLO, 1998). Diante desse quadro, o Marquês de Pombal com o seu poder de ministro do monarca D. José I, expulsa os jesuítas de Portugal e do Brasil em 1759. 

A intenção é recuperar a economia através de uma concentração do poder real. E também modernizar a cultura portuguesa, além de tirar o maior proveito possível da colônia (Brasil). Porém, nessa época a czarina da Rússia, Catarina “A Grande”, vislumbrou preciosa oportunidade em atrair os jesuítas para seu país, o que acabou sendo muito positivo para a Cultura Russa. Ela foi visionária ao contrariar 2De acordo com o dicionário de História Portuguesa foi um tratado muito prejudicial para o país, pois derrubava os preços dos vinhos e outras mercadorias lusitanas, que entravam na Inglaterra, a um terço do valor dos direitos que era pago a outros países como a França, por exemplo. Isso colocou o Portugal na dependência industrial da Inglaterra. 
Ensino Público: história de descaso e manipulação política... 5 outros países e notar a importância em acolher esses religiosos. O fato: conhecimento é poder e o clero sempre teve acesso fácil a ambos. Enquanto isso, aqui no Brasil, com as reformas Pombalinas instalase o ensino temporal e o público. Ambos foram elaborados a partir das “Cartas Régias” e foi assim que a educação sofreu a primeira grande ruptura no método implantado e solidificado como modelo. A fase que vem a seguir pode ser descrita como o caos. Nada que pudesse se comparar ao sistema jesuítico foi implantado e a instrução brasileira se reduziu a nada. Os professores eram despreparados e mal pagos, além de serem improvisados. O período de obscuridade no ensino brasileiro durou até a decisão da corte portuguesa de se instalar na colônia, em 1808. A partir de então, D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e seu empreendimento mais marcante em termos de mudança: a Imprensa Régia. Toda essa estrutura foi criada em prol do bem estar da família real e a corte em sua estadia no Brasil. Porém, em 1921 o rei D. João VI volta para Portugal e deixa seu filho, D Pedro I, como imperador do Brasil. Em 1822, sob pressão de um elevado número de insatisfeitos com o regime colonial, o príncipe regente proclama a Independência do Brasil. Mais tarde, em 1824 é outorgada a primeira Constituição brasileira cujo Art. 179 garantia a "instrução primária gratuita para todos os cidadãos". O ano de 1827 foi marcado pela instituição do primeiro método de ensino do Brasil pós-colonização, o Método Lancaster, ou do "ensino mútuo". Funcionava da seguinte forma: um aluno treinado, ou mais adiantado nos estudos, educava um grupo de dez discípulos sob o olhar vigilante de um inspetor. Tal método foi uma tentativa de suprir a falta de professores. O quadro abaixo mostra 6 Célia Mota Ano Ação 1826 Decreto implanta quatro graus de instrução entre eles: escolas primárias, ou Pedagogias; Liceus; Ginásios e Academias. 1827 Projeto de lei propõe a educação, através de pedagogias, em todas as cidades e povoados. Também é previsto que se faça o exame para seleção e nomeação de professores. Além da abertura de escolas para meninas. 

1834 Ato adicional à constituição determina que a responsabilidade pela administração do ensino primário e secundário passa a ser das províncias, o que desencadeia o ato de 1835. 1835 Nasce em Niterói a primeira Escola Normal do país. Porém, os resultados não correspondem às expectativas, a educação perdeu-se mais uma vez, devido ao tamanho do país, entre outras coisas. 1837 É criado o Colégio Pedro II, no prédio do antigo colégio de São Joaquim, na cidade do Rio de Janeiro. A intenção é estabelecer um modelo pedagógico para o curso secundário. Mas o objetivo não foi alcançado, pois o colégio não conseguiu se organizar até o fim do império. Quadro 1: Ações implantadas no ensino durante a monarquia no Brasil. Fonte: Maria Isabel Moura Nascimento do site histedbr Caso tenham sido boas as intenções ao se implantar tais métodos, os resultados não corresponderam às expectativas. Relatórios do Ministro do Império Lino Coutinho (1831 a 1836) delataram os resultados insignificantes da implantação da Lei de 1827. De acordo com artigo escrito por Nascimento para o site histedBR – Unicamp (1986/2006) o ensino elementar no país ia de mal a pior. Lino Coutinho argumentava que os empenhos e dispêndios do Estado para estabelecer e ampliar o ensino elementar em nada resultou. Ainda acusou os municípios pela administração ineficiente e precariedade da educação por falta de vistoria. Os professores são acusados de negligência e os alunos de ociosidade. Quanto ao poder público, ele admita o abandono do mesmo no fornecimento dos recursos subsídios como os edifícios públicos previstos pela lei; livros didáticos e outros itens. Por fim, foram levantadas questões como o baixo salário dos professores, a complexidade dos conhecimentos exigidos pela lei – que dificultavam a contratação de www.bocc.ubi.pt Ensino Público: história de descaso e manipulação política... 7 profissionais de ensino – além da inconformidade na metodologia adotada em vista das condições particulares do país. Também nesse período o ensino no Brasil andava a passos de tartaruga, como demonstra Bello (2001). Até a Proclamação da República, em 1889, praticamente nada se fez de concreto pela educação brasileira. O Imperador D. Pedro II, quando perguntado que profissão escolheria não fosse Imperador, afirmou que gostaria de ser "mestre-escola". Apesar de sua afeição pessoal pela tarefa educativa, pouco foi feito, em sua gestão, para que se criasse, no Brasil, um sistema educacional. (BELLO, 2001) Assim como o imperador D. Pedro II, nos anos que se passaram vários outros governantes apenas aspiraram melhoras no ensino público sem que nada de significativo realmente se concretizasse. 


Dessa forma, os apontamentos feitos pelo ministro, já naquele tempo, mostram uma análise atual se comparada ao quadro da educação contemporânea no Brasil. 2 Período Republicano Somente em 1930, na era “Vargas”, surgem reformas educacionais mais relevantes, como por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que teve início em 1961, com apoio na Constituição. Esta lei somente foi atualizada em 1971 e novamente em 1996, vigorando até os dias de hoje com suas regras anacrônicas. A educação no País deveria ter se desenvolvido consideravelmente desde 1549. Porém os resultados das pesquisas vão de encontro aos artigos da LDB que têm como prioridade garantir “Ensino Fundamental gratuito, mas obrigatório para todos” (lei 9394196 art.4). De acordo com o IBGE, no final da década de 1990 apenas duas em cada cinco pessoas entre 15 e 18 anos tinham completado o Ensino Fundamental e em 2007 o Brasil teve o segundo maior índice de analfabetismo da América do Sul. Os resultados das pesquisas foram abaixo das expectativas. Isso nos faz pensar nos motivos desse elevado índice de analfabetismo e nos remete ao principal objetivo em se implantar e fazer valer as referidas www.bocc.ubi.pt 8 Célia Mota leis. 

Mais especificamente o art. 37, seção V da LDB, relativo ao ensino para jovens e adultos, se mostrou ineficaz e serviu apenas como dispositivo no retrocesso dos índices de analfabetismo. Mostrou ser um esquema para enganar os números e dar aos iletrados a aptidão necessária ao ato de “votar corretamente”. E assim justificam-se os 30% de analfabetos funcionais registrados no anuário de 2007 pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Dessa forma, os políticos criaram um “jeitinho” de atingir alguns objetivos práticos sem comprometer o método educacional vigente. Tal método visa ensinar a ler e escrever, mas não a pensar e questionar. Por que insistir nesse processo, visivelmente prejudicial à qualidade do que é ensinado aos brasileiros? Vários estudos apontam para a ineficácia e os prejuízos em se avançar o estudante de um nível para outro nas séries escolares sem o menor critério. Essa técnica objetiva apenas baixar os números do analfabetismo. Ao que tudo indica, qualidade de ensino não tem sido preocupação dos governantes. E por que seria? Eleitores ignorantes são mais fáceis de enganar. A ignorância, ou falta de conhecimento político, facilita na hora de convencer os eleitores a vender ou mesmo trocar os votos por promessas que nunca se cumprem. Santos (2002) confirma: O que está havendo no Brasil é uma preocupação estatística da educação. Você é treinado, mas não é educado. Nada é feito para que você seja igual, porque a pobreza não é definida só pela renda. É pelo poder, é a posição que você tem na sociedade. Se você é só treinado, você não está apto a discutir o seu lugar na sociedade, e esse é o debate central. A estatística simplifica tudo. As pessoas ficam felicíssimas com os índices (SANTOS, 2002, p. 168). O autor concedeu a entrevista acima em 2001. 


Os anos se passaram e suas observações tornam-se mais atuais a cada dia. A educação de qualidade é acessível somente a quem pode pagar pelo ensino privado ou abdique de necessidades como lazer e outras para manter as mensalidades em dia, já que a eficiência do ensino público está inegavelmente comprometida. Em A Revolução dos Bichos (ORWELL, 2007, p. 106) existe uma lei que diz o seguinte: “Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos www.bocc.ubi.pt Ensino Público: história de descaso e manipulação política... 9 são mais iguais que outros” e isso é tudo que restou de sete mandamentos feitos pelos bichos na elaboração de um plano de ataque aos humanos, seus algozes. Com o tempo, alguns porcos foram se mostrando mais inteligentes e acharam brechas para enganar os companheiros. Cortes foram feitos nos mandamentos e, dos sete iniciais, restou apenas o que salienta a diferença entre as igualdades. 

Os porcos perceberam que a inteligência definia a liderança e trataram de reservar conhecimento e instrução apenas aos seus descendentes e aliados. Assim, depois de várias alterações, que não foram percebidas devido à ignorância dos comandados, tanto as palavras quanto o sentido da última frase no único mandamento, foi alterado. O que inicialmente confirmava uma igualdade entre eles, agora fortalecia a diferença. E os porcos, animais que obtinham o conhecimento, aos poucos iam distorcendo os objetivos da rebelião de modo a se colocarem em posição privilegiada em relação aos outros. Afirmando sua superioridade pela inteligência. Nesse contexto, dominaram covardemente toda a granja explorando a estupidez dos seus “companheiros”. Com essas informações retomamos a descoberta inicial de que conhecimento é poder e ambos não são acessíveis ao povo. Desde quando se descobriu a educação ficou estabelecido que ela fosse reservada a quem tivesse as melhores condições financeiras. Ou seja, àqueles que são “mais iguais que os outros”. O tempo passou e o quadro ainda é o mesmo. Mesmo hoje, as escolas públicas estão longe de atingir um nível satisfatório no trabalho de alfabetização. 3 Ensino Público Contemporâneo: um histórico de sacrifícios As vagas nas universidades federais são ocupadas por uma maioria (54,3%) de pessoas que recebem mais de cinco salários por mês e que frequentam as escolas privadas. O fato é que tais instituições oferecem melhores condições de aprendizagem aos alunos e isso tem se mostrado motivo de angústia para famílias de baixa renda. Esses provedores se apertam com as despesas domésticas a fim de tentar igualar as chances dos filhos na hora de concorrer a uma vaga nas universidades federais. Para tanto, alguns pais com salários menos favorecidos recorrem às escolas particulares. 
Com a atitude de matricular os filhos em escolas particulares os pais esperam escapar de um problema herdado do ensino público, que são os gastos com cursinhos pré-vestibulares. Eles são caros e já se alastraram como uma doença contagiosa. Aplicam suas técnicas mecanizadas no treinamento de candidatos que visam passar nas provas padronizadas das grandes instituições. Outro motivo de preocupação são as viagens necessárias para os candidatos que queiram tentar outras universidades e aumentar as chances de ingressar no ensino superior. Tanto os cursinhos quanto as viagens são ônus impossível, ou no mínimo sacrificante, para quem não possui boa remuneração. O fato é que a concorrência por uma vaga nas Instituições de ensino superior federais é acirrada e os alunos do ensino particular acabam levando vantagem sobre os que vêm das escolas públicas. Algumas iniciativas como as cotas para negros, indígenas e alunos provenientes de instituições públicas de ensino foram implantadas pelo governo. Porém, a reserva de cotas, inclusive os 50% para egressos de escolas públicas, gera polêmica desde 2005 quando a Unicamp (Universidade de Campinas, SP) afirmou que esse método não leva em conta a qualificação do estudante. Por isso optou por dar pontos extras para alunos da escola pública e isso elevou o percentual desses estudantes entre os aprovados de 28% para 34,1%. “A universidade considera que, nesse sistema, a qualificação do vestibulando é levada em conta, pois todos os candidatos disputam as mesmas vagas” (Portal Mec, 2005).

O descaso que não aparece nas estatísticas O artigo 62 da LDB permite a profissionais que tenham concluído o curso normal do Ensino Médio alfabetizar crianças na educação infantil e dos primeiros quatro anos do Ensino Fundamental, como pode ser visto no site do Palácio do Planalto: Art. 1o O art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são: I-professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio; II trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas; III trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim. ( SILVA, agosto de 2009). Em outubro de 2009 foi aprovado, pela Câmara dos Deputados, projeto que exige curso superior para professores de educação básica. Porém, ainda é válido que docentes com nível médio lecionem para a educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental (1o ao 5 o ano). De acordo com matéria publicada no site G1 em outubro de 2009, “Levantamento divulgado pelo Ministério da Educação em maio www.bocc.ubi.pt 12 Célia Mota do mesmo ano afirma que quase um terço dos professores não tem curso superior ou atua em área diferente de sua formação “. Eis aí uma amostra do desinteresse dos governantes com a qualidade do ensino público. O curso de pedagogia, que deveria ser prérequisito para profissionais de educação infantil, ainda é tratado como algo necessário, mas não indispensável. Qualquer semelhança com a época da obscuridade do ensino da fase pombalina não é mera coincidência. O país ainda improvisa profissional nessa área, continua desvalorizando o trabalho e formação do mesmo. Na maioria das vezes, os professores são mal remunerados, desestimulados e despreparados para conduzir salas de aula cada vez mais lotadas, com mais de 40 alunos. 

De fato, o que se vê são instituições mal estruturadas e com insuficiência de profissionais. A estudante do Colégio Manoel Novaes, na capital baiana, Ivana Silva, afirma que em maio/2009 a escola ficou parada por mais de uma semana devido à falta de funcionários da área de limpeza. Eles fizeram greve em protesto pelo atraso de três meses no pagamento dos salários. Em junho de 2011 os professores do ensino público em Mato Grosso entraram em greve, mais uma vez, por melhores pisos salariais e outros benefícios que lhes são negados. Os trabalhadores da educação lutam pela implantação imediata do piso salarial de R$ 1.312,00, mas também pelo pagamento das horas atividades para professores contratados, pela posse imediata dos professores aprovados e pelo avanço na lista dos classificados nos concursos. O movimento é para garantir que os professores tenham condições de se dedicar integralmente aos seus alunos, sem precisar ter dois ou mais empregos. Além disso, é preciso investir na estrutura das escolas para que educação de qualidade seja levada à população. (site 24horasnews, 27/06/2011) Porém, essas não são as únicas dificuldades enfrentadas por quem depende do ensino público no Brasil. Outro problema grave nessas instituições está ligado ao fornecimento de merenda. Consta no art. 2o da lei 11947 (16/06/2009), sobre as diretrizes da alimentação escolar que: www.bocc.ubi.pt Ensino Público: história de descaso e manipulação política... 13 A alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública e dever do Estado. Será promovida e incentivada com vistas no atendimento das diretrizes estabelecidas nesta Lei. 

O emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica; a inclusão de a educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional; a universalidade do atendimento aos alunos matriculados na rede pública de educação básica [...]. (SILVA, 16 de junho de 2009). Ou seja, é direito de todo aluno de escola pública uma alimentação saudável, variada e nutritiva. Ficando a cargo do Estado o fornecimento e manutenção desses alimentos. Mas, na contramão dessa lei, o que se constata em várias escolas é a falta ou desperdício e má conservação desses suprimentos que, muitas vezes, passam do prazo de validade. Matéria exibida no Fantástico3 , em 8 de maio de 2011 mostra como algumas dessas escolas vem oferecendo merenda estragada aos estudantes: A equipe do Fantástico visitou mais de 50 escolas públicas – estaduais e municipais – de cinco estados: São Paulo, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia. Todos sempre se apresentaram como jornalistas. [...] Em Itaparica, cidade turística baiana, foram a duas escolas municipais. Uma funcionária contou que quase não tem merenda e, naquele momento, só havia açúcar no estoque. Desde o início do ano, a geladeira da escola está vazia. Só tem água gelada. [...] Fotos tiradas pelos fiscais da controladoria são 3Programa semanal exibido nas noites de domingo na Rede Globo de Televisão. www.bocc.ubi.pt 14 Célia Mota a prova do descaso. Em São Bento do Tocantins, por exemplo, foi encontrado um sapo ao lado da comida. Em Branquinha, Alagoas, não havia água potável no colégio e no armário da merenda, um foco de baratas. [...] Em escola municipal de Santa Teresinha, na Bahia, a tubulação de esgoto passa pela cozinha. O charque estava sem data de validade. Entre os sacos de comida, muitas formigas. (FANTÁSTICO maio 2011) 

É revoltante a forma como o serviço público é tratado nesse país. As armações política. Em novembro 2011, na Bahia, a Polícia Federal prendeu sete prefeitos. Entres a acusações, desviar verbas federais e favorecer uma empresa distribuidora de merenda, que superfaturava preços e não entregava comida. Entre os políticos presos, estava o prefeito de Santa Teresinha, Agnaldo Andrade. Ele ficou dois dias na cadeia e continua no cargo. [...] Uma das explicações para tantos problemas nas merendas é a corrupção. O Fantástico teve acesso, com exclusividade, a dois depoimentos que, segundo o Ministério Público, ajudam a entender o caminho das fraudes. Genivaldo Santos é ex-sócio da Verdurama, empresa paulista do ramo de refeições prontas: “Eu tinha a finalidade de pagar algumas propinas de alguns municípios. A média da propina era de 10%”, revela. Esse valor corresponde a cerca de R$ 70 milhões de propina por ano. O Fantástico também foi a um sítio. A testemunha do Ministério Público disse em depoimento e também para a equipe de reportagem que o sítio está entre os bens comprados pelo prefeito com dinheiro de propina. Segundo o denunciante, o valor do sítio foi R$ 250 mil reais, pagos em agosto de 2007. “O pagamento foi feito à vista, de uma vez só, e o dinheiro foi levado na bolsa. Ele parou o carro ao lado do meu. Eu coloquei a bolsa dentro do carro dele”, relata a testemunha. (FANTÁSTICO, maio 2011).

Violência e desrespeito O cenário da escola pública no Brasil é conhecido e bem divulgado: professores desestimulados e mal pagos lutam todos os dias com o desinteresse de alunos marginalizados e, às vezes, violentos. Na verdade, todo o suporte físico e organizacional das escolas deixa a desejar em vários sentidos. Péssimas instalações e métodos de ensino ineficazes. Os professores têm cada vez menos vontade de trabalhar com esse segmento, pois, além da falta de incentivo do governo – baixos salários e péssimas condições de trabalho – ainda se deparam com um problema que tem assustado os profissionais das escolas nos subúrbios: a violência. O que não falta nos jornais e na Internet é notícia de atos violentos nas escolas públicas de todo o País. São alunos que ameaçam e agridem os educadores, funcionários e até mesmo colegas. Os casos de vandalismo e depredação do patrimônio, além da hostilidade com os professores, são cada vez mais comuns nas grandes cidades, tornando ainda mais insustentável a situação do ensino público no Brasil. Estes agressores praticam as mais variadas formas de tortura física e psicológica, desde furar os pneus dos carros de diretores e mestres, até situações mais graves, em que chegam a ser levados aos hospitais em consequência dos abusos.

4Sistema de avaliações internacionais que julga capacidades em leitura e literatura, matemática e alfabetização científica. Enfatiza habilidades funcionais adquiridas pelos estudantes ao final da escolaridade obrigatória. Foi criado em 2000 e é administrado a cada 3 anos. Cada aplicação avalia os três temas Cada administração incluem avaliações dos três temas, mas enfoca um deles em profundidade. A administração mais recente foi em 2009 e focado em leitura. O próximo será em 2012 e vai enfatizar matemática. 

Matéria publicada pelo G1 revela que professores vitimados por alunos sofrem de stress pós-traumático e são afastados para tratamento. Joseneide Santos de Aquino relata que três alunas colocaram acetona e veneno para matar ratos no café da sala dos professores. "A diretora estava muito assustada e avisou que uma avó ligou para falar que a neta viu umas meninas colocando ’chumbinho’ no café dos professores", conta. (G1 15/05/2011). Em capitais como Salvador ocorrências como tráfico de drogas e violências físicas contra alunos e servidores crescem consideravelmente, por isso alguns membros da população se mobilizam na promoção de eventos de conscientização. Foi o que aconteceu no mês de junho de 2011 em duas escolas municipais dos bairros do Cabula e São Gonçalo do Retiro, em parceria com a Polícia Militar. Participaram do debate pais de alunos, representantes do Ministério Público e estudantes de várias idades. Entre os participantes há um considerável número de vítimas, uma das diretoras disse ter sido ameaçada de morte pela mãe de um aluno. O assunto é delicado e os estudantes dessas escolas se veem diariamente ameaçados. As chamadas “balas perdidas” são cada vez mais frequentes em instituições de ensino público. Em 2010 foram registrados vários casos por todo o Brasil. Em Fortaleza (CE), uma aluna foi atingida durante uma apresentação cultural em escola do bairro Bom Jardim. As pessoas que trabalham na instituição afirmam que não foi a primeira vez que ocorreu um incidente deste tipo dentro da escola. No município de Betim (MG), um adolescente de 17 anos é morto a tiros em escola pública no dia 30 de julho de 2011 enquanto jogava bola no pátio. Quatro pessoas, entre eles dois menores de idade, 16 e 17 anos, e outro com 19 anos, invadiram a instituição e atiraram contra o jovem. “A vítima, que levou três tiros na perna e um no tórax, chegou a ser encaminhada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. À Folha, a PM afirmou que o adolescente não tinha passagem pela polícia e que sua família desconhece os motivos do crime”. (Folha.com, 30/07/2011). Lastimavelmente o que não faltam são exemplos de ocorrências traumáticas em escolas públicas em todo o Brasil. Essas situações, assim como o medo, tornam-se rotineiras na vida dos cidadãos que dewww.bocc.ubi.pt 18 Célia Mota pendem do ensino público. Mandar o filho para a escola todos os dias é uma prova de resistência e um desafio. 4 Causa e Consequência Entre os vários problemas expostos não se pode ignorar a questão da desigualdade social no Brasil, que cresce no ritmo das metrópoles e tem uma ligação forte e direta com o sistema público de educação e a violência generalizada. O maior medo é sem dúvida, o medo da pobreza e o medo dos pobres. Isso é grave, porque, acabamos sendo mais medrosos das vítimas do que das causas da miséria. Sendo assim, teríamos de nos preparar para viver sob temores ainda mais vastos e profundos, porque no maravilhoso mundo novo que agora nos preparam, as grandes cidades no Brasil serão ainda maiores e mais carregadas de miséria (SANTOS, 2002, p. 126).

Organização Intergovernamental de países industrializados. (Fonte: site IES National Center for Educations estatistics). www.bocc.ubi.pt

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RESUMO DA ATA DO ATO PÚBLICO DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2012

ATA do ato público: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 05 DE JUNHO DE 2012

COLABORADORES:

GT RIO, CÚPULA DOS POVOS, INSTITUTO MAIS DEMOCRACIA, SINDPETRO R.J, SEPE R.J, MTD, MAB, CAMPANHA CONTRA OS AGROTÓXICOS, LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE, MST, MST-R.J, COMITÊ POPULAR DA COPA E OLIMPÍADAS, GRUPO AMBIENTALISTA DA BAHIA, SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, REDE BRASILEIRA DE JUSTIÇA AMBIENTAL, PACS, REDE JUBILEU SUL BRASIL, FÓRUM DE SAÚDE DO RIO, FRENTE CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE, VIA CAMPESINA, APEDEMA-REGIONAL BAIXADA, RIO MENOS 20, MNLM, AMP VILA AUTÓDROMO, CONSULTA POPULAR, ABEEF, DACM/ UNIRIO, REDE DE GRUPOS DE AGROECOLOGIA DO BRASIL, REGA, PLANETA ECO, SAMANTHA LÊDO E FAFERJ.

Gilvenick: discussão que a ONU em diversas convenções, citando a de Estocolmo, e nada de concreto, ele declara que, o cumpra-se não está sendo cumprido na legislação ambiental e no que diz respeito a participatividade social no fórum.

Sergio Ricardo: Um dos principais objetivos é, dar voz e fortalecer as populações e trabalhadores impactados com a má gestão empresarial acobertada por autoridades competentes, lagoa de marapendí,...ele fala sobre o processo de despejo nas lagoas, SOBRE AS EMPREITEIRAS, ELE FALA TAMBÉM SOBRE AS AMEAÇAS AO Mangue De Pedra, pois só existem 3 no Planeta, e que há um a história sobre a áfrica que abrange aspectos geológicos, antropológicos e arqueológicos para a localidade, precisa se pensar no modelo de ocupação dos solos, Sergio declara sobre os documentos enviados ao ministério público hoje e sempre, ele fala das irregularidades nos licenciamentos ambientais,”fast food”.

Marcelo Freixo: Precisamos de estratégias consistentes e que uma delas importante neste dia de hoje é, de luta e alerta, sobre a ação direta que está sendo encaminhada para o supremo tribunal federal para a cassação de algumas licenças concedidas de forma irregular, contra a TKCSA, contra empresas que não se preocupam com a dignidade humana, e a luta vem a tender os recursos que afetam desde o pescador artesanal até a dona de casa, ele fala do parlamento europeu, sobre os investimentos sociais, sobre isenções fiscais mascaradas de deferimento, uma vez que uma lhes dá o direito de usar o dinheiro público para obras e interesses privados...e que no final sempre os maiores prejudicados são, as populações de risco social gerando um looping social descendente.

Hertz: Hoje nós temos um modelo de desenvolvimento que, privilegia as grandes empresas, as licenças estão sendo realizadas sem os devidos EIAs/RIMAs E SUA CONFORMIZAÇÃO Á LEGISLAÇÃO AMBIENTAL CONFORME: 6.938 – SLAM – 9605 – 9795 e outras...temos que nos unir para exigir mais critérios nos licenciamentos, nós é que temos que tomar conta do Planeta, ele declara que continuaremos discutindo durante todo o movimento.

Vânir Correa: Morador da Leopoldina pergunta o que nós moradores ganharemos com as obras da transcarioca, que tem um traçado que vai da barra da tijuca até a Penha?

Carlos Tautz: Declara que o BNDS, um banco para o desenvolvimento econômico do povo brasileiro, não tem critérios definidos de forma técnica e socioambiental para a liberação de recursos, apesar de declarar o contrário, é um banco que está trabalhando para emprestar aos ricos e multiplicar suas riquezas, que todas as grandes obras no Brasil contaram com recursos de BNDES, e que sempre maqueada em dispositivos legais, burlando a legalidade e que se reparar-mos, são sempre os mesmos conglomerados, mesmos donos, sempre pegando o mesmo dinheiro (DO POVO). Ele convoca a todos a participar da cúpula dos povos, pois na, RIO + 20 NÃO TEREMOS VOZ E NEM DIREITOS, JÁ ESTÁ TUDO FECHADO, MARCADO ECARIMBADO. A CÚPULA DOS PVOS TRATA-SE DO ÚNICO ESPAÇO REAL EM QUE A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA OU NÃO PODERÁ SE MANIFESTAR, CONTRIBUIR, COLABORAR, APOIAR, CRIAR E IMPLEMENTAR IDÉIAS,,,

CARLOS DO IBAMA DECLARA QUE AS ATIVIDADES ESTARÃO SUSPENSAS ATÉ O DIA 23, UMA POSIÇÃO TOMADA POR ELE E OUTROS COMPANHEIROS DO SETOR, QUE NÃO COMPACTUAM COM O DESCASO E INCOMPETÊNCIA DO ORGÃO EM QUE ATUA.

FUNCIONÁRIO DO SINDICATO DOS SERVIDORES DA FIOCRUZ DECLARAM-SE SLIDÁRIOS E ATIVISTAS NO MOVIMENTO.

GRUPO HOMENS DO MAR DECLARA O DESCASO GERAL COM A BAÍA DE GUANABARA UM CARTÃO POSTAL E PARAÍSO ECOLÓGICO DO RIO DE JANEIRO.

RENATO 5(NÚCLEO DE LUTAS URBANAS): AMLUTA PELA JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL É FUNDAMENTAL NESTE MOMENTO, O PLANETA ESTÁ REPLETO DE INJUSTIÇAS AMBIENTAIS, VIVEMOS NUMA CIDADE NÃO PODE DISSEMINAR A SEGREGAÇÃO. ELE FALA QUE A INJUSTIÇA É VALIDADA DESDE A, DIVISÃO ESPACIAL DO SOLO, OS ESPAÇOS SOCIAIS E QUE SOMOS UMA CIDADE QUE NÃO PODE COMPACTUAR COM OS DISCURSOS HIPÓCRITAS DA RIO + 20.

ALEXANDRE PESSOA (SINDICATO DOS TRABALHADORES DA FIOCRUZ): EM FRENTE AO INSTITUTO DO AMBIENTE, COM A MISSÃO DE GARANTIR ATRAVÉS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL A JUSTIÇA, O QUE NÃO ACONTECE COM ESTE ÓRGÃO. ELE APRESENTA NO AMBIENTE ACADÊMICO AS FFALSAS SOLUÇÕES DE ECONOMIA VERDE, SÃO INÚMEROS OS, DESCASOS NA ÁREA DA SAÚDE DEVIDO A MÁ GESTÃO AMBIENTAL DE, NOSSA CIDADE, DE NOSSO BRASIL DESDE, BELO MONTE AOS AGROTÓXICOS, DESTA FORMA NÃO HAVERÁ HOSPITAIS QUE POSSAM ATENDER SE A POLUIÇÃO E A FALTA DE COMPROMETIMENTO CONTINUAREM DESTA FORMA QUE ESTÁ. O POVO NÃO QUER PAGAR UMA CONTA NA QUAL NÃO NOS CONSULTAM PARA FAZÊ-LA. HOJE, MESMO COM TANTOS DESCASOS DE GOVERNOS PASSADOS COM A QUESTÃO AM IENTAL, UNICA FOI TÃO FÁCIL CONSEGUIR UM LICENCIAMENTO AM BIENTAL. ACORDA BRASIL!!!

HELENA DE BÚZIOS CLAMA PELA PRESERVAÇÃO DO MANGUE DE PEDRA E O REFERIDO PROJETO LOCAL.

PAULO NASCIMENTO: DECLARA QUE É CONTRA QUALQUER GOVERNO DO SERGIO CABRAL, POIS HOJE OS MILITARES SÃO ESCURRAÇADOS DENTRO DOS QUARTÉIS, E QUE PASSAMOS POR UMA DITADURA LIVRE, DISFARÇADA, ELE DECLARA TAMBÉM QUE O ESTADO NÃO LHES FORNECE UNIFORME, OU SEJA, ELES UTILIZAM O MESMO UNIFORME MESMO NA TROCA DE TURMA, OU SEJA, 24/24 E A FILA ANDA,,,,SÃO VÍTIMAS DE DIVERSAS DOENÇAS DE PELE, COMPROVADAMENTE, E QUE OS QUE SE MANIFESTAM SÃO EXCLUÍDOS.Peço desculpas aos companheiros por alguma falha de interpretação e ou nomenclaturas, ficarei grata com as correções e críticas.

Cartão Postal Ecológico - Ilha Grande

Cartão Postal Ecológico - Ilha Grande
Clieke aqui e acesse a página.

Click Talentos Ambientais

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Rogèrio Peccioli - Macaé/R.J-Brasil

ONG Beija Flor

ONG Beija Flor
Amor, às crianças, à natureza, à vida!!

CONHEÇA MAIS AS LEIS E NORMAS AMBIENTAIS

LEIS:
6938 de 31/08/81 - Política Nacional do Meio Ambiente
7804 de 18/07/89 - Lei alteração da lei 6938
10.165 de 27/12/00 - Lei dispõe sobre a taxa de fiscalização ambiental.
7679 de 23/11/88 - Pesca predatória
9605 de 12/02/98 - Crimes Ambientais
Art. 29 - CONTRA A CAÇA A ANIMAIS
4191 de 30/09/2003 - Política Estadual de resíduos Sólidos
4074 de 04/01/2002 - Regulamenta a produção de Embalagens, rotulagem.
3239 de 02/08/99 - Política Estadual de Recursos Hídricos.
11.445 de 05/01/07 - Lei de Saneamento Básico
9433 de 08/01/97 - Política Nacional de Recursos Hídricos
9985 de 18/07/2000 - Unidades de Conservação
1898 DE 26/11/91 - Lei de Auditoria Ambiental Anual
5438 de 17/04/09 -Institui o Cadastro Técnico Estadual
9795 de 27/04/99 - Políca Nacional de Educação Ambiental
4771 de 15/09/65 - Manguezais
10.257/01 direto - Estatuto das Cidades
6.766 de 19/12/79 - Parcelamento do Solo Urbano
4132 de 10/09/62 - Desapropriação
7735 art. 2º - Determina a autarquia no IBAMA
___________________________________________ INEA
5101 DZ 0041 R 13 EIA/RIMA
DZ - 056 - R2 Diretriz para a realização de Auditorias Ambientais.
DZ 215 Grau de Classificação de carga orgânica

____________________________________________ 42.159/09 - Licenciamento Ambiental Simplificado - Classe 2 Tab. 01
__________________________________________ CONAMA
313/2002 - Resíduos Industriais
008/84 - Reservas Ecológicas
237 - Utilização dos Recursos Naturais
__________________________________________ SASMAQ 202005 - Reduzir os riscos de acidentes nas operações de transporte de distribuição de produtos químicos
9001 - Gestão da Qualidade
14001 - Gestão Meio Ambiente
10004 - gestão de Resíduos
_______________________________________
SLAM - (sistema de Licenciamento ambiental)
SLAP - (Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras)
PEGIRs - Plano Diretor de gestão Integrada de Resíduos Sólidos
__________________________________________

PENSE SUSTENTÁVEL...

REDUZA, REAPROVEITE, RECICLE!!!

Projeto O meu rio que se foi...

Projeto O meu rio que se foi...
Samantha ledo - Escola Engenho da Praia - Lagomar - Macaé...

Adquira as camisetas do projeto Comunidade Sustentável

Adquira as camisetas do projeto Comunidade Sustentável
Recicle! Apoie! clique na foto e adquira a sua já!

Educação e Coleta Seletiva

Educação e Coleta Seletiva
ONG Beija Flor

Visita de Samantha Lêdo e Professor Feijó ao Galpão das Artes Urbanas/R.J

Visita de Samantha Lêdo e Professor Feijó ao Galpão das Artes Urbanas/R.J
Samantha Lêdo, Professor Feijó, Alfredo Borret e Ana Cristina Damasceno

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
EMPRESAS

EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO!!

EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO!!
CATADORES CONHECEDORES TÉCNICOS DA MATÉRIA PRIMA.

CAMISETA RECICLE

CAMISETA RECICLE
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE SUSTENTÁVEL

luminária produzida a partir da caixa de amortecedores para veículos.

luminária produzida a partir da caixa de amortecedores para veículos.
EMBALAGEM DE PAPELÃO - ARTES PLÁSTICAS PARA TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA

ATO PÚBLICO - CÚPULA DOS POVOS

ATO PÚBLICO - CÚPULA DOS POVOS
05 DE JUNHO DE 2012, DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, VÉSPERAS DA RIO + 20 - MANIFESTAÇÃO CONTRA O FORMATO DO EVENTO EM NOSSO PAÍS,

Oficina de Arte em Reciclagem - Planeta Eco Arte

Oficina de Arte em Reciclagem - Planeta Eco Arte
Evento de Responsabilidade Socioambiental: Escola Engenho da Praia.

Reaproveitamento papelão, pet, vidros, madeira, e outros...

Reaproveitamento papelão, pet, vidros, madeira, e outros...
REAPROVEITAMENTO E RECUPERAÇÃO...2º e 4º Rs

Revenda Samantha Lêdo

Revenda Samantha Lêdo
Produtos Naturais e Ecológicos Ama Terra

Arte de reaproveitar...

Arte de reaproveitar...
Reaproveitamento de papelão

Enquanto os "Legumes e Verduras" são, a "fonte da saúde, da beleza e da sonhada qualidade de vida!!"

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Não desista nunca!

Não desista nunca!
Siga em frente, força!

Grupo Comunique Sutentável

Grupo Comunique Sutentável
Pratique essa idéia!

Horta Orgânica

Horta Orgânica
Mais fácil e simples do que imaginamos...

RECICLAGEM DE RETALHOS - Homenagem aos petroleiros da Bacia de Campos.

RECICLAGEM DE RETALHOS - Homenagem aos petroleiros da Bacia de Campos.
Sentinela! Não pode relaxar ...Arte, Criação, Curadoria: Samantha Lêdo - Planeta Eco Arte

Vamos reciclar?

Vamos reciclar?
NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica

Peixe de Garrafa PET

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Educação e Ecologia com Arte

EM que posso lhe ajudar?

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Mensagem *

Lojinha e Oficina: Planeta Eco Arte

Lojinha  e Oficina: Planeta Eco Arte
Papel reciclado: Samantha Lêdo e a ONG PORTADORES DA ALEGRIA/Macaé..

Utensílios a partir da Arte Reciclada!

Utensílios a partir da Arte Reciclada!
Reduza, reaproveite, recicle...

Vamos Reciclar? Posso ajudar, cadastre-se...

Revista Samantha Lêdo

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Integrando todas as tribos - chorinho e um cardápio diversificado para todos os hábitos alimentares - integrar para conhecer -considerando que a mudança deve ser de livre arbítrio!

Confie e busque os seus ideais, estude!

Confie e busque os seus ideais, estude!
Só o conhecimento poderá te levar onde o seu sonho quer!

Faça parte do Clube Eco Social

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Grupo Comunique Sustentável

APlicativo Vamos Reciclar no Twiter:

Natureza!

a "Natureza" nos ensina a "Reciclar", a "Reciclagem" nos ensina a "Produzir", as duas coisas nos ensina a "Consumir"!
(Samantha Lêdo)
Bem vindo(a) ao meu blog e Saudações Ecológicas da
eco amiga Sam

CONTATO

+55(0)21-2753-8061

Japão declara crise Nuclear

A Inovação da Solidão: Excelente!

Salve os oceanos!

Vamos Reciclar?

Conheça o nosso aplicativo e cadastre-se:

Programa de agroecologia: André Cajarana

Programa de agroecologia: André Cajarana
Boas iniciativas ja ocorrem no alto sertão sergipano.

Nossos parceiros!

Calcule a sua pegada ecológica

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Revista Samantha Lêdo

Aquífero Guarany

ASSINE A PETIÇÃO

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 O que o mau uso do plástico pode gerar


Embora quase todos os plásticos utilizados para as embalagens sejam mecanicamente recicláveis, é comum a banalização de seu uso e descarte inadequado. Esse descarte, gera enormes impactos ambientais, desde o acumulo  em locais indevidos nas cidades à contaminação de rios e mares.

       

SANEAMENTO JÁ

SANEAMENTO JÁ

Lixo Eletrônico na China!

A SERVIDÃO MODERNA : EDITADO

Pegada Ecológica

Mas tudo começa no individual. O que você comeu hoje? Tem feito muitas compras? Todas necessárias? Como andam suas viagens? Quando trocou seu celular pela última vez? Tudo faz parte da sua Pegada. Conheça-a com mais detalhes e engaje-se numa nova corrente, baseada em valores que permitam o desfrute do melhor que o planeta nos oferece com responsabilidade. Nós do Grup Comunique Sustentável juntamente com Samantha Lêdo apoiamos essa causa!

Calcule já a sua!

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Pegada Ecológica, eu apoio!

Taxa de crescimento da produção industrial do plástico.

Taxa de crescimento da produção industrial do plástico.

Morrendo por não saber...

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE -

Evento a Praça é Nossa!

Evento a Praça é Nossa!

Exposição Reciclos

Faça parte dessa Trupe...

Faça parte dessa Trupe...
Trupe da Sustentabilidade

Parceiros na responsabilidade socioabiental

Parceiros  na responsabilidade socioabiental
Criando força para a a sustentabilidade!

Imagem captada em um passeio em São Pedro da Serra!!

Imagem captada em um passeio em São Pedro da Serra!!
Friburgo/R.J

Macaé de Cima - A natureza literalmente em nossas mãos...

Macaé de Cima - A natureza literalmente em nossas mãos...
NAVE - NÚCLEO AMBIENTAL DE VIVÊNCIA ECOLÓGICA: EM BREVE!!

ESTA É A HORA DE AGIR!!!

ESTA É A HORA DE AGIR!!!
A INVIABILIDADE É TOTAL, NÃO HÁ ARGUMENTOS PARA A ENERGIA NUCLEAR

Valores, quais são os seus?

Valores, quais são os seus?

Apoie o Projeto Comunidade Sustentável

Patrocinio

Patrocinio
Financeiro

Atividades Outubro

Atividades Outubro
Trupe da Reciclagem

Para os líderes mundiais e os Ministros da Agricultura:

Pedimos-lhe para proibir imediatamente o uso de pesticidas neonicotinóides. O drástico declínio em colônias de abelhas é susceptível de pôr em perigo toda a nossa cadeia alimentar. Se você tomar medidas urgentes com cautela agora, poderia salvar as abelhas da extinção. Samantha Lêdo apoia a petição, e você?
 
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Trupe da Reciclagem

Trupe da Reciclagem
Produção do PUFF

Google

MSOL< Planeta Eco Arte e UNIGRANRIO:Semana do meio Ambiente

MSOL< Planeta Eco Arte e UNIGRANRIO:Semana do meio Ambiente

Goiaba brotando internamente...

Goiaba brotando internamente...
centenas de mudas numa embalagem orgânica....

Parcerias Integradas para a gestão dos seus resíduos.

Parcerias Integradas para a gestão dos seus resíduos.
Faça a sua parte como gerador e faremos a nossa como gestores e recicladores.

Talentos da "Fotografia Ambiental."

Talentos da "Fotografia Ambiental."
Bacurau Chitão - Fotografia: Rogèrio Peccioli

Consórcio para o compartilhamento de responsabilidades...párticipe!!

Consórcio para o compartilhamento de responsabilidades...párticipe!!
Na prática, todo mundo sabe na teoria!!

Luminária papelão - caixa de casquinhas Kibon

Luminária papelão - caixa de casquinhas Kibon
Arte e Criação: Samantha Lêdo

Uso e reuso!! E você?

Uso e reuso!! E você?
Re aproveitamento de àgua...Pense nisto...

Não adquira se, não for madeira legal

Não adquira se, não for madeira legal
Faça parte do Grupo Comunique Sustentável

Apoio

Apoio
Institucional

Classificação de Resíduos Sólidos

Selo de Responsabilidade Socioambiental "Eu Apoio"

Selo de Responsabilidade Socioambiental "Eu Apoio"
Garanta o seu!

Lojinha Socio Ambiental - PLANETA ECO ARTE

Lojinha Socio Ambiental - PLANETA ECO ARTE
Móbile de PET - Buterfly - Samantha Lêdo

Reciclagem de caixotes de Madeira

Reciclagem de caixotes de Madeira

A educação agrega todos na mesma causa...

A educação agrega todos na mesma causa...
Colaboradores e Empresa conscientes.

Fotos ambientais brasileiras

Fotos ambientais brasileiras
Esquilo - Fotografia: Rogério Peccioli - Macaé-R.J/Brasil

EDUCAÇÃO E CONSCIENCIA DA RECICLAGEM

EDUCAÇÃO E CONSCIENCIA DA RECICLAGEM

Palestras para escolas, empresas e condomínios.

Palestras para escolas, empresas e condomínios.
Grupo Comunique Sustentável

Assine pela criação do santuário das baleias

753538 pessoas no mundo inteiro já assinaram, e você?