Compre com nosso afliado!

terça-feira, 4 de setembro de 2018

A importância do Movimento Estudantil para os "Comunistas"


Resultado de imagem para A farsa de Karl Marx sobre as lutas de classe
O último ciclo de lutas nos deixou como herança a militância do ser social petista. Uma de suas fortes características é de agitação contínua, buscando cada vez mais aumentar o número de filiados ao partido, acreditando que assim será possível acumular para a ruptura revolucionária. 

A agitação somente surte efeito no momento que trata da realidade da classe trabalhadora. Ao analisar o nível de consciência da classe trabalhadora, o sincero militante herdeiro da militância petista trata rapidamente de adequar sua agitação ao estado da classe, ou seja, uma consciência burguesa, no máximo reformista. Acaba por trocar as mãos pelos pés e achar que o programa do partido da classe trabalhadora é reformista. Há ainda aqueles que ignoram a situação da classe trabalhadora e agitam a plenos pulmões o socialismo. 

Como se bastasse gritar alto para que as massas os acompanhassem em direção à derrubada do Estado burguês. Ambas as atuações pragmáticas erram por ignorar completamente as condições concretas do proletariado, acreditando que independentemente do momento histórico é hora de agitar. O que se demonstrou gravemente equivocado por diversas vezes na história. Os maiores partidos socialistas, hoje, ignoram o pilar central da teoria marxista, o materialismo histórico dialético, que define categoricamente que o que determina a consciência das massas, em última instância, são as condições objetivas de vida. 

Resultado de imagem para A importÂncia do movimento comunista para o Brasil''A tarefa de todo revolucionário é fazer a revolução''. Disso todo militante comunista deve ter certeza, no entanto muitos militantes de esquerda erram ao aceitar apenas esta premissa, acreditando ser necessário apenas uma correta organização. Um comunista deve saber tirar da realidade concreta a melhor tática que acumule estrategicamente para a revolução, isso implica analisar corretamente as condições objetivas do momento e elaborar a sua atuação, o que se categoriza dentro das condições subjetivas. Lenin afirma que uma situação revolucionária apresenta necessariamente três condições objetivas: ''
 1) Impossibilidade das classes dominantes de manter seu domínio sob forma imutável, crise das 'cúpulas' (...)
 2) agravamento extremo da miséria e da angústia das classes oprimidas; e 
3) (...)atividade das massa [em] ação histórica independente.'' Lembrando que ''Sem essas mudanças objetivas, independentes da vontade de tais ou tais grupos e partidos ou mesmo de tais ou tais classes, a revolução é, de maneira geral, impossível.

'' Assim, em situações em que essas condições sequer despontam no horizonte, de nada adianta tentar convencer as massas a se levantarem contra a ordem. Se é verdade que não é possível uma ruptura somente através de organização e panfletagens, sem que haja as condições objetivas que empurrem as massas à uma ''ação histórica'', o inverso também é verdadeiro: ''(...) a revolução não surge de toda situação revolucionária, mas somente nos casos em que, a todas as mudanças objetivas acima enumeradas, vem juntar-se uma mudança subjetiva, a saber: a capacidade, no que concerne à classe revolucionária, de conduzir ações revolucionárias de massas bastante vigorosas para destruir completamente (ou parcialmente) o velho Governo, que não ''cairá'' jamais, mesmo em épocas de crises, se não for forçado a sucumbir.'' (Lenin).

 O trabalho de organizar a classe trabalhadora enquanto vanguarda das massas revolucionárias é o que se caracteriza como condição subjetiva da revolução. Deve ficar claro que as duas condições devem estar postas simultaneamente, o que siginifica que as condições subjetivas devem ser trabalhadas desde o momento onde as condições objetivas não estejam maduras para a revolução, não se tratando portanto de esperar o levante autônomo das massas para então tentar dirigí-la. Devem-se travar as lutas mesmo que saibamos ser impossível a ruptura socialista no momento, trantando de nos educar junto aos trabalhadores mesmo nos momentos mais difíceis para se organizar. Façamos o exercício: As condições objetivas atuais não configuram uma situação revolucionária: As classes dominantes gozam de tranquilidade. 

Resultado de imagem para A importÂncia do movimento comunista para o BrasilA burguesia consegue extrair a mais-valia sem grandes impasses, o Estado segue muito bem, conduzido pelo partido que já foi o hegemônico entre a esquerda brasileira e hoje consegue neutralizar a ação da classe trabalhadora através da incontestável crença de que é possível avanços por dentro do Estado burguês que favoreçam o proletariado, e, caso haja alguma contestação, os braços armados não hesitam em pesar a mão em cima do trabalhador. A angústia e a miséria não atingem a população a ponto destas perderem as esperanças, e, tampouco a classe se movimenta espontaneamente. Qualquer possibilidade de mobilização por parte do proletariado é suprimida logo no primeiro momento pela repressão violenta a qualquer iniciativa de enfrentamento ou através do atrelamento dos sindicatos ao governo e ao reformismo. Não vemos na realidade atual uma organização fortemente inserida na classe trabalhadora, especialmente no proletariado industrial, com Programa construído e com inserção nacional, funcionando como um exército com força material para organizar enfrentamentos políticos de maior monta contra a burguesia. As condições subjetivas ainda são bastante insatisfatórias. 

Os socialistas no Brasil, em geral, têm aplicado táticas completamente descompassadas da realidade. Sem apoio expressivo no seio da classe trabalhadora, dispersando esforços em áreas de atuação secundárias, como em setores populares amplos ao invés de focar na vanguarda da revolução socialista, o proletariado. Sem falar nos que já debandaram em direção ao reformismo e hoje se lambuzam no banquete do Estado burguês. O que é possível tirar como tarefa hoje é influir naquilo que os comunistas têm capacidade, ou seja, na construção das necessárias condições subjetivas para o momento da possível ruptura revolucionária. Para isso, devemos nos empenhar primeiramente em formar os quadros revolucionários que serão capazes de analisar a situação concreta de cada momento e tirar a melhor tática que acumule para a revolução. Nesse caso mais nos interessa a qualidade de um militante do que a soma de muitos militantes incapazes de atuar consequentemente. Um quadro deve ter clareza da teoria marxista para saber tirar ações a partir da realidade e saber organizar para potencializar os possíveis ganhos estratégicos nesse momento de recuo e dar direção correta no momento de canalizar as forças em direção à derrubada do Estado. Um quadro comunista não pode se formar somente através do estudo teórico, mas deve aprender na prática a aplicar a teoria, por isso não se deve esperar até o momento em que as condições objetivas estejam prontas para a revolução. 

Quadros comunistas devem também atuar diretamente junto às massas, aprendendo a organizar e conduzir lutas específicas que são minimamente possíveis dentro do momento de recuo. Novamente o que mais interessa aqui não é a agitação para as massas, mas a organização dos setores que ousam levantar a cabeça e que necessariamente serão abatidos por se caracterizar ainda em lutas isoladas. Descartando o infrutífero trabalho de agitação precoce (desacompanhada de um processo de formação qualitativa) e tendo clareza de que a tarefa posta hoje é o recrutamento e formação de quadros comunistas, avaliamos aqui as possibilidades de ganhos dentro do movimento estudantil. O ME Necessariamente a base estudantil refletirá as divisões de classe que existem na sociedade, uma vez que os estudos se tornaram necessários ao capital, não somente da burguesia como ao proletariado em geral, ainda que com níveis diferenciados para as classes. 

Resultado de imagem para A farsa de Karl Marx sobre as lutas de classeTeremos estudantes trabalhadores, filhos de trabalhadores e filhos da pequena e grande burguesia. Portanto devemos manter a afirmação de que não há um recorte de classe ontológico ao movimento estudantil, como se pode afirmar entre outros movimentos sociais (sindicato de metalúrgicos é necessariamente um sindicato da classe proletária). Caracteriza-se, pois em um setor policlassista. Apesar dessa necessária classificação, percebe-se claramente a crescente proletarização do meio estudantil graças a diversos fatores, podendo ser destacados a proliferação do ensino privado superior, onde a grande maioria de estudantes já trabalha pra pagar seus estudos e pela proletarização gradual dos setores dantes dominados pela burguesia, como por exemplo, a medicina e direito. O ME universitário e secundarista de esquerda tendem a ser aliados da classe trabalhadora no momento de ascenso de lutas das massas, atuando como um dos setores populares que não são dirigentes da revolução socialista, mas que podem prestar importante apoio.Uma das características que justifica o constante trabalho de comunistas nesse setor é justamente essa possível atuação enquanto massa aliada à classe trabalhadora. 

Para que isso seja possível, os comunistas devem ser conhecidos por entre as massas, pois, de nada adianta as massas se movimentarem espontaneamente e de repente os comunistas saltarem à sua frente e tentar dirigir o processo. No entanto, o que mais podemos tirar de acúmulo para a revolução neste setor é a formação de quadros comunistas por ser um ambiente propício para esse objetivo. O simples fato de estudantes terem a predisposição para o estudo permite que eles sejam ganhos para a teoria marxista que não é de fácil apropriação para aqueles que não têm o estudo como atividade contínua, como a massa trabalhadora hoje. Por não ser um ambiente hostil para a militância, como é nas empresas, é possível um contínuo trabalho de comunistas dentro das escolas e universidades, permitindo que mais pessoas tenham a possibilidade de vivenciar a luta prática. Dentro das escolas e universidades é possível que um quadro desenvolva suas capacidades de analisar a situação concreta e tirar ações em resposta a elas. Seja em momentos onde é difícil sensibilizar a massa estudantil, seja em momentos que esporadicamente ela se levanta, o que exige um alto grau de análise, reflexão e atuação dos quadros comunistas na vanguarda desses movimentos. Por se caracterizar como espaço de alta rotatividade (estudantes se formam, em média, em 4 anos), é necessário um contínuo esforço de organização e convencimento, já que o militante terá de buscar as melhores formas para isso no menor espaço de tempo. Nesse setor há a oportunidade de enfrentamentos diretos com aqueles que se coloquem como opositores, seja dentro do ME, seja da administração das escolas e universidades. Confrontos esses que podem ser argumentativos e até mesmo físicos. 

As disputas teóricas permitem um grande avanço para os militantes. É necessário fortalecer seus argumentos para enfrentar opositores necessariamente qualificados, como professores que enfrentam estudantes a muitos anos mais do que o militante está na escola ou universidade. Há também a saudável prática de articulação do ME com outras categorias da universidade e sociedade, trabalho essencial para uma organização revolucionária. Esses espaços se caracterizam então como verdadeiras escolas de atuação, sem apresentar sérios riscos aos envolvidos. Os diferentes setores da educação Secundaristas Nas escolas públicas há uma grande concentração de filhos do proletariado, trabalhadores propriamente ditos e futuros trabalhadores produtivos. 

Resultado de imagem para A farsa de Karl Marx sobre as lutas de classe
Aí está a possível vanguarda da revolução, portanto deve ser de interesse dos comunistas ganharem militantes desde esses espaços. Apesar de esses alunos viverem as condições da classe, têm a ilusão de que conseguirão algum ascenso social, o que dificulta a consciência de classe, pois precisarão ainda vivenciar o mundo do trabalho para entenderem a inutilidade de seus sonhos. Mesmo sendo interessante conseguir militantes sérios a partir das escolas públicas de ensino fundamental e médio, o mais provável é que esses atuem mais como massas dirigidas em processos de ascenso. Comunistas então podem conseguir bons avanços dentro desse setor. Nas escolas privadas, as chances de conseguir militantes são extremamente baixas, pois, muitas vezes, sequer conhecem a realidade da classe trabalhadora. Estes não somente sonham com uma vida burguesa, como a vivenciam. Técnicos 

O ensino técnico deve ser um setor de atuação dos comunistas, pois daí sairá grande parte do proletariado industrial. Apesar de misturar também ensino de atividades não-produtivas, esses alunos necessariamente já estão pensando o mundo do trabalho. A atual forma de organização do movimento estudantil, em alguns casos, pode não ser compatível com essa categoria. Uma outra maneira de organizar esse setor faz-se necessária, porém, ainda não fomos capazes de formulá-la. Isto é conseqüência de nossa falta de experiência, pois a expansão de tal modalidade de ensino é bastante recente. Tal tarefa não será fruto apenas de uma ou outra organização, mas da capacidade do conjunto da classe de criar seus próprios instrumentos de luta adequados às mudanças no mundo trabalho. Superior Este setor é o que mais comprometido está com os estudos, sendo mais provável formar quadros intelectuais aqui do que no ensino básico. É possível definir o foco de atuação pelos diferentes cursos. É mais provável que um engenheiro atue no setor produtivo e que um estudante de história seja possivelmente professor. Um estudante de engenharia é mais fácil de ganhar para o comunismo do que um engenheiro formado, portanto vale o esforço de comunistas para tentar ganhá-los. 

As universidades públicas costumam ser espaço de efervescência política, podendo demonstrar que a sociedade está em disputa e um posicionamento claro se faz necessário. Da grande maioria de engenheiros que se afirmarão enquanto partidários da burguesia é possível ganhar alguns para a política operária. Os estudantes já ganhos podem ter algumas facilidades que os trabalhadores não têm: como disponibilidade de horário, permitindo dedicação maior às reuniões e estudo revolucionário. É possível para o estudante viajar, por exemplo, e articular a luta nacionalmente. Já no setor privado, assim como nas escolas técnicas, é mais difícil uma atuação do tipo clássico de movimento estudantil, os estudantes, por trabalharem, não têm tempo para infindáveis reuniões ou constantes viagens. No entanto estes são estudantes já proletarizados, sendo, portanto importante ganhá-los também para o comunismo. Essa organização também será uma das formas que evidenciarão a autonomia histórica da classe, sua capacidade de criar instrumentos para suas lutas. Pensando a longo prazo, é necessário que além do proletário urbano e rural, no período pósrevolução, serão necessárias pessoas com formações diferenciadas. Engenheiros, médicos, professores, economistas (etc) comunistas serão extremamente necessários para a reorganização da sociedade. Reforço do trabalho do comunista O comunista atua no movimento estudantil para que mais pessoas se tornem comunistas, seu interesse é se qualificar enquanto quadro e ajudar outros a se formarem. É, portanto um trabalho premeditado servindo a um objetivo estratégico e não um voluntarismo à causa dos estudantes. 

 ANEXO ''O proletariado, força motriz e dirigente da revolução” O proletariado - produtor da mais-valia, fonte dos lucros de toda a burguesia - é a classe que tem melhores condições para se transformar na força motriz e dirigente da transformação socialista. Porque o proletariado é a única classe que, pelo papel que desempenha na produção, pode se propor à apropriação coletiva e social dos meios de produção: não se pode liquidar os oligopólios dividindo-os pelos operários, como poderiam fazer camponeses com o latifúndio. O proletariado é obrigado a lutar, de início na resistência econômica à exploração capitalista e depois em combates políticos, coletiva e constantemente, devido à exploração permanente de sua força de trabalho, pois a extração da mais-valia é vital para o capital. O proletariado inicialmente aprende a recorrer às greves, e depois a outras lutas de massas de caráter mais amplo. Para vencer e superar o capitalismo é necessário uma revolução social, em que os de baixo passem para cima, como tem demonstrado a história de luta do proletariado. 

Resultado de imagem para A farsa de Karl Marx sobre as lutas de classeO Estado capitalista, com suas forças armadas, sua polícia, sua justiça e legislação, seus parlamentos, seus governos e suas instituições deve ser destruído, desmontado porque é essencialmente instrumento que se criou para perpetuar a exploração capitalista. Para conter as tentativas da burguesia de restabelecer o capitalismo, a história tem mostrado que o proletariado tem de recorrer à criação de um novo Estado que, em essência, constitui-se como um anti-estado, devido à provisoriedade de sua função e existência, chamado conceitualmente de Ditadura do Proletariado, isto é, o proletariado organizado como classe dominante. As tentativas de superar o capitalismo tendo como via estratégica a conquista de espaços no aparelho de Estado capitalista têm historicamente se mostrado ineficazes, além de dolorosas para o proletariado. Tais experiências têm, via de regra, como desfecho, ou a cooptação do movimento operário (é o caso da social-democracia européia e brasileira representada no PT), ou a reação da burguesia, como foi o caso da Unidade Popular no Chile. As únicas experiências históricas que colocaram concretamente para o proletariado a questão da "tomada do poder" como objetividade palpável foram aquelas baseadas na luta direta e na organização independente do proletariado em embriões do Estado Socialista. “As tentativas de superar o capitalismo conquistando o governo de um país através de eleições, isto é, nos marcos do Estado burguês, têm levado ao fracasso. A luta de massas organizadas e conscientes é fundamental para obter sucesso contra o capitalismo.” (Luta Socialista) JUVENTUDE DA LUTA SOCIALISTA - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada, deixe o seu e-mail e contato.

DIA DO INDIO?

Apoie a Rede consuma com nossos afiliados.

DIA DAS BOAS AÇÕES

DIA DAS BOAS AÇÕES
CIEP 115

Proteja os Corais da Amazônia

Proteja os Corais da Amazônia
Greenpeace, eu te apoio!

Adsense

Alimentos Monsanto

Baixe o aplicativo:

Vamos Reciclar? Samantha Lêdo

Filme de Eduard Snowden

Comercio Digital para produtos Sustentáveis

Comercio Digital para produtos Sustentáveis
Sua loja e aplicativo: Promoção!

O EMBURRECIMENTO: ASSISTA AGORA!

CONSUMED COMPLETO:Legendado

Loja Comunique

Modelo de Inclusão Local: representação física Primeira abordagem: Informática

Somos todos contra a PEC 241

Somos todos contra a PEC 241
DIGA NÃO AO SUCATEAMENTO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO!

Aplicativo: Vamos Reciclar?

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - ECO CAMPING

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Vista Panorâmicado espaço NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Os alquimistas estão chegando!!

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE - Oficinas

Brechó da Filó = ESPAÇO NAVE

ECOLOGIA RURAL COM CONEXÃO URBANA

ECOLOGIA RURAL COM  CONEXÃO URBANA
Lumiar/Friburgo - Estrada da Toca da Onça/Sítio da Jabuticaba

Todo o espaço NAVE será ornamentado, reaproveitado , reciclado, restaurado,,,,

Todo o espaço NAVE será ornamentado, reaproveitado , reciclado, restaurado,,,,
NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência ecológica

Vamos plantar? multiplicar? vem pro NAVE

NAVE...

NAVE...
Educação Ambiental, Coleta Seletiva de Materiais, Reaproveitamento Artesanal (Oficinas de Arte em Reciclagem), Reciclagem, Compostagem Orgânica, Horta Familiar Orgânica, “Restaurante Caseiro Personalizado Temperança, Empório (produtos locais), Brechó alternativo (trocas), Camping, Sustentável, Pouso Familiar Ecológico, Vivências Ecológicas!

NAVE

NAVE

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica, venha para NAVE...

NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica, venha para NAVE...
Você gosta de pássaros? Então plante árvores, e convide-os para ceiar com você, assista de longe, e respire o ar puro e ouça o canto dos nossos pássaros...

Matéria revista VISÃO SOCIAL 2008

Matéria revista VISÃO SOCIAL 2008
Há muitos anos atuando efetivamente na mesma direção...sustentabilidade....

NAVE: BANDEIRA DA CRUZADA DA ECOLOGIA...

NAVE: BANDEIRA DA CRUZADA DA ECOLOGIA...
A luta é grande...

Reciclar é simples assim...

Reciclar é simples assim...

NÓS RECICLAMOS, E VOCÊ?

NÓS RECICLAMOS, E VOCÊ?

Selo da Oficina de Reaproveitamento

Selo da Oficina de Reaproveitamento
Gestão: Samantha Lêdo

Auditorias

Auditorias
Qualidade é: Executar corretamente mesmo que, não seja observado...

A Educação é apenas o começo de um ciclo produtivo limpo E SUSTENTA´VEL.

A Educação é  apenas o começo de um ciclo produtivo limpo E SUSTENTA´VEL.
Educação para a cidadania do descarte adequado!

RAIZ DO PROBLEMA...

RAIZ DO PROBLEMA...
A FALTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL...

RESUMO DA ATA DO ATO PÚBLICO DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2012

ATA do ato público: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 05 DE JUNHO DE 2012

COLABORADORES:

GT RIO, CÚPULA DOS POVOS, INSTITUTO MAIS DEMOCRACIA, SINDPETRO R.J, SEPE R.J, MTD, MAB, CAMPANHA CONTRA OS AGROTÓXICOS, LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE, MST, MST-R.J, COMITÊ POPULAR DA COPA E OLIMPÍADAS, GRUPO AMBIENTALISTA DA BAHIA, SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, REDE BRASILEIRA DE JUSTIÇA AMBIENTAL, PACS, REDE JUBILEU SUL BRASIL, FÓRUM DE SAÚDE DO RIO, FRENTE CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE, VIA CAMPESINA, APEDEMA-REGIONAL BAIXADA, RIO MENOS 20, MNLM, AMP VILA AUTÓDROMO, CONSULTA POPULAR, ABEEF, DACM/ UNIRIO, REDE DE GRUPOS DE AGROECOLOGIA DO BRASIL, REGA, PLANETA ECO, SAMANTHA LÊDO E FAFERJ.

Gilvenick: discussão que a ONU em diversas convenções, citando a de Estocolmo, e nada de concreto, ele declara que, o cumpra-se não está sendo cumprido na legislação ambiental e no que diz respeito a participatividade social no fórum.

Sergio Ricardo: Um dos principais objetivos é, dar voz e fortalecer as populações e trabalhadores impactados com a má gestão empresarial acobertada por autoridades competentes, lagoa de marapendí,...ele fala sobre o processo de despejo nas lagoas, SOBRE AS EMPREITEIRAS, ELE FALA TAMBÉM SOBRE AS AMEAÇAS AO Mangue De Pedra, pois só existem 3 no Planeta, e que há um a história sobre a áfrica que abrange aspectos geológicos, antropológicos e arqueológicos para a localidade, precisa se pensar no modelo de ocupação dos solos, Sergio declara sobre os documentos enviados ao ministério público hoje e sempre, ele fala das irregularidades nos licenciamentos ambientais,”fast food”.

Marcelo Freixo: Precisamos de estratégias consistentes e que uma delas importante neste dia de hoje é, de luta e alerta, sobre a ação direta que está sendo encaminhada para o supremo tribunal federal para a cassação de algumas licenças concedidas de forma irregular, contra a TKCSA, contra empresas que não se preocupam com a dignidade humana, e a luta vem a tender os recursos que afetam desde o pescador artesanal até a dona de casa, ele fala do parlamento europeu, sobre os investimentos sociais, sobre isenções fiscais mascaradas de deferimento, uma vez que uma lhes dá o direito de usar o dinheiro público para obras e interesses privados...e que no final sempre os maiores prejudicados são, as populações de risco social gerando um looping social descendente.

Hertz: Hoje nós temos um modelo de desenvolvimento que, privilegia as grandes empresas, as licenças estão sendo realizadas sem os devidos EIAs/RIMAs E SUA CONFORMIZAÇÃO Á LEGISLAÇÃO AMBIENTAL CONFORME: 6.938 – SLAM – 9605 – 9795 e outras...temos que nos unir para exigir mais critérios nos licenciamentos, nós é que temos que tomar conta do Planeta, ele declara que continuaremos discutindo durante todo o movimento.

Vânir Correa: Morador da Leopoldina pergunta o que nós moradores ganharemos com as obras da transcarioca, que tem um traçado que vai da barra da tijuca até a Penha?

Carlos Tautz: Declara que o BNDS, um banco para o desenvolvimento econômico do povo brasileiro, não tem critérios definidos de forma técnica e socioambiental para a liberação de recursos, apesar de declarar o contrário, é um banco que está trabalhando para emprestar aos ricos e multiplicar suas riquezas, que todas as grandes obras no Brasil contaram com recursos de BNDES, e que sempre maqueada em dispositivos legais, burlando a legalidade e que se reparar-mos, são sempre os mesmos conglomerados, mesmos donos, sempre pegando o mesmo dinheiro (DO POVO). Ele convoca a todos a participar da cúpula dos povos, pois na, RIO + 20 NÃO TEREMOS VOZ E NEM DIREITOS, JÁ ESTÁ TUDO FECHADO, MARCADO ECARIMBADO. A CÚPULA DOS PVOS TRATA-SE DO ÚNICO ESPAÇO REAL EM QUE A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA OU NÃO PODERÁ SE MANIFESTAR, CONTRIBUIR, COLABORAR, APOIAR, CRIAR E IMPLEMENTAR IDÉIAS,,,

CARLOS DO IBAMA DECLARA QUE AS ATIVIDADES ESTARÃO SUSPENSAS ATÉ O DIA 23, UMA POSIÇÃO TOMADA POR ELE E OUTROS COMPANHEIROS DO SETOR, QUE NÃO COMPACTUAM COM O DESCASO E INCOMPETÊNCIA DO ORGÃO EM QUE ATUA.

FUNCIONÁRIO DO SINDICATO DOS SERVIDORES DA FIOCRUZ DECLARAM-SE SLIDÁRIOS E ATIVISTAS NO MOVIMENTO.

GRUPO HOMENS DO MAR DECLARA O DESCASO GERAL COM A BAÍA DE GUANABARA UM CARTÃO POSTAL E PARAÍSO ECOLÓGICO DO RIO DE JANEIRO.

RENATO 5(NÚCLEO DE LUTAS URBANAS): AMLUTA PELA JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL É FUNDAMENTAL NESTE MOMENTO, O PLANETA ESTÁ REPLETO DE INJUSTIÇAS AMBIENTAIS, VIVEMOS NUMA CIDADE NÃO PODE DISSEMINAR A SEGREGAÇÃO. ELE FALA QUE A INJUSTIÇA É VALIDADA DESDE A, DIVISÃO ESPACIAL DO SOLO, OS ESPAÇOS SOCIAIS E QUE SOMOS UMA CIDADE QUE NÃO PODE COMPACTUAR COM OS DISCURSOS HIPÓCRITAS DA RIO + 20.

ALEXANDRE PESSOA (SINDICATO DOS TRABALHADORES DA FIOCRUZ): EM FRENTE AO INSTITUTO DO AMBIENTE, COM A MISSÃO DE GARANTIR ATRAVÉS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL A JUSTIÇA, O QUE NÃO ACONTECE COM ESTE ÓRGÃO. ELE APRESENTA NO AMBIENTE ACADÊMICO AS FFALSAS SOLUÇÕES DE ECONOMIA VERDE, SÃO INÚMEROS OS, DESCASOS NA ÁREA DA SAÚDE DEVIDO A MÁ GESTÃO AMBIENTAL DE, NOSSA CIDADE, DE NOSSO BRASIL DESDE, BELO MONTE AOS AGROTÓXICOS, DESTA FORMA NÃO HAVERÁ HOSPITAIS QUE POSSAM ATENDER SE A POLUIÇÃO E A FALTA DE COMPROMETIMENTO CONTINUAREM DESTA FORMA QUE ESTÁ. O POVO NÃO QUER PAGAR UMA CONTA NA QUAL NÃO NOS CONSULTAM PARA FAZÊ-LA. HOJE, MESMO COM TANTOS DESCASOS DE GOVERNOS PASSADOS COM A QUESTÃO AM IENTAL, UNICA FOI TÃO FÁCIL CONSEGUIR UM LICENCIAMENTO AM BIENTAL. ACORDA BRASIL!!!

HELENA DE BÚZIOS CLAMA PELA PRESERVAÇÃO DO MANGUE DE PEDRA E O REFERIDO PROJETO LOCAL.

PAULO NASCIMENTO: DECLARA QUE É CONTRA QUALQUER GOVERNO DO SERGIO CABRAL, POIS HOJE OS MILITARES SÃO ESCURRAÇADOS DENTRO DOS QUARTÉIS, E QUE PASSAMOS POR UMA DITADURA LIVRE, DISFARÇADA, ELE DECLARA TAMBÉM QUE O ESTADO NÃO LHES FORNECE UNIFORME, OU SEJA, ELES UTILIZAM O MESMO UNIFORME MESMO NA TROCA DE TURMA, OU SEJA, 24/24 E A FILA ANDA,,,,SÃO VÍTIMAS DE DIVERSAS DOENÇAS DE PELE, COMPROVADAMENTE, E QUE OS QUE SE MANIFESTAM SÃO EXCLUÍDOS.Peço desculpas aos companheiros por alguma falha de interpretação e ou nomenclaturas, ficarei grata com as correções e críticas.

Cartão Postal Ecológico - Ilha Grande

Cartão Postal Ecológico - Ilha Grande
Clieke aqui e acesse a página.

Click Talentos Ambientais

Click Talentos Ambientais
Rogèrio Peccioli - Macaé/R.J-Brasil

ONG Beija Flor

ONG Beija Flor
Amor, às crianças, à natureza, à vida!!

CONHEÇA MAIS AS LEIS E NORMAS AMBIENTAIS

LEIS:
6938 de 31/08/81 - Política Nacional do Meio Ambiente
7804 de 18/07/89 - Lei alteração da lei 6938
10.165 de 27/12/00 - Lei dispõe sobre a taxa de fiscalização ambiental.
7679 de 23/11/88 - Pesca predatória
9605 de 12/02/98 - Crimes Ambientais
Art. 29 - CONTRA A CAÇA A ANIMAIS
4191 de 30/09/2003 - Política Estadual de resíduos Sólidos
4074 de 04/01/2002 - Regulamenta a produção de Embalagens, rotulagem.
3239 de 02/08/99 - Política Estadual de Recursos Hídricos.
11.445 de 05/01/07 - Lei de Saneamento Básico
9433 de 08/01/97 - Política Nacional de Recursos Hídricos
9985 de 18/07/2000 - Unidades de Conservação
1898 DE 26/11/91 - Lei de Auditoria Ambiental Anual
5438 de 17/04/09 -Institui o Cadastro Técnico Estadual
9795 de 27/04/99 - Políca Nacional de Educação Ambiental
4771 de 15/09/65 - Manguezais
10.257/01 direto - Estatuto das Cidades
6.766 de 19/12/79 - Parcelamento do Solo Urbano
4132 de 10/09/62 - Desapropriação
7735 art. 2º - Determina a autarquia no IBAMA
___________________________________________ INEA
5101 DZ 0041 R 13 EIA/RIMA
DZ - 056 - R2 Diretriz para a realização de Auditorias Ambientais.
DZ 215 Grau de Classificação de carga orgânica

____________________________________________ 42.159/09 - Licenciamento Ambiental Simplificado - Classe 2 Tab. 01
__________________________________________ CONAMA
313/2002 - Resíduos Industriais
008/84 - Reservas Ecológicas
237 - Utilização dos Recursos Naturais
__________________________________________ SASMAQ 202005 - Reduzir os riscos de acidentes nas operações de transporte de distribuição de produtos químicos
9001 - Gestão da Qualidade
14001 - Gestão Meio Ambiente
10004 - gestão de Resíduos
_______________________________________
SLAM - (sistema de Licenciamento ambiental)
SLAP - (Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras)
PEGIRs - Plano Diretor de gestão Integrada de Resíduos Sólidos
__________________________________________

PENSE SUSTENTÁVEL...

REDUZA, REAPROVEITE, RECICLE!!!

Projeto O meu rio que se foi...

Projeto O meu rio que se foi...
Samantha ledo - Escola Engenho da Praia - Lagomar - Macaé...

Adquira as camisetas do projeto Comunidade Sustentável

Adquira as camisetas do projeto Comunidade Sustentável
Recicle! Apoie! clique na foto e adquira a sua já!

Educação e Coleta Seletiva

Educação e Coleta Seletiva
ONG Beija Flor

Visita de Samantha Lêdo e Professor Feijó ao Galpão das Artes Urbanas/R.J

Visita de Samantha Lêdo e Professor Feijó ao Galpão das Artes Urbanas/R.J
Samantha Lêdo, Professor Feijó, Alfredo Borret e Ana Cristina Damasceno

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
EMPRESAS

EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO!!

EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO!!
CATADORES CONHECEDORES TÉCNICOS DA MATÉRIA PRIMA.

CAMISETA RECICLE

CAMISETA RECICLE
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE SUSTENTÁVEL

luminária produzida a partir da caixa de amortecedores para veículos.

luminária produzida a partir da caixa de amortecedores para veículos.
EMBALAGEM DE PAPELÃO - ARTES PLÁSTICAS PARA TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA

ATO PÚBLICO - CÚPULA DOS POVOS

ATO PÚBLICO - CÚPULA DOS POVOS
05 DE JUNHO DE 2012, DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, VÉSPERAS DA RIO + 20 - MANIFESTAÇÃO CONTRA O FORMATO DO EVENTO EM NOSSO PAÍS,

Oficina de Arte em Reciclagem - Planeta Eco Arte

Oficina de Arte em Reciclagem - Planeta Eco Arte
Evento de Responsabilidade Socioambiental: Escola Engenho da Praia.

Reaproveitamento papelão, pet, vidros, madeira, e outros...

Reaproveitamento papelão, pet, vidros, madeira, e outros...
REAPROVEITAMENTO E RECUPERAÇÃO...2º e 4º Rs

Revenda Samantha Lêdo

Revenda Samantha Lêdo
Produtos Naturais e Ecológicos Ama Terra

Arte de reaproveitar...

Arte de reaproveitar...
Reaproveitamento de papelão

Enquanto os "Legumes e Verduras" são, a "fonte da saúde, da beleza e da sonhada qualidade de vida!!"

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

Não desista nunca!

Não desista nunca!
Siga em frente, força!

Grupo Comunique Sutentável

Grupo Comunique Sutentável
Pratique essa idéia!

Horta Orgânica

Horta Orgânica
Mais fácil e simples do que imaginamos...

RECICLAGEM DE RETALHOS - Homenagem aos petroleiros da Bacia de Campos.

RECICLAGEM DE RETALHOS - Homenagem aos petroleiros da Bacia de Campos.
Sentinela! Não pode relaxar ...Arte, Criação, Curadoria: Samantha Lêdo - Planeta Eco Arte

Vamos reciclar?

Vamos reciclar?
NAVE: Núcleo Ambiental de Vivência Ecológica

Peixe de Garrafa PET

Peixe de Garrafa PET
Educação e Ecologia com Arte

EM que posso lhe ajudar?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Lojinha e Oficina: Planeta Eco Arte

Lojinha  e Oficina: Planeta Eco Arte
Papel reciclado: Samantha Lêdo e a ONG PORTADORES DA ALEGRIA/Macaé..

Utensílios a partir da Arte Reciclada!

Utensílios a partir da Arte Reciclada!
Reduza, reaproveite, recicle...

Vamos Reciclar? Posso ajudar, cadastre-se...

Revista Samantha Lêdo

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Integrando todas as tribos - chorinho e um cardápio diversificado para todos os hábitos alimentares - integrar para conhecer -considerando que a mudança deve ser de livre arbítrio!

Confie e busque os seus ideais, estude!

Confie e busque os seus ideais, estude!
Só o conhecimento poderá te levar onde o seu sonho quer!

Faça parte do Clube Eco Social

Faça parte do Clube Eco Social
Grupo Comunique Sustentável

APlicativo Vamos Reciclar no Twiter:

Natureza!

a "Natureza" nos ensina a "Reciclar", a "Reciclagem" nos ensina a "Produzir", as duas coisas nos ensina a "Consumir"!
(Samantha Lêdo)
Bem vindo(a) ao meu blog e Saudações Ecológicas da
eco amiga Sam

CONTATO

+55(0)21-2753-8061

Japão declara crise Nuclear

A Inovação da Solidão: Excelente!

Salve os oceanos!

Vamos Reciclar?

Conheça o nosso aplicativo e cadastre-se:

Programa de agroecologia: André Cajarana

Programa de agroecologia: André Cajarana
Boas iniciativas ja ocorrem no alto sertão sergipano.

Nossos parceiros!

Calcule a sua pegada ecológica

Calcule a sua pegada ecológica
Revista Samantha Lêdo

Aquífero Guarany

ASSINE A PETIÇÃO

ASSINE A PETIÇÃO

 O que o mau uso do plástico pode gerar


Embora quase todos os plásticos utilizados para as embalagens sejam mecanicamente recicláveis, é comum a banalização de seu uso e descarte inadequado. Esse descarte, gera enormes impactos ambientais, desde o acumulo  em locais indevidos nas cidades à contaminação de rios e mares.

       

SANEAMENTO JÁ

SANEAMENTO JÁ

Lixo Eletrônico na China!

A SERVIDÃO MODERNA : EDITADO

Pegada Ecológica

Mas tudo começa no individual. O que você comeu hoje? Tem feito muitas compras? Todas necessárias? Como andam suas viagens? Quando trocou seu celular pela última vez? Tudo faz parte da sua Pegada. Conheça-a com mais detalhes e engaje-se numa nova corrente, baseada em valores que permitam o desfrute do melhor que o planeta nos oferece com responsabilidade. Nós do Grup Comunique Sustentável juntamente com Samantha Lêdo apoiamos essa causa!

Calcule já a sua!

Calcule já a sua!
Pegada Ecológica, eu apoio!

Taxa de crescimento da produção industrial do plástico.

Taxa de crescimento da produção industrial do plástico.

Morrendo por não saber...

I encontro Eco Social para a sustentabilidade

I encontro Eco Social para  a sustentabilidade
Espaço Ambiental NAVE -

Evento a Praça é Nossa!

Evento a Praça é Nossa!

Exposição Reciclos

Faça parte dessa Trupe...

Faça parte dessa Trupe...
Trupe da Sustentabilidade

Parceiros na responsabilidade socioabiental

Parceiros  na responsabilidade socioabiental
Criando força para a a sustentabilidade!

Imagem captada em um passeio em São Pedro da Serra!!

Imagem captada em um passeio em São Pedro da Serra!!
Friburgo/R.J

Macaé de Cima - A natureza literalmente em nossas mãos...

Macaé de Cima - A natureza literalmente em nossas mãos...
NAVE - NÚCLEO AMBIENTAL DE VIVÊNCIA ECOLÓGICA: EM BREVE!!

ESTA É A HORA DE AGIR!!!

ESTA É A HORA DE AGIR!!!
A INVIABILIDADE É TOTAL, NÃO HÁ ARGUMENTOS PARA A ENERGIA NUCLEAR

Valores, quais são os seus?

Valores, quais são os seus?

Apoie o Projeto Comunidade Sustentável

Patrocinio

Patrocinio
Financeiro

Atividades Outubro

Atividades Outubro
Trupe da Reciclagem

Para os líderes mundiais e os Ministros da Agricultura:

Pedimos-lhe para proibir imediatamente o uso de pesticidas neonicotinóides. O drástico declínio em colônias de abelhas é susceptível de pôr em perigo toda a nossa cadeia alimentar. Se você tomar medidas urgentes com cautela agora, poderia salvar as abelhas da extinção. Samantha Lêdo apoia a petição, e você?
 
Já Avaaz membro? Digite seu endereço de e-mail e clique em "Enviar".
Nova para a Avaaz? Por favor, preencha os campos abaixo.
Avaaz.org protegerá sua privacidade e mantê-lo informado sobre isso e campanhas semelhantes.

Trupe da Reciclagem

Trupe da Reciclagem
Produção do PUFF

Google

MSOL< Planeta Eco Arte e UNIGRANRIO:Semana do meio Ambiente

MSOL< Planeta Eco Arte e UNIGRANRIO:Semana do meio Ambiente

Goiaba brotando internamente...

Goiaba brotando internamente...
centenas de mudas numa embalagem orgânica....

Parcerias Integradas para a gestão dos seus resíduos.

Parcerias Integradas para a gestão dos seus resíduos.
Faça a sua parte como gerador e faremos a nossa como gestores e recicladores.

Talentos da "Fotografia Ambiental."

Talentos da "Fotografia Ambiental."
Bacurau Chitão - Fotografia: Rogèrio Peccioli

Consórcio para o compartilhamento de responsabilidades...párticipe!!

Consórcio para o compartilhamento de responsabilidades...párticipe!!
Na prática, todo mundo sabe na teoria!!

Luminária papelão - caixa de casquinhas Kibon

Luminária papelão - caixa de casquinhas Kibon
Arte e Criação: Samantha Lêdo

Uso e reuso!! E você?

Uso e reuso!! E você?
Re aproveitamento de àgua...Pense nisto...

Não adquira se, não for madeira legal

Não adquira se, não for madeira legal
Faça parte do Grupo Comunique Sustentável

Apoio

Apoio
Institucional

Classificação de Resíduos Sólidos

Selo de Responsabilidade Socioambiental "Eu Apoio"

Selo de Responsabilidade Socioambiental "Eu Apoio"
Garanta o seu!

Lojinha Socio Ambiental - PLANETA ECO ARTE

Lojinha Socio Ambiental - PLANETA ECO ARTE
Móbile de PET - Buterfly - Samantha Lêdo

Reciclagem de caixotes de Madeira

Reciclagem de caixotes de Madeira

A educação agrega todos na mesma causa...

A educação agrega todos na mesma causa...
Colaboradores e Empresa conscientes.

Fotos ambientais brasileiras

Fotos ambientais brasileiras
Esquilo - Fotografia: Rogério Peccioli - Macaé-R.J/Brasil

EDUCAÇÃO E CONSCIENCIA DA RECICLAGEM

EDUCAÇÃO E CONSCIENCIA DA RECICLAGEM

Palestras para escolas, empresas e condomínios.

Palestras para escolas, empresas e condomínios.
Grupo Comunique Sustentável

Assine pela criação do santuário das baleias

753538 pessoas no mundo inteiro já assinaram, e você?