O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi um órgão do governo brasileiro, instituído pelo decreto nº 62.455, de 22 de Março de 1968,conforme autorizado pela Lei n° 5.379, de 15 de dezembro de 1967 durante o governo de Emíio Garrastazu Médice no
O que significa MOBRAL?
É um Movimento Brasileiro de Alfabetização, foi um projeto brasileiro para ajudar as pessoas a aprenderem técnicas de leitura e de cálculos.
Quando ele foi criado?
Foi criado em 15 de dezembro de 1967, para realizar alfabetização dos brasileiros entre jovens e adultos, foi criado para o cumprimento da Lei n° 5.379.
Como funcionava a administração e organização?
Contava com uma estrutura descentralizada e subdividida, que são: Secretaria executiva, coordenações estaduais, regionais e comissões raizadas pelo próprio município. Á organização é constituída por: Gerencia de organização, gerencias financeiras, atividades de apoio gerenciadas, assessorias e organizações de novos métodos e supervisão dos planejamentos que serão realizados.
Quais foram as complicações enfrentadas pelo ele entre 1970 e 1978?
A manutenção do projeto tinha um custo muito alto, em 1977 o MOBRAL tinha 342.877 pessoas que faziam parte do projeto e gastou $ 853.320,00 mil para poder atender a todas, 2.488,00 por pessoa, para poder financiar todo esse custo o MOBRAl contava com ajuda da UNIÃO do fundo nacional de educação e uma renda da loteria esportiva para que pudesse conseguir os recursos.
A que foi submetido o grupo MOBRAL em 1975?
Quais eram os métodos utilizados?
Os objetivos e métodos eram: Fazer com que os alunos desenvolvessem capacidade de ler e escrever, ter um vocabulário rico de palavras, aumentar a capacidade de raciocínio, para resolver os próprios problemas e também os de sua comunidade, fazer com que tivessem hábitos positivos e bastante criatividade para futuros projetos.
Quais eram os programas adicionais utilizados?
Sabendo que para se manter o MOBRAL teria um alto custo, foram elaboradas ideias para manter o seu funcionamento, devido á isso criou alguns programas adicionais: Criou um plano de continuidade para os alunos, programas profissionalizantes, ensinamentos de cultura e recreação, programas para incentivar o esporte, e educação sobre saúde.
Ele ainda existe?
Atualmente o modelo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é usado para alfabetizar pessoas que não concluíram seus estudos em tempo hábil. O modelo atual é bem mais abrangente e está de acordo com a realidade contemporânea.
Para fazer o EJA de ensino fundamental é necessário que o aluno tenha pelo menos 15 anos de idade. Se ele tiver menos que isso, deverá ser matriculado no ensino fundamental regular.
Para fazer o EJA de ensino médio é necessário que o aluno tenha pelo menos 18 anos de idade. Se ele tiver menos que isso, deverá ser matriculado no ensino fundamental regular.
Desde 2010 o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio passou a ser usado também como prova de certificação do ensino médio. Assim, uma pessoa poderá estudar por conta própria e prestar o ENEM, se ele não zerar na redação e obtiver pelo menos 400 pontos na prova objetiva, receberá o certificado de conclusão do ensino médio.
Esta opção do ENEM é uma ótima alternativa para quem não tem tempo de frequentar uma escola regular como acontece com a modalidade do EJA. O certificado que é emitido tem o mesmo valor e a pessoa poderá em seguida matricular-se em um curso superior normalmente.
Regime Militar.
Formação acadêmica dos técnicos que compunham a direção do MOBRAL
| |
Pedagogia
|
12
|
Economia
|
6
|
Ciências Políticas e Sociais
|
5
|
Formação Militar
|
5
|
Engenharia
|
4
|
Direito
|
4
|
Serviço Social
|
3
|
Sociologia
|
3
|
Letras
|
3
|
Lingüística
|
2
|
Biblioteconomia
|
2
|
Administração
|
2
|
Ciências Contábeis
|
2
|
Matemática e Física
|
2
|
Geografia
|
1
|
Comunicação
|
1
|
História
|
1
|
Educação Física
|
1
|
Nutrição
|
1
|
Planejamento
|
1
|
Metodologia de ensino
- desenvolver nos alunos as habilidades de leitura, escrita e contagem
- desenvolver um vocabulário que permita o enriquecimento de seus alunos;
- desenvolver o raciocínio, visando facilitar a resolução de seus problemas e os de sua comunidade;
- formar hábitos e atitudes positivas, em relação ao trabalho;
- desenvolver a criatividade, a fim de melhorar as condições de vida, aproveitando os recursos disponíveis;
- levar os alunos:
- a conhecerem seus direitos e deveres e as melhores formas de participação comunitária;
- a se empenharem na conservação da saúde e melhoria das condições de higiene pessoal, familiar e da comunidade;
- a se certificarem da responsabilidade de cada um, na manutenção e melhoria dos serviços públicos de sua comunidade e na conservação dos bens e instituições;
- a participarem do desenvolvimento da comunidade, tendo em vista o bem-estar das pessoas.
- apresentação e exploração do cartaz gerador;
- estudo da palavra geradora, depreendida do cartaz;
- decomposição silábica da palavra geradora;
- estudo das famílias silábicas, com base nas palavras geradoras;
- formação e estudos de palavras novas;
- formação e estudos de frases e textos
(No MOBRAL o método de Paulo Freire foi) refuncionalizado como prática, não de liberdade, mas de integração ao 'Modelo Brasileiro' ao nível das três instâncias: infra-estrutura, sociedade política e sociedade civil
Programas adicionais
- Plano de Educação Continuada para Adolescentes e Adultos
- Programa de Educação Integrada
- Programa Cultural
- Programa de Profissionalização
- Programa de Diversificação Comunitária
- Programa de Educação Comunitária para a Saúde
- Programa de Esporte
- Programa de Autodidatismo
Programa de Educação Integrada
- propiciar o desenvolvimento da autoconfiança, da valorização da individualidade, da liberdade, do respeito ao próximo, da solidariedade e da responsabilidade individual e social;
- possibilitar a conscientização dos direitos e deveres em relação à família, ao trabalho e a comunidade;
- possibilitar a ampliação da comunicação social, através do aprimoramento da linguagem oral e escrita;
- desenvolver a capacidade de transferência de aprendizagem, aplicando os conhecimentos adquiridos em situações de vida prática;
- propiciar o conhecimento, utilização e transformação da natureza pelo homem, como fator de desenvolvimento pessoal e da comunidade;
- estimular as formas de expressão criativa;
- propiciar condições de integração na realidade sócio-econômica do país
- livro texto,
- livro glossário,
- livros de exercícios de matemática,
- livro do professor e
- conjunto de cartazes.
Programa MOBRAL Cultural
Programa de Profissionalização
Programa de Educação Comunitária para a Saúde
- motivar e possibilitar mudanças de atitudes em relação à saúde;
- estimular e orientar a comunidade para o desenvolvimento de ações que visem a melhoria das condições higiênicas e alimentares e dos padrões de saúde, a partir das necessidades sentidas;
- desenvolver uma infra-estrutura de recursos humanos, pertencentes às comunidades a serem atingidas pelo Programa, para atuação no campo da educação para a saúde;
- integrar esforços aos de entidades que atuam na área de saúde e outras, a fim de maximizar recursos para uma efetiva melhoria das condições de saúde, saneamento e alimentação
Programa Diversificado de Ação Comunitária
- Educação
- Saúde e saneamento
- Promoção profissional
- Nutrição
- Habitação
- Atividades de produção
- Conservação da natureza
- Esportes
- Pesquisa
Programa de autodidatismo
- Gerais:
- proporcionar alternativa educacional, através de atendimento numa linha de autoditaxia, às camadas menos favorecidas da população;
- ampliar a atuação do Posto Cultural, imprimindo-lhe características de uma agência de educação permanente, com programas voltados para um aperfeiçoamento constante da população
- Específicos
- possibilitar a aquisição/ampliação de conhecimentos, tomando-se como base o Programa de Educação Integrada e o reingresso no sistema regular de ensino;
- colocar ao alcance da clientela materiais que despertem e favoreçam o desenvolvimento de mecanismos necessários a uma educação permanente, proporcionando ao alfabetizador, já atuante, aprimoramento profissional
Na cultura popular
Referências
- ↑ Decreto nº 62.455, de 22 de Março de 1968. Institui a fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL).
- ↑ Lei nº 5.379, de 15 de dezembro de1967. Provê sôbre a alfabetização funcional e a educação continuada a adolescentes e adultos.
- ↑ ab História da alfabetização de adultos: de 1960 até os dias de hoje. Por Cristiane Costa Brasil.
- ↑ Morre aos 96 anos o ex-ministro Jarbas Passarinho
- ↑ Decreto nº 91.980, de 25 de Novembro de 1985. Redefine os objetivos do Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL, altera sua denominação e dá outras providências.
- ↑ Em sua pesquisa de doutorado, Borges (2009) relata ter encontrado, numa rede social virtual, cerca de 108 comunidades intituladas "MOBRAL", nas quais a palavra era usada depreciativamente, tais como no seguinte comentário:
"Pra vc que tem um amigo Mobral [...] se vc tem um amigo que tem q repetir a mesma coisa mil vezes, q naum entende nada [...] junte-se a nós. Bom povu, essa comunity eh pa todo mundo q AMA o jeito mobral da Neidinha!! pra qm n sabe o q eh mobral eh akela pessoa meio retardada mental."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigada, deixe o seu e-mail e contato.